Já Campeão, Lorenzo Dalla Porta conquistou a vitória na Malásia, Numa corrida calculada, aparecendo na hora certa, Evitando confusões nas primeiras voltas e aparecendo na 2ªmetade de corrida. Uma grande vitória do piloto Italiano. Com o primeiro pódio de Sergio Garcia e a Incrível recuperação de Masia, que largou das últimas filas para ficar com o 3ºlugar
Ao começar o Q1 (Realizado no Sábado), o Turco Can Onçu teve problemas em sua moto, antes mesmo de entrar na pista. Os mecânicos da equipe Red Bull KTM Ajo tiveram que ajeitar a moto para o seu piloto partir para a pista junto com outros 14 pilotos que disputava a repescagem. Fenati começou na frente, Com 2:14.112. Yurchenko e Rossi vinham logo aqui. Porém, logo o jovem Filip Salac superou o piloto da Snipers e assumiu a ponta.
A 8 minutos e 30 segundos do final, Tony Arbolino supera e muito o tempo de Salac, Marcando 2:21.807 ficando a mais de 3 décimos a frente de Oncu, Fernandez e Masia. 2 minutos depois, Masia passa a liderança, Com Oncu, Arbolino e Fernandez trocando de posições, Mas continuavam classificados.

Para evitar os boxes, com pouco tempo de pista preferiam fazer uma volta de aquecimento e depois para uma nova volta rápida, Mesmo com uma chuva fina caindo no circuito. Alguns outros pilotos foram para a última tentativa em cima da Hora, Faltando um pouco mais de 2 minutos do final do Q1. Muitos desses pilotos acabaram ficando sem a chance de fazer a volta. Na volta final, Oncu e Booth-Amos se chocaram e ambos perderam a chance de darem uma boa última volta.
Ninguém conseguiu melhorar no final, Com exceção de Albert Arenas com a melhor marca e Niccolò Antonelli com o segundo lugar. Jaume Masia e Can Onçu foram os outros classificados para o Q2.
Resultado do Q1:
pos | nº | piloto | equipe | moto | tempo |
1 | 75 | Albert Arenas | Gaviota Angel Nieto Team | KTM | 2’12.390 |
2 | 23 | Niccolò Antonelli | SIC58 Squadra Corse | Honda | 2’12.528 |
3 | 5 | Jaume Masiá | Mugen Race | KTM | 2’12.620 |
4 | 61 | Can Öncü | Red Bull KTM Ajo | KTM | 2’12.753 |
5 | 14 | Tony Arbolino | VNE Snipers | Honda | 2’12.757 |
6 | 25 | Raúl Fernández | Gaviota Angel Nieto Team | KTM | 2’12.933 |
7 | 55 | Romano Fenati | VNE Snipers | Honda | 2’13.195 |
8 | 7 | Dennis Foggia | SKY Racing Team VR46 | KTM | 2’13.227 |
9 | 22 | Kazuki Masaki | BOE Skull Rider Mugen Race | KTM | 2’13.307 |
10 | 82 | Stefano Nepa | Reale Avintia Arizona 77 | KTM | 2’13.412 |
11 | 69 | Tom Booth-Amos | CIP Green Power | KTM | 2’13.771 |
12 | 12 | Filip Salac | Redox PruestelGP | KTM | 2’13.778 |
13 | 84 | Jakub Kornfeil | Redox PruestelGP | KTM | 2’14.220 |
14 | 76 | Makar Yurchenko | BOE Skull Rider Mugen Race | KTM | 2’14.333 |
15 | 54 | Riccardo Rossi | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda | 2’14.907 |
De cara, Os pilotos da Estrella Galícia (Alonso Lopez e Sergio Garcia) e Aron Canet da equipe de Max Biaggi foram os primeiros a entrarem na pista. Com exceção de Niccolò Antonelli todo mundo foi para as primeiras voltas rápidas. Canet chegou a fazer o melhor tempo, Mas 20 segundo depois acabou engolido pelo grande pelotão. Tatsuki Suzuki assumiu a ponta com 2:11.885, Com John McPhee em 2º, Albert Arenas, Ayumi Sasaki e Gabriel Rodrigo nas 5 primeiras posições.

O campeão Lorenzo Dalla Porta vinha em 8ºlugar, Não satisfeito, O piloto da Leopard melhorou na segunda volta rápida e subiu para o 6ºtempo. Nessa segunda tentativa, praticamente ninguém melhorou seu tempo. A 5 minutos do final, Celestino Vietti fez uma boa volta e subiu do 13º para o 9ºlugar.
A pouco mais de 2 minutos do final, A grande maioria dos pilotos foram para a pista, Em cima da hora para fazer a volta sobre o risco de não completarem a volta. E isso aconteceu com 7 pilotos, Entre eles o pole Tatsuki Suzuki. 1 minuto antes, Canet, Lopez e Garcia foram para a volta rápida, Com uma boa volta de Alonso Lopez, ficando com o 6ºtempo.

Marcos Ramirez acabou indo para a sua volta e foi bem mais rápido que Suzuki em todas as suas parciais, Marcando 2:11.758, tomando a pole position das mãos do Japonês. O Espanhol de Andaluzia leva a pole position, Suzuki chegou a andar rápido no primeiro setor, Mas acabou tirando a mão da Moto e acabou tendo de torcer para ficar com a pole, Mas não deu certo e o piloto da Sic58 larga em 2ºlugar. John McPhee completou a primeira fila.

Na segunda fila largam Albert Arenas da Angel Nieto (Mantendo a boa fase nas últimas 3 corridas), Celestino Vietti da Sky VR46 e Darryn Binder da CIP. Completando os 10 primeiros colocados: Lorenzo Dalla Porta da Leopard Racing, Ayumi Sasaki da Petronas, Gabriel Rodrigo da Gresini e Alonso Lopez da Estrella Galícia.
Grid de Largada:
pos | nº | piloto | equipe | moto | tempo |
1 | 42 | Marcos Ramírez | Leopard Racing | Honda | 2’11.758 |
2 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | 2’11.885 |
3 | 17 | John McPhee | Petronas Sprinta Racing | Honda | 2’11.990 |
4 | 75 | Albert Arenas | Gaviota Angel Nieto Team | KTM | 2’12.172 |
5 | 13 | Celestino Vietti | SKY Racing Team VR46 | KTM | 2’12.314 |
6 | 40 | Darryn Binder | CIP Green Power | KTM | 2’12.332 |
7 | 48 | Lorenzo Dalla Porta | Leopard Racing | Honda | 2’12.343 |
8 | 71 | Ayumu Sasaki | Petronas Sprinta Racing | Honda | 2’12.369 |
9 | 19 | Gabriel Rodrigo | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda | 2’12.385 |
10 | 21 | Alonso López | Estrella Galicia 0,0 | Honda | 2’12.396 |
11 | 5 | Jaume Masiá | Mugen Race | KTM | 2’12.520 |
12 | 44 | Aròn Canet | Sterilgarda Max Racing Team | KTM | 2’12.749 |
13 | 11 | Sergio Garcia | Estrella Galicia 0,0 | Honda | 2’12.790 |
14 | 79 | Ai Ogura | Honda Team Asia | Honda | 2’12.797 |
15 | 16 | Andrea Migno | Mugen Race | KTM | 2’13.142 |
16 | 61 | Can Öncü | Red Bull KTM Ajo | KTM | 2’13.160 |
17 | 27 | Kaito Toba | Honda Team Asia | Honda | Sem Tempo |
18 | 23 | Niccolò Antonelli | SIC58 Squadra Corse | Honda | Sem Tempo |
19 | 14 | Tony Arbolino | VNE Snipers | Honda | 2’12.757 |
20 | 25 | Raúl Fernández | Gaviota Angel Nieto Team | KTM | 2’12.933 |
21 | 55 | Romano Fenati | VNE Snipers | Honda | 2’13.195 |
22 | 7 | Dennis Foggia | SKY Racing Team VR46 | KTM | 2’13.227 |
23 | 22 | Kazuki Masaki | BOE Skull Rider Mugen Race | KTM | 2’13.307 |
24 | 82 | Stefano Nepa | Reale Avintia Arizona 77 | KTM | 2’13.412 |
25 | 69 | Tom Booth-Amos | CIP Green Power | KTM | 2’13.771 |
26 | 12 | Filip Salac | Redox PruestelGP | KTM | 2’13.778 |
27 | 84 | Jakub Kornfeil | Redox PruestelGP | KTM | 2’14.220 |
28 | 76 | Makar Yurchenko | BOE Skull Rider Mugen Race | KTM | 2’14.333 |
29 | 54 | Riccardo Rossi | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda | 2’14.907 |
Antes da largada no domingo, Jaume Masia que iria largar do 11ºlugar acabou tendo de largar dos boxes. Quando levava sua moto ao grid de largada. Seria uma corrida longa para o piloto Espanhol.
Na largada, Suzuki largou melhor que Ramirez e passa na primeira curva na liderança. Porém, Albert Arenas passou o Japonês na segunda curva e foi para a ponta. Na curva 3, Ramirez se recupera e retornou a liderança da prova. Os três primeiros colocados, Suzuki, Ramirez e Arenas disputaram o primeiro lugar na primeira volta. Ao final da primeira volta, O Japonês da equipe de Paolo Simoncelli ficou na liderança com Ramirez, Rodrigo e Arenas nas 4 primeiras posições. Romano Fenati em uma grande primeira volta passou do 21º para o 9ºlugar.
O argentino Gabriel Rodrigo foi para cima de Tatsuki Suzuki e chegou por momentos a assumir a liderança. Porém, O Japonês voltou a ficar na frente. No final da 4ªVolta, Suzuki era o líder e tentava abrir vantagem para Ramirez, Rodrigo, Arenas e McPhee. Mas era inútil, Logo o grupão se aproximou do líder. Curvas depois, Ramirez e Rodrigo passaram a liderar a prova, Depois o piloto da Gresini superou o piloto da Leopard passa a liderar a prova na curva 4.

Os dois trocaram de liderança, Na entrada da volta 6 Suzuki era o líder apos passar Rodrigo na curva 11 da volta anterior. Rodrigo passou Suzuki na curva 2, O argentino ficou na liderança até na saída da curva 4, quando o piloto da Gresini é chicoteado da moto e acabou indo para m chão, Sem tempo para desviar, Suzuki foi para o Chão logo em seguida. Alonso Lopez acabou não conseguindo desviar da moto de Suzuki e acabou atropelando a moto do Piloto da SIC58 e também foi para o chão.

Com toda essa confusão, Marcos Ramirez foi para não ir ao chão. A Liderança passou para Celestino Vietti, seguido de Albert Arenas e de Marcos Ramirez. A partir dai é que aparece na corrida o Campeão Lorenzo Dalla Porta, que assumiu a liderança a 11 voltas do final. No final da volta, Stefano Nepa e Tony Botth-Amos foram para o chão na curva 15, Ambos voltaram a corrida.

A se destacar a ótima corrida de Jaume Masia, que veio das últimas posições (29ºlugar) para a 4ªposição, disputando o pódio com Albert Arenas. Vietti e Dalla Porta estavam na frente. Os 4 primeiros colocados vinham um pouco na frente de Tony Arbolino e dos demais pilotos.
Outro piloto que caiu foi Darryn Binder, Mas o Sul-Africano cair não é nenhuma novidade. Assim como também não é novidade que Kaito Toba, Ayumi Sasaki e Andrea Migno tenham encontrado o chão. Lá na frente, Dalla Porta voltou a liderança, Mas nada estava definido, Vietti, Arenas, Masia e Sergio Garcia vinham próximos do líder, querendo carimbar a faixa do campeão.

A 6 voltas do final, Arenas foi para cima de Vietti e acabou conquistando a segunda posição, Mas de imediato o piloto da VR46 retornou a posição. Com isso, Dalla Porta conseguiu abrir uma pequena vantagem. Arenas chegou a perder o 3ºlugar para Sergio Garcia, e depois o piloto da Angel Nieto retornou o 3ºlugar.
A 4 voltas do final Dalla Porta, Vietti, Arenas, Garcia, Ogura e Masia vinham se afastando dos demais, John McPhee vinha tentando voltar ao 1ºpelotão. Albert Arenas passou Vietti na curva 11 e na curva 1, O Espanhol da Angel Nieto passou Dalla Porta e passou a liderança, A 3 voltas do final, Dalla Porta e Vietti na força do motor na Reta superaram Arenas e voltaram as 2 primeiras posições. Dalla Porta tentou abrir do pelotão, Mas não consegue se livrar do Grupo e todos os 10 primeiros colocados se juntaram a 2 voltas do final.

No final da penúltima volta, John MCPhee espalha na curva 15, Mas consegue retornar a trajetória e não sai do pelotão da frente. Dalla Porta chegou a ir para a brita, Mas conseguiu se salvar de uma queda.
A Volta final foi movimentada demais, Vietti passou Dalla Porta nas curvas 1 e 2 assumindo a liderança. 2 curvas depois, O Piloto da Leopard Racing consegue recuperar a 1ª posição. Vietti perdeu posições para Arenas e Garcia na reta final de corrida. Na reta final, Garcia foi com tudo para cima de Albert Arenas e levou a melhor, Passou para a segunda posição (Seu melhor resultado da Carreira) enquanto Arenas foi para o chão na última curva de Sepang.

Lorenzo Dalla Porta conquistou sua 4ªvitória na temporada, Sua terceira vitória seguida em um momento maravilhoso da temporada do campeão da Moto 3. Sergio Garcia conquistou seu primeiro pódio da carreira, Chegando em 2ºlugar com sua moto da Estrella Galícia, Crescendo na reta final da temporada.

O Pódio foi completado pelo Espanhol Jaume Masia. O piloto da WWR veio da 29ªposição para um pódio maravilhoso, Em uma das melhores atuações da sua carreira. O Japonês Ai Ogura teve um bom final de semana, Se chamar tanta atenção chegou em 4ºlugar. Celestino Vietti perdeu a chance do pódio na volta final, Caindo do 2º para o 5ºlugar apesar da boa corrida que ele fez.

Marcos Ramirez que vinha disputando a ponta no começo da prova ficou muito prejudicado depois do acidente que ele teve que evitar, Chegando a ficar em 14ºlugar. O Espanhol ainda conseguiu se recuperar e terminou o dia em 6ºlugar. Seguidos de John McPhee, Aron Canet (Que conseguiu terminar uma corrida depois de 3 abandonos) e de Tony Arbolino. Para Valência, Canet, Arbolino e Ramírez disputam o vice-campeonato da Moto 3. Niccolò Antonelli completou o Top 10 em Sepang.

Nos dias 15, 16 e 17 de Novembro, teremos a etapa final do Campeonato Mundial de Motovelocidade. O Portal Sportszone vai fazer toda a cobertura do final de semana do GP da Comunidade Valenciana.
Fotos:
Resultado Final do GP da Malásia
Moto 3
pos | nº | piloto | equipe | moto | tempo |
1 | 48 | Lorenzo Dalla Porta | Leopard Racing | Honda | 38’01.355 |
2 | 11 | Sergio Garcia | Estrella Galicia 0,0 | Honda | a 0.410 |
3 | 5 | Jaume Masiá | Mugen Race | KTM | a 0.803 |
4 | 79 | Ai Ogura | Honda Team Asia | Honda | a 0.885 |
5 | 13 | Celestino Vietti | SKY Racing Team VR46 | KTM | a 0.902 |
6 | 42 | Marcos Ramírez | Leopard Racing | Honda | a 1.095 |
7 | 17 | John McPhee | Petronas Sprinta Racing | Honda | a 1.342 |
8 | 44 | Aròn Canet | Sterilgarda Max Racing Team | KTM | a 2.253 |
9 | 14 | Tony Arbolino | VNE Snipers | Honda | a 3.035 |
10 | 23 | Niccolò Antonelli | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 7.726 |
11 | 55 | Romano Fenati | VNE Snipers | Honda | a 8.008 |
12 | 75 | Albert Arenas | Gaviota Angel Nieto Team | KTM | a 10.521 |
13 | 12 | Filip Salac | Redox PruestelGP | KTM | a 15.542 |
14 | 25 | Raúl Fernández | Gaviota Angel Nieto Team | KTM | a 15.873 |
15 | 54 | Riccardo Rossi | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda | a 15.950 |
16 | 76 | Makar Yurchenko | BOE Skull Rider Mugen Race | KTM | a 16.064 |
17 | 84 | Jakub Kornfeil | Redox PruestelGP | KTM | a 16.497 |
18 | 22 | Kazuki Masaki | BOE Skull Rider Mugen Race | KTM | a 16.567 |
19 | 7 | Dennis Foggia | SKY Racing Team VR46 | KTM | a 24.161 |
20 | 61 | Can Öncü | Red Bull KTM Ajo | KTM | a 29.330 |
21 | 69 | Tom Booth-Amos | CIP Green Power | KTM | a 1’22.202 |
40 | Darryn Binder | CIP Green Power | KTM | a 7 voltas | |
71 | Ayumu Sasaki | Petronas Sprinta Racing | Honda | a 9 voltas | |
16 | Andrea Migno | Mugen Race | KTM | a 9 voltas | |
27 | Kaito Toba | Honda Team Asia | Honda | a 9 voltas | |
82 | Stefano Nepa | Reale Avintia Arizona 77 | KTM | a 10 voltas | |
24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 12 voltas | |
19 | Gabriel Rodrigo | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda | a 12 voltas | |
21 | Alonso López | Estrella Galicia 0,0 | Honda | a 12 voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP