Franco Morbidelli conquistou a sua primeira vitória da carreira, em uma corrida impecável do ítalo-brasileiro da Petronas no domingo passado. Suportando a pressão de Valentino Rossi nas primeiras voltas para depois disparar na ponta e manter a posição até a bandeirada.
Sessão de Classificação no Sábado, Fase de repescagem: Os primeiros pilotos a entrarem na pista foram Danilo Petrucci da Ducati e Alex Marquez com a Honda Repsol, eram 11 pilotos para 2 vagas para o Q2, Cal Crutchlow não treinou e nem correu nesse final de semana, deixando a fábrica de Soichiro Honda bem combalida de piloto, apenas com Takaagi Nakagami em condições competitivas. Já que Alex Marquez e Stefan Bradl não estavam conseguindo suprir as expectativas enormes da equipe principal da Honda.
Com 4 minutos de classificação, os Irmãos Espargaró dominavam a sessão, com Aleix na frente de Pol. Miguel Oliveira da KTM vinha na 3ªposição. A 9:50 do final do Q1, Pol Espargaró superou seu irmão com 1:32.159 superando por 136 milésimos o piloto da Aprilla. Danilo Petrucci passou para a terceira posição com 1:32.418.
Miguel Oliveira tentou uma volta rápida e estava conseguindo, mas foi atrapalhado no setor final e acabou indo para os boxes. Naquele momento, Pol e Aleix estavam classificados. A 6 minutos do final, Nakagami, Oliveira, Binder e Lecuona foram os primeiros a irem para a segunda tentativa.
No primeiro momento, nenhum piloto conseguiu melhorar, apenas no final da repescagem é que os tempos começaram a baixar. A 2 minutos do final, Pol Espargaró marcou a brilhante volta de 1:32.064, seria bem difícil de tirar o piloto da KTM do Q2. A 50 segundos do final, Miguel Oliveira toma a segunda posição das mãos de Aleix Espargaró e garante vaga para a fase final de classificação.
Takaagi Nakagami deu o seu máximo, mas não conseguiu ir além do 4ºlugar. Foi a melhor que a Honda fez em Misano. Stefan Bradl e Alex Marquez ficaram nas últimas posições. Sem dúvida é o pior momento da Honda em muito tempo na MotoGP.
Resultado do Q1:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 44 | Pol Espargaró | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’32.064 |
2 | 88 | Miguel Oliveira | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’32.212 |
3 | 41 | Aleix Espargaró | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’32.295 |
4 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | 1’32.382 |
5 | 9 | Danilo Petrucci | Ducati Team | Ducati | 1’32.418 |
6 | 33 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’32.534 |
7 | 53 | Tito Rabat | Esponsorama Racing | Ducati | 1’32.791 |
8 | 27 | Iker Lecuona | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’32.838 |
9 | 6 | Stefan Bradl | Repsol Honda Team | Honda | 1’32.915 |
10 | 38 | Bradley Smith | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’33.166 |
11 | 73 | Álex Márquez | Repsol Honda Team | Honda | 1’33.333 |
Partindo para a classificação de cara, todos foram para a pista, sendo que Fabio Quartararo segurou um pouco mais, como habitualmente faz em grande parte desses treinos. Marevick Viñales fez uma grande volta no começo, o 1:32.130 não foi superado por ninguém na primeira tentativa de volta rápida.
A Se destacar Francesco Bagnaia, que depois de um acidente que o afastou de algumas corridas já esta competitivo em sua volta as pistas, Junto do companheiro de equipe da Pramac Jack Miller os dois vinham na 2ª e na 3ªposição. Pol Espargaró foi ao chão durante a 1ªtentativa.
A 9 minutos e meio do final, Valentino Rossi passou para a liderança com 1:31.877. O tempo do doutor foi superado por Quartararo, que marcou 1:31.791. O Vencedor das 2 primeiras corridas da temporada precisava reagir, após algumas corridas bem ruins que o levaram a perder a liderança do Mundial para Andrea Dovizioso. Com metade da classificação, Miguel Oliveira e Pol Espargaró não tinham marcado tempos. Quartararo, Rossi e Morbidelli formavam a primeira fila para o GP de Mizano.
Marevick Viñales foi mais cedo para a pista para uma nova tentativa, A estratégia acaba dando certo e o piloto espanhol da Yamaha passa para a liderança a menos de 5 minutos do final, Com 4 milésimos a frente de Quartararo.
A 4 minutos do final, todo mundo vai para a pista a fim de buscar o tempo do piloto da Petronas. Miguel Oliveira foi para a pista e marcou uma boa volta de 1:32.353 a 1 minuto e 45 segundos do final, mas foi logo superado por Andrea Dovizioso.
Nós minutos finais de classificação, quando o cronometro zera, Franco Morbidelli marca 1:31.723 e passa para a ponta da classificação. Fabio Quartararo fracassou na sua tentativa. Coube a Viñales tentar tomar a pole do Italo-brasileiro. O piloto da Yamaha consegue e marca a impressionante marca de 1:31.411 e garante a pole position em Misano.
Os dois pilotos da Yamaha Petronas completam a primeira fila, Franco Morbidelli larga em 2º e Fabio Quartararo, em busca da recuperação da liderança do campeonato completa a primeira fila. Completando o total domínio da Yamaha, Valentino Rossi vai largar em 4ºlugar.
A primeira moto que não era uma Yamaha foi de Jack Miller, com sua Ducati da Pramac, largaria em uma digna 5ªposição. Completando a 2ªFila, um recuperado Francesco Bagnaia com a outra Pramac, impressionante a moto satélite ter um desempenho melhor que a moto de fábrica da Ducati.
Alex Rins e Joan Mir colocaram as 2 motos da Suzuki na 7ª e 8ªposições e iriam ter em sua companhia na terceira fila, O líder do campeonato Andrea Dovizioso. Johann Zarco da Avintina, Pol Espargaró da KTM e Miguel Oliveira da Tech 3 completavam os 12 primeiros colocados do Grid de Largada do GP de San Marino do Mundial de Motovelocidade.
Grid de Largada:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 12 | Maverick Viñales | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 1’31.411 |
2 | 21 | Franco Morbidelli | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 1’31.723 |
3 | 20 | Fabio Quartararo | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 1’31.791 |
4 | 46 | Valentino Rossi | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 1’31.877 |
5 | 43 | Jack Miller | Pramac Racing | Ducati | 1’32.052 |
6 | 63 | Francesco Bagnaia | Pramac Racing | Ducati | 1’32.054 |
7 | 42 | Álex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’32.090 |
8 | 36 | Joan Mir | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’32.102 |
9 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati Team | Ducati | 1’32.184 |
10 | 5 | Johann Zarco | Esponsorama Racing | Ducati | 1’32.218 |
11 | 44 | Pol Espargaró | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’32.266 |
12 | 88 | Miguel Oliveira | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’32.323 |
13 | 41 | Aleix Espargaró | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’32.295 |
14 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | 1’32.382 |
15 | 9 | Danilo Petrucci | Ducati Team | Ducati | 1’32.418 |
16 | 33 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’32.534 |
17 | 53 | Tito Rabat | Esponsorama Racing | Ducati | 1’32.791 |
18 | 27 | Iker Lecuona | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’32.838 |
19 | 6 | Stefan Bradl | Repsol Honda Team | Honda | 1’32.915 |
20 | 38 | Bradley Smith | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’33.166 |
21 | 73 | Álex Márquez | Repsol Honda Team | Honda | 1’33.333 |
No dia de domingo, se confirmou o domínio da Yamaha, mas foi só um piloto que confirmou essa dominância. Quem diria que seria com o piloto mais questionável dos 4 pilotos que pilotam essa Moto. A primeira vitória de Franco Morbidelli foi conquistada de maneira primorosa.
Marevick Viñales não largou bem e perdeu a ponta para Morbidelli e a segunda posição para Valentino Rossi. O Doutor tentou um ataque nas primeiras voltas pra cima do Ítalo-brasileiro. Viñales perdeu a 3ªposição para Jack Miller da Pramac. Fabio Quartararo caiu da 3ª para a 5ªposição. Rins, Mir, Bagnaia, Dovizioso e Zarco completavam os 10 primeiros colocados.
Com pneus mais macios, Rossi foi para o ataque nas primeiras voltas a fim de buscar a liderança que vinha nas mãos de Morbidelli. O piloto da Petronas segurava muito bem a pressão e manteve-se firme na ponta. Miller abria distância segura de Viñales, o piloto espanhol estava em briga com Quartararo pela 4ªposição com Alex Rins apenas observando de perto a briga dos dois pilotos da Yamaha.
Com a briga de Morbidelli e Rossi na ponta e de Viñales e Quartararo pelo 4ºlugar, Miller era o único que estava livre de qualquer disputa, tanto na frente como atrás dele. Enquanto isso, Iker Lecuona por infração no grid de largada. No grupo intermediário, Takaaki Nakagami continua a sua saga de tentar levar a moto da Honda além da 11ªposição.
No final da 7ªVolta, Quartararo supera Viñales ganhando a 4ªposição. Porém, na volta seguinte, o francês acabou indo para o chão, um desastre para Fabio Quartararo que voltou a pista na última posição. A liderança do piloto da Petronas que já bem pouco confortável passava a tomar o risco de perder essa liderança. Andrea Dovizioso vinha em uma modesta 8ªposição, mas era o bastante para passar a ser o líder do campeonato.
No começo da 9ªVolta, Alex Rins supera Marevick Viñales passando para o 4ºlugar. A Suzuki começava a mostrar sua força com o decorrer da corrida. Francesco Bagnaia ataca Joan Mir pela 5ªposição. O piloto da Pramac aproveita a brecha deixada pelo jovem piloto da Suzuki para subir uma missão. Logo, Bagnaia foi para cima de Viñales e usando a maior potência da Ducati na reta oposta para ganhar a 5ªposição, ganhando 2 posições em menos de 1 volta.
Franco Morbidelli começou a abrir vantagem para Valentino Rossi, enquanto que Jack Miller tomou advertência por ter saído do traçado da pista. Já Marevick Viñales perdeu a 6ªposição para Joan Mir. Dovizioso, Zarco e Nakagami completavam os 10 primeiros colocados.
Começando a segunda metade da corrida, Rins começa a atacar Jack Miller valendo o pódio. O piloto Australiano da Pramac também visava à liderança do Mundial se defendia como podia dos ataques do piloto da Suzuki. Bem na hora que Bagnaia chegou nos dois, Rins superou Miller conquistando a 3ªposição no começo da 14ªVolta. Na curva 9, Bagnaia supera seu companheiro de equipe e ganha o 4ºlugar para continuar sua perseguição a Rins.
Mais atrás, Takaagi Nakagami superou Johann Zarco subindo para a 9ªposição, com um moto da Honda de 2019. Rins e Bagnaia partiram para a aproximação em cima de Rossi. A 10 voltas do final, os dois começaram a chegar no Doutor, briga valendo os 2 outros lugares no pódio. Joan Mir superou Jack Miller, o desempenho do australiano caia a cada volta.
Fábio Quartararo foi para os boxes e quando achava-se que iria abandonar, o francês voltou para a pista… Porém, era para ter ficado nos boxes mesmo, já que na curva 6, ele caiu pela segunda vez no dia. Apesar de tudo, voltou para a pista, mas sem qualquer chances de algum resultado.
Franco Morbidelli tinha a vitória nas suas mãos, com 2.7 segundos de vantagem para Valentino Rossi que tentava segurar seu lugar no pódio dos ataques de Bagnaia e Rins. O piloto da Pramac passou na reta o piloto da Suzuki passando para a terceira posição. Na 21ªVolta, o campeão da Moto 2 de 2018 superou o Doutor e passou a ser o segundo colocado, deixando a briga para Rossi e Rins pelo terceiro lugar. Já Jack Miller caiu demais, foi superado por Viñales e caiu para a 7ªposição. Dovizioso tentava ganhar alguma posição, para o italiano cada ponto era importante para a briga pelo campeonato.
Valentino Rossi foi para cima de Bagnaia, tirando um último folego para recuperar a segunda posição. Enquanto que Mir chegou em Rins a 4 voltas do final. Antes disso, Esteve Rabat foi para o chão.
Rossi não conseguiu passar Bagnaia que voltou a abrir vantagem para o piloto da Yamaha. O Doutor começou a ser pressionado por Joan Mir nas últimas voltas. Ao contraio de Rins, Joan Mir conseguiu superar Rossi na penúltima volta e a partir dai, tentou chegar em Bagnaia para uma última tentativa de chegar no piloto da Pramac.
Franco Morbidelli conquistou a sua primeira vitória na categoria principal, com uma atuação impecável, desde da largada, dos ataques de Rossi nas primeiras voltas e da forma como ele dominou a corrida a partir da 10ªVolta em diante. É a terceira vitória da Petronas em 2020.
Francesco Bagnaia em uma atuação gigante, logo depois de ficar por 3 corridas de fora por lesão. O piloto da Pramac fez uma bela corrida, progredindo durante a corrida até chegar a segunda posição, no final, segurando um último ataque de Joan Mir da Suzuki, É o segundo pódio de Mir na categoria principal, que começa a amadurecer a sua primeira vitória na categoria.
Valentino Rossi fez todo o possível para conquistar se não a vitória, pelo menos um pódio, mas acabou não sendo possível por 353 milésimos, ao ficar na 4ªposição. Alex Rins não conseguiu superar Rossi, mesmo com muito esforço do mesmo e acabou recuando no final para a 5ªposição, ficando a frente de Marevick Viñales, que mais uma vez não consegue repetir seu desempenho de classificação em corrida, muito longe do desempenho do Rossi na corrida.
Andrea Dovizioso fez uma corrida apagada, mas o 7ºlugar foi o suficiente para assumir a liderança do Mundial, com 76 pontos ganhos, 6 a mais que o francês Fabio Quartararo e 13 pontos a frente de Jack Miller. O piloto australiano acabou ficando com o 8ºlugar, ele caiu demais na segunda metade de corrida. Takaagi Nakagami em boa atuação ficou em 9º e Pol Espargaró com uma KTM apagada em Misano completou os Top 10, Seguido por Miguel Oliveira e Brad Binder.
Aleix Espargaró em 13º mostra o quanto a Aprilla esta abaixo das outras marcas no mundial. Iker Lecuona ficou em 14º apesar da punição da volta longa e Johann Zarco acabou perdendo rendimento no final e só conseguiu salvar um ponto com o 15ºlugar.
Nesse final de semana teremos a segunda corrida do Mundial de Motovelocidade em Misano, com a MotoGP, Moto 2, Moto 3 e rodada dupla da Moto E.
Fotos:
Resultado final da 6ªEtapa do Mundial de Motovelocidade – GP de San Marino
MotoGP – 27 Voltas – Misano
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 21 | Franco Morbidelli | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 42’02.272 |
2 | 63 | Francesco Bagnaia | Pramac Racing | Ducati | a 2.217 |
3 | 36 | Joan Mir | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | a 2.290 |
4 | 46 | Valentino Rossi | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | a 2.643 |
5 | 42 | Álex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | a 4.044 |
6 | 12 | Maverick Viñales | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | a 5.383 |
7 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati Team | Ducati | a 10.358 |
8 | 43 | Jack Miller | Pramac Racing | Ducati | a 11.155 |
9 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | a 10.839 |
10 | 44 | Pol Espargaró | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | a 12.030 |
11 | 88 | Miguel Oliveira | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | a 12.376 |
12 | 33 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | a 12.405 |
13 | 41 | Aleix Espargaró | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | a 15.142 |
14 | 27 | Iker Lecuona | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | a 19.914 |
15 | 5 | Johann Zarco | Esponsorama Racing | Ducati | a 20.152 |
16 | 9 | Danilo Petrucci | Ducati Team | Ducati | a 22.094 |
17 | 73 | Álex Márquez | Repsol Honda Team | Honda | a 22.473 |
18 | 6 | Stefan Bradl | Repsol Honda Team | Honda | a 37.856 |
19 | 38 | Bradley Smith | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | a 1’18.831 |
53 | Tito Rabat | Esponsorama Racing | Ducati | 5 voltas | |
20 | Fabio Quartararo | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 9 voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP