GP da França – Mundial de Motovelocidade 2023 – 5ªEtapa da MotoGP

A MotoGP teve uma corrida a altura da festa do 1000ºGP da sua história, talvez não o melhor da sua história, mas não se pode negar que foi uma belíssima corrida, cheia de ultrapassagens, quedas sem maiores consequências, confusão e um piloto dando a volta por cima e encostando no líder do campeonato.

Marc Marquez, de volta a ativa larga maravilhosamente bem e foi para a liderança da corrida com sua Honda ainda deficitária em termos de rendimento. Jack Miller passou de 4ª para 2ª, Luca Marini ficou onde estava na 3ªposição. Jorge Martin (Vencedor da corrida Sprint) e Peppo Bagnaia que largou da pole e perdeu 4 posições na largada completavam as 5 primeiras posições. Na curva 5, Brad Binder escapou e perdeu várias posições indo para a amarga 15ªposição.

Jack Miller vai para cima de Marquez, chega a passar o piloto da Honda, mas toma o X do Formiga Atômica que volta a 1ªposição. A partir dai, os dois passam a lutar pela liderança. Enquanto isso, Jorge Martin e depois Tagaaki Nakagami erraram e perderam tempo e perderam posições.

Na 3ªVolta, Miller passa Marc Marquez na chicane e assume a liderança com sua KTM. Porém, Marquez acompanhava o australiano e Peppo Bagnaia que recuperou duas posições estava em 3º, só acompanhando os adversários a sua frente.

Na 5ªVolta, Marevick Viñales em uma corrida de ascensão passou Luca Marini e assumiu a 4ªposição. Curvas depois, Viñales já estava pressionando Peppo Bagnaia querendo a 3ªposição. Na curva 11, Viñales passa Peppo, mas na curva seguinte, o piloto da Ducati tenta voltar e os dois se tocam e acabam indo para o chão. Após a queda, Viñales foi até onde estava caído Bagnaia e começou a tentar agredir, uma cena patética de começo de luta de boxe ou de briga de rua mesmo. A briga não prosseguiu porque os fiscais de pista seguraram ambos os pilotos.

O abandono do líder do Mundial abria uma perspectiva para Bezzecchi e os demais de baixarem a diferença em relação a Peppo Bagnaia.

Mais um acidente aconteceram na volta 6, Luca Marini estava perdendo o controle da moto e perdendo velocidade, Alex Marquez estava passando quando Marini atinge sua moto e ambos foram para o chão na curva 3.

Após 6 voltas completadas: Miller, Marc Marquez, Bezzecchi e Martin são os 4 primeiros colocados e formavam o primeiro pelotão. Já mais atrás, Johann Zarco em 5º liderava o segundo pelotão e em um incrível final de semana Augusto Fernandez estava em ótima 6ªposição. Aleix Espargaró, Fabio di Giannantonio, Fabio Quartararo e Brad Binder completavam os Top 10.

Na curva 8, Bezzecchi passa Marquez, mas espalha e obriga seu adversário a também espalhar. O resultado dessa manobra foi que Jorge Martin passou da 4ª para a segunda posição. Esse lance da corrida acabou resultado em punição para Bezzecchi que acabou cedendo uma posição. Nessa altura, Bezzecchi já tinha passado Martin, então o piloto da VR46 cedeu a posição para o piloto da Pramac ao final da 9ªvolta.

Na volta seguinte, Bezzecchi voltou a superar Martin na curva 5 para ocupar novamente a segunda posição. Marc Marquez aproveitou a ocasião e também fez a ultrapassagem para tomar a 3ªposição e deixando o piloto espanhol caindo para a 4ªposição.

Marco Bezzecchi foi para cima de Jack Miller que estava perdendo rendimento. A ultrapassagem do piloto da VR46 sobre Miller aconteceu no começo da 11ªvolta. Estava começando a se encaminhar a segunda vitória de Bezzecchi e da equipe de Valentino Rossi. Enquanto que Miller passava a ser pressionado pelo Formiga Atômica que acabou passando o piloto da KTM no final da mesma volta.

Na liderança, Bezzecchi abriu 1 segundo sobre Marquez. Jorge Martin vinha em 3º após superar Miller com sua KTM que já não rendia mais como nas primeiras voltas. Pouco tempo depois, Johann Zarco e Augusto Fernandez passaram por Miller. Nessa altura do campeonato, o australiano estava na 6ªposição e já estava na alça de mira de Aleix Espargaró. Joan Mir e Alex Rins caíram na 13ª e 15ªvoltas e abandonaram a corrida, nessa altura só tinha 15 pilotos na corrida.

Faltando 10 voltas do final, Martin se aproxima cada vez mais de Marc Marquez. Enquanto isso, Brad Binder que já estava na cola de Jack Miller tomou punição da volta longa por ter cortado as curvas 9 e 10 e acabou perdendo a possibilidade de superar o companheiro de equipe.

Na volta 21, Jorge Martin passa Marc Marquez, mas toma o X e não consegue segurar a segunda posição. Na volta seguinte foi à mesma situação que só favorecia ao Marquez e também a Bezzecchi que já abria mais de 3 segundos em relação ao Formiga Atômica e ao  Martin que continuava a pressionar o piloto da Honda. A verdade era que a Ducati da equipe Pramac tinha muito mais equipamento do que a Honda da equipe Repsol.

A 3 voltas do final, Jorge Martin passa Marc Marquez pela terceira vez e logo depois, pela terceira vez Marquez deu o troco e novamente recuperou a segunda posição. Na mesma volta, Jack Miller foi para o chão e foi mais um a deixar a corrida

Na penúltima volta, Marc Marquez segurava Jorge Martin, até que na curva 7 o piloto da Honda acabou indo para o chão. Uma pena para o Formiga Atômica que elevou o nível da Honda para uma situação de conquistar um pódio, mas que o mesmo esforço colocou em risco a sua condição física e sua corrida. Felizmente nesse caso apenas o equipamento foi danificado, mas a situação física de Marquez preocupa hoje e o fato da moto não esta no topo da categoria não ajuda em nada o piloto espanhol. Com essa queda, Martin Assume a segunda posição e Johann Zarco herda posição no pódio para o delírio dos torcedores franceses.

De forma soberba, Marco Bezzecchi conquistou a vitória no GP da França, a corrida 1000 da história do Mundial de Motovelocidade. Foi a segunda vitória na categoria principal que ajudou bastante o piloto da equipe de Valentino Rossi a se aproximar de Peppo Bagnaia (líder do mundial). Após essa corrida histórica a diferença entre Peppo e Bezzecchi é de apenas 1 ponto.

Os dois pilotos da Pramac completaram o pódio. Jorge Martin que venceu na prova do sábado obteve mais um grande resultado com a segunda posição, sendo que esse final de semana pode ter sido o melhor que Martin na MotoGP. Johann Zarco alegou os franceses com a 3ªposição, após uma corrida de recuperação, ganhando posições e conquistando o pódio nas 2 voltas finais, por causa da queda de Marc Marquez.

Dos desempenhos dos primeiros lugares, ficou com Augusto Fernandez o mais espetacular desempenho, com uma moto que é uma das piores do Grid, o espanhol que faz sua estreia brilhou na corrida e acabou levando a Tech 3 a uma ótima 4ªposição, ficando na frente de pilotos que tinham equipamentos melhores.

Aleix Espargaró finalmente conseguiu realizar uma boa corrida, salvando o final de semana da Aprilla com a 5ªposição. Brad Binder que chegou a cair para a 18ªposição na primeira volta se recuperou bem e acabou ficando na 6ªposição, uma recuperação importante que deixa o piloto da KTM na terceira posição no Mundial.

Fabio Quartararo levou a Yamaha até a 7ªposição, era o que dava para o campeão do Mundial de 2021, guardados o que cada moto pode oferecer para o piloto e nesse momento a Yamaha pouco pode oferecer de desempenho. E preciso que a marca evolua a sua moto ou seu principal piloto vai ficar alijado da luta do Mundial precocemente.

Fabio di Giannantonio na 8ªposição fez uma corrida de razoável, ainda esta longe de ter os desenhos de Alex Marquez, mas consegue bons pontos para a equipe e para ele mesmo. Em 9ºlugar, Takaagi Nakagami foi o único piloto da Honda a sobreviver até o final. Isso dá mostras que a crise da Honda ainda esta longe de ter um fim. O japonês, diga-se de passagem, teve um bom final de semana.

Franco Morbidelli completa a prova no Top 10, mas muito mais pelos abandonos do que pelo desempenho do piloto ítalo-brasileiro. Os três substitutos: Danilo Petrucci pela Ducati, Lorenzo Salvadori pela RNF e Jonas Folger pela Tech 3 fecharam a zona de pontuação. Apenas 13 pilotos completaram a corrida.

O Mundial de Motovelocidade vai voltar em cena no dia 11 de Junho, com o GP da Itália no circuito de Mugello. Essa será a 6ªetapa do Mundial de Motovelocidade e será a primeira de uma sequência de 3 finais de semana consecutivos de corridas. É tempo o bastante para todo mundo que estiver com lesão se recuperar e para quem estiver mal reavaliar suas estratégias de corrida ou de aperfeiçoar essas táticas.

Por hora, parabéns ao Mundial de Motovelocidade pela marca histórica de 1000 corridas em sua rica história de 74 anos.

Resultado final da 5ªetapa do Mundial de Motovelocidade
GP da França – Le Mans Bugatti – 25 Voltas – MotoGP

pos piloto Equipe Moto Modelo Tempo
1 72 Marco Bezzecchi Mooney VR46 Racing Team Ducati Desmosedici GP22 41’37.9700
2 89 Jorge Martin Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 a 4.256
3 5 Johann Zarco Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 a 4.795
4 37 Augusto Fernandez GASGAS Factory Racing Tech3 Gas Gas RC16 a 6.281
5 41 Aleix Espargaro Aprilia Racing Aprilia RS-GP a 6.726
6 33 Brad Binder Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 13.638
7 20 Fabio Quartararo Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 a 15.023
8 49 Fabio Di Giannantonio Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 a 15.826
9 30 Takaaki Nakagami LCR Honda IDEMITSU Honda RC213V a 16.370
10 21 Franco Morbidelli Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 a 17.828
11 9 Danilo Petrucci Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP23 a 29.735
12 32 Lorenzo Savadori CryptoDATA RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP a 36.135
13 94 Jonas Folger GASGAS Factory Racing Tech3 Gas Gas RC16 a 49.808
93 Marc Marquez Repsol Honda Team Honda RC213V a 2 voltas
43 Jack Miller Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 3 voltas
42 Alex Rins LCR Honda CASTROL Honda RC213V a 13 voltas
36 Joan Mir Repsol Honda Team Honda RC213V a 15 voltas
73 Alex Marquez Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 a 22 voltas
10 Luca Marini Mooney VR46 Racing Team Ducati Desmosedici GP22 a 22 voltas
12 Maverick Viñales Aprilia Racing Aprilia RS-GP a 23 voltas
1 Francesco Bagnaia Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP23 a 23 voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe um comentário