GP da Itália em Mugello, a 7ªetapa do Mundial de Motovelocidade. Em um final de semana especial, principalmente para os pilotos italianos e para a Ducati que estava em sua casa, diante do seu público. Sobre o anuncio de quem seria o companheiro de Peppo Bagnaia na equipe oficial da Ducati para 2025, o anuncio foi adiado em mais alguns dias. Ou seja, a dúvida continua.
Já na pista, Peppo Bagnaia atrapalhou Alex Marquez na sessão de treino classificatório na sexta-feira e acabou punido com 3 posições no Grid de largada (para a corrida do Domingo). O que poderia ser sinal de que o final de semana do bicampeão do Mundo e atual campeão não seria muito bom. Na sessão de classificação da Sexta-feira tivemos Alex Rins da Yamaha como uma agradável surpresa, classificando na segunda posição e levando a moto Japonesa ao Q2 sem precisar da repescagem.
Resultado do Treino de Classificação da Sexta-feira:
Pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo | |
1 | 1 | Francesco Bagnaia | Ducati Lenovo Team | Ducati Desmosedici GP24 | 1’44.938 | Q2 |
2 | 42 | Álex Rins | Monster Energy Yamaha MotoGP Team | Yamaha YZR-M1 | 1’45.211 | Q2 |
3 | 31 | Pedro Acosta | Red Bull GasGas Tech3 | KTM RC16 | 1’45.326 | Q2 |
4 | 88 | Miguel Oliveira | Trackhouse Racing | Aprilia RS-GP24 | 1’45.340 | Q2 |
5 | 93 | Marc Márquez | Gresini Racing MotoGP | Ducati Desmosedici GP23 | 1’45.345 | Q2 |
6 | 23 | Enea Bastianini | Ducati Lenovo Team | Ducati Desmosedici GP24 | 1’45.403 | Q2 |
7 | 89 | Jorge Martín | Prima Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP24 | 1’45.405 | Q2 |
8 | 73 | Álex Márquez | Gresini Racing MotoGP | Ducati Desmosedici GP23 | 1’45.412 | Q2 |
9 | 12 | Maverick Viñales | Aprilia Racing | Aprilia RS-GP24 | 1’45.424 | Q2 |
10 | 41 | Aleix Espargaró | Aprilia Racing | Aprilia RS-GP24 | 1’45.461 | Q2 |
11 | 20 | Fabio Quartararo | Monster Energy Yamaha MotoGP Team | Yamaha YZR-M1 | 1’45.480 | R |
12 | 49 | Fabio Di Giannantonio | Pertamina Enduro VR46 MotoGP Team | Ducati Desmosedici GP23 | 1’45.650 | R |
13 | 33 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 1’45.698 | R |
14 | 72 | Marco Bezzecchi | Pertamina Enduro VR46 MotoGP Team | Ducati Desmosedici GP23 | 1’45.729 | R |
15 | 21 | Franco Morbidelli | Prima Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP24 | 1’45.759 | R |
16 | 25 | Raúl Fernández | Trackhouse Racing | Aprilia RS-GP23 | 1’45.784 | R |
17 | 43 | Jack Miller | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 1’45.798 | R |
18 | 44 | Pol Espargaró | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 1’46.078 | R |
19 | 30 | Takaaki Nakagami | Idemitsu Honda LCR | Honda RC213V | 1’46.079 | R |
20 | 5 | Johann Zarco | Castrol Honda LCR | Honda RC213V | 1’46.514 | R |
21 | 36 | Joan Mir | Repsol Honda Team | Honda RC213V | 1’46.584 | R |
22 | 32 | Lorenzo Savadori | Aprilia Racing | Aprilia RS-GP24 | 1’46.740 | R |
23 | 37 | Augusto Fernández | Red Bull GasGas Tech3 | KTM RC16 | 1’46.874 | R |
24 | 10 | Luca Marini | Repsol Honda Team | Honda RC213V | 1’47.062 | R |
Q2: Classificados direto para o Q2:
R: Disputam a repescagem
Para os pilotos da VR46, era um vexame ambos estarem disputando a repescagem, diante dos olhos de Valentino Rossi (Dono da VR46), mas também não é tão surpresa visando que a Ducati de 2023 tem sido uma moto complicada para os dois pilotos, principalmente para Bezzecchi que não se achou com essa moto até agora. Além dos dois pilotos da VR46, Franco Morbidelli com a Ducati de 2024 também era um potencial candidato a uma das duas vagas para o Q2.
Franco Morbidelli foi o primeiro a marcar tempo (1:45.722) na repescagem com 3:45 de sessão percorridos. A marca do piloto ítalo-brasileiro resistiu por mais de um minuto até que Fabio di Giannantonio tom a ponta com o tempo de 1:45.494 ficando 228 milésimos a frente de Morbidelli. Marco Bezzecchi, Raúl Fernández, Fabio Quartararo e Takaagi Nakagami completavam as 6 primeiras posições nessa primeira rodada de voltas rápidas.
Com 5:30 de sessão, Franco Morbidelli melhora seu tempo para 1:45.465 e assume a liderança da sessão. Fabio Quartararo tentou uma volta para busca uma das posições na zona de classificação e acabou chegando perto, a 228 milésimos de Morbidelli na 3ªposição, mas logo é superado por Raúl Fernández da Trackhouse que marca uma ótima marca e fica a menos de 4º milésimos de Morbidelli e de di Giannantonio, os dois pilotos que estavam classificando para o Q2.
A 8 minutos do final, a classificação era: Morbidelli, Di Gianntonio, Raúl Fernández, Quartararo, Bezzecchi, Pol Espargaró, Miller, Zarco, Nakagami, Augusto Fernandez, Mir, Binder em péssima 12ªposição, Marini e Savadori.
Miller saiu a 7 minutos do final. O restante dos competidores do Q1 saiu aos poucos para as últimas tentativas de volta rápida.
A 3 minutos do final, Raúl Fernández da Trackhouse acertou uma grande volta de 1:44.868 e passou a liderar a sessão. 20 segundos depois, Brad Binder do nada marcou 1:44.994 e pulou para a segunda posição, o piloto sul-africano da KTM superou Fabio di Giannantonio (1:45.007) e Fabio Quartararo (1:45.076).
A 2 minutos do final, Franco Morbidelli que estava na 5ªposição fez melhorou seu tempo em mais de 7 décimos e marcou 1:44.726 assumindo de vez a liderança da sessão. A 1:20 do final, Pol Espargaró foi para o chão com sua KTM. Com isso, vários pilotos que estavam fazendo voltas rápidas acabaram perdendo a chance de melhorar o tempo devido a bandeira amarela no setor 3. Morbidelli e Raúl Fernández voltaram para os boxes. Ainda teve Fabio di Giannantonio tentando uma última volta rápida, mas nem mesmo seu tempo o piloto da VR46 conseguiu melhorar.
Franco Morbidelli da Pramac e Raúl Fernández da Trackhouse classificaram para a fase final da classificação. Os pilotos da VR46 não foram bem, Fabio di Gianntonio e Marco Bezzecchi teriam de largar na 14ª e 16ªposições respectivamente. Brad Binder da KTM não foi além da 13ªposição e teria uma missão difícil para obter bons resultados na corrida Sprint e na corrida do domingo. Fabio Quartararo em 15º é a mostra de que a Yamaha ainda precisava melhorar para estar a altura de Ducati, Aprilla e KTM.
Resultado do Q1:
Pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 21 | Franco Morbidelli | Prima Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP24 | 1’44.726 |
2 | 25 | Raúl Fernández | Trackhouse Racing | Aprilia RS-GP23 | 1’44.868 |
3 | 33 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 1’44.994 |
4 | 49 | Fabio Di Giannantonio | Pertamina Enduro VR46 MotoGP Team | Ducati Desmosedici GP23 | 1’45.007 |
5 | 20 | Fabio Quartararo | Monster Energy Yamaha MotoGP Team | Yamaha YZR-M1 | 1’45.076 |
6 | 72 | Marco Bezzecchi | Pertamina Enduro VR46 MotoGP Team | Ducati Desmosedici GP23 | 1’45.218 |
7 | 36 | Joan Mir | Repsol Honda Team | Honda RC213V | 1’45.728 |
8 | 5 | Johann Zarco | Castrol Honda LCR | Honda RC213V | 1’45.813 |
9 | 43 | Jack Miller | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 1’45.824 |
10 | 37 | Augusto Fernández | Red Bull GasGas Tech3 | KTM RC16 | 1’45.893 |
11 | 44 | Pol Espargaró | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 1’45.943 |
12 | 32 | Lorenzo Savadori | Aprilia Racing | Aprilia RS-GP24 | 1’46.200 |
13 | 30 | Takaaki Nakagami | Idemitsu Honda LCR | Honda RC213V | 1’46.265 |
14 | 10 | Luca Marini | Repsol Honda Team | Honda RC213V | 1’46.698 |
Com a definição da classificação de Franco Morbidelli e Raúl Fernández para o Q2, eram 6 representantes da Ducati, 4 representantes da Aprilla e 1 da KTM e da Yamaha. Jorge Martin, Franco Morbidelli, Peppo Bagnaia e Alex Rins foram os primeiros a partirem para a pista. Raúl Fernández e Marevick Viñales (ambos com motos da Aprilla) últimos a partirem para a pista com 45 segundos de sessão.
Os primeiros a marcarem volta foram Alex Marquez com 1:45.591 e Alex Rins com 1:45.812 com 3:50 de sessão. 30 segundos depois, Jorge Martin estraçalha a concorrência após marcar 1:44.504, mas Peppo Bagnaia com 1:44.547 e Marevick Viñlaes com 1:44.687 ficam perto do piloto da Pramac e estavam dispostos a lutarem por essa pole. Marc Marquez da Gresini e Franco Morbidelli da Pramac já vinham em 4º e 5º com certa distância para os 3 primeiros lugares.
A 9 minutos do final, Marc Marquez melhorou seu tempo para 1:44.784 o que o fez aproximar da luta pela pole position (ainda na 4ªposição). Enea Bastianini fez uma bela volta passando para a 5ªposição e Pedro Acosta da Tech 3 usou o vácuo do Formiga Atômica para ficar com a 6ªposição. Franco Morbidelli e Aleix Espargaró caíram para a 7ª e 8ªposições apesar de terem melhorado seus tempos.
Após metade da sessão, Peppo Bagnaia e Raúl Fernández estavam na pista enquanto que todos os outros pilotos foram para os boxes.
Peppo Bagnaia vinha com ótimas parciais e estava encaminhando a pole position, mas no último setor o piloto da Ducati perde tempo e joga fora a chance de marcar tempo para conquistar a pole position a 4 minutos do final, ao mesmo tempo em que todos os outros pilotos já estavam na pista buscando melhores tempos.
A 2:40 do final, Marc Marquez caiu na curva 11 e com isso, praticamente mais ninguém conseguiu melhorar seu tempo até o final da sessão. Apenas Alex Marquez conseguiu uma melhora de tempo que o levou da 11ª para a 8ªposição.
Ao final das contas, Jorge Martin conquistou a pole position com uma sessão de classificação que acabou em anticlímax, mas isso não importava para o piloto da Pramac, líder do campeonato que vai partir na frente para a corrida Sprint e para a prova no domingo.
Peppo Bagnaia vai largar em 2ºna corrida Sprint, mas a punição de 3 posições que sofreu será cumprida no Grid da corrida do domingo e com isso Peppo vai largar na 5ªposição. Marevick Viñales será beneficiado e terá a chance de largar na segunda posição. Se o sistema de largada não o deixar na mão, Viñales que já venceu no Estados Unidos pode ser o principal adversário do esquadrão da Ducati. Marc Marquez que já largou na parte de trás em Le Mans e na Catalunha vai ter a chance de largar na terceira posição e na primeira fila.
Enea Bastianini da Ducati vai largar na 4ªposição, usando suas últimas fichas para tentar convencer a equipe oficial da Ducati a manter ele para 2025 ao lado de Peppo Bagnaia, que vai partir da 5ªposição na prova do domingo, mas teria a chance de largar em 2º na corrida Sprint. Franco Morbidelli fez um grande treinamento e acabou conquistando uma importante 6ªposição no grid de largada e vai fechar a segunda fila.
Pedro Acosta lutou para levar a KTM da Tech 3 até a 7ªposição no Grid de largada, abrindo a terceira fila. O estreante terá a companha de Alex Marquez da Gresini que arrumou um bom tempo no final da sessão para conquistar a 8ªposição no Grid de largada e de Aleix Espargaró da Aprilla. Alex Rins da Yamaha, Miguel Oliveira e Raúl Fernández da Trackhouse vão formar a 4ªfila.
Grid de largada:
Pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 89 | Jorge Martín | Prima Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP24 | 1’44.504 |
2 | 1 | Francesco Bagnaia | Ducati Lenovo Team | Ducati Desmosedici GP24 | 1’44.547 |
3 | 12 | Maverick Viñales | Aprilia Racing | Aprilia RS-GP24 | 1’44.687 |
4 | 93 | Marc Márquez | Gresini Racing MotoGP | Ducati Desmosedici GP23 | 1’44.784 |
5 | 23 | Enea Bastianini | Ducati Lenovo Team | Ducati Desmosedici GP24 | 1’44.880 |
6 | 21 | Franco Morbidelli | Prima Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP24 | 1’44.896 |
7 | 31 | Pedro Acosta | Red Bull GasGas Tech3 | KTM RC16 | 1’45.028 |
8 | 73 | Álex Márquez | Gresini Racing MotoGP | Ducati Desmosedici GP23 | 1’45.208 |
9 | 41 | Aleix Espargaró | Aprilia Racing | Aprilia RS-GP24 | 1’45.236 |
10 | 42 | Álex Rins | Monster Energy Yamaha MotoGP Team | Yamaha YZR-M1 | 1’45.296 |
11 | 88 | Miguel Oliveira | Trackhouse Racing | Aprilia RS-GP24 | 1’45.377 |
12 | 25 | Raúl Fernández | Trackhouse Racing | Aprilia RS-GP23 | 1’45.458 |
13 | 33 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 1’44.994 |
14 | 49 | Fabio Di Giannantonio | Pertamina Enduro VR46 MotoGP Team | Ducati Desmosedici GP23 | 1’45.007 |
15 | 20 | Fabio Quartararo | Monster Energy Yamaha MotoGP Team | Yamaha YZR-M1 | 1’45.076 |
16 | 72 | Marco Bezzecchi | Pertamina Enduro VR46 MotoGP Team | Ducati Desmosedici GP23 | 1’45.218 |
17 | 36 | Joan Mir | Repsol Honda Team | Honda RC213V | 1’45.728 |
18 | 5 | Johann Zarco | Castrol Honda LCR | Honda RC213V | 1’45.813 |
19 | 43 | Jack Miller | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 1’45.824 |
20 | 37 | Augusto Fernández | Red Bull GasGas Tech3 | KTM RC16 | 1’45.893 |
21 | 44 | Pol Espargaró | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 1’45.943 |
22 | 32 | Lorenzo Savadori | Aprilia Racing | Aprilia RS-GP24 | 1’46.200 |
23 | 30 | Takaaki Nakagami | Idemitsu Honda LCR | Honda RC213V | 1’46.265 |
24 | 10 | Luca Marini | Repsol Honda Team | Honda RC213V | 1’46.698 |
Após as classificações da Moto 2 e Moto 3, tivemos o evento ápice do dia, com as 11 voltas Sprint Race em Mugello. Mais um final de sábado com muita disputa de posição, mas com certo domínio de Peppo Bagnaia que acabou sendo o vencedor do dia após ter feito grande largada para assumir a liderança logo após a largada para não perder mais sua posição de vencedor da prova.
Jorge Martin que partiu da pole não foi bem na largada, Peppo aproveitou para assumir a liderança e Enea Bastianini pulou muito bem e foi da 5ª para a segunda posição. Jorge Martin caiu para a terceira posição. Quem fez uma brilhante largada foi Brad Binder da KTM que foi da 13ª para a 4ªposição deixando Marc Marquez, Maverick Viñales, Pedro Acosta, Franco Morbidelli, Aleix Espargaró e Fabio di Giannantonio completando o Top 10.
Jorge Martin partiu para o ataque sobre Enea Bastianini e conseguiu recuperar a segunda posição no final da primeira volta. Na mesma 1ªvolta, Marc Marquez chegou a passar Brad Binder na curva 9, mas tomou o troco do sul-africano na curva seguinte. Um pouco mais atrás, Pedro Acosta passou Marevick Viñales passando para a 6ªposição.
Ao começar a segunda volta, Marc Marquez usa a potência de sua Ducati, Binder espreme Marquez que mesmo assim realiza a ultrapassagem passando para a 4ªposição em uma ultrapassagem espetacular. Na metade da volta 2 (Setor 3), Miguel Oliveira caiu ao tentar passar Fabio Quartararo e acabou levando o francês junto. Fim de corrida para ambos.
Na 3ªVolta, Enea Bastianini foi com tudo para cima de Jorge Martin que passou na entrada da curva 1, mas perdeu a tangência da curva, Martin aproveitou para colocar por dentro e Enea tentou voltar. Resultado foi que os dois tocaram e Enea acabou indo para o chão abandonando a corrida.
Com isso, Marc Marquez assumiu a terceira posição enquanto que Pedro Acosta ataca Brad Binder, no final da 3ªvolta acontece a ultrapassagem do piloto da Tech 3 sobre o piloto da KTM, Acosta passa para a 4ªposição. Enquanto o piloto da Tech 3 foge, o piloto da KTM começava a fica para trás, começaria a ser pressionado por Fraco Morbidelli e Marevick Viñales. No final da 4ªVolta, Morbidelli passou Binder assumindo a 5ªposição.
Marc Marquez vai para cima de Jorge Martin, a disputa entre os dois pilotos que lutam para ser o companheiro de Peppo Bagnaia na temporada de 2025. Na 5ªVolta, Marc Marquez passou Jorge Martin, mas tomou o troco do piloto da Pramac. Na entrada da volta 6, Marc Marquez passou Jorge Martin e dessa vez segurou seu adversário passando para a segunda posição.
Marc Marquez tenta buscar Peppo Bagnaia que vinha com 1 segundo a frente na liderança. Mais atrás, Brad Binder segurava o resto do pelotão dando clara mostra de que seu equipamento não estava rendendo nada.
A 4 voltas do final, Jorge Martin vai para o chão na curva 1 e abandona a corrida. Era tudo que Bagnaia queria, uma vitória com Martin abandonando para tirar 12 pontos da vantagem que o seu rival na disputa pelo título possuía até aquele corrida.
Marc Marquez tentou se aproximar de Peppo Bagnaia, mas a vantagem de mais ou menos 1 segundo se manteve até o final da prova. Peppo Bagnaia conquistou a vitória em Mugello após se aproveitar da ruim largada de Martin e a partir da largada, Peppo assumiu a liderança e não a perdeu mais em um sábado que terminou de forma perfeita, tirando 12 pontos da vantagem que Jorge Martin tinha na frente.
Marc Marquez fez ótima corrida e acabou mais uma vez chegando na segunda posição na corrida Sprint, esse já é o sexto pódio seguido do Formiga Atômica desde do pódio da Corrida em Jerez, impressionante a sequência de grandes resultados de Marc Marquez.
Pedro Acosta herdou o pódio depois da queda de Jorge Martin e acabou o dia em ótima terceira posição chegando a mais um pódio na temporada de estreia do piloto da Tech 3. Franco Morbidelli fez uma ótima corrida, chega na 4ªposição e dá claros sinais de recuperação após uma fase muito ruim nos últimos anos.
Marevick Viñales passou Brad Binder nas voltas finais e acabou o dia com a 5ªposição, um bom resultado para o piloto da Aprilla. Já Brad Binder teve na sua largada o seu ponto alto na Sprint Race, mas depois ficou claro que o sul-africano não teve condições de lutar por posições melhores. No final de contas, Binder saiu no lucro com a 6ªposição.
Fabio di Giannantonio evoluiu bem na corrida, largou da 14ªposição e chegou na 7ªposição a frente de Alex Marquez da Gresini e de Aleix Espargaró da Aprilla que completaram a zona de pontuação. Raúl Fernández fechou o Top 10 da Sprint Race.
Resultado final da 7ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP da Itália – Mugello – MotoGP – Corrida Sprint – 11 Voltas
Pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 1 | Francesco Bagnaia | Ducati Lenovo Team | Ducati Desmosedici GP24 | 19’30.251 |
2 | 93 | Marc Márquez | Gresini Racing MotoGP | Ducati Desmosedici GP23 | a 1.469 |
3 | 31 | Pedro Acosta | Red Bull GasGas Tech3 | KTM RC16 | a 4.147 |
4 | 21 | Franco Morbidelli | Prima Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP24 | a 5.421 |
5 | 12 | Maverick Viñales | Aprilia Racing | Aprilia RS-GP24 | a 7.693 |
6 | 33 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | a 8.271 |
7 | 49 | Fabio Di Giannantonio | Pertamina Enduro VR46 MotoGP Team | Ducati Desmosedici GP23 | a 8.571 |
8 | 73 | Álex Márquez | Gresini Racing MotoGP | Ducati Desmosedici GP23 | a 8.846 |
9 | 41 | Aleix Espargaró | Aprilia Racing | Aprilia RS-GP24 | a 8.984 |
10 | 25 | Raúl Fernández | Trackhouse Racing | Aprilia RS-GP23 | a 10.085 |
11 | 72 | Marco Bezzecchi | Pertamina Enduro VR46 MotoGP Team | Ducati Desmosedici GP23 | a 10.199 |
12 | 43 | Jack Miller | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | a 13.988 |
13 | 42 | Álex Rins | Monster Energy Yamaha MotoGP Team | Yamaha YZR-M1 | a 14.137 |
14 | 44 | Pol Espargaró | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | a 18.259 |
15 | 5 | Johann Zarco | Castrol Honda LCR | Honda RC213V | a 18.309 |
16 | 30 | Takaaki Nakagami | Idemitsu Honda LCR | Honda RC213V | a 19.374 |
17 | 37 | Augusto Fernández | Red Bull GasGas Tech3 | KTM RC16 | a 23.060 |
18 | 32 | Lorenzo Savadori | Aprilia Racing | Aprilia RS-GP24 | a 24.596 |
19 | 10 | Luca Marini | Repsol Honda Team | Honda RC213V | a 25.587 |
89 | Jorge Martín | Prima Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP24 | a 4 voltas | |
36 | Joan Mir | Repsol Honda Team | Honda RC213V | a 7 voltas | |
23 | Enea Bastianini | Ducati Lenovo Team | Ducati Desmosedici GP24 | a 9 voltas | |
20 | Fabio Quartararo | Monster Energy Yamaha MotoGP Team | Yamaha YZR-M1 | a 10 voltas | |
88 | Miguel Oliveira | Trackhouse Racing | Aprilia RS-GP24 | a 10 voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Ducati/Gresini/Tech 3/Pramac/Aprilla/KTM/VR46/Trackhouse/Yamaha/LCR/Honda