Mundial de Motovelocidade 2024 – GP de Portugal – MotoGP – Classificação e Corrida Sprint

Dia de Sábado em Algarve teve uma classificação e uma corrida bem disputada e com resultados inesperados, mas não surpreendentes pelos desempenhos de Enea Bastianini e Marevick Viñales no circuito português.

Na sessão da repescagem, os favoritos as duas vagas no Q2 eram Pedro Acosta da Tech 3, Fabio di Giannantonio da VR46, Alex Marquez da Gresini e Aleix Espargaró da Aprilla.

A primeira marca da sessão foi marcada por Fabio di Giannatonio (com 3:25 de sessão) ficando 6 décimos mais lento que a marca que Alex Marquez faria segundos depois (1:38.422). 30 segundos depois, Pedro Acosta começou a mostrar suas garras e superou o piloto da Gresini com o tempo de 1:38.403, colocando 19 milésimos de frente para Alex Marquez. Miguel Oliveira, dono da casa vinha na terceira posição.

Com 1 terço de sessão (5:10 de Q1 percorridos), Alex Marquez retornou a liderança ao marcar 1:38.340. Porém, durou pouco essa liderança já que Pedro Acosta marcou 1:38.328 voltou a ponta a 12 milésimos do irmão de Marc Marquez. Aleix Espargaró marcou o terceiro tempo, a 1 décimo dos dois times que estavam se classificando para o Q2 naquele momento. Miguel Oliveira, Raúl Fernández, Johann Zarco, Fabio di Giannantonio, Franco Morbidelli, Augusto Fernandez, Joan Mir, Luca Marini e Takaagi Nakagami.

A 5:30 do final, os pilotos começaram a sair dos boxes para a reta final da sessão. 1 minuto depois, Aleix Espargaró, Fabio di Giannantonio e Alex Marquez saíram dos boxes para a pista.

A 2:30 do final, Miguel Oliveira se esforça bastante para levar a Aprilla da Trackhouse para a terceira posição, ficando pouco atrás da zona de classificação. A menos de 2 minutos do final, Pedro Acosta consolida de vez seu lutar no Q2 ao marcar o tempo de 1:38.065. Já Raúl Fernández tentou melhorar seu tempo, mas não passou da 4ªposição. A 1:10 do final, Alex Marquez recupera a liderança com o tempo de 1:38.060. Aleix Espargaró e Fabio di Giannantonio passaram para a 3ª e 4ªposições.

Apesar dos esforços dos outros competidores, Alex Marquez e Pedro Acosta impuseram um sarrafo bem alto para a concorrência, isso fez com que não tivéssemos mais mudanças na zona de classificação do Q2. Alex Marquez e Pedro Acosta seguiram para a fase final da classificação. Aleix Espargaró e Fabio di Giannantonio ficaram na 3ª e 4ªposições, de certo modo confirmando o favoritismo, mas ficando na 13ª e 14ªposições no Grid de Largada. Os pilotos da Honda ficaram nas 4 últimas posições mostrando toda a crise que se encontra a fábrica japonesa nesse começo de temporada.

Resultado do Q1:

Pos Piloto Equipe Moto Tempo
1 73  Álex Márquez  Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP23 1’38.060
2 31  Pedro Acosta  Red Bull GasGas Tech3 KTM RC16 1’38.065
3 41  Aleix Espargaró  Aprilia Racing Aprilia RS-GP24 1’38.279
4 49  Fabio Di Giannantonio  Pertamina Enduro VR46 MotoGP Team Ducati Desmosedici GP23 1’38.309
5 88  Miguel Oliveira  Trackhouse Racing Aprilia RS-GP24 1’38.385
6 25  Raúl Fernández  Trackhouse Racing Aprilia RS-GP23 1’38.448
7 21  Franco Morbidelli  Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP24 1’38.454
8 37  Augusto Fernández  Red Bull GasGas Tech3 KTM RC16 1’38.934
9 5  Johann Zarco  Castrol Honda LCR Honda RC213V 1’39.004
10 36  Joan Mir  Repsol Honda Team Honda RC213V 1’39.025
11 30  Takaaki Nakagami  Idemitsu Honda LCR Honda RC213V 1’39.058
12 10  Luca Marini  Repsol Honda Team Honda RC213V 1’39.451

Assim que o cronometro é disparado, os pilotos começam a sair para a pista ou pelo menos a maioria dele já que Pedro Acosta e Alex Marquez não saíram no começo do Q2. Fabio Quartararo foi o último a deixar os boxes.

No final da primeira volta rápida, Marc Marquez acabou indo para o chão entre a curva 14 e 15. Essa queda prejudicou a volta de muitos pilotos que vinham atrás do Formiga Atômica. Dos pilotos que conseguiram marcar volta, Marevick Viñales foi o mais rápido seguido de Jack Miller e Peppo Bagnaia. No Setor 2, Brad Binder foi para o chão na sua segunda tentativa.

Com 1 terço de sessão percorridos (5:07 de Q2), Peppo Bagnaia foi para a liderança ao marcar 1:37.942, seguido de Jack Miller a 90 milésimos do piloto da Ducati. 20 segundos depois, Jorge Martin da Pramac supera Miller e ficando apenas 4 milésimos de Peppo Bagnaia.

Após 7 minutos de sessão, apenas 6 pilotos tinham marcado tempos: Peppo Bagnaia, Jack Miller, Maverick Viñales, Marco Bezzecchi, Fabio Quartararo e Alex Rins. O restante não tinha feito volta, Alex Marquez e Pedro Acosta não tinham se quer entrado na pista.

A 6 minutos e 20 segundos do final, Fabio Quartararo foi para a pista, começava os pilotos a voltarem para a pista para a reta final da classificação.

A 3 minutos do final, Jorge Martin pulou para a ponta com o tempo de 1:37.812. O  piloto da Pramac ficou na liderança por poucos segundos já que Enea Bastianini tratou de baixar a marca da pole para 1:37.706, deixando Martin em 2º e Peppo Bagnaia na terceira posição, Jack Miller caiu para 4º e Pedro Acosta em sua primeira volta foi para a 5ªposição com sua KTM da Tech 3.

A 65 segundos do final, Marco Bezzecchi pula da 7ª para a 5ªposição superando Pedro Acosta. Já os pilotos da Yamaha Fabio Quartararo e Alex Rins estavam fazendo o possível, eles subiram para a 8ª e 10ªposições respectivamente.

Com o cronometro zerado, Marc Marquez fez sua última tentativa e pulou da 11ª para a 8ªposição. Quem melhorou mesmo foi Marevick Viñales que fez uma brilhante volta, perfurando o domínio dos pilotos da Ducati na 2ªposição, a 82 milésimos de Enea Bastianini da Ducati, pole position para a prova curta do sábado e para a corrida do domingo. Enea esta em um processo de recuperação da temporada acidentada de 2023 onde ele perdeu praticamente metade da temporada e quando correu não teve condições físicas para desempenhar seu papel, mas agora em 2024 Bastianini tem as condições físicas para disputar até mesmo o título dessa temporada.

Marevick Viñales larga na segunda posição e busca a vitória na Aprilla para entrar no seleto Grupo de vencedores da categoria principal por 3 marcas diferentes, Viñales venceu de Suzuki, venceu de Yamaha e esta em busca de vitória com a Aprilla. No ano passado, Viñales ficou na segunda posição na prova do domingo.

Jorge Martin completa a primeira fila com a sua Ducati da equipe Pramac. O piloto espanhol espera ter sucesso na prova do domingo, mas também busca a 11ªvitória em corrida Sprint. Peppo Bagnaia, o líder do campeonato vai abrir a segunda fila, largando na 4ªposição.

Jack Miller é o primeiro piloto da KTM no Grid de largada, largando na 5ªposição após ficar nas primeiras posições no final de semana inteiro. Largando na 6ªposição, Marco Bezzecchi parece já ter se adaptado melhor a moto Ducati de 2023, o piloto da VR46 fecha a segunda fila.

Pedro Acosta buscou sua classificação no Q1 para o Q2 e acabou conquistando a 7ªposição no Grid de Largada, abrindo a 3ªfila que terá dois campeões Mundiais: Marc Marquez com a Ducati de 2023 da Gresini em 8º e Fabio Quartararo fazendo tudo que era possível com sua Yamaha na 9ªposição.

Brad Binder da KTM, Alex Rins com a Yamaha e Alex Marquez com a Ducati da Gresini fecham o Top 12. Binder não teve um bom treino, Rins fez o que dava para fazer com a Yamaha e Alex Marquez nem se quer conseguiu marcar um tempo.

Grid de largada para o GP de Portugal e Corrida Sprint:

Pos Piloto Equipe Moto Tempo
1 23  Enea Bastianini  Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP24 1’37.706
2 12  Maverick Viñales  Aprilia Racing Aprilia RS-GP24 1’37.788
3 89  Jorge Martín  Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP24 1’37.812
4 1  Francesco Bagnaia  Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP24 1’37.922
5 43  Jack Miller  Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 1’38.032
6 72  Marco Bezzecchi  Pertamina Enduro VR46 MotoGP Team Ducati Desmosedici GP23 1’38.072
7 31  Pedro Acosta  Red Bull GasGas Tech3 KTM RC16 1’38.138
8 93  Marc Márquez  Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP23 1’38.147
9 20  Fabio Quartararo  Monster Energy Yamaha MotoGP Team Yamaha YZR-M1 1’38.322
10 33  Brad Binder  Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 1’38.412
11 42  Álex Rins  Monster Energy Yamaha MotoGP Team Yamaha YZR-M1 1’38.502
12 73  Álex Márquez  Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP23 Sem Tempo- Q2
13 41  Aleix Espargaró  Aprilia Racing Aprilia RS-GP24 1’38.279
14 49  Fabio Di Giannantonio  Pertamina Enduro VR46 MotoGP Team Ducati Desmosedici GP23 1’38.309
15 88  Miguel Oliveira  Trackhouse Racing Aprilia RS-GP24 1’38.385
16 25  Raúl Fernández  Trackhouse Racing Aprilia RS-GP23 1’38.448
17 21  Franco Morbidelli  Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP24 1’38.454
18 37  Augusto Fernández  Red Bull GasGas Tech3 KTM RC16 1’38.934
19 5  Johann Zarco  Castrol Honda LCR Honda RC213V 1’39.004
20 36  Joan Mir  Repsol Honda Team Honda RC213V 1’39.025
21 30  Takaaki Nakagami  Idemitsu Honda LCR Honda RC213V 1’39.058
22 10  Luca Marini  Repsol Honda Team Honda RC213V 1’39.451

Fechando o dia na MotoGP, tivemos a segunda corrida curta que teve a vitória de Marevick Viñales que conquista sua primeira conquista pela fábrica Italiana, fruto de muito trabalho e de um erro de Peppo Bagnaia que tinha tudo para vencer a corrida do Sábado.

Pole position, Enea Bastianini não largou bem e perdeu posições. Marevick Viñales chegou a virar a primeira curva na frente, mas logo foi superado por Jack Miller que passou a liderar a partir da 2ªcurva com Peppo Bagnaia em 2º, Marevick Viñales em terceiro. Jorge Martin chegou a estar em 4º, mas foi superado por Bastianini e Marc Marquez e caiu para a sexta posição. No final da volta, Marc Marquez passou Enea Bastianini pulando para 4ªposição.

Na segunda metade da volta seguinte, o Formiga Atômica passou por Marevick Viñales e sobe mais uma posição na classificação. Ao final da 2ªvolta, Peppo Bagnaia faz bonita ultrapassagem sobre Jack Miller e pula para a ponta.

Na 3ªVolta, Marquez passou Jack Miller e pula para a segunda posição. Enquanto isso, Alex Rins foi para o chão e abandonou a prova. Ainda na mesma volta, Johann Zarco, Brad Binder e Fabio di Giannantonio foram para o chão. O piloto da LCR Honda ainda conseguiu voltar a prova, mas abandonaria a corrida voltas depois.

Após 4 voltas: Peppo Bagnaia vinha na frente seguindo de Marc Marquez, Viñales, Martin, Miller, Bastianini, Acosta, Aleix Espargaró, Fabio Quartararo e Raúl Fernández.

Na 5ªvolta, Marc Marquez erra e perder a segunda posição para Marevick Viñales que passa a tentar buscar Peppo Bagnaia. Jorge Martin passou a atacar Marc Marquez e mostrando seu melhor equipamento e sua velocidade, Martinator passou Formiga Atômica na curva 12 e alcançou lugar no pódio no final da 6ªvolta.

Peppo Bagnaia vinha mantendo 1 segundo de vantagem para Viñales que estava sendo atacado por Jorge Martin que buscava perder menos pontos possíveis para o líder do campeonato. O piloto da Ducati tinha a potência de sua moto, mas o piloto da Aprilla resistia bem aos ataques.

Na 9ªvolta, na entrada da curva 1, Peppo Bagnaia passa do ponto de frenagem, erra a curva 1 e cai da liderança para a 4ªposição. Com isso, Viñales era o líder e Jorge Martin passou a abrir fogo de vez para tentar a vitória.

Apesar dos ataques de Martin na reta, Viñales compensava tudo nas frenagens que faziam a diferença a favor do Top Gun. Marc Marquez estava em 3º, observando o que aconteceria nessa briga.

A disputa pela vitória acabou no final da penúltima volta, quando Martin perde tempo, Viñales abriu vantagem e Marc Marquez chegou no piloto da Pramac. Na última volta, o Formiga Atômica aproveitou a chance e a pequena brecha para passar Jorge Martin na curva 5, passando para a segunda posição.

A vitória na Corrida Sprint ficou mesmo com Marevick Viñales que soube aproveitar a chance que teve quando Peppo Bagnaia perdeu a vitória (por causa do erro na 9ªvolta) e se defendeu muito bem dos ataques de Jorge Martin que durou por boa parte da corrida curta de hoje. No final, Viñales venceu sua primeira corrida defendendo a Aprilla.

Marc Marquez fez excelente apresentação, tirando a pequena falha que teve que resultou na ultrapassagem de Viñales acabou ficando na segunda posição, conquistando o primeiro pódio no ano e a sua primeira medalha em corrida Sprint. Jorge Martin que buscava a sua 11ªvitória na corrida Sprint acabou ficando na frustrante 3ªposição, que não é tão frustrante porque Martinator tirou um ponto da vantagem que Peppo Bagnaia tinha na liderança quando começou esse final de semana.

Bagnaia se não tivesse errado, quase que certamente teria vencido a corrida curta de hoje. A quarta posição é frustrante para o bicampeão do Mundo, mas termina o sábado na liderança do Mundial com 37 pontos contra 35 pontos de Jorge Martin.

Jack Miller teve uma boa corrida, começou na frente, mas perdeu posições. Pelo menos não despencou na classificação e acabou o dia na 5ªposição. Já Enea Bastianini teve uma ótima classificação, mas a sua corrida no sábado foi ruim na largada e não teve condições de reação. Enea termina mal o sábado com a 6ªposição após largar na frente.

Pedro Acosta se recuperou após uma largada fraca e acabou na 7ªposição, a mesma posição de onde largou. Aleix Espargaró teve uma boa recuperação, da 13ª para a 8ªposição ao cruzar a linha de chegada. Fabio Quartararo lutou muito e acabou conquistando um ponto com a  9ªposição. Raúl Fernández chegou na 10ªposição e superou em 2 posições o português Miguel Oliveira que tem a moto do ano e o apoio da Torcida e mesmo assim perdeu para o companheiro de equipe que esta com equipamento defasado.

Amanhã teremos a partir das 8 da manhã a Moto 3, as 9 e 15 da manhã a Moto 2 e as 11 da manhã a MotoGP, todos horários de Brasília.

Resultado final da 2ªEtapa do Mundial de Motovelocidade 2024
GP de Portugal – Algarve – MotoGP – Corrida Sprint – 12 Voltas

Pos Piloto Equipe Moto Tempo
1 12  Maverick Viñales  Aprilia Racing Aprilia RS-GP24 19’49.636
2 93  Marc Márquez  Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP23 a 1.039
3 89  Jorge Martín  Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP24 a 1.122
4 1  Francesco Bagnaia  Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP24 a 4.155
5 43  Jack Miller  Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 4.329
6 23  Enea Bastianini  Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP24 a 4.384
7 31  Pedro Acosta  Red Bull GasGas Tech3 KTM RC16 a 5.088
8 41  Aleix Espargaró  Aprilia Racing Aprilia RS-GP24 a 6.161
9 20  Fabio Quartararo  Monster Energy Yamaha MotoGP Team Yamaha YZR-M1 a 7.501
10 25  Raúl Fernández  Trackhouse Racing Aprilia RS-GP23 a 8.484
11 72  Marco Bezzecchi  Pertamina Enduro VR46 MotoGP Team Ducati Desmosedici GP23 a 9.529
12 88  Miguel Oliveira  Trackhouse Racing Aprilia RS-GP24 a 10.519
13 73  Álex Márquez  Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP23 a 11.458
14 36  Joan Mir  Repsol Honda Team Honda RC213V a 14.035
15 37  Augusto Fernández  Red Bull GasGas Tech3 KTM RC16 a 14.853
16 21  Franco Morbidelli  Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP24 a 16.049
17 30  Takaaki Nakagami  Idemitsu Honda LCR Honda RC213V a 16.398
18 10  Luca Marini  Repsol Honda Team Honda RC213V a 24.907
5  Johann Zarco  Castrol Honda LCR Honda RC213V a 7 voltas
33  Brad Binder  Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 9 voltas
49  Fabio Di Giannantonio  Pertamina Enduro VR46 MotoGP Team Ducati Desmosedici GP23 a 9 voltas
42  Álex Rins  Monster Energy Yamaha MotoGP Team Yamaha YZR-M1 a 10 voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Ducati/Tech 3/Aprilla/Gresini/Pramac

Deixe um comentário