No Red Bull Ring, palco da 13ªetapa do Mundial de Motovelocidade, tivemos um show de Ayumu Sasaki que começou o final de semana com a mancha do acidente do GP da Inglaterra e que terminou o domingo com uma retumbante e indiscutível vitória. Isso após ter cumprido uma punição de dupla volta longa que ele teve de pagar por causa do acidente que tirou Sergio Garcia onde foi considerado o culpado.
Começando as programações com a repescagem, onde os japoneses Ryusei Yamanaka e Tatsuki Suzuki eram os favoritos a conquistarem as vagas para a fase final da classificação. O inglês Joshua Whatley foi o primeiro a sair para a pista junto de Joel Kelso, de volta após se ausentar do GP da Inglaterra. O resto do bando estava nos boxes.
Ninguém estava a fim de ir para a pista, tanto é que passados 5 minutos de Q1 somente Joel Kelso da CIP Green tinha marcado tempo (1:43.778). O Tempo estava passando e os pilotos tinham que sair para a pista e acabaram por fazer isso quando restavam 8 minutos do final da sessão. A partir daquele momento é que a classificação da Moto 3 começaria. Kelso melhorou seu tempo na segunda volta, a marca de 1:43.210 era a referência para os demais competidores naquele momento da sessão.
O vácuo para alguns pilotos era a solução para ganharem velocidade, mas se revelou uma armadilha para outros competidores. Tatsuki Suzuki não deu bobeira e assumiu a liderança a 4:30 do final da sessão, seguido de Ivan Ortolá, Tairo Furusato e Ryusei Yamanaka. A marca do piloto da Leopard Racing foi de 1:42.357, quase 9 décimos de frente para Joel Kelso que caiu para a 5ªposição.
A 2:45 do final, Tairo Furusato da Honda Asia Team surpreende e marca o primeiro tempo (1:42.302) é um jovem de muito talento mas ainda precisa ser lapidado para obter bons resultados. Andrea Migno passa a ser o segundo deixando Suzuki na 3ªposição. Adrian Fernández da Tech 3 completava as 4 primeiras posições. Carlos Tatay melhorou sua volta mas só conseguiu a 7ªposição, logo atrás de Yamanaka e de Ortolá e na frente de Mario Suryo Aji e Elia Bartolini.
Não demorou muito para Tatsuki Suzuki voltar a liderança ao marcar o tempo de 1:41.977. O piloto da Leopard Racing confirmava seu favoritismo assim como Ryusei Yamanaka que marcou o segundo tempo. Ivan Ortolá da MTA e Tairo Furusato da Honda Asia Team completavam os 4 primeiros colocados.
Com o cronometro zerado, Joel Kelso da CIP Green faz uma brilhante volta pulando da 11ª para a 3ªposição e Andrea Migno da Snipers arrancou a última vaga das mãos de Ivan Ortolá que terminou de fora do Q2 por 5 centésimos. Por fim, os favoritos Suzuki e Yamanaka passaram sem sustos para a fase final da classificação.
Resultado do Q1:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 24 | Tatsuki Suzuki | Leopard Racing | Honda | 01’41.9770 |
2 | 6 | Ryusei Yamanaka | MT Helmets – MSI | KTM | 01’42.0080 |
3 | 66 | Joel Kelso | CIP Green Power | KTM | 01’42.1930 |
4 | 16 | Andrea Migno | Rivacold Snipers Team | Honda | 01’42.2400 |
5 | 48 | Ivan Ortola | Angeluss MTA Team | KTM | 01’42.2900 |
6 | 72 | Taiyo Furusato | Honda Team Asia | Honda | 01’42.3020 |
7 | 43 | Xavier Artigas | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMOTO | 01’42.3530 |
8 | 31 | Adrian Fernandez | Red Bull KTM Tech3 | KTM | 01’42.5100 |
9 | 20 | Lorenzo Fellon | SIC58 Squadra Corse | Honda | 01’42.7490 |
10 | 99 | Carlos Tatay | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMOTO | 01’42.8710 |
11 | 64 | Mario Suryo Aji | Honda Team Asia | Honda | 01’42.9080 |
12 | 9 | Nicola Fabio Carraro | QJMotor Avintia Racing Team | KTM | 01’42.9360 |
13 | 23 | Elia Bartolini | QJMotor Avintia Racing Team | KTM | 01’42.9690 |
14 | 70 | Joshua Whatley | VisionTrack Racing Team | Honda | 01’43.6440 |
15 | 67 | Alberto Surra | Rivacold Snipers Team | Honda | 01’43.6660 |
16 | 22 | Ana Carrasco | BOE Motorsports | KTM | 01’43.7360 |
Ao contraio da repescagem, todo mundo tratou de sair de imediato assim que disparou o cronometro. Sergio Garcia e Izan Guevara, os dois pilotos da equipe Gas Gas precisavam fazer tudo certo para largarem em boas posições e fazerem uma bela corrida no domingo, se recuperando do fracasso do GP da Inglaterra.
Com muita vontade de andar rápido Daniel Holgado saia do limite da pista o tempo inteiro antes da primeira volta válida.
Deniz Oncü marcou o primeiro tempo, mas não durou nem um segundo na liderança, foi superado por vários pilotos sendo Dennis Foggia o ponteiro seguido do companheiro de equipe Tatsuki Suzuki, a Leopard ocupava as 2 primeiras posições com 4 minutos de sessão. Diogo Moreira vinha na terceira posição, seguido de Migno, Yamanaka, Rossi, Oncü, Garcia, Masia e Nepa. O piloto brasileiro só foi perder essa posição com uma belíssima volta de Ayumu Sakaki que leva a Husqvarna da equipe de Max Biaggi para a terceira posição.
Não satisfeito, Sasaki voou baixo para pegar a liderança em sua segunda volta, 388 milésimos mais rápido que Dennis Foggia. Ao mesmo tempo em que Kaito Toba faz uma boa volta e alcança a 6ªposição. A 7:50 do final, o quadro se modifica com Guevara subindo para 4ªposição e Daniel Holgado subindo para a 6ªposição.
Nessa altura do Q2, todo mundo foi para os boxes para fazer o acerto de suas motos, para Jaume Masia o caso iria além do acerto, isso porque o piloto da equipe Ajo acabou indo para o chão e voltou para os boxes com a moto danificada. O Grid de largada tinha nesse momento Sasaki na pole seguindo de Foggia e Suzuki da Leopard Racing, Izan Guevara abrindo a segunda fila, Masia, Holgado, Moreira, Migno, Toba e Yamanaka fechando os Top 10.
Sergio Garcia e Diogo Moreira foram os primeiros a voltar para a pista com 4:30 do final dava até para fazer 2 voltas rápidas. Izan Guevara saiu 20 segundos depois e ficou também com essa chance de fazer essas 2 tentativas. Por outro lado Foggia, Suzuki e alguns outros pilotos ficaram nos boxes até saírem para a pista a menos de 2 minutos do final, bem no limite para fazerem uma tentativa só.
A 1:10 do final, Diogo Moreira faz uma bela volta e pula para a terceira posição, novamente se colocando na primeira fila. 25 segundo depois, Daniel Holgado marca o 2ºtempo superando Foggia, Moreira e Suzuki. Sasaki vinha na pole, mas tudo seria decidido com o cronometro zerado.
Sergio Garcia faz de tudo para melhorar seu tempo, mas sua melhor marca não levou o líder do campeonato além da 6ªposição. No último momento, Daniel Holgado marca 1:41.234 e com 10 milésimos mais rápido que Ayumu Sasaki o jovem piloto da equipe Ajo conquista sua primeira pole position da carreira, assim como Moreira marcou a 1ªpole position da carreira em Silverstone.
Holgado vai comandar o grid de largada, a primeira fila será completada por Ayumu Sasaki que vai precisar cumprir uma punição de volta longa nas primeiras voltas e de Deniz Oncü que melhorou seu tempo na última tentativa e pulou para a terceira posição.
Outro piloto que melhorou no final foi Riccardo Rossi da SIC58, o italiano vai largar na 4ªposição e comanda a segunda fila. Dennis Foggia pagou por sair em cima da hora e acabou caindo para a 5ªposição. Em 6º larga Diogo Moreira, comandando mais uma vez a equipe MT Helmets.
Tatsuki Suzuki foi outro a pagar pelo erro de ter saído muito em cima para marcar volta e acabou caindo para a 7ªposição. Entre os 2 líderes do campeonato foi Izan Guevara (largando na 8ªposição) que levou a melhor sobre Sergio Garcia que vai largar na 11ªposição, atrás de Kaito Toba da CIP Green e de Stefano Nepa da MTA. Jaume Masia perdeu muito no final e acabou caindo para a 12ªposição, fechando a 4ªfila.
Grid de largada:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 96 | Daniel Holgado | Red Bull KTM Ajo | KTM | 01’41.2340 |
2 | 71 | Ayumu Sasaki | Sterilgarda Husqvarna Max | Husqvarna | 01’41.2440 |
3 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech3 | KTM | 01’41.3790 |
4 | 54 | Riccardo Rossi | SIC58 Squadra Corse | Honda | 01’41.5060 |
5 | 7 | Dennis Foggia | Leopard Racing | Honda | 01’41.5880 |
6 | 10 | Diogo Moreira | MT Helmets – MSI | KTM | 01’41.6270 |
7 | 24 | Tatsuki Suzuki | Leopard Racing | Honda | 01’41.6380 |
8 | 28 | Izan Guevara | AutoSolar GASGAS Aspar Team | GASGAS | 01’41.6420 |
9 | 27 | Kaito Toba | CIP Green Power | KTM | 01’41.6750 |
10 | 82 | Stefano Nepa | Angeluss MTA Team | KTM | 01’41.7140 |
11 | 11 | Sergio Garcia | AutoSolar GASGAS Aspar Team | GASGAS | 01’41.7720 |
12 | 5 | Jaume Masia | Red Bull KTM Ajo | KTM | 01’41.8000 |
13 | 66 | Joel Kelso | CIP Green Power | KTM | 01’41.8570 |
14 | 16 | Andrea Migno | Rivacold Snipers Team | Honda | 01’42.0250 |
15 | 6 | Ryusei Yamanaka | MT Helmets – MSI | KTM | 01’42.1120 |
16 | 44 | David Muñoz | BOE Motorsports | KTM | 01’42.5190 |
17 | 19 | Scott Ogden | VisionTrack Racing Team | Honda | 01’42.6830 |
18 | 17 | John McPhee | Sterilgarda Husqvarna Max | Husqvarna | 01’42.9510 |
19 | 48 | Ivan Ortola | Angeluss MTA Team | KTM | 01’42.2900 |
20 | 72 | Taiyo Furusato | Honda Team Asia | Honda | 01’42.3020 |
21 | 43 | Xavier Artigas | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMOTO | 01’42.3530 |
22 | 31 | Adrian Fernandez | Red Bull KTM Tech3 | KTM | 01’42.5100 |
23 | 20 | Lorenzo Fellon | SIC58 Squadra Corse | Honda | 01’42.7490 |
24 | 99 | Carlos Tatay | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMOTO | 01’42.8710 |
25 | 64 | Mario Suryo Aji | Honda Team Asia | Honda | 01’42.9080 |
26 | 9 | Nicola Fabio Carraro | QJMotor Avintia Racing Team | KTM | 01’42.9360 |
27 | 23 | Elia Bartolini | QJMotor Avintia Racing Team | KTM | 01’42.9690 |
28 | 70 | Joshua Whatley | VisionTrack Racing Team | Honda | 01’43.6440 |
29 | 67 | Alberto Surra | Rivacold Snipers Team | Honda | 01’43.6660 |
30 | 22 | Ana Carrasco | BOE Motorsports | KTM | 01’43.7360 |
Abrindo o domingo com a Moto 3, com uma exibição maravilhosa do japonês Ayumu Sasaki, mesmo cumprindo a punição de 2 voltas longas e caindo para a 21ªposição (na 5ªvolta) e com uma recuperação espetacular que o levou para a vitória no rapidíssimo circuito austríaco.
Largando pela primeira vez na pole, Daniel Holgado largou bem e permaneceu na liderança até Deniz Oncü pega a liderança e Sasaki toma a segunda posição deixando Holgado na terceira posição.
Ao final da primeira volta, Sasaki passou Oncü e assumiu a liderança. Tatsuki Suzuki que largou muitíssimo bem e veio feito um raio para tomar a ponta, mas acabou espalhando na curva 1 e perdeu essa chance de passar a liderança e caiu para a 4ªposição. Sasaki estava lá na frente, mas teria de cumprir a volta longa.
Na 4ª e na 5ªvolta, Sasaki cumpre a punição e cai para a 21ªposição. A liderança passou a ser de Tatsuki Suzuki da Leopard Racing, mas logo depois perdeu posição para Holgado e para Oncü na curva 4. Na curva seguinte, Oncü supera Holgado e passou a liderança.
No final da 3ªVolta, Oncü vinha na liderança, seguido de Holgado, David Muñoz que largou da 16ªposição e Suzuki. Os 4 primeiros chegaram a abrir uma pequena vantagem para o segundo pelotão liderado pelo Sergio Garcia.
Na 5ªVolta, Deniz Oncü acabou errando a chicane e caiu para a 7ªposição, existia a possibilidade de acabar tomando punição, mas o turco escapou da punição por ter perdido tempo nessa manobra infeliz. Nas primeiras voltas, Suzuki, Muñoz e Guevara se revezavam na liderança.
Izan Guevara liderou a corrida até o final da 6ªvolta quando Suzuki (que vinha em 4ºlugar no começo da volta) passou o piloto da Gas Gas e recuperou a liderança. O japonês só conseguiu ficar a frente por segundos já que Guevara pegou o vácuo e tratou de recuperar sua posição na frente da corrida. Atrás do dois vinha Daniel Holgado, Sergio Garcia, David Muñoz, Diogo Moreira, Deniz Oncü, Stefano Nepa, Ivan Ortolá e Dennis Foggia, os 10 primeiros colocados no começo da 7ªvolta.
Izan Guevara se estabilizou na liderança por algumas voltas, seguido de Tatsuki Suzuki e Daniel Holgado abriram um pouco de vantagem sobre David Muñoz, Sergio Garcia, Diogo Moreira e Deniz Oncü.
Na 10ªVolta, Ayumu Sasaki já estava vindo na 8ªposição. Nessa altura da corrida, a vantagem de Guevara, Suzuki e Holgado já tinha sido eliminada. Durante a volta 10, Sasaki deixou Moreira e Garcia para trás subindo para a 6ªposição. Ao entrar na 11ªvolta, Daniel Holgado supera Tatsuki Suzuki e ganha a 2ªposição. No final dessa mesma volta, Suzuki dá o troco em cima do piloto da equipe Ajo e recupera a posição.
Na volta seguinte, Sasaki que tinha feito a melhor volta da corrida já brigava pela 3ªposição com Deniz Oncü, enquanto que Suzuki partiu para cima de Guevara. Daniel Holgado que vinha bem colado nos dois primeiros colocados caiu para a 7ªposição. No final da 12ªVolta, Sasaki passa Deniz Oncü e logo depois passou Tatsuki Suzuki e foi para cima de Izan Guevara e acabou passando o piloto da Gas Gas, sem cerimonia passou da 4ª para a primeira posição em questão de meia volta. Suzuki passou para a segunda posição. Na 14ªVolta, Guevara perdeu posição para Garcia e Oncü e cai para a 5ªposição.
A partir desse momento, Suzuki em 2º começa a atacar Sasaki, mas também precisava se cuidar dos ataques de Garcia, Oncü, Guevara, Muñoz e Moreira que completavam o primeiro pelotão da corrida, 7 décimos depois vinham Holgado, Masia e Ortolá completando os 10 primeiros lugares. A decepção era Dennis Foggia que vinha na 11ªposição, longe de lutar pela vitória. Nepa, Toba, McPhee e Yamanaka completavam a zona de pontuação.
No final da 16ªVolta, os dois pilotos da Gas Gas lutavam pela terceira posição e acabou que Garcia jogou Guevara para fora da pista. Em consequência disso, nenhum dos dois se deu bem, Garcia caiu para a 5ªposição e Guevara caiu para a 7ªposição. Ao mesmo tempo em que Jaume Masia foi para o chão na curva 3 e saiu da disputa das posições de pontuação.
Na última parte da corrida a briga pela vitória se reduziu para Sasaki, Suzuki, Oncü e Muñoz. Os 4 primeiros abriram um pouco de vantagem para Garcia, Moreira, Guevara e Holgado que não pareciam ter forças para chegarem no pelotão da frente.
Sasaki chegou a abrir 3 décimos sobre Suzuki que passou a ser pressionado por Oncü e Muñoz a 3 voltas do final. O piloto da Leopard Racing resistiu aos ataques e manteve a sua posição. A 2 voltas do final os 4 primeiros se juntaram, mais atrás, Sergio Garcia sofria pressão de Diogo Moreira.
Na última volta Ayumu Sasaki abriu uma pequena vantagem e deixou seus adversários lutando pela segunda posição. No começo dessa 23ªvolta, David Muñoz passou Deniz Oncü e partiu para uma ataque sobre Tatsuki Suzuki, ataque esse que acabou sendo defendido pelo piloto japonês.
Nos metros finais, Suzuki tentou passar Sasaki, mas não foi possível. Por 6 décimos de vantagem, a vitória acabou ficando com Ayumu Sasaki da Husqvarna após uma brilhante corrida de recuperação, da 21ªposição na 5ªvolta para a vitória no Red Bull Ring. O japonês da equipe de Max Biaggi se redimiu do acidente que ele provocou na Inglaterra, que tirou Sergio Garcia daquela corrida e acabou levando a segunda vitória na temporada e da carreira nas últimas 3 corridas.
Solitário piloto da Honda, Tatsuki Suzuki atacou e lutou até o fim pela vitória e terminou o dia perto dessa primeira vitória na temporada, em 2ºlugar o piloto da Leopard Racing fez a dobradinha japonesa com Sasaki. O pódio foi completado por David Muñoz da BOE, sua segunda vez frequentando o pódio em 6 GPs disputados. O jovem espanhol de 16 anos é a grande revelação da Moto 3 em 2022. Em 4ºlugar, o turco Deniz Oncü mostrou sua regularidade na temporada, mas o pódio escapou das mãos do piloto da tech 3.
Entre os dois principais postulantes ao título, Sergio Garcia levou a melhor e ficou em 5º duas posições a frente de Izan Guevara, companheiro de equipe na Gas Gas. Entre os dois estava o brasileiro Diogo Moreira que fez uma corrida consistente e terminou a corrida na 6ªposição, a mesma de onde ele largou.
Daniel Holgado foi muito bem na primeira parte da corrida, andando nas primeiras posições, mas na parte final não teve o mesmo desempenho e terminou o dia na 8ªposição. John McPhee da Husqvarna e Kaito Toba da CIP Green completaram os 10 primeiros colocados. Dennis Foggia ficou em uma decepcionante 12ªposição, principalmente após uma vitória no GP da Inglaterra. Jaume Masia acabou em 18º e ficou muito longe mesmo da luta pelo título de campeão da Moto 3.
Resultado Final da 13ªetapa do Mundial de Motovelocidade – Temporada 2022
GP da Áustria – Red Bull Ring – 23 Voltas – Moto 3
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo/Abandono |
1 | 71 | Ayumu Sasaki | Sterilgarda Husqvarna Max | Husqvarna | 39’03.5160 |
2 | 24 | Tatsuki Suzuki | Leopard Racing | Honda | a 0.064 |
3 | 44 | David Muñoz | BOE Motorsports | KTM | a 0.292 |
4 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech3 | KTM | a 0.344 |
5 | 11 | Sergio Garcia | AutoSolar GASGAS Aspar Team | GASGAS | a 2.453 |
6 | 10 | Diogo Moreira | MT Helmets – MSI | KTM | a 2.636 |
7 | 28 | Izan Guevara | AutoSolar GASGAS Aspar Team | GASGAS | a 3.074 |
8 | 96 | Daniel Holgado | Red Bull KTM Ajo | KTM | a 3.109 |
9 | 17 | John McPhee | Sterilgarda Husqvarna Max | Husqvarna | a 7.474 |
10 | 27 | Kaito Toba | CIP Green Power | KTM | a 7.713 |
11 | 48 | Ivan Ortola | Angeluss MTA Team | KTM | a 7.786 |
12 | 7 | Dennis Foggia | Leopard Racing | Honda | a 8.855 |
13 | 6 | Ryusei Yamanaka | MT Helmets – MSI | KTM | a 8.952 |
14 | 43 | Xavier Artigas | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMOTO | a 9.143 |
15 | 82 | Stefano Nepa | Angeluss MTA Team | KTM | a 9.260 |
16 | 20 | Lorenzo Fellon | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 17.777 |
17 | 31 | Adrian Fernandez | Red Bull KTM Tech3 | KTM | a 20.558 |
18 | 5 | Jaume Masia | Red Bull KTM Ajo | KTM | a 20.597 |
19 | 54 | Riccardo Rossi | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 20.632 |
20 | 23 | Elia Bartolini | QJMotor Avintia Racing Team | KTM | a 20.659 |
21 | 19 | Scott Ogden | VisionTrack Racing Team | Honda | a 20.738 |
22 | 66 | Joel Kelso | CIP Green Power | KTM | a 27.578 |
23 | 16 | Andrea Migno | Rivacold Snipers Team | Honda | a 30.848 |
24 | 64 | Mario Suryo Aji | Honda Team Asia | Honda | a 31.432 |
25 | 72 | Taiyo Furusato | Honda Team Asia | Honda | a 32.067 |
26 | 9 | Nicola Fabio Carraro | QJMotor Avintia Racing Team | KTM | a 34.243 |
27 | 67 | Alberto Surra | Rivacold Snipers Team | Honda | a 49.114 |
28 | 22 | Ana Carrasco | BOE Motorsports | KTM | a 49.173 |
29 | 70 | Joshua Whatley | VisionTrack Racing Team | Honda | a 49.442 |
99 | Carlos Tatay | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMOTO | a 14 voltas – Acidente |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP