GP do Qatar – Mundial de Motovelocidade 2023 – 19ªEtapa da MotoGP

Após um domingo de muitas emoções pelos postulantes ao título e pela vitória sobre a noite de Losail. O Campeão Bagnaia e o desafiante Martin  tiveram resultados tem distintos ao final das 20 voltas da penúltima corrida do domingo.

Peppo Bagnaia teve uma largada excepcional, pulando da 4ªposição para a liderança deixando Luca Marini, Fabio di Giannantonio, Alex Marquez e Marc Marquez nas 6 primeiras posições. Jorge Martin não largou bem, caiu 3 posições na largada caindo de 5ª para a 8ªposição. Iker Lecuona abandona por problemas técnicos em sua Honda. Essa é sua última apresentação do piloto espanhol nesse ano já que Alex Rins voltaria em Valencia na semana seguinte.

Bagnaia, Marini e Di Giannantonio tentaram uma fuga dos demais, mas Alex Marquez passou para a terceira posição após ultrapassagem sobre seu companheiro de equipe. Brad Binder jogou duro para ultrapassar Marc Marquez para ganhar a 6ªposição.

Johann Zarco passou pra fora da pista e perdeu posições para Jorge Martin e Marevick Viñales caindo para a 9ªposição.

Enquanto Peppo Bagnaia abria frente na liderança, Luca Marini estava sendo pressionado por Alex Marquez, Fabio di Giannantonio, Brad Binder e Marc Marquez, esse grupo abriu 1.6 segundos de vantagem para Jorge Martin que ocupava a 7ªposição.

Chegando a 4ªVolta, Fabio di Giannantonio recuperou o terceiro lugar após ultrapassagem sobre Alex Marquez. Já Marc Marquez perdeu rendimento e foi ultrapassado por Jorge Martin que passou a ser o sexto colocado no começo da 5ªvolta.

Na mesma 5ªVolta, Fabio di Giannantonio ultrapassou Luca Marini e assumiu a segunda posição. Curvas depois, foi a vez de Alex Marquez e Brad Binder superarem o piloto da VR46 que acabou caindo da 2ª para a 5ªposição em questão de meia volta.

No começo da 6ªVolta (Curva 1) Brad Binder dividiu a curva com Alex Marquez e acabou conquistando a 3ªposição do piloto da Gresini, grande manobra do primeiro piloto da KTM. Alex Marquez buscou dar o troco em Binder, mas sem sucesso.  Marc Marquez sofria com uma moto ruim (Honda) e estava sendo pressionado por Marevick Viñales e Johann Zarco. Enquanto isso, Aleix Espargaró abandona a prova e fecha mal o segundo final de semana seguido, nesse final de semana sua atitude com Franco Morbidelli foi reprovável e que deveria ter uma punição mais pesada do que teve.

Após as primeiras 8 voltas de prova, Peppo Bagnaia e Fabio di Giannantonio abriram um pouco de vantagem para Brad Binder, Alex Marquez e Luca Marini que ocupam a 3ª, 4ª e 5ªposições respectivamente. Jorge Martin na 6ªposição tentando chegar nesse grupo, Marc Marquez que resistiu por algum tempo a pressão de Viñales, mas que foi ultrapassado pelo piloto da Aprilla que ganhou a 7ªposição, Zarco em 9º, Quartararo em 10º e depois vinha Miller e Bezzecchi completando o Top 12.

Jorge Martin passou a perder rendimento na metade da corrida. O piloto da Pramac foi superado facilmente por Viñales e Marc Marquez caindo para a 8ªposição. Tudo isso só favorecia a Peppo Bagnaia que poderia colocar grande vantagem em cima de Martin para a etapa final de Valencia.

Peppo Bagnaia vinha na liderança, mas Fabio di Giannantonio com sua Ducati de 22 da Gresini ameaça a liderança do piloto da Ducati. Peppo precisava da vitória, mas Di Giannantonio precisava muito mais da vitória para manter as chances de permanecer na MotoGP em 2024.

Fabio Quartararo na 12ª vai para o ataque em cima de Jorge Martin (Após superar Johann Zarco) e passou sem dificuldades para a 7ªposição. Já Marc Marquez caiu para a 11ªposição, era pedir demais para o Formiga Atômica se manter entre os primeiros com uma moto tão deficitária como a Honda.

Na entrada da 13ªvolta, foi a vez de Jack Miller superar Jorge Martin que definidamente com uma moto mal acertada ou mal de desempenho.  Enquanto isso, lá na frente, Peppo Bagnaia e Fabio di Giannantonio lutavam pela vitória e estavam 2 segundos a frente de Binder, Alex Marquez e Luca Marini que lutavam pelo pódio.

A 5 voltas do final, Marevick Viñales chega no pelotão que lutava pela terceira posição que tinha Binder segurando a posição a muito tempo em cima de Alex Marquez e Luca Marini. Na metade da volta 16, Luca Marini supera Alex Marquez e sobe para a 4ªposição. O piloto da Gresini conseguiu dar o troco 2 curvas depois, mas no final da volta, Marini passou de novo e confirmou a passada para a 4ªposição.

Na 17ªVolta, Luca Marini e Alex Marquez superam Brad Binder passam a ser 3ª e 4ªcolocados. Agora é o piloto da VR46 que passa a ocupar o último posto do pódio. Enquanto isso, Brad Binder passa a ser pressionado por Marevick Viñales.

Lá na frente Fabio di Giannantonio partiu em definitivo para o ataque em cima de Peppo Bagnaia. Nas outras disputas por posição, Viñales passou Binder e assumiu a 5ªposição e a 4 voltas do final foi a vez de Alex Marquez ser superado pelo piloto da Aprilla que estava mirando Marini em busca do pódio. Mais atrás, Enea Bastianini passa Jorge Martin e pula para a 9ªposição. Foi muito importante essa ultrapassagem de Enea que ajudaria Peppo Bagnaia a abrir mais um ponto na frente da liderança do Campeonato.

Na metade da 17ªvolta, Fabio di Giannantonio ultrapassa Peppo Bagnaia e assume a ponta. Peppo queria a vitória e partiu para cima do piloto da Gresini, mas ao entrar na 18ªvolta, Bagnaia pega o Vacuo de Di Giannantonio e acaba passado fora da curva 1. Resultado dessa história é que Fabio di Giannantonio abre vantagem sobre Peppo Bagnaia que ainda volta na segunda posição, com alguma folga sobre Luca Marini e Marevick Viñales que lutavam pelo 3ºlugar.

Fabio di Giannantonio obteve seu grande momento no Mundial de Motovelocidade, o piloto da Gresini conquista a sua primeira vitória na categoria principal e dá um recado convincente para continuar na categoria principal. Foi um final de semana mágico para o piloto da Gresini que cresceu muito na segunda metade de campeonato. Di Giannantonio merece continuar na categoria, é um piloto que se desenvolveu de 2022 para 2023, mas a concorrência pelas últimas vagas no Grid da categoria principal é muito dura, Fermín Aldeguer é um adversário muito forte nessa disputa.

Peppo Bagnaia teve quase uma corrida como sonhou, mas perdeu a vitória nas últimas voltas e quase colocou tudo a perder no final da prova, mas quando percebeu que não poderia vencer, se acalmou e levou a sua Ducati até a segunda posição. Com o resultado ruim de Jorge Martin (10ªposição) Peppo Bagnaia com 437 pontos abre 21 pontos de frente para Jorge Martin que tem 416 pontos. Restando 37 pontos em jogo, a vantagem do campeão do Mundo de 2022 é significativa em questão de conquistar o Mundial.

Luca Marini segurou o terceiro lugar e conquista o pódio, um ótimo resultado para o piloto da VR46 que conquistou a pole, mas não teve ritmo para alcançar a vitórias, não pela falta de capacidade do piloto italiano que acabou conquistando o pódio na corrida Sprint do Sábado em na corrida do Domingo. Marevick Viñales fez uma bela corrida com a Aprilla, (bem diferente de Aleix Espargaró que deu vexame no final de semana) conquistando a 4ªposição.

Brad Binder ficou a maior parte do tempo no pódio, mas foi superado no final e acabou apenas na 5ªposição conseguindo chegar na frente de Alex Marquez que chegou o top 6 em um bom final de semana, mas ficou ofuscado pelo brilhante final de semana do seu companheiro de equipe.  De resto, Fabio Quartararo fechou na 7ªposição, fazendo uma boa corrida de recuperação após largar na 13ªposição. Enea Bastianini obteve a 8ªposição, acima disso conseguiu uma importante ultrapassagem sobre Jorge Martin e acabou dando uma contribuição pequena, mas muito importante para ajudar Peppo Bagnaia a conquistar o bicampeonato. Jack Miller fechou a corrida na 9ªposição, sem grande destaques em Losail.

Jorge Martin comemorou muito a vitória no sábado. Porém, acabou lamentando muito a 10ªposição no final do GP do Qatar. Esse resultado complicou bastante a sua luta pelo título. O piloto da Pramac terá de tirar 21 pontos de vantagem para Peppo Bagnaia no final de semana do GP da Comunidade Valenciana para desbancar Peppo e conquistar o primeiro título na categoria principal.

Marc Marquez fez o que era possível, mas não foi além da 11ªposição, bem distante da luta pela vitória. Ao contraio de Enea Bastianini, o francês Johann Zarco não ajudou em nada Jorge Martin, além disso ficou em uma apática 12ªposição, já parecendo que não quer mais saber dessa temporada e já ansioso para testar a Honda de 2024 nos testes de Valencia.

Na 13ªposição, Marco Bezzecchi teve um final de semana bem apagado, mais ainda se contar que Luca Marini fez um belo final de semana. Joan Mir da Honda e Augusto Fernandez da Gas Gas fecharam a zona de pontuação.

O GP da Comunidade Valenciana fecha o Mundial de Motovelocidade, Peppo Bagnaia tem uma significativa vantagem de 21 pontos em relação a Jorge Martin que é o desafiante, mas que tem uma missão difícil para conseguir o título da temporada de 2023. Quem será o campeão, confira a matéria da última prova da MotoGP.

Resultado final da 19ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP do Qatar – Losail – MotoGP – 20 Voltas

pos. Piloto Equipe Moto Modelo Tempo
1 49 Fabio di Giannantonio  Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22  41’43.654
2 1 Francesco Bagnaia  Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP23 a 2.734
3 10 Luca Marini  Mooney VR46 Racing Team Ducati Desmosedici GP22 a 4.408
4 12 Maverick Viñales  Aprilia Racing Aprilia RS-GP a 4.488
5 33 Brad Binder  Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 7.246
6 73 Alex Marquez  Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 a 7.620
7 20 Fabio Quartararo  Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 a 7.828
8 23 Enea Bastianini  Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP23 a 8.239
9 43 Jack Miller  Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 11.509
10 89 Jorge Martin  Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 a 14.819
11 93 Marc Marquez  Repsol Honda Team Honda RC213V a 14.964
12 5 Johann Zarco  Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 a 17.431
13 72 Marco Bezzecchi  Mooney VR46 Racing Team Ducati Desmosedici GP22 a 17.807
14 36 Joan Mir  Repsol Honda Team Honda RC213V a 18.673
15 37 Augusto Fernandez  GASGAS Factory Racing Tech3 KTM RC16 a 21.455
16 21 Franco Morbidelli  Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 a 21.474
17 25 Raúl Fernández  CryptoDATA RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP a 22.142
18 44 Pol Espargaró  GASGAS Factory Racing Tech3 KTM RC16 a 27.194
19 30 Takaaki Nakagami  LCR Honda IDEMITSU Honda RC213V a 27.740
41 Aleix Espargaró  Aprilia Racing Aprilia RS-GP a 16 voltas
27 Iker Lecuona  LCR Honda CASTROL Honda RC213V a 20 voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Pramac/Ducati/Gresini/VR46/Aprilla/KTM/Yamaha/Gas Gas/Honda/LCR/RNF

Deixe um comentário