Mundial de Motovelocidade 2024 – GP dos Estados Unidos – MotoGP – Classificação e Corrida Sprint

O final de semana em Austin marcou história para Marevick Viñales, dominador do final de semana. Pole no sábado, Vitória na Sprint Racing e Vitória na corrida do domingo. O piloto espanhol entrou no seleto grupo de vencedores com 3 marcas diferentes na categoria principal do Mundial de Motovelocidade.

Resultado do Treino de Definição para a sessão de classificação (sexta-feira):

Pos Piloto Equipe Moto Tempo
1 89  Jorge Martín  Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP24 2’01.397 Q2
2 12  Maverick Viñales  Aprilia Racing Aprilia RS-GP24 2’01.473 Q2
3 93  Marc Márquez  Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP23 2’01.806 Q2
4 1  Francesco Bagnaia  Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP24 2’01.808 Q2
5 31  Pedro Acosta  Red Bull GasGas Tech3 KTM RC16 2’01.966 Q2
6 41  Aleix Espargaró  Aprilia Racing Aprilia RS-GP24 2’02.024 Q2
7 21  Franco Morbidelli  Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP24 2’02.103 Q2
8 23  Enea Bastianini  Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP24 2’02.144 Q2
9 49  Fabio Di Giannantonio  Pertamina Enduro VR46 MotoGP Team Ducati Desmosedici GP23 2’02.244 Q2
10 72  Marco Bezzecchi  Pertamina Enduro VR46 MotoGP Team Ducati Desmosedici GP23 2’02.358 Q2
11 88  Miguel Oliveira  Trackhouse Racing Aprilia RS-GP24 2’02.466 R
12 25  Raúl Fernández  Trackhouse Racing Aprilia RS-GP23 2’02.476 R
13 73  Álex Márquez  Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP23 2’02.493 R
14 33  Brad Binder  Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 2’02.551 R
15 37  Augusto Fernández  Red Bull GasGas Tech3 KTM RC16 2’02.553 R
16 43  Jack Miller  Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 2’02.802 R
17 20  Fabio Quartararo  Monster Energy Yamaha MotoGP Team Yamaha YZR-M1 2’02.839 R
18 42  Álex Rins  Monster Energy Yamaha MotoGP Team Yamaha YZR-M1 2’02.875 R
19 5  Johann Zarco  Castrol Honda LCR Honda RC213V 2’03.014 R
20 36  Joan Mir  Repsol Honda Team Honda RC213V 2’03.444 R
21 10  Luca Marini  Repsol Honda Team Honda RC213V 2’03.521 R
22 30  Takaaki Nakagami  Idemitsu Honda LCR Honda RC213V 2’03.984 R

Q2: Classificados direto para o Q2
R: Disputam a repescagem (Q1)

Os favoritos ao Q2 são os dois pilotos da Trackhouse, a equipe da casa esperava que Miguel Oliveira ou Raúl Fernández alcançasse um lugar na fase final da classificação. Alex Marquez era a única Ducati fora do Q2 também era favorito assim como os dois pilotos da KTM. Alex Rins, vencedor do GP norte-americano no ano passado não tinha muita chance com a moto da Yamaha.

Brad Binder que já não conseguiu a classificação para o Q2 na sexta-feira acabou indo para o chão na primeira tentativa de volta fazendo o piloto sul-africano voltar para os boxes.

Com 4:20 de sessão, Alex Marquez faz o melhor tempo com 2:01.870 seguido de perto por Alex Rins da Yamaha. Os dois contavam com voltas fracas de outros pilotos para ficarem nas duas primeiras posições. Jack Miller e Augusto Fernández vinham logo atrás.

Com 8:10 para o final da sessão, Miguel Oliveira fez grande volta (2:01.844) pulando para a ponta  deixando Alex Marquez em segundo e tirando Rins da zona de classificação. Jack Miller da KTM, Fabio Quartararo da Yamaha e Raúl Fernández da Trackhouse completavam o Top 6. Depois vinham Augusto Fernandez, Johann Zarco, Takaagi Nakagami e Luca Marini.

A 5 minutos do final, os pilotos saíram para as suas últimas tentativas de voltas rápidas.

Jack Miller aproveitou bem essa tentativa na reta final e marcou o melhor tempo com 2:01.541 ficando na 1ªposição no Q1. A outra vaga ficou com Alex Marquez da Gresini que superou os dois pilotos da Trackhouse. Raúl Fernández e Miguel Oliveira ficaram na 3ª e 4ªposições na repescagem e vão largar na 13ª e 14ªposições na corrida Sprint e na prova do Domingo.

Já Brad Binder voltou para a pista e não conseguiu passar da 7ªposição. Vai ser difícil para o sul-africano fazer uma boa corrida partindo da 17ªposição. Pior fica para a Honda que fica com as 4 últimas posições.

Resultado do Q1:

Pos Piloto Equipe Moto Tempo
1 43  Jack Miller  Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 2’01.541
2 73  Álex Márquez  Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP23 2’01.553
3 25  Raúl Fernández  Trackhouse Racing Aprilia RS-GP23 2’01.726
4 88  Miguel Oliveira  Trackhouse Racing Aprilia RS-GP24 2’01.844
5 42  Álex Rins  Monster Energy Yamaha MotoGP Team Yamaha YZR-M1 2’01.893
6 20  Fabio Quartararo  Monster Energy Yamaha MotoGP Team Yamaha YZR-M1 2’02.089
7 33  Brad Binder  Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 2’02.140
8 37  Augusto Fernández  Red Bull GasGas Tech3 KTM RC16 2’02.223
9 5  Johann Zarco  Castrol Honda LCR Honda RC213V 2’02.380
10 36  Joan Mir  Repsol Honda Team Honda RC213V 2’02.829
11 30  Takaaki Nakagami  Idemitsu Honda LCR Honda RC213V 2’03.114
12 10  Luca Marini  Repsol Honda Team Honda RC213V 2’03.249

30 segundos foi o que se precisou para todos os pilotos (Com exceção de Alex Marquez) fossem para a pista para começarem a definição do pole position.

Na sua primeira tentativa de volta, Jorge Martin foi para o chão na curva 11, a partir desse ponto o psicológico do piloto da Pramac começou a ficar abalado que voltou para a batalha com a mesma moto, mas na volta seguinte acabou caindo na curva 18 e ai Martin teve que ir para os boxes trocar sua moto.

Dos pilotos que marcaram volta, Marevick Viñales foi para primeiro com 2:01.243, 23 milésimos a frente de Marc Marquez que marcou o segundo tempo. Bastianini, Aleix Espargaró e Peppo Bagnaia vinham atrás do piloto da Aprilla e do piloto da Gresini. Acosta, Morbidelli, Di Giannantonio, Bezzecchi, Miller, Martin e Alex Marquez completavam a classificação, sendo que Martin não marcou tempo e Alex Marquez não tinha entrado na pista.

A 6 minutos do final, Viñales, Espargaró e Bagnaia já estavam na pista. 1 minuto depois foi a vez do restante dos pilotos de partirem para uma última tentativa de tirar Viñales da Pole position.

Peppo Bagnaia marcou uma boa volta e pulou para a terceira posição. Viñales estava disposto a manter sua posição na ponta e acabou por melhorar ainda mais seu tempo, com menos de 2 minutos do final, Viñales marcou o tempo de 2:00.864 e colocou 4 décimos de frente para o Formiga Atômica e passava a ficar muito próximo da pole position.

A 40 segundos do final, Pedro Acosta pulou para a segunda posição e Marc Marquez teve a sua volta cancelada.

Marevick Viñales conquistou a pole position para a corrida Sprint e para a corrida no domingo. O piloto da Aprilla espera um resultado diferente da corrida do GP de Portugal quando abandonou na última volta por causa de problemas mecânicos. Em Austin, Viñales espera não ter mais esses problemas para vencer pela primeira vez pela Aprilla.

Pedro Acosta vai largar na segunda posição, pela primeira vez na primeira fila o campeão da Moto 2 em 2023 eleva demais o nível da Tech 3 nesse começo de temporada. Marc Marquez fecha a primeira fila com a melhor moto da Ducati no grid.

Peppo Bagnaia larga na 4ªposição e busca a recuperação logo após o erro que lhe custou o abandono no GP de Portugal e a liderança do Mundial. Enea Bastianini, seu companheiro de equipe na Ducati vai larga ao seu lado na 5ªposição. Jorge Martin, líder do campeonato conseguiu fazer uma volta razoável que lhe deu a 6ªposição e por consequência o último lugar na segunda fila.

Aleix Espargaró com sua Aprilla abre a terceira fila que terá Fabio di Giannantonio da VR46 e Franco Morbidelli da Pramac em sua melhor classificação na temporada. Na quarta-feira teremos Marco Bezzecchi da VR46, Jack Miller da KTM e Alex Marquez da Gresini.

Grid de largada:

Pos Piloto Equipe Moto Tempo
1 12  Maverick Viñales  Aprilia Racing Aprilia RS-GP24 2’00.864
2 31  Pedro Acosta  Red Bull GasGas Tech3 KTM RC16 2’01.192
3 93  Marc Márquez  Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP23 2’01.266
4 1  Francesco Bagnaia  Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP24 2’01.352
5 23  Enea Bastianini  Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP24 2’01.439
6 89  Jorge Martín  Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP24 2’01.511
7 41  Aleix Espargaró  Aprilia Racing Aprilia RS-GP24 2’01.562
8 49  Fabio Di Giannantonio  Pertamina Enduro VR46 MotoGP Team Ducati Desmosedici GP23 2’01.667
9 21  Franco Morbidelli  Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP24 2’01.737
10 72  Marco Bezzecchi  Pertamina Enduro VR46 MotoGP Team Ducati Desmosedici GP23 2’02.279
11 43  Jack Miller  Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 2’02.297
12 73  Álex Márquez  Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP23 Sem Tempo
13 25  Raúl Fernández  Trackhouse Racing Aprilia RS-GP23 2’01.726
14 88  Miguel Oliveira  Trackhouse Racing Aprilia RS-GP24 2’01.844
15 42  Álex Rins  Monster Energy Yamaha MotoGP Team Yamaha YZR-M1 2’01.893
16 20  Fabio Quartararo  Monster Energy Yamaha MotoGP Team Yamaha YZR-M1 2’02.089
17 33  Brad Binder  Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 2’02.140
18 37  Augusto Fernández  Red Bull GasGas Tech3 KTM RC16 2’02.223
19 5  Johann Zarco  Castrol Honda LCR Honda RC213V 2’02.380
20 36  Joan Mir  Repsol Honda Team Honda RC213V 2’02.829
21 30  Takaaki Nakagami  Idemitsu Honda LCR Honda RC213V 2’03.114
22 10  Luca Marini  Repsol Honda Team Honda RC213V 2’03.249

No final da programação tivemos a corrida Curta de 10 voltas que foram totalmente dominadas por Marevick Viñales que acabou conquistando uma grande vitória em cima de Marc Marquez, Jorge Martin e Pedro Acosta.

Viñales largou muito bem e manteve a ponta, já Pedro Acosta foi superado por Marc Marquez que assumiu a segunda posição deixando o piloto da Tech 3 na terceira posição. Na primeira volta, Takaagi Nakagami e Augusto Fernandez foram para o chão e Fabio di Giannantonio teve problemas de motor na sua moto, todos eles abandonaram na primeira volta.

Na segunda volta, Pedro Acosta passou a pressionar Marc Marquez que estava acompanhando Viñales. Os três primeiros abrem vantagem para Enea Bastianini e Jorge Martin que lutavam pela 4ªposição. Na metade da 3ªVolta, Martinator passou Enea e assumiu a 4ªposição.

Viñales começou a abrir vantagem sobre Marquez e Acosta que passaram a duelar pela segunda posição. O piloto da Gresini rendia melhor nas retas, mas acabou errando a curva 12 e isso permitiu que Acosta encostasse de novo. Na 5ªVolta, Jorge Martin já estava encostado em Marquez e Acosta enquanto Viñales abria cada vez mais e mais vantagem. Na mesma volta e na curva 11 foi a vez de Aleix  Espargaró ultrapassar Enea Bastianini para levar a 5ªposição.

Na 6ªVolta, Pedro Acosta consegue ultrapassar Marc  Marquez que de imediato passou o tubarão e recuperou a segunda posição. Curvas depois, Acosta foi superado por Martin cedendo a 3ªposição e seu lugar no pódio. Mais atrás, Jack Miller ganhou a 6ªposição em cima de Bastianini e Raúl Fernández ultrapassou Franco Morbidelli para levar a 8ªposição.

Johann Zarco caiu e abandonou na 7ªvolta deixando apenas Marini de piloto da Honda na corrida.

Nas voltas finais, Peppo Bagnaia conseguiu passar Franco Morbidelli e a Raúl Fernández (Essa ultrapassagem foi na última volta). Na volta final, Bastianini recuperou a 6ªposição em cima de Jack Miller

Marevick Viñales levou sua moto da Aprilla com tranquilidade para a segunda vitória seguida em corrida curta do sábado com uma corrida impecável, simplesmente uma atuação sem qualquer se não do “Top Gun”. Marc Marquez soube se segurar muito bem dos ataques de Acosta e Martin para conquistar mais uma vez a segunda posição em uma corrida curta.

Jorge Martin fez boa corrida de recuperação, ganhando 3 posições durante as 10 voltas, entre elas ultrapassando a Enea Bastianini e a Pedro Acosta. Com os resultados, Martin vai a 67 pontos e se distancia um pouco mais na liderança do Mundial. Pedro Acosta que largou na segunda posição foi combativo, mas acabou ficando na 4ªposição e acabou sem lugar no pódio.

Aleix Espargaró fez uma boa corrida chegando na 5ªposição, mas acabou por ter esse bom desempenho ofuscado pelo excelente desempenho de Viñales. Terminando na 6ªposição, Enea Bastianini não conseguiu um desempenho a altura de ficar nas primeiras posições com a Ducati de Fábrica. Jack Miller ficou na 7ªposição ficando por algumas voltas na frente de Enea.

Peppo Bagnaia teve uma largada ruim e não conseguiu se recuperar muito bem e só conseguiu a 8ªposição nos últimos momentos da corrida. Fechando a zona de pontuação do sábado, Raúl Fernández fez uma bela corrida chegando na 9ªposição. Franco Morbidelli que tinha ficado a maior parte do tempo entre os 9 primeiros colocados acabou na 10ªposição.

Resultado final do Mundial de Motovelocidade
GP dos Estados Unidos – Austin – MotoGP – Corrida Sprint – 10 voltas

Pos Piloto Equipe Moto Tempo
1 12  Maverick Viñales  Aprilia Racing Aprilia RS-GP24 20’27.825
2 93  Marc Márquez  Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP23 a 2.294
3 89  Jorge Martín  Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP24 a 4.399
4 31  Pedro Acosta  Red Bull GasGas Tech3 KTM RC16 a 6.480
5 41  Aleix Espargaró  Aprilia Racing Aprilia RS-GP24 a 6.657
6 23  Enea Bastianini  Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP24 a 8.621
7 43  Jack Miller  Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 9.237
8 1  Francesco Bagnaia  Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP24 a 9.349
9 25  Raúl Fernández  Trackhouse Racing Aprilia RS-GP23 a 9.637
10 21  Franco Morbidelli  Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP24 a 9.894
11 88  Miguel Oliveira  Trackhouse Racing Aprilia RS-GP24 a 10.364
12 33  Brad Binder  Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 10.724
13 72  Marco Bezzecchi  Pertamina Enduro VR46 MotoGP Team Ducati Desmosedici GP23 a 11.549
14 73  Álex Márquez  Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP23 a 15.468
15 20  Fabio Quartararo  Monster Energy Yamaha MotoGP Team Yamaha YZR-M1 a 15.574
16 42  Álex Rins  Monster Energy Yamaha MotoGP Team Yamaha YZR-M1 a 18.146
17 10  Luca Marini  Repsol Honda Team Honda RC213V a 22.989
5  Johann Zarco  Castrol Honda LCR Honda RC213V a 4 voltas
36  Joan Mir  Repsol Honda Team Honda RC213V a 7 voltas
49  Fabio Di Giannantonio  Pertamina Enduro VR46 MotoGP Team Ducati Desmosedici GP23 a 10 voltas
37  Augusto Fernández  Red Bull GasGas Tech3 KTM RC16 a 10 voltas
30  Takaaki Nakagami  Idemitsu Honda LCR Honda RC213V a 10 voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Aprilla/Gresini/Pramac/Tech 3/Ducati/KTM/Trackhouse/VR46/Yamaha/Honda/LCR

Deixe um comentário