GP da Áustria – Mundial da Motovelocidade 2021 – MotoGP – 11ªetapa

A etapa da Áustria, no mesmo circuito de Spielberg só teria 20 pilotos no grid. Já que Lorenzo Savadori não pode correr, teve de fazer uma cirurgia no joelho. Dani Pedrosa não correu pela KTM nesse final de semana.

A principal ausência foi do espanhol Marevick Viñales foi por causa de uma punição imposta pela Yamaha para o piloto. Viñales foi acusado de operação irregular do equipamento, por forçar por diversas vezes o motor da moto nas últimas voltas do GP da Estíria. Dias depois, a Yamaha rompeu o contrato com o piloto espanhol. A situação entre a equipe e Marevick estava praticamente insustentável.

Com 10 pilotos na repescagem, o cronometro foi disparado e 8 dos 10 competidores foram para a pista de imediato. Alex Rins entrou 1 minuto depois.

Os pilotos partiram para fazerem as primeiras marcas, com exceção de Danilo Petrucci que teve sua volta cancelada. Quem começou na frente é o vencedor do GP da Estíria, Jorge Martin com 1:23.556, sobrando muito em relação a Alex Marquez da LCR Honda em segundo tempo com 1:24.243.

Começava ai a caçada ao tempo de Martin. A 10:10, Alex Marquez entra na casa do 1 minuto e 23 segundos (1:23.885), mas fica a 3 décimos do líder do Q1. Valentino Rossi e Miguel Oliveira foram para 3º e 4ºlugares. A 9:30 do final, Alex Rins da Suzuki marcou 1:23.874 e por milésimos assumiu a segunda posição.

A 8:45 do final, Enea Bastianini da Avintia, que colocou o estreante na 2ªposição. 10 segundos depois, Martin baixa sua marca, com 1:23.396, consolidando a frente. Alex Rins foi para segundo, com 1:23.781. A diferença entre o piloto da Suzuki e o piloto da Avintia era de apenas 9 milésimos a 8 minutos do final da sessão. Oliveira, Alex Marquez, Rossi, Marini, Lecuona, Petrucci e Crutchlow completavam os 10 primeiros colocados.

A Turma teria que buscar Martin e Rins para classificarem. Principalmente o piloto da Pramac que parecia imbatível em Spielberg.

Rins melhora sua marca a 1:35 do final, com 1:23.596. Miguel Oliveira supera Alex Marquez (que tinha feito uma boa volta antes do Português). Começava ai a disputa da 2ªvaga. A primeira já era de Jorge Martin, o espanhol marcou 1:23.317 e assegurou a liderança e o lugar no Q2.

A Decisão da 2ªvaga só foi no final da sessão. Nessa briga foi Miguel Oliveira que levou a melhor. O português fez 1:23.365 e ficou na 2ªposição. Jorge Martin foi o mais rápido, com direito a baixar o melhor tempo para 1:23.197. Alex Rins acabou ficando mais uma vez de fora do Q2, ficando na 3ªposição na repescagem e na 13ªposição no grid de largada.

Resultado do Q1:

pospilotoequipemototempo
189Jorge MartinPramac RacingDucati1’23.197
288Miguel OliveiraRed Bull KTM Factory RacingKTM1’23.365
342Alex RinsTeam SUZUKI ECSTARSuzuki1’23.470
473Alex MarquezLCR Honda CASTROLHonda1’23.535
523Enea BastianiniAvintia EsponsoramaDucati1’23.790
627Iker LecuonaTech 3 KTM Factory RacingKTM1’23.825
710Luca MariniSKY VR46 AvintiaDucati1’23.834
846Valentino RossiPetronas Yamaha SRTYamaha1’23.939
99Danilo PetrucciTech 3 KTM Factory RacingKTM1’24.405
1035Cal CrutchlowPetronas Yamaha SRTYamaha1’24.509

Os primeiros a entrarem na pista foram Joan Mir e Marc Marquez, os dois últimos campeões do mundo. Os 12 pilotos estavam na pista com 2 minutos de sessão, com os primeiros já fazendo as primeiras voltas rápidas.

Essas primeiras voltas, Brd Binder chegou a fazer o melhor tempo, até que Johann Zarco faz 1:23.984 e assumiu a liderança nos primeiros 4 minutos de decisão. Aleix Espargaró, o único representante da Aprilla vinha em 3º. Quartararo não foi bem na primeira volta, parando na 8ªposição.

Na volta seguinte, Mir chega a fazer uma bela volta, tomando a ponta com 1:23.688, mas o piloto da Suzuki foi superado por 4 pilotos. Por Marc Marquez com 1:23.431, Aleix Espargaró a 38 milésimos do formiga Atômica em2º, Jack Miller em 3º e Brad Binder em 4º.

Porém, todos foram suplantados por Jorge Martin, o vencedor da prova passada estava impossível e queria fazer mais uma vez a festa em solo austríaco. Zarco passou para 2ª, a 3 décimos do companheiro de equipe.

Fabio Quartararo resolveu acabar com a brincadeira, com 9:30 do final, o francês que lidera o campeonato marcou 1:22.677, tomando a liderança de uma maneira até fácil demais. Após essas voltas, a maioria dos pilotos vai para os boxes. Quartararo ficou mais uma volta, mas não conseguiu melhorar sua volta não.

Após a metade do treino: Quartararo, Martin e Zarco estavam compondo a primeira fila, Marc Marquez vinha na 4ªposição com a Honda Repsol, Aleix Espargaró colocando a Aprilla em 5º, Depois vinha Miller, Binder, Mir, Pol Espargaró, Nakagami e Oliveira.

Francesco Bagnaia não teve nenhuma das suas voltas validadas, passou do limite da pista. Mir faz uma grande volta e sobe para a 3ªposição a 4 minutos e 30 segundos do final. Francesco Bagnaia precisava marcar um tempo e foi isso que o piloto da Ducati fez, a 3:35 do final, Peppo fez 3ºtempo.

Quartararo parecia seguro na pole position e esse quadro se manteve até os últimos momentos. Foi exatamente nesse último momento que Jorge Martin marcou 1:22.643 e acabou levando a pole position assim como na semana anterior. O piloto da Pramac poderia esperar sim disputar a vitória no domingo. Fabio Quartararo vai ser um fortíssimo adversário, largando na segunda posição. Francesco Bagnaia completa a primeira fila, levando a Ducati oficial a terceira posição.

Johann Zarco abre a segunda fila. Marc Marquez com a Honda e Jack Miller da Ducati melhoraram suas últimas voltas e foram recompensados com lugares na segunda fila, na 5ª e 6ªposições respectivamente.

Na terceira fila, Joan Mir com a sua Suzuki, Aleix Espargaró como o único soldado no exercito italiano da Aprilla e Miguel Oliveira com a KTM. O outro piloto da KTM principal, Brad Binder abre a quarta fila que terá o espanhol Pol Espargaró da Honda Repsol e Takaagi Nakagami da LCR Honda.

Grid de largada:

pospilotoequipemototempo
189Jorge MartinPramac RacingDucati1’22.643
220Fabio QuartararoMonster Energy Yamaha MotoGPYamaha1’22.677
363Francesco BagnaiaDucati Lenovo TeamDucati1’23.063
45Johann ZarcoPramac RacingDucati1’23.120
593Marc MarquezRepsol Honda TeamHonda1’23.227
643Jack MillerDucati Lenovo TeamDucati1’23.320
736Joan MirTeam SUZUKI ECSTARSuzuki1’23.378
841Aleix EspargaroAprilia Racing Team GresiniAprilia1’23.423
988Miguel OliveiraRed Bull KTM Factory RacingKTM1’23.499
1033Brad BinderRed Bull KTM Factory RacingKTM1’23.568
1144Pol EspargaroRepsol Honda TeamHonda1’23.738
1230Takaaki NakagamiLCR Honda IDEMITSUHonda1’23.990
1342Alex RinsTeam SUZUKI ECSTARSuzuki1’23.470
1473Alex MarquezLCR Honda CASTROLHonda1’23.535
1523Enea BastianiniAvintia EsponsoramaDucati1’23.790
1627Iker LecuonaTech 3 KTM Factory RacingKTM1’23.825
1710Luca MariniSKY VR46 AvintiaDucati1’23.834
1846Valentino RossiPetronas Yamaha SRTYamaha1’23.939
199Danilo PetrucciTech 3 KTM Factory RacingKTM1’24.405
2035Cal CrutchlowPetronas Yamaha SRTYamaha1’24.509

A categoria rainha teve uma corrida bem disputada, mas a chuva foi um fator para embolar tudo. O sul-africano Brad Binder acreditou que poderia desafiar a chuva e acabou dando certo, o gueopardo sul-africano conquistou sua segunda vitória na MotoGP.

Jorge Martin largou bem e manteve a liderança, Bagnaia vinha em segundo. Na primeira curva, alguns pilotos foram para fora do traçado da pista, mas sem acidentes. Poucas curvas depois, mudança de posições na liderança, Francesco Bagnaia superou o piloto da Pramac e assumiu a ponta da prova.

Martin começou a tentar manter a segunda posição. Marc Marquez vinha em 4º, seguido de Miller, Quartararo, Mir, Binder, Aleix Espargaró e Iker Lecuona (que ganhou  6 posições na primeira volta) completando os Top 10.

Marquez brigava contra as Ducatis da  equipe Pramac, era uma briga muito difícil para o Formiga atômica, mas Marquez não se intimidou, passou Martin primeiro e depois, passou o francês Johann Zarco, assumindo a segunda posição na 3ªvolta.

Martin esboça reação a partir da 4ªvolta, sua primeira vitima foi Johann Zarco. 4 curvas depois, foi a vez de Marquez ser superado pelo vencedor da etapa anterior, que estava se sentindo muito a vontade no circuito de Spielberg.

O líder do campeonato, Fabio Quartararo passou Johann Zarco na marra e assumiu a 4ªposição. O piloto da Yamaha junto de Marquez eram os intrusos no grupo dos pilotos da Ducati. Bagnaia em 1º, Martin em 3º, Zarco em 5º e Miller na 6ºposição.

Na 6ªVolta, Jorge Martin supera Marquez e volta a segunda posição. Enquanto isso, Brad Binder disputou e conquistou a 7ªposição. Logo, Martin foi pra cima e Bagnaia, mas isso custou ao espanhol a perda de posição para Marquez e Quartararo, caindo para a 4ªposição.

No começo da 7ªVolta, Marquez errou alguma coisa e tomou passada de Fabio Quartararo. O francês era o segundo colocado e foi a caça de Peppo. Na 8ªVolta, o piloto da Yamaha superou o piloto da Pramac na curva 5, o adversário tentou dar o troco de imediato, mas Quartararo manteve a dianteira. Porém na reta, Bagnaia retorna a ponta, usando a potência da sua Ducati. Na curva 1, Quartararo e Aleix Espargaró saíram da pista, mas não tiveram grandes prejuízos.

Com 9 voltas completadas: Bagnaia (Ducati) na frente, seguido de Quartararo (Yamaha), Marquez (Honda), Martin e Zarco (Pramac) nas 5 primeiras posições. Jack Miller da Ducati e Joan Mir da Suzuki estão duelando pela 6ªposição.

Na 12ªVolta, Mir superou Miller e assumiu a 6ªposição. Ao mesmo tempo, Marquez parte para a pressão em cima de Quartararo. Essa briga valendo a segunda posição estava deixando Francesco Bagnaia tranquilo para tocar o barco na liderança. Os três primeiros abriram vantagem sobre os dois pilotos da Pramac que precisavam ter cuidado com Joan Mir que vinha se aproximando dos dois.

Enquanto os 3 primeiros vinham duelando pela ponta. Brad Binder vinha desafiando Jack Miller, buscando a 7ªposição, no começo da 18ªvolta, o sul-africano conseguiu a ultrapassagem, mas o piloto australiano acabou recuperando a posição, usando a maior potência da sua Ducati.

Enquanto Bagnaia, Quartararo e Marquez continuavam o pega pela vitória, o francês Johann Zarco vai para o chão a 10 voltas do final. Ficou ruim para o francês da Pramac que tenta entrar na disputa pelo título.

A chuva começava a cair na 20ªVolta, Quartararo acaba errando na curva 3, Marquez aproveita a situação e passa a ser 2ºcolocado. O Formiga atômica vai com tudo para lutar pela vitória com Francesco Bagnaia, o piloto da Ducati queria conquistar sua primeira vitória. O pega entre os dois. A 7 voltas do final, Marquez chegou a tomar a ponta, mas Bagnaia recuperou a ponta. Já Quartararo vinha mais afastado em 3º, sendo mais precavido. Isso acabou não acontecendo com Miguel Oliveira que caiu e deixou a prova na 23ªvolta. O português que comemorou a primeira vitória na MotoGP vai querer esquecer essas duas corridas em Spielberg, nada deu certo para ele.

A 5 Voltas do final, Miller e Rins vão para os boxes para trocarem de moto. Era a aposta dos dois pilotos que estavam vendo a chuva apertar. A pergunta era para saber se valia a pena fazer essa troca a 4 voltas do final.

No final da 25ªVolta, Marquez, Bagnaia, Martin, Quartararo e Mir partiram para a troca de motos. Binder e Aleix Espargaró continuaram na pista. As fichas foram colocadas na mesa e iria depender da chuva para sabemos quem estava certo.

Foi nessa hora que Binder começou a abrir um temporal de Aleix Espargaró e passou a ficar com a corrida nas mãos. Na penúltima volta, Marquez vai para o chão e volta muito, mas muito lá atrás.

Na última volta, a chuva apertou demais. A missão de manter a moto na pista não era nada fácil para Brad Binder. Porém, o sul-africano não poderia voltar atrás, então ele foi superando curva após curva até chegar na linha de chegada e concretizar a sua segunda vitória no Mundial de motovelocidade. O gueopardo sul-africano vinha em uma corrida para uma boa 7ªposição, mas com tudo que ele fez no final acabou merecendo demais essa vitória, na casa da KTM e do patrocinador principal.

Francesco Bagnaia acabou passando todos os pilotos que apostaram em ficar na pista no final, mas acabou mais uma vez vendo a vitória escapar das suas mãos, ficando na segunda posição. O pódio é completado por Jorge Martin que vai guardar seus bons desempenhos nesses finais de semana, principalmente a exibição da primeira corrida na Áustria, sua primeira vitória na MotoGP.

Joan Mir teve mais um bom final de semana, levando sua Suzuki para a 4ªposição. Esses resultados colocam o campeão de 2020 na vice-liderança do mundial, empatado com Francesco Bagnaia, com 134 pontos, mas os dois estão a 47 pontos atrás de Fabio Quartararo. O líder do campeonato terminou a corrida na 7ªposição. Mesmo com esse resultado, o francês ainda saiu no lucro e com uma confortável vantagem no mundial.

A frente de Quartararo, chegaram em 5ºlugar o italiano Luca Marini, que alcançou seu melhor resultado na MotoGP. Igualmente com o espanhol Iker Lecuona, que ficou na 6ªposição.

Valentino Rossi chegou a ficar no pódio, mas acabou perdendo posições no final, terminando o dia na 8ªposição. Alex Marquez da LCR Honda e Aleix Espargaró da Aprilla completaram as 10 primeiras posições.

Jack Miller teve um resultado desastroso com a 11ªposição, a corrida do australiano já não era Top e com a tática que fez ela acabou com perdas para o piloto da Ducati. Danilo Petrucci ficou em 12º, salvando alguns pontos para a Tech 3. Takaagi Nakagami acabou com uma apagada 13ªposição. Alex Rins acabou bem mal, na 14ªposição. Os primeiros pilotos a trocarem as suas motos se deram muito mal.

Marc Marquez brigou pela vitória a maior parte do tempo, mas a chuva acabou sendo cruel para o formiga atômica, após a queda, o espanhol teve que se esforçar muito para salvar o último lugar na zona de pontuação.

No começo da prova, Enea Bastianini (que vinha razoavelmente bem) perdeu a carenagem da sua moto e acabou abandonando no começo da prova. Um fato curioso e até de certo modo, bizarro para a MotoGP em 2021.

Resultado final da 11ªetapa do Mundial de Motovelocidade
GP da Áustria – Spielberg – 28 Voltas – MotoGP

pospilotoequipemototempo
133Brad BinderRed Bull KTM Factory RacingKTM40’43.928
263Francesco BagnaiaDucati Lenovo TeamDucatia 12.991
389Jorge MartinPramac RacingDucatia 14.570
436Joan MirTeam SUZUKI ECSTARSuzukia 15.623
510Luca MariniSKY VR46 AvintiaDucatia 17.831
627Iker LecuonaTech 3 KTM Factory RacingKTMa 17.952
720Fabio QuartararoMonster Energy Yamaha MotoGPYamahaa 19.650
846Valentino RossiPetronas Yamaha SRTYamahaa 20.150
973Alex MarquezLCR Honda CASTROLHondaa 20.692
1041Aleix EspargaroAprilia Racing Team GresiniApriliaa 21.270
1143Jack MillerDucati Lenovo TeamDucatia 28.144
129Danilo PetrucciTech 3 KTM Factory RacingKTMa 28.193
1330Takaaki NakagamiLCR Honda IDEMITSUHondaa 28.603
1442Alex RinsTeam SUZUKI ECSTARSuzukia 33.642
1593Marc MarquezRepsol Honda TeamHondaa 38.459
1644Pol EspargaroRepsol Honda TeamHondaa 43.384
1735Cal CrutchlowPetronas Yamaha SRTYamahaa 55.950
88Miguel OliveiraRed Bull KTM Factory RacingKTMa 6 voltas
5Johann ZarcoPramac RacingDucatia 10 voltas
23Enea BastianiniAvintia EsponsoramaDucatia 22 voltas

Fotos:

imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe uma resposta