Em uma corrida com muitas alternativas em Jerez, muito por parte dos problemas no asfalto espanhol acabamos por ver o primeiro duelo por vitória entre Peppo Bagnaia da Ducati e Marc Marquez com a Ducati de 2023 da equipe Gresini. A prova acabou com a vitória de Peppo que voltou a luta pelo campeonato e Marc Marquez em segundo conquistou o primeiro pódio na temporada e deu uma clara demonstração de que vai lutar por vitórias a partir do momento que o Formiga Atômica tem um equipamento a altura do seu talento.
Na largada, Marc Marquez pula bem e manteve a ponta com Jorge Martin passando a segunda posição, seguido de Bezzecchi, Bagnaia e Alex Marquez completando o Top 5.
A partir da reta oposta, Peppo Bagnaia que já largou bem faz dupla ultrapassagem por fora, em cima de Bezzecchi e de Martin para ganhar de maneira brilhante a 2ªposição. Para completar a primeira volta perfeita, Peppo Bagnaia passou Marc Marquez e terminou a primeira volta na ponta após partir da 7ªposição.
Ao começar a segunda volta, Marc Marquez tentou recuperar a ponta na curva 1, mas assim que faz a ultrapassagem sobre Peppo, o Formiga Atômica tem um desequilíbrio e não só não consegue voltar a ponta como também perde a segunda posição para Jorge Martin. A partir dai começava a luta pela liderança entre o bicampeão do Mundo e seu grane Rival (Batalha entre Bagnaia e Martin). Enquanto isso, Augusto Fernandez da Tech 3 toma punição de Dupla volta longa por ter queimado a largada.
No final da segunda volta (Curva 13), Peppo Bagnaia erra a curva e Jorge Martin pula para a ponta, Marc Marquez chega a tomar a segunda posição, mas Peppo conseguiu recuperar a segunda posição usando a potência da sua Ducati de 2024.
Na 4ªVolta, Marco Bezzecchi ultrapassou Marc Marquez e assumiu a 4ªposição. Na mesma volta, Dani Pedrosa caiu na curva 8 e deixou a corrida. O piloto espanhol foi convidado pela KTM para correr essa corrida e tinha feito um grande resultado na corrida Sprint, mas acabou sendo o primeiro a deixar a prova no Domingo.
Peppo Bagnaia foi para cima de Jorge Martin. Um pouco mais atrás vinham Marco Bezzecchi e Marc Marquez lutando pela terceira posição. Mais atrás vinha Alex Marquez segurando a quinta posição sobre os ataques de Brad Binder da KTM na liderança pelo segundo pelotão. Miguel Oliveira da Trackhouse vinha muito bem na 7ªposição na frente de Enea Bastianini da Ducati.
Na 10ªVolta, Aleix Espargaró em uma manobra desastrosa de ultrapassagem sobre Johann Zarco acabou caindo e levando o piloto francês junto para o chão na curva 5. Ambos deixaram a corrida.
Jorge Martin continuava na ponta mesmo com as várias tentativas de Peppo Bagnaia para uma possível ultrapassagem. O piloto da Pramac se defendia muito bem na liderança…
… Mas na 11ªVolta, Jorge Martin foi para o chão na entrada da curva 6 e abandonou a prova. Na verdade é que a pista continuava em condições criticas apesar de aparentar estar seca. Com essa queda, Peppo Bagnaia voltou a liderança da prova com uma boa vantagem para Marco Bezzecchi que vinha na segunda posição, mas com Marc Marquez buscando a ultrapassagem sobre o piloto da VR46. Mais atrás vinham Alex Marquez, Brad Binder, Miguel Oliveira, Enea Bastianini, Fabio di Giannantonio, Marevick Viñales e Jack Miller.
Marc Marquez foi para cima de Marco Bezzecchi enquanto que Enea Bastianini passou a 6ªposição com a ultrapassagem sobre Miguel Oliveira.
No final da 13ªVolta, Marco Bezzecchi erra e Marc Marquez aproveitou para encostar no adversário e para tomar a segunda posição na entrada da curva 6. A 10 voltas do final, Pedro Acosta que tinha recuado muito na largada (Chegando a ficar na 18ªposição) passou Jack Miller e assumiu a 10ªposição.
Marc Marquez partiu para cima de Peppo Bagnaia desde do momento que assumiu a segunda posição, empurrado pela torcida que estava toda a seu favor. Lá atrás, Franco Morbidelli e Jack Miller caíram na curva 5, na 18ªVolta, quando lutavam pela 11ªposição. Mais a frente, Brad Binder passou a ser pressionado por Enea Bastianini no pega pela 5ªposição, enquanto que Fabio di Giannantonio foi para cima de Miguel Oliveira na disputa pela 7ªposição.
A 6 voltas do final, Marquez chegou em Bagnaia e partiu para o ataque com sua Ducati de 2023 contra a Ducati 2024 do bicampeão do Mundo. Na curva 9, Marc Marquez colocou por dentro e passou, mas Peppo foi dar o troco e os dois se tocam, mas nenhum dos dois vai ao chão. Após esse toque, Peppo fica na frente e Marc Marquez recuou.
Na volta seguinte, Marc Marquez passa novamente na curva 9 e vai para a ponta, mas Peppo recupera a liderança na curva seguinte. Depois dessas duas voltas de uma intensa disputa, Peppo Bagnaia começou a abrir vantagem sobre Marc Marquez que não tinha mais folego para mais um ataque, apesar de ter tentado se aproximar de Peppo na volta final, mas era só uma tentativa mesmo.
Peppo Bagnaia deu a volta por cima na corrida do domingo, uma grande vitória construída com uma excelente primeira volta onde foi da 7ªposição para a liderança, depois acabou herdando a liderança após a queda de Jorge Martin e no final da prova acabou segurando a ponta após forte ataque de Marc Marquez. Peppo venceu pela segunda vez na temporada e volta a figurar nas primeiras posições do Mundial.
Marc Marquez fez grande final de semana, com uma ótima corrida e uma ótima reação na corrida curta do sábado e uma ótima apresentação no domingo onde lutou pela vitória com Peppo Bagnaia e por muito pouco não voltou a vencer uma corrida pelo Mundial. Marquez obteve seu primeiro sucesso em corrida pela equipe Gresini que esta orgulhosa do desempenho de seu principal piloto.
Marco Bezzecchi fez bela corrida depois de uma frustrante corrida curta no sábado e acabou completando o pódio com sua Ducati 2023 da VR46 que fez muita festa com o resultado do seu primeiro piloto da equipe que não tinha feito muita coisa antes desse final de semana.
Alex Marquez também se recuperou da queda na corrida curta do sábado, fez uma bela corrida resistindo aos ataques de Brad Binder e de Enea Bastianini e acabou o dia na 4ªposição completando o ótimo domingo para a Gresini. Enea Bastianini não foi além da 5ªposição, o piloto oficial da Ducati que fez bons resultados em Portugal e nos Estados Unidos dessa vez teve resultados mais modestos em Jerez.
Brad Binder foi o melhor piloto fora do universo das motos Ducati (que colocaram 5 motos nas 5 primeiras posições e 6 motos no Top 7). O piloto sul-africano da KTM acabou o dia na 6ªposição e esta entre os primeiros colocados na temporada de 2024.
Fabio di Giannantonio ficou em uma decente 7ªposição após superar o Português Miguel Oliveira da TrackHouse que andou o tempo todo na parte de cima da tabela terminando na 8ªposição, melhor piloto da Aprilia na classificação final, a frente de Marevick Viñales que teve um final de semana muito discreto, isso depois de um final de semana perfeito em Austin. Enquanto a Ducati se mantem constante na ponta, a Aprilia ainda tem algumas inconstâncias em termos de desempenho.
Pedro Acosta começou mal a corrida caindo para a 18ªposição, depois conseguiu recuperar posições, mas dessa vez o estreante não conseguiu ir muito além e só acabou na 10ªposição, o pior resultado dele na temporada até agora.
Raúl Fernández da Trackhouse fechou a corrida na 11ºposição seguido de Joan Mir que foi o melhor colocado com a moto da Honda, bem melhor do que o desempenho patético de Luca Marini que não marcou nenhum ponto até agora na temporada. Alex Rins da Yamaha, Takaagi Nakagami da LCR Honda e Fabio Quartararo da Yamaha completou a zona de pontuação.
Daqui a 2 semanas teremos a 5ªetapa do Mundial de Motovelocidade que será no circuito francês de Le Mans Bugatti. O campeonato continua em aberto para muitos pilotos, principalmente os pilotos com moto Ducati.
Resultado final da 4ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP da Espanha – Jerez de la Fronteira – 25 Voltas
Pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 1 | Francesco Bagnaia | Ducati Lenovo Team | Ducati Desmosedici GP24 | 40’58.053 |
2 | 93 | Marc Márquez | Gresini Racing MotoGP | Ducati Desmosedici GP23 | a 0.372 |
3 | 72 | Marco Bezzecchi | Pertamina Enduro VR46 MotoGP Team | Ducati Desmosedici GP23 | a 3.903 |
4 | 73 | Álex Márquez | Gresini Racing MotoGP | Ducati Desmosedici GP23 | a 7.205 |
5 | 23 | Enea Bastianini | Ducati Lenovo Team | Ducati Desmosedici GP24 | a 7.253 |
6 | 33 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | a 7.801 |
7 | 49 | Fabio Di Giannantonio | Pertamina Enduro VR46 MotoGP Team | Ducati Desmosedici GP23 | a 10.063 |
8 | 88 | Miguel Oliveira | Trackhouse Racing | Aprilia RS-GP24 | a 10.979 |
9 | 12 | Maverick Viñales | Aprilia Racing | Aprilia RS-GP24 | a 11.217 |
10 | 31 | Pedro Acosta | Red Bull GasGas Tech3 | KTM RC16 | a 20.762 |
11 | 25 | Raúl Fernández | Trackhouse Racing | Aprilia RS-GP23 | a 23.508 |
12 | 36 | Joan Mir | Repsol Honda Team | Honda RC213V | a 23.584 |
13 | 42 | Álex Rins | Monster Energy Yamaha MotoGP Team | Yamaha YZR-M1 | a 28.452 |
14 | 30 | Takaaki Nakagami | Idemitsu Honda LCR | Honda RC213V | a 29.049 |
15 | 20 | Fabio Quartararo | Monster Energy Yamaha MotoGP Team | Yamaha YZR-M1 | a 32.015 |
16 | 6 | Stefan Bradl | HRC Test Team | Honda RC213V | a 41.433 |
17 | 10 | Luca Marini | Repsol Honda Team | Honda RC213V | a 43.323 |
37 | Augusto Fernández | Red Bull GasGas Tech3 | KTM RC16 | a 6 voltas | |
43 | Jack Miller | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | a 8 voltas | |
21 | Franco Morbidelli | Prima Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP24 | a 8 voltas | |
32 | Lorenzo Savadori | Aprilia Racing | Aprilia RS-GP24 | a 14 voltas | |
89 | Jorge Martín | Prima Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP24 | a 15 voltas | |
5 | Johann Zarco | Castrol Honda LCR | Honda RC213V | a 16 voltas | |
41 | Aleix Espargaró | Aprilia Racing | Aprilia RS-GP24 | a 16 voltas | |
26 | Daniel Pedrosa | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | a 22 voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Pramac/Tech 3/KTM/Yamaha/Gresini/TrackHouse/Honda/LCR Honda/Ducati/VR46/Aprilia