Nessa especial de hoje, os pilotos percorreram 419 km entre Riyadh até Al Qaisumah. Vamos para um resumo do dia nas 5 categorias.
Motos:
Kevin Benavides conquistou a 5ªetapa do Dakar 2021, o piloto Argentino teve um duelo particular com o Chileno Jose Ignacio Cornejo Florimo que liderou a maior parte da especial de mais de 400 km. Kevin assumiu a liderança na geral, com 5 dias realizados, os 6 primeiros colocados vem separados por menos de 10 minutos entre eles.
Nos primeiros 43 km, três pilotos da Honda despontavam na frente, Kevin Benavides vinha na frente, 6 segundos depois vinha o chileno Jose Ignacio Cornejo e 17 segundos depois do líder estava o vencedor da etapa anterior, o espanhol Joan Barreda Bort. Os três já abriam mais de 1 minuto de frente para o até então líder da classificação geral Xavier de Soultrait da Husqvarna. Completando os 5 primeiros vinha de forma surpreendente o polonês Maciej Giemza da Orlen Team. Oriol Mena da Rieju, em busca da recuperação começou o primeiro checkpoint em uma boa 6ªposição.
A primeira KTM aparece com o Eslovaco Stefan Svitko vinha na sua tocada, em 9ºlugar, atrás de Lorenzo Santolini de Sherco e de Sebastian Bülher da Hero. A grande surpresa era o francês Camille Chapeliere da Team Baines Rally, numa excelente 10ªposição, a apenas 3 minutos e 26 segundos da liderança. San Sunderland e Matthias Walkner vinha na 11ª e 12ªposições.
O Chileno Jose Ignacio Cornejo Florimo passou a frente de Kevin Benavides, que perdeu também posição para Xavier de Soultrait. Cornejo colocou mais de 5 minutos a frente dos seus mais próximos adversários. Em 4ºlugar vinha o Português Joaquim Rodrigues da Hero Motorsport. Maciej Giemza continuava na 5ªposição com 8 segundos de vantagem para Ross Branch da Yamaha, 13 segundos a frente de San Sundeland e 18 segundos a frente de Stefan Svitko da Slovnaft. Adam Tomiczek da Orlen Team e Lorenzo Santolino da Sherco TVS completavam os 10 primeiros colocados. Ótimo trabalho dos dois pilotos da Orlen Team.
Já Barreda Bort despencou bastante e caiu da 3ª para a 20ªposição, à 17 minutos e 45 segundos da liderança. A Especial estava sendo péssima para Ricky Brabec, o 35ºcolocado a mais de 27 minutos da ponta. Pior ainda para Rui Goncalves da Sherco em 56º e Adrien van Beveren da Yamaha, numa patética 61ªposição.
A partir dai, Kevin Benavides começa a tirar a diferença para seu companheiro de equipe na Honda. No km 121, a diferença entre eles era de 4 minutos e 17 segundos. O Espanhol Lorenzo Santolini vinha em 3º, com mais de 8 minutos e meio de atraso para o piloto Chileno. O piloto da Sherco superou em 17 segundos o francês Xavier de Soultrait da Husqvarna. Ross Branch da Yamaha completa os 5 primeiros colocados.
Em 6ª vinha Maciej Giemza continuava muito bem colocado, apesar de recuar uma posição. San Sunderland continuava na 7ªposição, mas bem distante da disputa. Luciano Benavides da Husqvarna, Toby Price da KTM e Oriol Mena da Rieju completavam os 10 primeiros colocados. O Australiano Daniel Sanders, A Sensação do Dakar vinha na 11ªposição, 15 minutos atrás e Cornejo Florimo e 15 segundos a frente de Adam Tomiczek. Pablo Quintanilla vinha reagindo, chegando a 17ªposição, quem despencou dessa vez foi Joaquim Rodrigues que caiu da 4ª para a 25ªposição.
No km 155, As únicas mudanças entre os 10 primeiros colocados foram essas: Xavier de Soultrait empatou no tempo com Lorenzo Santorini na 3ªposição e Toby Price passando Luciano Benavides e ganhando a 8ªposição. No Km 197, Jose Ignacio Cornejo vinha ainda na frente, mas com sua diferença vinha caindo, Kevin Benavides vinha a 2 minutos e 25 segundos atrás do chileno. Lorenzo Santolini abriu vantagem para Xavier de Soultrait e San Sundeland e se consolidava na 3ªposição. Maciej Giemza continuava na 6ªposição, com quase 9 minutos atrás do líder. 20 segundos depois, em 7ºlugar o Botsuano Ross Branch da Yamaha. Toby Price continuava na 8ªposição, com uma boa vantagem para Luciano Benavides e Skyler Howes que completavam os 10 primeiros colocados. Ricky Brabec vinha em plena recuperação e subiu para a 21ªposição, mas ainda assim vinha 21 minutos atrás do primeiro colocado.
Kevin Benavides acabou tomando a liderança da especial no km 291, após mais de 150 km de perseguição a Jose Ignacio Cornejo, Agora era o chileno que estava atrás, 1 minuto e 1 segundo de distância. Lorenzo Santolino vinham na 3ªposição, com quase 2 minutos a frente de San Sunderland e a 3 minutos a frente de Toby Price . Os dois pilotos da KTM passaram para a 4ª e 5ªposições, superando o francês Xavier de Soultrait que caiu para a 6ªposição.
Maciej Giemza caiu para a 7ªposição a mais de 8 minutos da liderança de Benavides. O norte-americano Skyler Howes, o Botsuano Ross Branch e o eslovaco Stefan Svitko completavam os 10 primeiros colocados. Perto de entrar no Top 10 vinham os pilotos da Husqvarna Pablo Quintanilla e Luciano Benavides em 11º e 12ºcolocados. Já atrás, Adrien van Beveren vinha na 34ªposição, com 38 minutos e 28 segundos de atraso para Kevin Benavides.
Após os mais de 450 km e 5 horas de disputa, Kevin Benavides acabou vencendo a especial do dia, numa disputa em particular com o Chileno Jose Ignacio Cornejo Florimo. A diferença entre os dois pilotos da Honda foi de apenas 1 minuto. Na reta final, o australiano Toby Price ganhou duas posições e acabou completando o pódio da especial, apenas 20 segundos atrás do chileno.
Lorenzo Santolino acabou na 4ªposição, chegando perto dos primeiros colocados e se colocando na 6ªposição na classificação geral, algo que nunca a Sherco TVS chegou nesses anos de Dakar. O inglês San Sunderland completou os 5 primeiros colocados, ele é Price evitaram um desastre para a KTM no dia de hoje. O francês Xavier de Soultrait acabou perdendo posições durante a especial e ficou na 6ªposição a quase 8 minutos de Kevin Benavides, com isso, acabou perdendo a liderança para o argentino da Honda.
Skyler Howes fica na sétima posição e fica na frente de Matthias Walkner da KTM. O Austríaco acabou ganhando a briga pela 8ªposição por dois segundos de frente para Ross Branch, o 9ºcolocado. Após um estágio de recuperação, Pablo Quintanilla acabou conquistando a 10ªposição após ficar na 29ªposição.
Stefan Svitko acabou na 11ªposição com sua KTM da Slovnaft. 33 segundos depois, o norte-americano Ricky Brabec ficou na 12ªposição após iniciar a especial na 34ªposição. Luciano Benavides, Maciej Giemza e Daniel Sanders completou os 15 primeiros colocados. O polonês Giemza acabou perdendo rendimento no final, mas obteve um grande desempenho no dia de hoje.
Joan Barreda Bort que venceu ontem acabou tendo um dia ruim e acabou na 17ªposição, não pior que a classificação de Joaquim Rodriguez da Hero e Adrian van Beveren que acabou na 22ª e 23ªposição. Isso complica a situação de ambos em relação ao título.
Quadriciclos:
Os Argentinos Nicolas Cavigliasso e Manuel Andujar se destacaram na especial de hoje, os dois dominaram e polarizaram a disputa da vitória. O piloto da Dragon Rally venceu o piloto da 7240 Team, com a diferença de 1 minuto e 41 segundos. A diferença entre os dois para o 3ºcolocado o Chileno Giovanni Enrico foi de 44 minutos e 13 segundos. Alexandre Giroud ficou na 4ªposição e completando os 5 primeiros colocado o chileno Italo Pedemonte da mesma equipe de Giovanni Enrico.
Com esses resultados, Cavigliasso abriu 23 minutos e 48 segundos de frente para Manuel Andujar. Os dois argentinos estão bem a frente do francês Alexandre Giroud (47:23 de desvantagem) e de Giovanni Enrico (a 51:46 de desvantagem). Pelo andar da carroagem, tudo indica que teremos um novo triunfo Argentino ao final do Dakar nos quadriciclos.
Carros:
Dobradinha sul-africana na 5ªespecial do Dakar com domínio total de Giniel de Villiers da Toyota, mesmo já sem qualquer chance de vitória na geral em questão do enorme atraso sobre o líder, de Villiers fez uma apresentação impecável e acabou vencendo de ponta a ponta a especial. Brian Baragwanath completou a dobradinha com seu Century e Stéphane Peterhansel superou em 2 minutos e 13 segundos a Nasser Al-Attiyah e aumentou sua vantagem na liderança da geral.
Desde do Km 43, Giniel de Villiers estava na liderança, colocando já de cara 2 minutos e 7 segundos de frente para o Holandês Erik van Loon da Toyota. Mais atrás Nani Roma de Hunter vinha em 3º, a 14 segundos de frente para Martin Prokop da Ford. 13 segundos depois do tcheco vinha o francês Stéphane Peterhansel da Mini. Nasser Al Attiyah vinha 1 minuto e 2 segundos atrás do líder da geral, na 6ªposição.
Brian Baragwanath na 7ªposição se torna o grande representante da Century, infelizmente Hent Lategan abandonou o Dakar após um acidente que ele e seu navegador sofreu. Orlando Terranova da Mini, Vladimir Vasilyev da BMW e Denis Krotov da Mini completam os Top 10. Carlos Sainz de Mini e Sebastian Loeb tiveram começo desastroso, perdendo mais ou menos meia hora sobre o líder e terminando o primeiro checkpoint nas últimas posições da tabela de classificação.
No km 74, Giniel de Villiers manteve praticamente a mesma distância para Erik van Loon na liderança. Já a terceira posição mudou de mãos, o tcheco Martin Prokop superou Nani Roma por 11 segundos. Completando os 5 primeiros colocados o Sul-africano Brian Baragwanath da Century, um pouco a frente do argentino Orlando Terranova da Mini. 10 minutos atrás do líder vinha o russo Vladimir Vasilyev com seu BMW, na frente de Stéphane Peterhansel e de Nasser Al-Attiyah que desceram posições. Denis Krotov continuava na 10ªposição.
No km 121 pouca coisa muda nas primeiras posições, somente Orlando Terranova ganhando a 5ªposição de Baragwanath e Yasid Seaidan passando a ser o 9ºcolocando após ganhar 5 posições.
No km 155, Giniel de Villiers amplia sua vantagem sobre Erik van Loon em 4 minutos e 12 segundos, aumentando sua vantagem na frente. Nani Roma recuperou a 3ªposição que estava nas mãos de Prokop. O Espanhol colocou 30 segundos no piloto tcheco da Ford. Orlando Terranova E Brian Baragwanath mantiveram a 5ª e 6ªposições.
Já Stéphane Peterhansel superou Nasser Al-Attiyah e assumiu a 7ªposição. Seiadan e Vasilyev completavam os Top 10. O Polonês Jakub Przygonski não tinha começado bem, mas vinha se recuperando e já estava na 17ªposição, mas com 24 minutos de atraso praticamente sobre o líder da competição. Carlos Sainz conseguia se recuperar na classificação, apesar de estar a meia hora do ponteiro, ele vinha na 32ªposição.
No km 250, o sul-africano de Villiers aumentou mais ainda a distância na frente, com 7 minutos e 13 segundos de Martin Prokop da Ford e 7 minutos e 42 segundos a frente do terceiro colocado, o espanhol Nani Roma da Hunter. Erik van Loon perdeu tempo e caiu para a 9ªposição a mais de 13 minutos do líder. Brian Baragwanath e Stéphane Peterhansel completavam os 5 primeiros colocados. Inclusive, o sul-africano da Century vinha a apenas 9 segundos atrás de Nani Roma, certamente teríamos uma bela briga pelo pódio na reta final.
Já Nasser Al-Attiyah ficou para trás, na 8ªposição a mais de 11 minutos sobre o líder e a 3 minutos e 14 segundos atrás de Peterhansel. Yasid Seaidan da Century e Orlando Terranova da Mini vinham à frente do piloto do Qatar. Vladimir Vasilyev continuava firme e forte na 10ªposição. Sheikh Al Qassimi e Yazeed Al Rajhi vinham fazendo boas corridas de recuperação e estavam em 11º e 12º respectivamente.
No km 292 uma reviravolta na disputa pela segunda posição, o sul-africano Brian Baragwanath e a lenda Stéphane Peterhansel passaram por Martin Prokop e Nani Roma e passaram a ser 2º e 3ºcolocados respetivamente. Por sua vez, Prokop e Roma desceram para 4º e 5º. Yasid Seaidan subiu 2 posições e passou a ser o 6ºcolocado, não muito longe de Nani Roma, mas precisando não se descuidar de Orlando Terranova, que vinha a 40 segundos atrás em 7ºlugar.
Nasser Al-Attiyah vinha em 8ºlugar, com quase 4 minutos de prejuízo para Peterhansel e mais de 11 minutos atrás de Giniel de Villiers. O objetivo do Qatari era diminuir os prejuízos para a fase final de prova. Erik van Loon e Vladimir Vasilyev completavam os 10 primeiros colocados. Carlos Sainz se recuperou brilhantemente na parte final de prova, já vinha na 15ªposição e conseguiu diminuir a diferença para o líder, de meia hora para 26 minutos e 35 segundos.
Giniel de Villiers administrou o restante do percurso e venceu a primeira especial nesse Dakar, em condução impecável do piloto Sul-africano que acabou fazendo a dobradinha com seu compatriota Brian Baragwanath da Century na segunda posição, chegando a apenas 58 segundos do vencedor.
O Francês Stéphane Peterhansel acabou o dia na terceira posição e aumentou sua vantagem na liderança do Dakar 2021. Agora a lenda do Dakar tem 6 minutos e 11 segundos a frente de Nasser Al-Attiyah que ficou na quarta posição, 2 minutos e 13 segundos atrás do piloto da Mini. A disputa pelo que me parece é só desses dois pelo campeonato. O Tcheco Martin Prokop que chegou a sonhar com o pódio, teve que se contentar em ficar na 5ªposição, 5 minutos atrás do vencedor.
Yazzed Al Rajhi se redimiu de um estágio desastroso e acabou o dia na 6ªposição, 8 segundoas a frente do Argentino Orlando Terranova. Nani Roma acabou perdendo rendimento na reta final da especial e ficou na 8ªposição. Carlos Sainz operou um milagre, após uma incrível recuperação, o campeão de 2020 do Dakar acabou tirando muito do prejuízo que teve no começo e acabou a especial na 9ªposição, 15 minutos e 19 segundos atrás de Giniel de Villiers. Porém, sua situação para defender seu título ficou mais complicada, esta agora a 48 minutos atrás de Peterhansel e a 42 minutos de Nasser Al-Attiyah. Jakub Pryzgonski também fez grande recuperação e fechou os TOP 10.
Sheikh Al Qassimi e Vladimir Vasilyev acabaram ficando de fora dos 10 primeiros colocados e ficaram com a 11ª e 12ªcolocações. Sebastien Loeb teve um dia péssimo, acabou a 50 minutos do vencedor na 20ªposição. Pior ainda para Erik van Loon que caiu para a 35ªposição por causa de problemas no seu carro, ficando a mais de 1 hora e 20 minutos atrás dos vencedores.
Veículos leves:
Um dos favoritos ao título e líder na classificação geral, o chileno Francisco Lopez Contardo venceu a etapa de hoje do Dakar, após quase 6 horas de disputa. O piloto ficou 1 minuto e 46 segundos a frente do Qatari Khalifa al Attiyah. Os dois usam carros da CAN-AM. Eles ficaram a frente de Seth Quintero da Red Bull que foi o único piloto não CAN-AM nos Top 5, já que ele esta entre os pilotos dessa marca que praticamente domina a categoria. O Norte-americano Austin Jones e o Polonês Aron Domzala completam os Top 5 da especial.
Na classificação geral, Lopez Contardo abre 9 minutos e 51 segundos a frente de Aron Donzala. Austin Jones vem na 3ªposição a 12 minutos e 28 segundos atrás. Seth quintero e Saleh Alsaif completam os Top 5 dos veículos leves.
Caminhões:
Novamente Dmitry Sotnikov conquistou a vitória na especial. É uma incrível campanha do piloto da Kamaz, liderando a competição na geral com muito boa folga sobre o seu mais próximo concorrente, o também russo Anton Shibalov, 33 minutos e 53 segundos à frente. A disputa hoje foi com Aliaksei Vishneuski, o piloto da Maz-Autosport que restou na disputa do Dakar ficou na segunda posição a 1 minuto e 1 segundo do vencedor. O bielorrusso Siahrei Viazovich acabou abandonando a disputa no dia de ontem.
Anton Shibalov ficou na terceira posição a quase 7 minutos do vencedor. Completando os 5 primeiros colocados os tchecos Martin Soltys e Ales Loprais. Martin Macik de Iveco, Ales Loprais da Instaforex e Airat Mardeev da Kamaz estão completando os 5 primeiros colocados na categoria geral.
Fotos:
Resultado da 5ªEspecial do Dakar 2021
419 km
Motos:
pos | nº | Piloto | País | moto | Equipe | tempo | Penality |
1 | 47 | Kevin Benavides | Argentina | Honda | Monster Energy Honda Team 2021 | 05h 09′ 50” | |
2 | 4 | Jose Ignacio Cornejo Florimo | Chile | Honda | Monster Energy Honda Team 2021 | + 00h 01′ 00” | |
3 | 3 | Toby Price | Austrália | KTM | Red Bull KTM Factory Team | + 00h 01′ 20” | |
4 | 15 | Lorenzo Santolino | Espanha | Sherco TVS | Sherco TVS Rally Factory | + 00h 02′ 29” | |
5 | 5 | Sam Sunderland | Inglaterra | KTM | Red Bull KTM Factory Team | + 00h 04′ 17” | |
6 | 12 | Xavier de Soultrait | França | Husqvarna | HT Rally Raid Husqvarna Racing | + 00h 07′ 55” | |
7 | 9 | Skyler Howes | Estados Unidos | KTM | BAS Dakar KTM Racing Team | + 00h 10′ 43” | |
8 | 52 | Matthias Walkner | Áustria | KTM | Red Bull KTM Factory Team | + 00h 11′ 03” | |
9 | 18 | Ross Branch | Botswana | Yamaha | Monster Energy Yamaha Rally Team | + 00h 11′ 05” | |
10 | 2 | Pablo Quintanilla | Chile | Husqvarna | Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing | + 00h 12′ 15” | |
11 | 11 | Stefan Svitko | Eslováquia | KTM | Slovnaft Rally Team | + 00h 13′ 39” | |
12 | 1 | Ricky Brabec | Estados Unidos | Honda | Monster Energy Honda Team 2021 | + 00h 14′ 12” | |
13 | 77 | Luciano Benavides | Argentina | Husqvarna | Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing | + 00h 14′ 23” | |
14 | 22 | Maciej Giemza | Polônia | Husqvarna | Orlen Team | + 00h 15′ 50” | |
15 | 21 | Daniel Sanders | Austrália | KTM | KTM Factory Team | + 00h 16′ 01” | |
16 | 74 | Jaume Betriu | Espanha | KTM | FN Speed – KTM Team | + 00h 18′ 27” | |
17 | 88 | Joan Barreda Boat | Espanha | Honda | Monster Energy Honda Team 2021 | + 00h 19′ 11” | |
18 | 6 | Franco Caimi | Argentina | Yamaha | Monster Energy Yamaha Rally Team | + 00h 24′ 34” | |
19 | 31 | Michek Martin | Rep. Tcheca | KTM | Moto Racing Group (MRG) | + 00h 27′ 13” | |
20 | 24 | Sebastian Bülher | Alemanha | Hero | Hero Motosports Team Rally | + 00h 30′ 24” | |
21 | 32 | Tosha Schareina | Espanha | KTM | FN Speed – KTM Team | + 00h 31′ 42” | |
22 | 27 | Joaquim Rodrigues | Portugal | Hero | Hero Motosports Team Rally | + 00h 31′ 51” | |
23 | 42 | Adrien van Beveren | França | Yamaha | Monster Energy Yamaha Rally Team | + 00h 34′ 31” | |
24 | 54 | Camille Chapeliere | França | KTM | Team Baines Rally | + 00h 36′ 47” | |
25 | 26 | Milan Engel | Rep. Tcheca | KTM | Moto Racing Group (MRG) | + 00h 38′ 02” | |
26 | 44 | Laia Sanz | Espanha | Gas Gas | Gas Gas Factory Team | + 00h 39′ 39” | |
27 | 17 | Juan Pedrero Garcia | Espanha | KTM | FN Speed – Rieju Team | + 00h 41′ 21” | |
28 | 142 | Maurizio Gerini | Itália | Husqvarna | Solarys Racing | + 00h 43′ 14” | |
29 | 87 | Oriol Mena | Espanha | Rieju | FN Speed – Rieju Team | + 00h 45′ 44” | |
30 | 76 | Roman Krejci | Rep. Tcheca | KTM | Bo!Beton Team | + 00h 49′ 15” | |
31 | 20 | Adam Tomiczek | Polônia | Husqvarna | Orlen Team | + 00h 49′ 37” | |
32 | 30 | Arunas Gelazninkas | Lituânia | KTM | Zigmas Dakar Team | + 00h 52′ 01” | |
33 | 29 | Emanuel Gyenes | Romenia | KTM | Autonet Motorcycle Team | + 00h 55′ 47” | |
34 | 19 | Rui Jorge Goncalves Dias | Portugal | Sherco TVS | Sherco TVS Rally Factory | + 00h 58′ 24” | |
35 | 37 | David Pabiska | Rep. Tcheca | KTM | Jantar Team | + 01h 08′ 07” | |
36 | 63 | Konrad Dabrowski | Polônia | KTM | Duust Rally Team | + 01h 18′ 24” | |
37 | 39 | Benjamin Melot | França | KTM | Benjamin Melot | + 01h 23′ 48” | |
38 | 101 | David Knight | Inglaterra | Husqvarna | HT Rally Raid Husqvarna Racing | + 01h 31′ 30” | |
39 | 80 | Michael Burgess | Austrália | KTM | BAS Dakar KTM Racing Team | + 01h 35′ 01” | |
40 | 86 | Charlie Herbst | França | KTM | Team Charlie Herbst | + 01h 46′ 21” | |
41 | 33 | Noah Koitha Veettil Harith | Índia | Sherco TVS | Sherco TVS Rally Factory | + 01h 51′ 54” | |
42 | 48 | Mathieu Doveze | França | KTM | Nomade Racing Assistance | + 01h 53′ 49” | 00h 05′ 00” |
43 | 25 | Paul Spierings | Holanda | Husqvarna | HT Rally Raid Husqvarna Racing | + 01h 53′ 58” | |
44 | 78 | Cesare Zacchetti | Itália | KTM | Cesare Zacchetti | + 01h 54′ 45” | |
45 | 84 | Neil Hawker | Inglaterra | Husqvarna | Neil Hawker | + 02h 06′ 10” | |
46 | 41 | Zaker Yakp | China | KTM | Wu Pa Da Hai Dad dakar Rally Team | + 02h 13′ 12” | 00h 40′ 00” |
47 | 108 | Marc Calmet | Espanha | KTM | FN Speed – Rieju Team | + 02h 14′ 08” | |
48 | 97 | Martin Benko | Eslováquia | KTM | Norwit Racing | + 02h 20′ 27” | |
49 | 81 | Erik Vlcak | Eslováquia | Husqvarna | Slovnaft Rally Team | + 02h 21′ 25” | |
50 | 95 | Xavier Filck | França | Husqvarna | Xtrem Racing | + 02h 22′ 24” |
Quadriciclos:
pos | nº | Piloto | País | Quadriciclo | Equipe | tempo | Penality |
1 | 150 | Nicolas Cavigliasso | Argentina | Yamaha | Dragon Rally Team | 06h 09′ 42” | |
2 | 154 | Manuel Andujar | Argentina | Yamaha | 7240 Team | + 00h 01′ 41” | |
3 | 159 | Giovanni Enrico | Chile | Yamaha | Enrico Racing Team | + 00h 44′ 13” | |
4 | 152 | Alexandre Giroud | França | Yamaha | Team Giroud | + 00h 47′ 14” | |
5 | 168 | Italo Pedemonte | Chile | Yamaha | Enrico Racing Team | + 01h 06′ 58” | |
6 | 163 | Pablo Copetti | Estados Unidos | Yamaha | MX Devesa by Berta | + 01h 13′ 27” | 00h 15′ 00” |
7 | 155 | Kamil Wisniewski | Polônia | Yamaha | Orlen Team | + 01h 17′ 31” | |
8 | 153 | Tomas Kubiena | Rep.Tcheca | Yamaha | Story Racing S.R.O. | + 01h 39′ 17” | |
9 | 176 | Laisvydas Lanicius | Lituânia | Yamaha | Story Racing S.R.O. | + 01h 47′ 42” | |
10 | 174 | Toni Vingut | Espanha | Yamaha | Visit Sant Antoni – Ibiza | + 02h 05′ 36” |
Carros:
pos | nº | Piloto/CoPiloto | País | Carro/Equipe | tempo | Penality |
1 | 304 | Giniel de Villiers | África do Sul | Toyota | 05h 09′ 25” | |
Alex Haro Bravo | Espanha | Toyota Gazoo Racing | ||||
2 | 339 | Brian Baragwanath | África do Sul | Century | + 00h 00′ 58” | |
Taye Perry | África do Sul | Century Racing | ||||
3 | 302 | Stéphane Peterhansel | França | Mini | + 00h 02′ 25” | |
Edouard Boulanger | França | X-Raid Mini JCW Team | ||||
4 | 301 | Nasserr Al-Attiyah | Qatar | Toyota | + 00h 04′ 38” | |
Matthieu Baumel | França | Toyota Gazoo Racing | ||||
5 | 312 | Martin Prokop | República Tcheca | Ford | + 00h 05′ 06” | |
Viktor Chytka | República Tcheca | Orlen Benzina Team | ||||
6 | 303 | Yazeed al Rajhi | Arábia Saudita | Toyota | + 00h 09′ 16” | |
Dirk von Zitzewitz | Alemanha | Overdrive Toyota | ||||
7 | 309 | Orlando Terranova | Argentina | Mini | + 00h 09′ 24” | |
Bernardo Graue | Argentina | X-Raid Mini JCW Team | ||||
8 | 311 | Nani Roma | Espanha | Hunter | + 00h 10′ 31” | |
Alexandre Winocq | França | Bahrein Raid Xtreme | ||||
9 | 300 | Carlos Sainz | Espanha | Mini | + 00h 15′ 19” | |
Lucas Cruz | Espanha | X-Raid Mini JCW Team | ||||
10 | 307 | Jakub Przygonski | Polônia | Toyota | + 00h 18′ 58” | |
Timo Gottschalk | Alemanha | Overdrive Toyota | ||||
11 | 310 | Sheikh Khalid Al Qassimi | EAU | Peugeot | + 00h 20′ 27” | |
Xavier Panseri | França | Abu Dhabi Racing | ||||
12 | 317 | Vladimir Vasilyev | Rússia | BMW | + 00h 23′ 31” | |
Dmitro Tsyro | Ucrania | X-Raid Mini JCW Team | ||||
13 | 352 | Guoyu Zhang | China | BAIC | + 00h 32′ 29” | |
He Sha | China | BAIC DRV | ||||
14 | 319 | Jérome Pélichet | França | Optimus | + 00h 37′ 53” | |
Pascal Labroque | França | Raidlynx | ||||
15 | 341 | Michael Pisano | França | Optimus | + 00h 40′ 42” | |
Max Delfino | França | MD RallyE Sport | ||||
16 | 335 | Guilherme Spinelli | Brasil | Mini | + 00h 40′ 57” | |
Youssef Haddad | Brasil | X-Raid Mini JCW Rally Team | ||||
17 | 327 | Isidre Esteve Pujol | Espanha | Toyota | + 00h 41′ 52” | |
Txema Villalobos | Espanha | Repsol Rally Team | ||||
18 | 334 | Ricardo Porem | Portugal | Borgward | + 00h 42′ 29” | |
Jorge Monteiro | Portugal | Borgward | ||||
19 | 320 | Benediktas Vanagas | Lituânia | Toyota | + 00h 50′ 11” | 00h 01′ 00” |
Filipe Palmeiro | Portugal | Inbank Toyota Gazoo Racing Baltics | ||||
20 | 305 | Sebastien Loeb | França | Hunter | + 00h 50′ 18” | |
Daniel Elena | Mônaco | Bahrein Raid Xtreme | ||||
21 | 323 | Denis Krotov | Rússia | Mini | + 00h 51′ 21” | |
Konstantin Zhiltsov | Rússia | MSK Rally Team | ||||
22 | 329 | Antanas Juknevicius | Lituânia | Toyota | + 00h 52′ 33” | |
Darius Vaiciulis | Lituânia | Kreda | ||||
23 | 326 | Christian Lavieille | França | Optimus | + 00h 54′ 47” | |
Jean-Pierre Garcin | França | MD RallyE Sport | ||||
24 | 322 | Ronan Chabot | França | Toyota | + 00h 57′ 19” | 00h 02′ 00” |
Gilles Pillot | França | Overdrive Toyota | ||||
25 | 321 | Dominque Housieaux | França | Optimus | + 00h 58′ 32” | |
Simon Vitse | França | MD RallyE Sport | ||||
26 | 361 | Binglong Lu | China | BAIC | + 00h 59′ 23” | |
Wenke Ma | China | BAIC DRV | ||||
27 | 358 | Marcelo Tiglia Gastaldi | Brasil | Century | + 00h 59′ 42” | |
Lourival Roldan | Brasil | Century Racing | ||||
28 | 356 | Edvinas Juskauskas | Lituânia | Toyota | + 01h 04′ 03” | |
Aisvydas Paliukenas | Lituânia | Team Pitlane | ||||
29 | 330 | Shameer Variawa | África do Sul | Toyota | + 01h 04′ 29” | |
Dennis Murphy | África do Sul | Toyota Gazoo South Africa | ||||
30 | 355 | Alabdalali Saleh | Arábia Saudita | Hummer | + 01h 09′ 09” | |
Mohammed Alnaim | Arábia Saudita | Saleh |
Veículos Leves:
pos | nº | Piloto/CoPiloto/Mecânico | País | veiculo/Equipe | tempo | Penality |
1 | 401 | Francisco Lopez Contardo | Chile | CAN-AM | 05h 47′ 32” | 00h 01′ 00” |
Juan Pablo Latrach Vinagre | Chile | South Racing CAN-AM | ||||
2 | 422 | Nasser Khalifa Al Attiyah | Qatar | CAN-AM | + 00h 01′ 52” | |
Paolo Ceci | Itália | South Racing CAN-AM | ||||
3 | 383 | Seth Quintero | Estados Unidos | DT3 | + 00h 02′ 11” | |
Dennis Zenz | Estados Unidos | Red Bull Off-Road Team USA | ||||
4 | 408 | Austin Jones | Estados Unidos | CAN-AM | + 00h 04′ 17” | |
Gustavo Gugelmin | Brasil | Monster Energy CAN-AM | ||||
5 | 406 | Aron Donzala | Polônia | CAN-AM | + 00h 06′ 33” | |
Maciej Marton | Polônia | Monster Energy CAN-AM | ||||
6 | 424 | Michal Goczal | Polônia | CAN-AM | + 00h 08′ 06” | |
Szymon Gospodarczyk | Polônia | Energylandia Rally Team | ||||
7 | 412 | Saleh Alsaif | Arábia Saudita | CAN-AM | + 00h 09′ 01” | |
Oriol Vidal Montijano | Espanha | Black Horse | ||||
8 | 400 | Sergei Kariakin | Rússia | CAN-AM | + 00h 14′ 27” | |
Anton Vlasiuk | Rússia | Snag Racing Team | ||||
9 | 381 | Mitchell Guthrie | Estados Unidos | DT3 | + 00h 16′ 14” | 00h 01′ 00” |
Ola Floene | Noguega | Red Bull Off-Road Team USA | ||||
10 | 393 | Lionel Baud | França | PH-Sport | + 00h 16′ 57” | |
Loic Minaudier | França | PH-Sport | ||||
11 | 396 | Tomas Enge | Rep.Tcheca | CAN-AM | + 00h 20′ 33” | |
Marketa Skacelova | Rep.Tcheca | Buggyra Zero Mileage Racing | ||||
12 | 403 | Jose Antonio Hinojo Lopez | Espanha | CAN-AM | + 00h 29′ 07” | 00h 01′ 00” |
Diego Ortega Gil | Espanha | Hibor Raid |
Caminhões:
pos | nº | Piloto/CoPiloto/Mecânico | País | caminhão/Equipe | tempo | Penality |
1 | 507 | Dmitry Sotnikov | Rússia | Kamaz | 05h 30′ 20” | |
Ruslan Akhmadeev | Rússia | Kamaz-Master | ||||
Ilgiz Akhmetzianov | Rússia | |||||
2 | 505 | Alisksei Vishneuski | Bielorrússia | MAS | + 00h 01′ 01” | 00h 02′ 00” |
Maksim Novikau | Bielorrússia | MAS-Sportauto | ||||
Siarhei Sachuk | Bielorrússia | |||||
3 | 501 | Anton Shibalov | Rússia | Kamaz | + 00h 06′ 56” | |
Dmitri Nikitin | Rússia | Kamaz-Master | ||||
Ivan Tatarinov | Rússia | |||||
4 | 514 | Martin Soltys | Rep.Tcheca | Tatra | + 00h 08′ 26” | |
David Schovanek | Rep.Tcheca | Tatra Buggyra Racing | ||||
Tomas Sikola | Rep.Tcheca | |||||
5 | 504 | Ales Loprais | Rep.Tcheca | Praga | + 00h 10′ 45” | |
Petr Pokdra | Rep.Tcheca | Instaforex Loprais Praga | ||||
Khalid Alkendi | EAU | |||||
6 | 509 | Airat Mardeev | Rússia | Kamaz | + 00h 13′ 30” | |
Dimtriy Svistunov | Rússia | Kamaz-Master | ||||
Akhmet Galiaudtinov | Rússia | |||||
7 | 500 | Andrey Karginov | Rússia | Kamaz | + 00h 16′ 19” | 00h 20′ 00” |
Andrey Mokeev | Rússia | Kamaz-Master | ||||
Igor Leonov | Rússia | |||||
8 | 517 | Ignacio Casale | Chile | Tatra | + 00h 24′ 29” | |
Alvaro Leon | Chile | Tatra Buggyra Racing | ||||
Petr Capka | Rep.Tcheca | |||||
9 | 503 | Martin Macik | Rep.Tcheca | IVECO | + 00h 24′ 49” | |
Frantisek Tomasek | Rep.Tcheca | Big Shock Racing | ||||
David Svanda | Rep.Tcheca | |||||
10 | 511 | Gert Huzink | Holanda | Renault | + 00h 30′ 11” | 00h 15′ 00” |
Rob Buursen | Holanda | Riwald Dakar Team | ||||
Martin Roesink | Holanda | |||||
11 | 515 | Pascal de Baar | Holanda | Renault | + 00h 33′ 54” | |
Jan van der Vaet | Bélgica | Riwald Dakar Team | ||||
Stefan Slootjes | Holanda | |||||
12 | 506 | Martin van den Brink | Holanda | Renault Trucks | + 00h 36′ 16” | |
Wouter de Graaff | Holanda | |||||
Daniel Kozlovsky | Rep.Tcheca |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar
Pingback: Guia do Dakar 2021 – Portal Sportszone