Em um dos palcos sagrados do esporte a motor, o Mundial de Motovelocidade chegava ao seu Grande Prêmio de número 1000 da sua história. E Diga-se de passagem: Que final de semana fantástico da categoria, com todas as 4 categorias do campeonato. Na MotoGP, tivemos a volta de Marc Marquez que foi um dos destaques do final de semana. Porém, muita coisa aconteceu nesses três dias de sessão.
Na sexta-feira foram definidos que Jack Miller da KTM, Aleix Espargaró da Aprilla, Marco Bezzecchi da VR46, Jorge Martin e Johann Zarco da Pramac Ducati, Marevick Viñales da Aprilla, Brad Binder da KTM, Marc Marquez da Honda Repsol, Francesco Bagnaia da Ducati e Alex Marquez da Gresini se classificaram de forma direta para o Q2.
No Q1, os 11 pilotos que estavam na disputa por duas vagas eram Luca Marini da VR46, Fabio Quartararo da Yamaha, Joan Mir da Honda Repsol, Alex Rins da LCR, Augusto Fernandez da Gas Gas Tech 3, Takaagi Nakagami da LCR, Franco Morbidelli da Yamaha, Fabio di Giannantonio da Gresini, Danilo Petrucci da Ducati (Substituindo a Enea Bastianini), Lorenzo Salvadori da RNF (substituindo a Miguel Oliveira) e Jonas Folger da Gas Gas Tech 3.
Por ter ficado por pouco na repescagem, Luca Marini foi o primeiro a entrar na pista e o primeiro a marcar uma volta rápida aos 3:15 de sessão. Porém, a marca de 1:33.637 do piloto da VR46 foi facilmente superado por Franco Morbidelli poucos segundos depois.
Aos 4:15 de Q1, Fabio Quartararo foi para a liderança ao marca o tempo de 1:31.897, com mais de 4 décimos de frente para Alex Rins que marcou o segundo melhor tempo.
Na volta seguinte, Rins foi superado primeiro por Marini e logo depois Morbidelli superou os dois quando a sessão chegava ao seu segundo terço (5:10 de sessão percorrida).
Fabio Quartararo melhorou sua marca (1:31.366) e se consolidou na liderança. Enquanto isso, o pau quebrava na disputa da segunda posição. Joan Mir chegou a passar ao 2ºlugar, mas foi superado por Luca Marini e por Fabio di Giannantonio com quase 7 minutos de sessão. Naquela altura do Q1, os favoritos as vagas Quartararo e Marini estavam se classificando para o Q2.
Quartararo foi o primeiro a voltar para a pista, com 6 minutos de sessão, tempo que era suficiente para confirmar sua classificação. Porém, não foi isso que aconteceu…
… A menos de 3 minutos do final, Marini e Di Giannantonio melhoraram suas marcas e Franco Morbidelli passou da 5ª para a 4ªposição.
A 2:10 do final, o espanhol Augusto Fernandez surpreendeu ao realizar uma brilhante volta de 1:31.343, passando para a liderança da sessão. Foi o estopim para Quartararo, Marini e os outros pilotos passarem a lutar para melhorarem suas marcas.
Ao final da sessão, Quartararo não consegue melhorar e Marini marca 1:31.268, passando da 3ª para a liderança do Q1 com o cronometro zerado. Com esse tempo do piloto da VR46, Augusto Fernandez classifica em 2º e Fabio Quartararo acaba ficando de fora do Q2, aumentando a crise na Yamaha. O outro piloto da equipe, Franco Morbidelli ficou na 7ªposição, atrás de Nakagami, Di Giannantonio e Mir.
Resultado do Q1:
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Modelo | Tempo |
1 | 10 | Luca Marini | Mooney VR46 Racing Team | Ducati | Desmosedici GP22 | 01’31.2680 |
2 | 37 | Augusto Fernandez | GASGAS Factory Racing Tech3 | Gas Gas | RC16 | 01’31.3430 |
3 | 20 | Fabio Quartararo | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | YZR-M1 | 01’31.3660 |
4 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | RC213V | 01’31.5450 |
5 | 49 | Fabio Di Giannantonio | Gresini Racing MotoGP | Ducati | Desmosedici GP22 | 01’31.7180 |
6 | 36 | Joan Mir | Repsol Honda Team | Honda | RC213V | 01’31.8100 |
7 | 21 | Franco Morbidelli | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | YZR-M1 | 01’31.8860 |
8 | 42 | Alex Rins | LCR Honda CASTROL | Honda | RC213V | 01’31.9590 |
9 | 9 | Danilo Petrucci | Ducati Lenovo Team | Ducati | Desmosedici GP23 | 01’32.0920 |
10 | 32 | Lorenzo Savadori | CryptoDATA RNF MotoGP Team | Aprilia | RS-GP | 01’32.4100 |
11 | 94 | Jonas Folger | GASGAS Factory Racing Tech3 | Gas Gas | RC16 | 01’33.6050 |
Aleix Espargaró e Marevick Viñales foram os primeiros pilotos a saírem para a pista logo nos primeiros segundos da decisão da pole position e foram os primeiros a marcarem volta, aos 3:20 de sessão, Marevick Viñales marcou 1:31.588 ficando na liderança nesses primeiros minutos de sessão.
Aos 5 minutos do Q2, Viñales melhora seu tempo para 1:31.256, seguido de Jack Miller, 26 milésimos de distância entre o piloto da Aprilla e o piloto da KTM. A 9:30 do final, Johann Zarco subiu para a terceira posição.
Restando 8:40 de classificação, Jorge Martin passou a ser o líder com a marca de 1:31.219, mas Marevick Viñales voltou a liderança em poucos segundos, ao marcar 1:31.120. Marc Marquez fez uma estupenda volta e ficou a 4 milésimos do piloto da Aprilla. Jorge Martin estava completando a primeira fila. Miller, Bagnaia, Zarco, Espargaró, Bezzecchi, Binder, Marini, Alex Marquez e Augusto Fernandez completavam os 12 primeiros lugares.
A 6 minutos do final, Viñales, Augusto Fernandez e Jack Miller foram os primeiros a voltarem para a pista. Porém, Viñales teve problemas na sua moto e perdeu tempo precioso para defender a pole que estava nas suas mãos. Ao mesmo tempo que Viñales saiu para a pista, o outro piloto da Aprilla, Aleix Espargaró sofreu um acidente violentíssimo na curva 2 e acabou por deixar o treino.
A 2 minutos do final, Peppo Bagnaia que estava sumido da sessão marcou o segundo tempo, apenas 34 milésimos atrás de Viñales. O que o campeão do Mundo não fez, O formiga atômica o fez, marcou o tempo de 1:30.763 e assumiu a liderança, seguido de Jorge Martin que assumiu a segunda posição.
Com o cronometro zerado, Jack Miller toma a segunda posição que estava nas mãos de Jorge Martin. Parecia que ninguém tiraria a pole de Marquez, mas Peppo Bagnaia tinha uma última volta que foi certeira, sensacional e que levou o campeão do Mundo a conquistar a pole, com a volta de 1:30.705 o piloto da Ducati larga na frente tanto na corrida Sprint como na corrida do domingo, melhor que isso é ter a melhor moto e a liderança do Mundial nas suas mãos o que significaria que essa vantagem de Peppo na liderança poderia aumentar.
Marc Marquez sem ter uma moto à altura de lutar por vitórias e sem estar em plenas condições conseguiu uma milagrosa 2ªposição no grid de largada. Luca Marini acabou fazendo uma grande volta no final e vai partir da 3ªposição, fechando a primeira fila.
Jack Miller abre a segunda fila após mais uma boa sessão de treinos dele e da KTM, seguido de Jorge Martin da Pramac e de Marevick Viñales da Aprilla que tinha a pole em suas mãos até a poucos minutos do final da sessão.
Vice-líder do campeonato, Marco Bezzecchi parte da 7ªposição e abre a terceira fila querendo recuperar o prejuízo do GP da Espanha. Alex Marquez da Gresini vai largar na 8ªposição e Johann Zarco, melhor piloto de casa vai fechar a terceira fila na 9ªposição. Brab Binder da KTM, Aleix Espargaró da Aprilla e Augusto Fernandez da Gas Gas Tech 3.
Grid de Largada:
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Modelo | Tempo |
1 | 1 | Francesco Bagnaia | Ducati Lenovo Team | Ducati | Desmosedici GP23 | 01’30.7050 |
2 | 93 | Marc Marquez | Repsol Honda Team | Honda | RC213V | 01’30.7630 |
3 | 10 | Luca Marini | Mooney VR46 Racing Team | Ducati | Desmosedici GP22 | 01’30.8420 |
4 | 43 | Jack Miller | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | RC16 | 01’30.9840 |
5 | 89 | Jorge Martin | Prima Pramac Racing | Ducati | Desmosedici GP23 | 01’31.0230 |
6 | 12 | Maverick Viñales | Aprilia Racing | Aprilia | RS-GP | 01’31.1200 |
7 | 72 | Marco Bezzecchi | Mooney VR46 Racing Team | Ducati | Desmosedici GP22 | 01’31.1730 |
8 | 73 | Alex Marquez | Gresini Racing MotoGP | Ducati | Desmosedici GP22 | 01’31.2750 |
9 | 5 | Johann Zarco | Prima Pramac Racing | Ducati | Desmosedici GP23 | 01’31.2980 |
10 | 33 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | RC16 | 01’31.4450 |
11 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia Racing | Aprilia | RS-GP | 01’31.5230 |
12 | 37 | Augusto Fernandez | GASGAS Factory Racing Tech3 | Gas Gas | RC16 | 01’31.5960 |
13 | 20 | Fabio Quartararo | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | YZR-M1 | 01’31.3660 |
14 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | RC213V | 01’31.5450 |
15 | 49 | Fabio Di Giannantonio | Gresini Racing MotoGP | Ducati | Desmosedici GP22 | 01’31.7180 |
16 | 36 | Joan Mir | Repsol Honda Team | Honda | RC213V | 01’31.8100 |
17 | 21 | Franco Morbidelli | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | YZR-M1 | 01’31.8860 |
18 | 42 | Alex Rins | LCR Honda CASTROL | Honda | RC213V | 01’31.9590 |
19 | 9 | Danilo Petrucci | Ducati Lenovo Team | Ducati | Desmosedici GP23 | 01’32.0920 |
20 | 32 | Lorenzo Savadori | CryptoDATA RNF MotoGP Team | Aprilia | RS-GP | 01’32.4100 |
21 | 94 | Jonas Folger | GASGAS Factory Racing Tech3 | Gas Gas | RC16 | 01’33.6050 |
Após as sessões de classificação da Moto 3 e da Moto 2, os pilotos foram para a pista para a 5ªcorrida Sprint da temporada, com duração de 13 voltas. O tempo que se esperava e se temia uma chuva não se confirmaram e a prova foi disputada sobre sol em Le Mans Bugatti.
Peppo Bagnaia não deu bobeira fez uma belíssima largada e garantiu a liderança, seguido de Jorge Martin e Jack Miller que partiram bem e ganharam a 2ª e a 3ªposições. Marc Marquez caiu para a 5ªposição acabou recuperando a 4ºposição em cima de Luca Marini. Brad Binder, Alex Marquez, Aleix Espargaró, Marco Bezzecchi e Marevick Viñales completavam as 10 primeiras posições.
Na metade da 2ªVolta (Curva 7), Jack Miller escapa e vai para o chão, fim de corrida precoce para o piloto australiano da KTM, que de um lado perdia um piloto, mas seu outro piloto crescia na corrida, Brad Binder passou Luca Marini e foi para a 4ªposição. Enquanto isso, Alex Marquez foi superado por Aleix Espargaró e caiu para a 7ªposição.
Jorge Martin passou a pressionar Peppo Bagnaia, mostrando um desempenho melhor, o piloto da Pramac foi para a ultrapassagem na chicane no começo da 4ªvolta, depois que assumiu a liderança, Martin começou a abrir vantagem para o campeão de 2022 que não aparentava ter um desempenho a altura para lutar pela vitória, tanto é que Marquez se aproximou de Peppo, mas o Formiga Atômica também começava a ser pressionado por Brad Binder, o Guepardo Sul-africano.
Na 5ªVolta, Marquez foi para o ataque em cima de Bagnaia na chicane, os dois ficaram brigando pela segunda posição e por causa dessa briga, Binder passou os dois e pulou da quarta para a segunda posição. Um ótimo lance da corrida proporcionado pelo piloto da KTM.
Na volta seguinte, Marquez passou Bagnaia e assumiu a terceira posição. Marini chegou superar o campeão do Mundo de 2022, mas logo Peppo voltou para a 4ªposição e pouco tempo depois começa o ataque em cima de Marc Marquez. Seu irmão, Alex Marquez acabou saindo da pista após um enrosco com Aleix Espargaró e caiu para as últimas posições, ao contraio dos gráficos que deram a queda dele para o chão. Como não era verdade, a própria geração teve de corrigir esses dados para todos os telespectadores.
Augusto Fernandez e Jonas Folger foram para o chão e a Tech 3 Deixou a prova mais cedo.Na 10ªVolta, Peppo Bagnaia passou Marc Marquez, o piloto da Honda já estava com seu equipamento muito mais instável que o equipamento do piloto oficial da Ducati.
Nas voltas finais, Bagnaia tentou ir para cima de Brad Binder enquanto que Marc Marquez acabou sendo superado por Luca Marini, piloto da VR46 passou a ser o 4ºcolocado. No final da 10ªVolta, Fabio Quartararo que estava em uma razoável 8ªposição acabou indo para o chão e perdendo a chance de marcar 2 pontos no sábado.
Sem grandes dificuldades e andando de forma perfeita, Jorge Martin cruza na frente e vence a corrida curta do sábado. Ótimo desempenho que deixa o piloto da Pramac confiante para a corrida do domingo. Brad Binder que largou da 10ªposição teve uma incrível prova de recuperação, chegando até a segunda posição e mostrando a sua característica de piloto que melhor se comporta nas corridas.
Francesco Bagnaia não tinha moto para ganhar a corrida curta, mas tratou de fazer uma corrida inteligente, no que levou o piloto da Ducati ao pódio na 3ªposição. Luca Marini obteve a 4ªposição, foi um bom resultado para uma boa corrida do piloto da VR46.
Marc Marquez fez tudo que era possível com a Honda, mas não conseguiu se sustentar nas posições de pódio, o 5ºlugar foi até lucro para um piloto que esta voltando após se recuperar de lesão. Johann Zarco salvou o dia dos franceses ao completar a corrida curta na 6ªposição.
Marco Bezzecchi fez uma boa corrida, mas não conseguiu ir além da 7ªposição e perdeu a vice-liderança do campeonato para Brad Binder. Aleix Espargaró e Maverick Viñales da Aprilla completaram a zona de pontuação ao chegaram na 8ª e 9ªposições respectivamente. A se mencionar a boa corrida de Takaagi Nakagami que chegou em uma honrosa 10ªposição.
Resultado final da 5ªetapa do Mundial de Motovelocidade
Corrida Sprint – GP da França – Le Mans Bugatti – 13 Voltas – MotoGP
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Modelo | Tempo |
1 | 89 | Jorge Martin | Prima Pramac Racing | Ducati | Desmosedici GP23 | 19’59.0370 |
2 | 33 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | RC16 | a 1.840 |
3 | 1 | Francesco Bagnaia | Ducati Lenovo Team | Ducati | Desmosedici GP23 | a 2.632 |
4 | 10 | Luca Marini | Mooney VR46 Racing Team | Ducati | Desmosedici GP22 | a 3.418 |
5 | 93 | Marc Marquez | Repsol Honda Team | Honda | RC213V | a 3.541 |
6 | 5 | Johann Zarco | Prima Pramac Racing | Ducati | Desmosedici GP23 | a 4.483 |
7 | 72 | Marco Bezzecchi | Mooney VR46 Racing Team | Ducati | Desmosedici GP22 | a 5.224 |
8 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia Racing | Aprilia | RS-GP | a 6.359 |
9 | 12 | Maverick Viñales | Aprilia Racing | Aprilia | RS-GP | a 8.336 |
10 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | RC213V | a 9.439 |
11 | 42 | Alex Rins | LCR Honda CASTROL | Honda | RC213V | a 12.388 |
12 | 49 | Fabio Di Giannantonio | Gresini Racing MotoGP | Ducati | Desmosedici GP22 | a 14.125 |
13 | 21 | Franco Morbidelli | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | YZR-M1 | a 15.121 |
14 | 36 | Joan Mir | Repsol Honda Team | Honda | RC213V | a 15.383 |
15 | 73 | Alex Marquez | Gresini Racing MotoGP | Ducati | Desmosedici GP22 | a 15.591 |
16 | 9 | Danilo Petrucci | Ducati Lenovo Team | Ducati | Desmosedici GP23 | a 19.415 |
17 | 32 | Lorenzo Savadori | CryptoDATA RNF MotoGP Team | Aprilia | RS-GP | a 26.992 |
20 | Fabio Quartararo | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | YZR-M1 | a 4 Voltas | |
94 | Jonas Folger | GASGAS Factory Racing Tech3 | Gas Gas | RC16 | a 5 Voltas | |
37 | Augusto Fernandez | GASGAS Factory Racing Tech3 | Gas Gas | RC16 | a 8 Voltas | |
43 | Jack Miller | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | RC16 | a 12 Voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP