Após 10 corridas de Jejum, Dennis Foggia finalmente consegue levar a Leopard Racing e a Honda a vencerem na categoria leve do Mundial. Apesar de todo o domínio dos pilotos da KTM e suas marcas satélites tem nessa temporada. Os dois pilotos da Gas Gas acabaram atingidos por Sasaki e Ortolá e ambos não completaram a corrida dando uma esperança a Foggia e Masia voltarem a disputa pelo título.
Diogo Moreira largou bem e manteve a liderança até a curva 2, foi quando Izan Guevara passou a liderança ficando até o final da reta oposta, o líder passou a ser Ryusei Yamanaka. Na metade da volta, Deniz Oncü passou a ser o quarto líder da corrida e acabou completando a 1ªvolta na frente seguido de Guevara, Moreira. Suzuki, Sasaki, Yamanaka, Rossi, Foggia, McPhee e Garcia.
Ayum Sasaki realizou uma manobra arrojada pra cima de Oncü e Moreira e dessa forma pular para a segunda posição. Os 7 primeiros colocados (Guevara, Sasaki, Oncü, Suzuki, Moreira, McPhee e Foggia) já abriam uma pequena vantagem para David Muñoz, 8ºcolocado na prova.
3ªVolta e Guevara chegou a abrir 3 décimos para o pelotão, mas não chegou nem perto de partir para uma fuga, pelo contraio, o piloto da Gas Gas sofreu pressão de Tatsuki Suzuki que chegou a passá-lo, mas teve sorte, pois o japonês espalhou demais e não conseguiu segurar a liderança. Enquanto isso, Diogo Moreira estava perdendo muito terreno, o pole já tinha caído para a 10ªposição. Por outro lado, Jaume Masia que largou na 21ªposição já estava na 8ªposição em apenas 4 voltas e meia.
Ao final da 5ªVolta, Dennis Foggia veio como um foguete e passou Izan Guevara e passou para a liderança da corrida, mas em questão de meia volta, Guevara recuperou a liderança. Os dois se revezam na liderança. No final da 7ªvolta, Foggia liderava a corrida com Suzuki e Guevara lutando pela segunda posição. Então na última reta da volta, Guevara passou Suzuki e metros depois com o erro de Foggia acabou o piloto da Gas Gas que terminou a volta na liderança.
A disputa da liderança fica bem embolada na 8ªvolta, Oncü chega a ficar na frente, mas logo é superado por Foggia que se recuperou do erro na volta anterior e retornou a liderança da corrida. Jaume Masia passou para a 3ªposição, logo atrás de Foggia e Oncü.
O turco da Tech 3 tentou passa Foggia, mas foi superado por Tatsuki Suzuki que passou rápido para a segunda posição, mas tão logo subiu acabou também sendo engolido por Masia, Oncü e Sasaki e caiu para a 5ªposição. Com essas brigas todas, Foggia se aproveitou e abriu meio segundo dos demais pilotos.
A Fugida de Foggia na frente poderia ser decisiva para os rumos da corrida. Porém, a turma conseguiu neutralizar a fuga. Naquela altura da corrida, Foggia e Suzuki formavam a dobradinha da Leopard Racing seguidos de Oncü. Sasaki e Muñoz. Masia recuou para 6º e Ortolá, Garcia, Holgado e Guevara que chegou a liderar a corrida e estava em 10º completava o Top 10 da prova com 1 terço pela frente.
Na 12ªvolta corrida muda de cenário com Oncü voltando à liderança após superar Dennis Foggia que voltou a liderança na volta seguinte. Com 5 voltas para o final da corrida, Foggia, Suzuki, Masia, Muñoz, (Oncü que caiu da ponta para a 5ªposição) e mais 8 pilotos estavam separados por apenas 1 segundo de distância. Era uma distância quase inexistente entre quase todos os pilotos da zona de pontuação.
Na metade da volta, Oncü aponta para todo mundo e volta a ficar bandeira na liderança em Silverstone. A surpresa foi Ivan Ortolá se colocar na segunda posição da corrida. Não satisfeito, o piloto da MTA Team passou para a liderança na 14ªvolta, visto que poderia conquista uma tão sonhada e ao mesmo tempo improvável primeira vitória na Moto 3.
A 2 voltas e meia do final, Ayumi Sasaki atinge Sergio Garcia na entrada da curva 13 e ambos vão para o chão. Com o líder do campeonato de fora da corrida era a chance para Izan Guevara assumir a liderança do campeonato. Só que o piloto da Gas Gas não conseguiu aproveitar essa oportunidade, ou então, não deixaram que ele terminasse a corrida, graças a Ivan Ortolá que acabou caindo no final da reta oposta. Não deu para Guevara desviar e acabou indo para o chão junto do piloto da MTA Team. Segundos depois, Oncü e Susuki tocaram cotovelos e acabou o piloto da Leopard Racing levou a pior e foi para o chão.
Dennis Foggia assumiu a liderança e abriu vantagem o suficiente para levar a vitória. A 2 curvas do final, David Muñoz acabou indo ao chão quando vinha entre os 5 primeiros colocados.
Após 10 corridas sem vitória, o italiano Dennis Foggia cruzou na frente ao final da 17ªvolta, A vitória fez o piloto da Leopard quebrar não só o seu jejum de vitórias mas também o jejum de vitórias da Honda que não vencia desde do GP da Indonésia. De quebra, tirou 25 pontos da diferença que a Gas Gas tinha antes de começar o final de semana em Silverstone.
Em 2º, Jaume Masia fez uma excelente corrida de recuperação, ao partir da 21ªposição e em menos de 5 voltas já estava nas 10 primeiras posições. Após algumas corridas com resultado ruim, o piloto da Equipe Ajo volta a figurar muito bem com uma atuação que se pode ser considerada de gala em Silverstone. O pódio foi completado pelo turco Deniz Oncü, seu primeiro pódio da temporada após liderar em alguns momentos da corrida.
Em um dos bons dias, Kaito Toba da CIP Green fez uma corrida discreta e acabou ficando com a 4ªposição, seguidos de Stefano Nepa da MTA Team e do pole position Diogo Moreira da MT Helmets, os 3 pilotos foram os mais beneficiados das quedas de pilotos que estavam na frente na reta final. Nepa conseguiu sem melhor resultado e Moreira repetiu pela terceira vez sua melhor classificação (Foi 6ºcolocado no GP do Qatar e da Argentina) na sua temporada de estreia.
John McPhee tem atuação discreta, mas chegou ao final da corrida na 7ªposição. Ryusei Yamanaka da MT Helmets, Andrea Migno da Snipers e Carlos Tatay da CFMoto completaram as 10 primeiras posições. Só para se dizer que a vitória foi do piloto da Honda, mas é esmagador o domínio dos pilotos da KTM e das suas marcas satélites é evidente nessa temporada é que além de Foggia somente Andrea Migno conseguiu chegar nos 10 primeiros colocados (9ªposição). O restante foram pilotos com KTM, um piloto da Husqvarna e um da CFMoto que é uma moto chinesa mas com toda a mecânica da marca austríaca.
Resultado Final da 12ªetapa do Mundial de Motovelocidade – Temporada 2022
GP da Inglaterra – Silverstone – 17 Voltas – Moto 3
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 7 | Dennis Foggia | Leopard Racing | Honda | 37’30.1200 |
2 | 5 | Jaume Masia | Red Bull KTM Ajo | KTM | a 0.252 |
3 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech3 | KTM | a 0.297 |
4 | 27 | Kaito Toba | CIP Green Power | KTM | a 0.738 |
5 | 82 | Stefano Nepa | Angeluss MTA Team | KTM | a 0.762 |
6 | 10 | Diogo Moreira | MT Helmets – MSI | KTM | a 0.881 |
7 | 17 | John McPhee | Sterilgarda Husqvarna Max | Husqvarna | a 0.932 |
8 | 6 | Ryusei Yamanaka | MT Helmets – MSI | KTM | a 0.936 |
9 | 16 | Andrea Migno | Rivacold Snipers Team | Honda | a 1.108 |
10 | 99 | Carlos Tatay | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMOTO | a 1.790 |
11 | 43 | Xavier Artigas | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMOTO | a 1.827 |
12 | 19 | Scott Ogden | VisionTrack Racing Team | Honda | a 2.050 |
13 | 20 | Lorenzo Fellon | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 2.186 |
14 | 54 | Riccardo Rossi | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 2.383 |
15 | 31 | Adrian Fernandez | Red Bull KTM Tech3 | KTM | a 21.029 |
16 | 23 | Elia Bartolini | QJMotor Avintia Racing Team | KTM | a 21.064 |
17 | 64 | Mario Suryo Aji | Honda Team Asia | Honda | a 21.188 |
18 | 72 | Taiyo Furusato | Honda Team Asia | Honda | a 21.243 |
19 | 67 | Alberto Surra | Rivacold Snipers Team | Honda | a 21.430 |
20 | 9 | Nicola Fabio Carraro | QJMotor Avintia Racing Team | KTM | a 21.454 |
21 | 70 | Joshua Whatley | VisionTrack Racing Team | Honda | a 30.280 |
22 | 41 | Marc Garcia | CIP Green Power | KTM | a 42.153 |
23 | 22 | Ana Carrasco | BOE Motorsports | KTM | a 42.165 |
96 | Daniel Holgado | Red Bull KTM Ajo | KTM | Não classificado (Terminou a corrida pelos boxes) | |
28 | Izan Guevara | Gaviota GASGAS Aspar Team | GASGAS | 1 voltas – Acidente | |
24 | Tatsuki Suzuki | Leopard Racing | Honda | 1 voltas – Acidente | |
44 | David Muñoz | BOE Motorsports | KTM | 1 voltas – Acidente | |
48 | Ivan Ortola | Angeluss MTA Team | KTM | 1 voltas – Acidente | |
71 | Ayumu Sasaki | Sterilgarda Husqvarna Max | Husqvarna | 3 voltas – Acidente | |
11 | Sergio Garcia | Gaviota GASGAS Aspar Team | GASGAS | 3 voltas – Acidente |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP