Sachsenring, a pista mais curta e encurvada do Mundial de Motovelocidade, palco de mais uma etapa do campeonato. Esse cenário favorecia muito as motos com menos potência. A prova era que as diferenças entre as motos da MotoGP para a Moto 2 e Moto 3 são as menores do campeonato inteiro.
Para a etapa da Moto 3, tivemos a volta de Diogo Moreira depois de se ausentar da classificação e da corrida do GP da Catalunha e a volta também de Ayumu Sasaki.
Segundos depois de começar a repescagem, os pilotos começaram a partir para a pista, liderados por Ivan Ortolá e Stefano Nepa. Os mais fortes e favoritos a passar para a segunda fase eram sem dúvida Deniz Oncü e Riccardo Rossi. Com 3:30 de sessão, Xavier Artigas faz o primeiro tempo (1:27.137) colocando mais de 4 décimos de frente de Matteo Bertelle da Avintia (1:27.575). Riccardo Rossi vinha em 3º e Taiyo Furusato completava a zona de classificação.
Como a pista é curtinha, dava para os pilotos darem mais voltas rápidas e até algumas táticas diferentes. Artigas queria melhorar seu tempo e se consolidar na liderança, mas não conseguiu e muito pelo contraio, foi superado por Riccardo Rossi, o piloto da SIC58 marcou 1:27.068. Artigas teria sido superado por por Bertelle, mas a volta do piloto da Avintia foi cancelada e o piloto da CF Moto preservou o segundo lugar. Taiyo Furusato e Matteo Bertelle completavam a zona de classificação, com um terço de Repescagem concluido. Diogo Moreira vinha em uma decente 5ªposição, seguido de Fellon, Adrian Fernández e Deniz Oncü.
Com 8:50 para o final da classificação, praticamente todos estavam ou foram para os boxes (com exceção de Ortolá e Nepa). 2 Minutos depois, os pilotos começaram a voltar para a segunda fase do Q1. Os pilotos tinham muito tempo para melhorarem suas marcas, principalmente Deniz Oncü. O turco foi com tudo para marcar a impressionante marca de 1:26.616, passando a ser o primeiro colocado quando faltavam 3:40 para o termino da sessão, colocando 4 décimos em Riccardo Rossi. Adrian Fernández foi muito bem na sua volta e passou para a 3ªposição e Diogo Moreira melhorou a volta, mas ainda não foi o bastante para entrar na zona de classificação.
Na ânsia de melhorar seus tempos, as quedas começavam a acontecer, 4 pilotos foram ao chão: Xavier Artigas, Mario Aji, Riccardo Rossi e Joshua Whatley. A bandeira amarela estava acionada para o setor2 do circuito. Nesse momento a menos de 3 minutos do final já estava difícil a melhora dos tempos.
A 40 segundos do final, Taiyo Furusato conseguiu melhorar sua marca que levaria ao 3ºlugar. Porém, a sua volta foi cancelada. Deniz Oncü já tinha voltado para os boxes, confiante que sua volta seria o suficiente para entrar no Q2. Nós últimos momentos, Matteo Bertelle faz uma boa volta, mas acaba ficando na 5ªposição.
Com o cronometro zerado, Oncü, Fernández, Rossi e Artigas conquistaram a classificação. Mas minutos depois do final do Q1, os comissários cancelaram a melhor volta de Deniz Oncü que foi jogado para a 10ªposição. Adrian Fernández passou a ser o 1ºcolocado da repescagem, seguido de Rossi, Artigas e Matteo Bertelle que herdou a vaga do piloto turco.
Resultado do Q1:
pos | nº | piloto | equipe | moto | tempo |
1 | 31 | Adrian Fernandez | Red Bull KTM Tech3 | KTM | 01’26.806 |
2 | 54 | Riccardo Rossi | SIC58 Squadra Corse | Honda | 01’27.068 |
3 | 43 | Xavier Artigas | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMOTO | 01’27.137 |
4 | 18 | Matteo Bertelle | QJMotor Avintia Racing Team | KTM | 01’27.144 |
5 | 10 | Diogo Moreira | MT Helmets – MSI | KTM | 01’27.192 |
6 | 72 | Taiyo Furusato | Honda Team Asia | Honda | 01’27.254 |
7 | 82 | Stefano Nepa | Angeluss MTA Team | KTM | 01’27.418 |
8 | 20 | Lorenzo Fellon | SIC58 Squadra Corse | Honda | 01’27.462 |
9 | 23 | Elia Bartolini | QJMotor Avintia Racing Team | KTM | 01’27.693 |
10 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech3 | KTM | 01’28.001 |
11 | 67 | Alberto Surra | Rivacold Snipers Team | Honda | 01’28.019 |
12 | 48 | Ivan Ortola | Angeluss MTA Team | KTM | 01’28.101 |
13 | 27 | Kaito Toba | CIP Green Power | KTM | 01’28.109 |
14 | 70 | Joshua Whatley | VisionTrack Racing Team | Honda | 01’28.114 |
15 | 64 | Mario Suryo Aji | Honda Team Asia | Honda | 01’28.186 |
16 | 22 | Ana Carrasco | BOE Motorsports | KTM | 01’29.017 |
Após os 10 minutos de intervalo onde aconteceu o cancelamento da volta de Oncü, 6 dos 18 postulantes a pole (Sasaki, Odgen, Yamanaka, McPhee, Kelso e Tatay) entraram imediatamente assim que o cronometro foi disparados. Um segundo grupo saiu após 1 minuto e 30 segundos de sessão percorrida. Guevara, Foggia, Suzuki e Migno saíram com 2 minutos de sessão. Riccardo Rossi foi o único a ficar nos boxes.
Com 3 minutos de sessão, John McPhee da Husqvarna foi o mais rápido com 1:26.751, seguido de Ayumu Sasaki (Companheiro de equipe do escocês), Ryusei Yamanaka, Scott Odgen e Carlos Tatay. A sessão começaria a esquentar a partir desse momento.
Jaume Masia foi para o chão na curva 6. Já lá em cima, Sasaki supera McPhee e pula para a ponta, com 4:30 de sessão. Ryusei Yamanaka passou para segundo, deixando John McPhee na terceira posição. Os favoritos ainda não tinham aparecido na sessão. Os pilotos da Leopard Racing (Suzuki e Foggia) marcaram o 6º e 7ºtempos respectivamente.
A 8:40 do final, Izan Guevara aparece na sessão e marca o 2ºtempo, mas sua volta acabou sendo cancelada. Quem assumiu a segunda posição foi Tatsuki Suzuki. Após metade da sessão completada, A 1ªfila teria a trinca japonesa formada por Sasaki, Suzuki e Yamanaka. Nessa altura da sessão, somente Guevara, Suzuki, Foggia e Migno estavam na pista para marcarem mais uma volta. Após ter sua volta anulada, o piloto da Gas Gas foi para os boxes. Já Suzuki e Foggia melhoraram a suas voltas, sendo que o piloto italiano da Leopard Racing subiu para a 6ªposição, atrás de McPhee e de Daniel Holgado.
Os pilotos começaram a voltar para a pista a 6:30 do final do Q2. Alguns outros pilotos continuavam na pista, como era o caso de Sergio Garcia. Os pilotos da Leopard Racing foram para os boxes 1 minuto depois, mas certamente eles voltariam para a pista.
Ryusei Yamanaka e Scott Odgen queriam colocar os cronômetros para baixo, mas foi o jovem e novato Daniel Holgado que conseguiu o feito a menos de 3 minutos do final, passando para a ponta ao marcar o tempo de 1:26.189.
A 2 minutos do final, a turma que estava os boxes voltou para a pista. Daniel Holgado tinha a pole na mão, mas a 30 segundos do final, em uma volta sensacional, Izan Guevara passou a ser o pole com 1:25.869. Dennis Foggia passou para a terceira posição, mas ainda tinha uma última tentativa e foi o bastante para tomar a segunda posição de Daniel Holgado.
Izan Guevara conquista a pole position, o piloto da Gas Gas vem embalado pelos bons resultados e principalmente pela vitória no GP da Catalunha. O piloto espanhol terá a companhia de Dennis Foggia da Leopard Racing (piloto que precisava se recuperar, pois vinha de 2 corridas sem marcar pontos) e de Daniel Holgado da equipe Ajo, em busca do seu primeiro pódio na carreira. Algo que começava a ser possível para esse promissor piloto espanhol.
A segunda fila será toda japonesa, com Ayumu Sasaki comandando essa fila, em uma volta muito boa após ter ficado de fora do GP da Espanha. Em 5º, Tatsuki Suzuki que vem de 2 pódios seguidos (Itália e na Catalunha) e Ryusei Yamanaka da MT Helmets.
David Muñoz, surpresa e revelação do GP da Catalunha, abre a 3ªfila, em 7ºlugar, na frente do líder do campeonato, Sergio Garcia pouco apareceu na classificação e acabou em uma modesta 8ªposição. Matteo Bertelle fez uma bela classificação, quase que acaba eliminado, mas conseguiu entrar no Q2 pela anulação do tempo de Oncü e aproveitou bem a chance de disputar a parte final da classificação, ficando em uma ótima 9ªcolocação no Grid de largada. Scott Odgen da VisionTrack, Joel Kelso da CIP Green e Andrea Migno da Snipers completam os 12 primeiros colocados.
Grid de Largada:
pos | nº | piloto | equipe | moto | tempo |
1 | 28 | Izan Guevara | GASGAS Aspar Team | GASGAS | 01’25.869 |
2 | 7 | Dennis Foggia | Leopard Racing | Honda | 01’26.164 |
3 | 96 | Daniel Holgado | Red Bull KTM Ajo | KTM | 01’26.189 |
4 | 71 | Ayumu Sasaki | Sterilgarda Husqvarna Max | Husqvarna | 01’26.299 |
5 | 24 | Tatsuki Suzuki | Leopard Racing | Honda | 01’26.325 |
6 | 6 | Ryusei Yamanaka | MT Helmets – MSI | KTM | 01’26.467 |
7 | 44 | David Muñoz | BOE Motorsports | KTM | 01’26.617 |
8 | 11 | Sergio Garcia | GASGAS Aspar Team | GASGAS | 01’26.626 |
9 | 18 | Matteo Bertelle | QJMotor Avintia Racing Team | KTM | 01’26.640 |
10 | 19 | Scott Ogden | VisionTrack Racing Team | Honda | 01’26.645 |
11 | 66 | Joel Kelso | CIP Green Power | KTM | 01’26.649 |
12 | 16 | Andrea Migno | Rivacold Snipers Team | Honda | 01’26.734 |
13 | 17 | John McPhee | Sterilgarda Husqvarna Max | Husqvarna | 01’26.751 |
14 | 31 | Adrian Fernandez | Red Bull KTM Tech3 | KTM | 01’26.759 |
15 | 54 | Riccardo Rossi | SIC58 Squadra Corse | Honda | 01’27.101 |
16 | 43 | Xavier Artigas | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMOTO | 01’27.256 |
17 | 99 | Carlos Tatay | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMOTO | 01’27.474 |
18 | 5 | Jaume Masia | Red Bull KTM Ajo | KTM | Sem Tempo |
19 | 10 | Diogo Moreira | MT Helmets – MSI | KTM | 01’27.192 |
20 | 72 | Taiyo Furusato | Honda Team Asia | Honda | 01’27.254 |
21 | 82 | Stefano Nepa | Angeluss MTA Team | KTM | 01’27.418 |
22 | 20 | Lorenzo Fellon | SIC58 Squadra Corse | Honda | 01’27.462 |
23 | 23 | Elia Bartolini | QJMotor Avintia Racing Team | KTM | 01’27.693 |
24 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech3 | KTM | 01’28.001 |
25 | 67 | Alberto Surra | Rivacold Snipers Team | Honda | 01’28.019 |
26 | 48 | Ivan Ortola | Angeluss MTA Team | KTM | 01’28.101 |
27 | 27 | Kaito Toba | CIP Green Power | KTM | 01’28.109 |
28 | 70 | Joshua Whatley | VisionTrack Racing Team | Honda | 01’28.114 |
29 | 64 | Mario Suryo Aji | Honda Team Asia | Honda | 01’28.186 |
30 | 22 | Ana Carrasco | BOE Motorsports | KTM | 01’29.017 |
No domingo, o espanhol Izan Guevara que partiu da pole position não deu chances para seus adversários e conquistou a sua 3ªvitória no ano e se aproximou de Sergio Garcia na disputa pela liderança e pelo título de pilotos da Moto 3.
Guevara largou bem e garantiu a liderança, Suzuki chegou a superar Foggia que quase de imediato recuperou a 2ªposição. Na curva 1, um perigoso acidente que envolveu 5 pilotos, mas foram os pilotos Carlos Tatay, Riccardo Rossi e o escocês John McPhee que acabaram se acidentando. Os dois primeiros abandonaram a corrida, já o 3º, ficou na corrida, mas na última posição, comprometendo a sua corrida.
No final da primeira volta, Guevara, Foggia, Suzuki, Muñoz, Garcia e Holgado ocupavam as 6 primeiras posições. A partir da metade da 2ªVolta, Daniel Holgado começou a sua escalada rumo às primeiras posições. O jovem piloto da Ajo passou Sergio Garcia e David Muñoz passando a 4ªposição. Sergio Garcia também passou por Muñoz que acabaria ficando para trás com o decorrer das voltas. Na 3ªVolta, Holgado passou Suzuki e assumiu a terceira posição e já partiu para cima de Dennis Foggia.
Por parte das punições Ruysei Yamanaka teve de pagar uma volta longa de punição por ter derrubado David Salvador e Daniel Holgado durante o GP da Catalunha e caiu para a 13ªposição quando cumpriu essa penalidade. Pior seria para Deniz Oncü e Kaito Toba, os dois queimaram a largada e teriam de cumprir por duas vezes a punição da volta longa.
Ao iniciar a 4ªVolta, Daniel Holgado passa Dennis Foggia e assume a segunda posição e logo depois, Holgado já foi para cima de Izan Guevara, era um impressionante inicio para esse jovem piloto que faz sua primeira temporada completa. Na metade da 5ªVolta, Scott Odgen e Matteo Bertelle se acidentaram e deixavam a corrida.
Na disputa entre Guevara e Holgado, o piloto da Gas Gas abriu um pouco de vantagem na frente, já o piloto da equipe Ajo errou a curva e perdeu posição para Foggia e Suzuki. No final da 6ªvolta, Garcia e Suzuki passaram por Holgado e passaram para 4ª e 5ªposições respectivamente. Os dois pilotos da Gas Gas e os dois pilotos da Leopard Racing estão nas 4 primeiras posições. Sem dúvida são as duas melhores equipes da Moto 3. Joel Kelso caiu na 7ªvolta e abandona a corrida. O Australiano fez sua estreia na moto 3 exatamente nessa pista no ano passado.
Com o decorrer das voltas, Izan Guevara começava a abrir vantagem para o restante do Grupo (8 décimos na 7ªvolta) que era liderado por Foggia, seguido de Suzuki, Garcia, Sasaki e Holgado. No segundo pelotão vinha sendo liderado por Deniz Oncü, em 7ºlugar, isso mesmo sofrendo uma punição de duas voltas longas. Muñoz, Ortolá, Adrián Fernández, Masia, Migno, Nepa, Bartolini e Artigas.
Na 10ªVolta, Sergio Garcia supera Tatsuki Suzuki, assumindo a terceira posição. Com 10 voltas completadas, Dennis Foggia e Sergio Garcia estavam advertidos e não poderiam passar do limite da pista, se não, seriam penalizados. No segundo bloco, estava movimentada a briga entre Oncü, Masia, Fernández, que eram 3 pilotos das equipe oficiais da KTM (Ajo e Tech 3).
As posições na frente continuavam inalteradas na parte da frente (Guevara, Foggia, Garcia, Suzuki, Sasaki e Holgado). Ao chegar na 14ªVolta, Sergio Garcia partiu para cima de Dennis Foggia. A corrida parecia muito mais um jogo de xadrez, os pilotos estavam calculando bem as suas estratégias. Um movimento errado custaria posições na corrida. Ao contraio das outras corridas, o líder abria cada vez mais do pelotão que o seguia, Izan Guevara vinha a 2 segundos de Foggia.
A classificação só se modificou quando faltava 12 voltas do final, quando Ayumu Sasaki superou seu compatriota Tatsuki Suzuki e assumiu a 4ªposição. Enquantp ossp. Oncü e Fernández buscaram fugir de Masia e Muñoz. Logo a seguir, Andrea Migno e Ivan Ortolá disputavam a 11ªposição.
Izan Guevara estava com a corrida na mão, A briga da corrida no final passou a ser entre Foggia e Garcia pela 2ªposição. Logo atrás, Sasaki e Suzuki estavam na espera, principalmente porque tanto Foggia como Garcia já tinham sido advertidos. Com mais uma saída de pista dos dois da frente, os japoneses poderiam se beneficiar.
Izan Guevara não teve adversários, acabou vencendo de ponta a ponta a sua 3ªcorrida na temporada. O Espanhol vem em grande sequência no campeonato, se aproximando de Sergio Garcia na pontuação e coloca mais fogo na disputa do título. A briga entre Foggia e Garcia se estendeu até o final da corrida, na última curva, quando Sergio Garcia passou Foggia, mas o piloto da Leopard Racing deu o X e assegurou o segundo lugar, um ótimo resultado para quem vinha de dois abandonos seguidos. Sergio Garcia completou o pódio, mas viu a sua liderança no campeonato ficar um pouco mais ameaçada pelo Guevara, seu companheiro de equipe.
De volta após ficar de fora do GP da Catalunha, Ayumu Sasaki fez um grande final de semana e terminou o dia na 4ªposição. Tatsuki Suzuki não repetiu os belíssimos desempenhos das duas últimas corridas e terminou o dia na 5ªposição, bem a frente de Daniel Holgado que perdeu folego na reta final e acabou o dia na 6ªposição, mas pelo menos mostrou disposição para lutar pelos primeiros lugares, certamente dará frutos para a equipe Ajo na segunda metade da temporada.
Deniz Oncü chegou na 7ªposição a menos de 1 segundo de Holgado, apesar de largar muito atrás e de ter sido punido por queima de largada (2 voltas longas) o turco obteve um belo desempenho, mas por erros dele terminou sendo prejudicado. Adrian Fernández terminou o dia em uma boa 8ªposição, 1.2 segundos atrás de Oncü, o companheiro de equipe da Tech 3.
David Muñoz da BOE, Ivan Ortolá da Angeluss, Andrea Migno da Snipers e Jaume Masia da Ajo completaram as 12 primeiras posições. Após uma serie de boas corridas, Masia teve um resultado e um final de semana bem decepcionante, se afastando da luta do campeonato.
Resultado Final da 10ªetapa do Mundial de Motovelocidade – Temporada 2022
GP da Alemanha – Sachsenring – 27 Voltas – Moto 3
pos | nº | piloto | equipe | moto | tempo |
1 | 28 | Izan Guevara | GASGAS Aspar Team | GASGAS | 39’14.9460 |
2 | 7 | Dennis Foggia | Leopard Racing | Honda | a 4.853 |
3 | 11 | Sergio Garcia | GASGAS Aspar Team | GASGAS | a 4.964 |
4 | 71 | Ayumu Sasaki | Sterilgarda Husqvarna Max | Husqvarna | a 5.941 |
5 | 24 | Tatsuki Suzuki | Leopard Racing | Honda | a 9.081 |
6 | 96 | Daniel Holgado | Red Bull KTM Ajo | KTM | a 12.826 |
7 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech3 | KTM | a 13.426 |
8 | 31 | Adrian Fernandez | Red Bull KTM Tech3 | KTM | a 14.664 |
9 | 44 | David Muñoz | BOE Motorsports | KTM | a 21.055 |
10 | 48 | Ivan Ortola | Angeluss MTA Team | KTM | a 21.272 |
11 | 16 | Andrea Migno | Rivacold Snipers Team | Honda | a 21.452 |
12 | 5 | Jaume Masia | Red Bull KTM Ajo | KTM | a 21.529 |
13 | 43 | Xavier Artigas | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMOTO | a 31.870 |
14 | 23 | Elia Bartolini | QJMotor Avintia Racing Team | KTM | a 31.792 |
15 | 82 | Stefano Nepa | Angeluss MTA Team | KTM | a 31.949 |
16 | 10 | Diogo Moreira | MT Helmets – MSI | KTM | a 32.120 |
17 | 72 | Taiyo Furusato | Honda Team Asia | Honda | a 32.228 |
18 | 20 | Lorenzo Fellon | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 32.321 |
19 | 17 | John McPhee | Sterilgarda Husqvarna Max | Husqvarna | a 45.223 |
20 | 27 | Kaito Toba | CIP Green Power | KTM | a 51.842 |
21 | 67 | Alberto Surra | Rivacold Snipers Team | Honda | a 55.564 |
22 | 22 | Ana Carrasco | BOE Motorsports | KTM | a 1:17.865 |
23 | 64 | Mario Suryo Aji | Honda Team Asia | Honda | a 5 Voltas |
99 | Carlos Tatay | CFMOTO Racing PruestelGP | CFMOTO | a 10 Voltas – Acidente | |
6 | Ryusei Yamanaka | MT Helmets – MSI | KTM | a 13 Voltas – Fisico (Piloto) | |
70 | Joshua Whatley | VisionTrack Racing Team | Honda | a 13 Voltas – Mecânico | |
66 | Joel Kelso | CIP Green Power | KTM | a 18 Voltas – Acidente | |
18 | Matteo Bertelle | QJMotor Avintia Racing Team | KTM | a 23 Voltas – Acidente | |
19 | Scott Ogden | VisionTrack Racing Team | Honda | a 23 Voltas – Acidente | |
54 | Riccardo Rossi | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 27 Voltas – Acidente |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP