GP dos Estados Unidos – Moto 3 – Mundial de Motovelocidade 2022

Devido aos horários, a Moto 3 foi a categoria que encerrou o dia. Todo mundo foi para a pista de imediato. O espanhol David Salvador que estará substituindo John McPhee na equipe de Max Biaggi. Alberto Surra não iria correr o GP dos Estados Unidos.

Na volta de apresentação, A maior parte dos pilotos ficaram esperando um ao outro para acelerar e buscar o melhor tempo. Nessa hora, os comissários deveriam ser mais caneta dura com todos eles e tirar o melhor tempo de cada um desses pilotos que fazem essa pratica ou caso contraio, isso nunca vai mudar na Moto 3.

Xavier Artigas marcou uma bela marca (2:17.390) com 4 minutos e 30 segundos de sessão, seu tempo era tão melhor que os outros tempos que ninguém conseguiu superá-lo. Por outro lado, Mario Aji caiu na curva 11. Adrian Fernández com 2:17.659 foi que mais se aproximou, mas ficou quase 3 décimos de Artigas. Bertelle e Odgen estavam na zona de classificação a 9 minutos do final da sessão.

Artigas estava dando um show na sessão, sua segunda volta foi 4 décimos mais rápida que a primeira (2:16.955) a 8 minutos do final. Elia Bartolini da Avintia marcou um bom 2ºtempo, mas estava longe do líder, exatamente a 635 milésimos do piloto da CF Moto. 30 segundos depois, Stefano Nepa fez uma volta muito boa e subiu para a segunda posição, só que agora, bem perto de Artigas, somente 99 milésimos do tempo do piloto espanhol. A 6 minutos do final, os classificados para o Q2 eram: Artigas, Nepa, Bartolini e Fernández.

Alguns pilotos decidiram continuar na pista, outros voltavam para a segunda tentativa. Pelo menos, nessa sessão não teve aquela saída em cima da hora, esperando 1 ir para os outros irem atrás.

Artigas acabou perdendo sua melhor volta, ela foi cancelada por passar fora da pista na curva 9. Apesar disso, Artigas ainda vinha muito bem classificado, mas certamente mordido com essa situação. Ryusei Yamanaka chega a melhorar sua marca, mas apenas para a 7ªposição.

Com o enorme e desagradável transito em sua frente, o inglês Scott Odgen da Vision Track fez uma bela volta e assumiu a liderança, com 2:16.871 a 40 segundos do final da sessão. Esse tempo poderia até ser melhor sem esse enorme tráfego.

Com o cronometro zerado, Artigas foi para a sua última tentativa e acabou demonstrando que a sessão era dele, o espanhol da CF Moto fez 2:16.719 e acabou ficando com o 1ºtempo. Pilotos ainda tentaram mudar o quadro de classificação, mas os 4 primeiros lugares acabaram permanecendo nas mãos de Artigas, Odgen, Nepa e Bartolini. Adrian Fernández acabou perdendo seu lugar no Q2 para Scott Odgen. David Salvador fez uma sessão honesta, ficou na 10ªposição, a frente de 5 pilotos que estão correndo desde do começo da temporada.

Resultado do Q1:

pos piloto equipe moto tempo
1 43 Xavier Artigas CFMOTO Racing PruestelGP CFMoto 02’16.719
2 19 Scott Ogden VisionTrack Racing Team Honda 02’16.871
3 82 Stefano Nepa Angeluss MTA Team KTM 02’17.054
4 23 Elia Bartolini QJMOTOR Avintia Racing Team KTM 02’17.590
5 31 Adrian Fernandez Red Bull KTM Tech 3 KTM 02’17.659
6 18 Matteo Bertelle QJMOTOR Avintia Racing Team KTM 02’17.672
7 6 Ryusei Yamanaka MT Helmets – MSI KTM 02’17.877
8 48 Ivan Ortola Angeluss MTA Team KTM 02’18.005
9 87 Gerard Riu Male BOE SKX KTM 02’18.345
10 38 David Salvador Sterilgarda Husqvarna Max Husqvarna 02’18.407
11 72 Taiyo Furusato Honda Team Asia Honda 02’18.481
12 22 Ana Carrasco BOE SKX KTM 02’19.699
13 70 Joshua Whatley VisionTrack Racing Team Honda 02’19.935
20 Lorenzo Fellon Sic58 Squadra Corse Honda Sem Tempo
64 Mario Suryo Aji Honda Team Asia Honda Sem Tempo

Os pilotos partiram para a hora da verdade da disputa pela pole da Moto 3. Logo, dois grupos se formaram. Na frente Jaume Masia, Diogo Moreira e Ricardo Rossi são alguns desses pilotos. Mais atrás, Carlos Tatay e Dennis Foggia estavam juntos, só eles dois tentando serem melhores que os pilotos que estão em grupos maiores.

Com quase um terço de sessão (4:40) percorridos, Jaume Masia chega a fazer o melhor tempo (2:16.856), mas é superado por Izan Guevara da Gas Gas (2:16.609). Deniz Oncü e Kaito Toba estavam na 2ª e 3ªposições. Mais atrás, Dennis Foggia não fez uma volta muito rápida, ficou na 9ªposição a 9 minutos e 5 segundos do final da sessão.

Masia e Holgado estão em processo de luta pela pole position. Nessa disputa dos pilotos da equipe Ajo, Masia leva a melhor sobre Holgado. Porém, Andrea Migno também foi para volta rápida e acabou levando a pole, com 2:16.216, superando em quase 2 décimos o tempo de Masia (Que acaba sendo superado por Deniz Oncü). E cai para 3º.

A menos de 7 minutos do final, Dennis Foggia deu um belo salto, com uma boa volta de 2:16.551 passou a ser o 4ºcolocado, ficando entre Masia e Holgado. Um minuto depois, Ayumu Sasaki teve sua volta em curso cancelada. Migno, Oncü, Masia, Foggia, Holgado, Guevara, Moreira, Nepa, Toba e Odgen completavam o Top 10 da classificação.

Dennis Foggia, Sergio Garcia e Tatsuki Suzuki continuavam na pista, enquanto os outros pilotos estavam nos boxes. A 4 minutos do final, Masia e Holgado voltaram para a pista para a derradeira tentativa. Assim como os outros fizeram a 3 minutos do final. Dessa vez não teve a saída perto do estourar do tempo.

Dennis Foggia fez uma bela última parcial em sua 4ªvolta rápida seguida e acabou tomando a liderança com o tempo de 2:16.158. Era uma tática totalmente diferente dos demais e que estava dando muito certo para o piloto da Leopard Racing.

Sergio Garcia, líder do campeonato não conseguiu melhorar seu tempo. Praticamente com o tempo zerado, Foggia marca 2:16.130, parecia que a pole estava nas mãos dele. Porém, do nada, Andrea Migno consegue tirar uma magnifica volta de 2:15.844 e toma a pole  para as mãos dele. Xavier Artigas fez excelente volta e passou a ser o segundo colocado. A pole para o piloto da Snipers só não estava garantida porque Foggia tinha ainda uma última volta, uma bala de prata para tentar voltar a pole…

… Foggia fez essa última tentativa, melhorou seu tempo, mas não foi suficiente para recuperar a pole, por 67 milésimos o piloto da Leopard Racing fica com a segunda posição no grid de largada.

Andrea Migno leva a pole position e abre caminho para se recuperar na Classificação do Mundial de pilotos. Foggia fez uma tática diferente dos demais, que se mostrou correta e que acabou por muito pouco não conseguindo a pole position. Xavier Artigas acabou fazendo uma bela última volta e consegue seu lugar na primeira fila, isso depois de ter passado pela repescagem, até chegar a 3ªposição no Q2.

Deniz Oncü vai abrir a segunda fila, com sua KTM da Tech 3, seguido de Jaume Masia da equipe Ajo e de Diogo Moreira da MT Helmets – MSI. Mais uma ótima classificação do piloto brasileiro. Igualmente excelente a classificação do novato Daniel Holgado. O espanhol vai largar na 7ªposição com a outra moto da equipe Ajo. O novato terá a companha do rápido e inconstante Kaito Toba da CIP Green e de Ayumu Sakaki da Husqvarna na 3ªfila.

A Gas Gas não teve um dia muito bom, Izan Guevara vai largar na 10ªposição. Pior ficou Sergio Garcia, o líder do campeonato vai largar apenas na 15ªposição, fechando a 5ªfila.

Grid de Largada:

pos piloto equipe moto tempo
1 16 Andrea Migno Rivacold Snipers Team Honda 02’15.814
2 7 Dennis Foggia Leopard Racing Honda 02’15.881
3 43 Xavier Artigas CFMOTO Racing PruestelGP CFMoto 02’16.066
4 53 Deniz Öncü Red Bull KTM Tech 3 KTM 02’16.330
5 5 Jaume Masia Red Bull KTM Ajo KTM 02’16.409
6 10 Diogo Moreira MT Helmets – MSI KTM 02’16.416
7 96 Daniel Holgado Red Bull KTM Ajo KTM 02’16.551
8 27 Kaito Toba CIP Green Power KTM 02’16.582
9 71 Ayumu Sasaki Sterilgarda Husqvarna Max Husqvarna 02’16.604
10 28 Izan Guevara Valresa GASGAS Aspar Team GasGas 02’16.609
11 82 Stefano Nepa Angeluss MTA Team KTM 02’16.727
12 19 Scott Ogden VisionTrack Racing Team Honda 02’16.856
13 23 Elia Bartolini QJMOTOR Avintia Racing Team KTM 02’16.907
14 99 Carlos Tatay CFMOTO Racing PrustelGP CFMoto 02’16.946
15 11 Sergio Garcia Valresa GASGAS Aspar Team GasGas 02’17.114
16 24 Tatsuki Suzuki Leopard Racing Honda 02’17.515
17 54 Riccardo Rossi SIC58 Squadra Corse Honda 02’17.651
18 66 Joel Kelso CIP Green Power KTM 02’17.771
19 31 Adrian Fernandez Red Bull KTM Tech 3 KTM 02’17.659
20 18 Matteo Bertelle QJMOTOR Avintia Racing Team KTM 02’17.672
21 6 Ryusei Yamanaka MT Helmets – MSI KTM 02’17.877
22 48 Ivan Ortola Angeluss MTA Team KTM 02’18.005
23 87 Gerard Riu Male BOE SKX KTM 02’18.345
24 38 David Salvador Sterilgarda Husqvarna Max Husqvarna 02’18.407
25 72 Taiyo Furusato Honda Team Asia Honda 02’18.481
26 22 Ana Carrasco BOE SKX KTM 02’19.699
27 70 Joshua Whatley VisionTrack Racing Team Honda 02’19.935
28 20 Lorenzo Fellon Sic58 Squadra Corse Honda Sem Tempo
29 64 Mario Suryo Aji Honda Team Asia Honda Sem Tempo

Terminando o domingo, tivemos a moto 3 que também teve uma corrida bem disputada, com muitos bons lances e mais um final bem disputado. Era mais uma etapa da batalha entre os pilotos da Honda e o esquadrão da KTM com suas sucursais (Gas Gas, CF Moto e Husqvarna).

Migno manteve a liderança, mas quem chamou a atenção na primeira volta foi Diogo Moreira, que pulou para a segunda posição, curvas depois, Oncü passou tanto Migno como Moreira e passou a liderança. Bastou chegar a curva 11 para Oncü ser superado por Diogo Moreira. Os dois travaram um duelo pela liderança na primeira volta, após muita disputa acabou que Moreira terminou a volta na frente, Oncü tentou intimidar Moreira, mas não conseguiu, o piloto da MSí se segurou na frente. Andrea Migno caiu para a 3ªposição, esperando o que iria acontecer nessa disputa.

Artigas, Toba, Foggia, Masia, Holgado, Garcia e Ortolá completava os 10 primeiros. Sergio Garcia tentou dar um belo pulo do gato na curva 11 da segunda volta, mas não conseguiu sair da 9ªposição. Mais ficou bem pior para Izan Guevara que queimou a largada e tomou punição de 2 voltas longas. Ou seja, a corrida do piloto da Gas Gas ficava bastante comprometida.

Moreira tentou fugir do pelotão, mas tinha Deniz Oncü no seu encalço. Xavier Artigas ganha a 3ªposição, com Daniel Holgado na sua cola, em 4º e pressionando o piloto da CF Moto. Andrea Migno caiu para a 5ªposição.

Oncü passa Moreira na 4ªvolta e assume novamente a liderança. Porém, Artigas chegou nos dois, na reta oposta, Moreira chegou a pegar a ponta, mas alongou demais a curva e nisso, Artigas aproveitou para tomar a liderança, deixando Moreira e Oncü para trás. Após um ano muito irregular, Artigas faz um grande inicio de temporada. Daniel Holgado vinha em 4ºlugar, mas foi engolido por Sasaki, Guevara e Garcia e caiu para a 7ªposição.

Na reta, Moreira tenta tomar a liderança e consegue na curva 1 (6ªVolta), era evidente que a moto do piloto Brasileiro estava melhor nas retas. Nas curvas, Moreira sofria. Na reta oposta, o piloto da Msi tentou voltar à ponta, mas que voltou a ponta foi Deniz Oncü. Logo depois, Izan Guevara faz a primeira volta longa. Poucos metros depois, Sergio Garcia acabou indo para o chão na curva 13. O líder do campeonato acabou voltando, mas com sua corrida bem comprometida. No final da volta Daniel Holgado foi para o chão, mas conseguiu voltar a corrida.

Oncü teve um folego na liderança, ao final da curva 12, Sasaki era o segundo, Masia em 3º, Moreira em 4º, Artigas em 5º. Izar Guevara completou a segunda volta longa e caiu para a 11ªposição, muito longe da disputa pela liderança.

No começo da 8ªvolta, Jaume Masia passou de uma vez Sasaki e Oncü e assumiu a liderança. O Turço caiu para segundo e Sasaki caiu para 3º. Na metade da corrida, Masia, Sasaki, Oncü, Moreira, Artigas, Foggia e Migno formava o primeiro pelotão e já estavam bem a frente de Suzuki, Nepa e Ortolá que formavam o segundo pelotão.

Masia resistia na frente, mas na curva 12, ele erra e da a chance para Ayumi Sasaki tomar a liderança, seguido de Oncü, Masia, Moreira, Foggia, Artigas e Migno. Na 10ªvolta, Masia e Oncü se revezaram na liderança, com vantagem para o piloto da equipe Ajo.

A 7 voltas do final, Dennis Foggia entrou na disputa pela vitória, passando para a terceira posição, só atrás de Masia e Sasaki, mas todo mundo entre os 7 primeiros estavam muito próximos. Na reta oposta, Foggia assume pela primeira vez a liderança.

Na 12ªVolta, Masia ataca Foggia e acaba conseguindo na reta oposta recuperar a liderança, Diogo Moreira volta a ficar bem colocado, na 3ªposição, na frente de Migno, Sasaki, Oncü e Artigas. Ao final da Volta Foggia passa Masia e Migno passa Moreira e assumiram a 1ª e a 3ªposições respectivamente. Izar Guevara passou a ser o 8ºcolocado, mas muito longe do primeiro pelotão. Já Sergio Garcia desistiu, estava longe de marcar algum ponto em Austin.

A 4 voltas do final, a disputa passou a ser Masia versus Andrea Migno. Sasaki e Foggia brigavam pela 3ªposição. No final da 14ªVolta, Elia Bartolini foi para o chão, ele não vinha muito bem colocado na classificação.

Na entrada da antepenúltima volta, Andrea Migno passa Jaume Masia e retorna a liderança, mas nada estava definido ainda entre os 7 primeiros colocados. No final da reta oposta, Masia recupera a 1ªposição.. Foggia, Sasaki, Oncü, Moreira e Artigas ainda tinham esperanças de uma vitória.

Masia e Migno travam um duelo pela vitória, Na parte da serpente, Sasaki faz uma linda manobra e passa Foggia e Oncü, passando a ser o terceiro colocado. Na reta oposta, Migno volta a liderar a prova. Ao final da penúltima volta, Diogo Moreira vai ao chão e abandona a corrida onde ele chegou a liderar no começo da corrida.

Na entrada da última volta, Masia mergulha para passar Andrea Migno e volta a liderança. Migno tentou voltar a liderança durante toda a última volta. Na curva 19, Migno consegue passar Masia, mas toma o troco e acaba perdendo a 2ªposição para Dennis Foggia.

A vitória acabou sendo de Jaume Masia, uma brilhante corrida do piloto da equipe Ajo que não vencia desde da abertura do campeonato de 2021 (GP do Qatar). Mostrando uma recuperação do espanhol na sua carreira. Dennis Foggia fecha a corrida na segunda posição e assume a liderança do Mundial, com um campeonato bem regular do piloto da Leopard Racing. O pole position Andrea Migno acabou completando o pódio, isso depois de ter quase ter superado Masia no final. O pódio acabou com 3 dos mais experientes pilotos experientes na categoria.

Ayumu Sasaki conseguiu mais um importante resultado, chegando na 4ªposição a menos de meio segundo do vencedor. O turco Deniz Oncü em 5ºlugar e o espanhol Xavier Artigas 6ºlugar também chegaram a brigar pela liderança no decorrer da prova, mas acabaram ficando para trás no final, na verdade, um pouco para trás ao chegaram a 1 segundo do vencedor.

Izan Guevara pagou caro pela punição de duas voltas longas pela queima de largada, ainda assim conseguiu chegar 2.8 segundos atrás na 7ªposição. Completaram os 10 primeiros colocados: Carlos Tatay da CFMoto, Riccardo Rossi da Sic58 e Tatsuki Suzuki da Leopard Racing. A mencionar que Lorenzo Fellon conseguiu pontuar pela primeira vez na carreira ao chegar na 15ªposição. Muito ajudado pelo acidente entre Kaito Toba e Daniel Holgado na última curva da corrida.

Resultado Final da 4ªetapa do Mundial de Motovelocidade – Temporada 2022
GP dos Estados Unidos – Circuito das Americas – 17 Voltas – Moto 3

pos piloto equipe moto tempo
1 5 Jaume Masia Red Bull KTM Ajo KTM 38’58.2860
2 7 Dennis Foggia Leopard Racing Honda a 0.172
3 16 Andrea Migno Rivacold Snipers Team Honda a 0.394
4 71 Ayumu Sasaki Sterilgarda Husqvarna Max Husqvarna a 0.490
5 53 Deniz Öncü Red Bull KTM Tech 3 KTM a 1.113
6 43 Xavier Artigas CFMOTO Racing PruestelGP CFMoto a 1.576
7 28 Izan Guevara Valresa GASGAS Aspar Team GasGas a 2.887
8 99 Carlos Tatay CFMOTO Racing PrustelGP CFMoto a 8.208
9 54 Riccardo Rossi SIC58 Squadra Corse Honda a 8.370
10 24 Tatsuki Suzuki Leopard Racing Honda a 8.478
11 48 Ivan Ortola Angeluss MTA Team KTM a 10.084
12 19 Scott Ogden VisionTrack Racing Team Honda a 10.272
13 82 Stefano Nepa Angeluss MTA Team KTM a 10.424
14 31 Adrian Fernandez Red Bull KTM Tech 3 KTM a 17.967
15 20 Lorenzo Fellon Sic58 Squadra Corse Honda a 18.088
16 72 Taiyo Furusato Honda Team Asia Honda a 20.563
17 6 Ryusei Yamanaka MT Helmets – MSI KTM a 21.433
18 66 Joel Kelso CIP Green Power KTM a 21.959
19 23 Elia Bartolini QJMOTOR Avintia Racing Team KTM a 29.099
20 87 Gerard Riu Male BOE SKX KTM a 34.336
21 64 Mario Suryo Aji Honda Team Asia Honda a 34.295
22 38 David Salvador Sterilgarda Husqvarna Max Husqvarna a 39.396
23 22 Ana Carrasco BOE SKX KTM a 1:00.909
96 Daniel Holgado Red Bull KTM Ajo KTM a 1 volta – acidente
27 Kaito Toba CIP Green Power KTM a 1 volta – acidente
10 Diogo Moreira MT Helmets – MSI KTM a 2 voltas – acidente
18 Matteo Bertelle QJMOTOR Avintia Racing Team KTM a 2 voltas – acidente
11 Sergio Garcia Valresa GASGAS Aspar Team GasGas a 5 voltas – acidente
70 Joshua Whatley VisionTrack Racing Team Honda a 12 voltas – desistiu
67 Alberto Surra Rivacold Snipers Team Honda Não largou

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe um comentário