GP da Áustria – Mundial de Motovelocidade 2023 – 10ªEtapa da Moto GP

Uma corrida perfeita de Peppo Bagnaia marcou a 10ªetapa do Mundial de Motovelocidade. Campeão do Mundo e líder do campeonato só teve dificuldades nas primeiras voltas, mas depois disso não teve trabalho para vencer o GP da Áustria, consolidando a liderança do Mundial. Brad Binder e Marco Bezzecchi completaram o pódio.

Na largada, Bagnaia largou bem e manteve a ponta com Binder e Miller a seguir. Viñales largou muito mal e chegou a cair para a 10ªposição, atrás  Marini, Alex Marquez, Bezzecchi, Quartararo, Martin e Bastianini. Sem perder tempo, Viñales foi começando a recuperar posições. Na segunda volta o piloto da Aprilla já vinha na 8ªposição após superar Bastianini e Quartararo.

No mesmo pique de Marevick, Brad Binder pressionava Peppo Bagnaia que procurava resistir ao ataque do principal piloto da KTM. Sem dúvida a torcida queria uma vitória da marca austríaca.

Mais atrás, Jack Miller estava em 3º, mas já longe dos dois primeiros e pressionado por Alex Marquez, piloto da Gresini junto dos dois pilotos da VR46, Marini em 5º e Bezzecchi em 6º. No meio do pelotão, Aleix Espargaró passou Fabio Quartararo que levou um chega pra lá do piloto da Aprilla, na verdade não foi culpa de Aleix se Quartararo foi para fora da pista, foi circunstâncias de corrida, onde o piloto da Yamaha levou a pior e caiu para a 12ªposição.

Jorge Martin teve de pagar a volta longa ao começar a 4ªvolta e caiu para a 13ªposição.

Na 5ªvolta, Alex Marquez supera Jack Miller e assume a terceira posição. Começava ai a derrocada de Miller na corrida, não demorou muito para Bezzecchi e Marini superar o piloto da KTM que caiu para a sexta posição. Viñales vinha na 7ªposição, tentando a aproximação desse pelotão.

Na 7ªVolta, Miguel Oliveira vai para os boxes e abandona a corrida com problemas na sua moto.

As duas lutas principais da corrida eram entre Bagnaia e Binder pela liderança e Aleix Marquez e Marco Bezzecchi pela terceira posição. Mais atrás, Pol Espargaró era atacado por Franco Morbidelli que fez uma belíssima ultrapassagem sobre o piloto da Tech 3 ganhando a 13ªposição no final da 8ªvolta. Marc Marquez vinha logo atrás na 15ªposição.

Na volta 9, Fabio Quartararo é superado por Jorge Martin e caiu para a 12ªposição.

Na 10ªVolta, Miller estava sendo pressionado por Viñales e Aleix Espargaró, os dois pilotos principais da Aprilla. Na volta 11, Viñales deixou Miller para trás e deixou Aleix Espargaró e outros pilotos se resolverem com o piloto da KTM. Aleix precisava de uma atitude sobre Miller já que Bastianini, Zarco, Martin e Quartararo, todos eles doidos para ganharem posições.

Lá na frente após 11 voltas, Peppo Bagnaia começava a abrir vantagem em cima de Brad Binder. Enquanto isso, Aleix Espargaró passou Jack Miller e passou para 7ªposição, Martin passou Zarco e foi para a 10ªposição. Ao final da 12ªVolta, Miller já tinha caído para a 10ªposição, superado por Bastianini e Jorge Martin…

Porém, as brigas se intensificam no bloco intermediário. Jorge Martin foi para cima de Enea Bastianini e acabou passando para a 8ªposição na 13ªVolta. Poucas voltas depois foi a vez de Aleix Espargaró ser superado por Jorge Martin que assumiu a 7ªposição. Um pouco mais atrás, Bastianini, Miller, Quartararo e Zarco passaram a lutar pela 9ªposição.

A 13 voltas do final, Bezzecchi passou Alex Marquez, mas esqueceu de fazer a curva e o piloto da Gresini recuperou a terceira posição. O piloto da VR46 estava determinado a conquistar o pódio, A 9 voltas do final, Bezzecchi passou de novo o irmão de Marc Marquez que deu o troco novamente. Com essa disputa, Luca Marini se aproximou dos dois para lutar pelo pódio.

A principal disputa da corrida era de Alex Marquez, Bezzecchi e Marini por um lugar no pódio, Já que Bagnaia em 1º e Binder em segundos estavam muito tranquilos em suas posições.

Após muita resistência de Alex Marquez, Marco Bezzecchi conseguiu passar o piloto da Gresini e assumir a terceira posição ao final da 22ªvolta. Luca Marini passou a pressionar Alex Marquez para também buscar mais uma posição. A 4 voltas do final, Marini chega a passar Alex Marquez na curva 6, mas leva o troco na curva 7. Na entrada da 26ªVolta, Marini passou Alex Marquez e assumiu a quarta posição.

Peppo Bagnaia sobrou muito nesse domingo, acabou confirmando a vitória com 5.1 segundos a frente de Brad Binder. A corrida do campeão do Mundo de 2022 e líder do campeonato (Com muito mais vantagem para seus concorrentes) foi perfeita, largou na frente, resistiu aos ataques de Brad Binder e depois de 1 terço de prova foi abrindo vantagem até a bandeirada. Provavelmente a melhor exibição de Peppo nessa temporada.

Brad Binder não conseguiu dar à torcida Austríaca a vitória de uma moto da KTM, mas pelo que Peppo Bagnaia andou nesse final de semana, a segunda posição de hoje deve ser considerado um excelente resultado. Aliás, um excelente final de semana do sul-africano que demonstrou velocidade e motivado pela renovação de contrato com a KTM até a temporada de 2026.

Marco Bezzecchi fechou o dia na terceira posição, se o sábado deu tudo errado, hoje deu certo e o piloto da VR46 ganhou posições na corrida e acabou levando mais um pódio na temporada. Seu companheiro de equipe, Luca Marini acabou ficando na 4ºposição, também fez uma boa corrida. Valentino Rossi que tinha ficado muito chateado pela corrida Sprint ontem deve ter ficado satisfeito com seus pilotos no dia de hoje.

Alex Marquez fez o que pode para manter seu lugar no pódio, mas teve moto para resistir aos dois pilotos da VR46 e acabou o dia na 5ªposição. Marevick Viñales teve sua corrida comprometida pela péssima largada que o jogou da 2ª para a 10ªposição. Ainda que tivesse recuperado posições, a 6ªposição é pouco para quem largou da primeira fila e com ritmo que ele teve nesse final de semana.

Jorge Martin teve um domingo diferente do sábado, ainda assim não foi além da 7ªposição e mesmo com a punição da volta longa (por ter sido considerado o culpado por ter provocado o acidente na largada da corrida curta) não iria muito longe na classificação. Fabio Quartararo fez uma boa corrida com sua Yamaha, dentro das limitações acabou sendo o 8ºcolocado.

Aleix Esparagaró ficou na 9ªposição, muito longe do desempenho que o levou a vitória em Silverstone. Enea Bastianini fechou o Top 10 sem qualquer brilho no final de semana inteiro. Franco Morbidelli acabou na 11ªposição, apesar disso o Ítalo-brasileiro teve possivelmente a mais bonita ultrapassagem na corrida, sobre Pol Espargaró ainda no primeiro terço de prova.

Chegando na 12ªposição, Finalmente Marc Marquez viu a bandeirada de chegada na corrida de domingo. Uma prova discreta, mas pelo menos não terminou no chão, algo que já se pode ser considerado como uma evolução.

Johann Zarco fez uma corrida decepcionante acabou ficando na 13ªposição. O francês vai correr pela LCR na próxima temporada. Augusto Fernandez da Tech 3 e Jack Miller que fez uma prova desastrosa (por causa de problemas de tração em sua moto) completaram a zona de pontuação, os dois se beneficiaram da Punição de 3 segundos que Pol Espargaró teve na reta final de corrida por ter passado do limite da pista.

Daqui a 2 semanas, a MotoGP vai para Barcelona, no circuito da Catalunha para o começo da segunda metade de Temporada. Peppo Bagnaia esta muito na frente dos seus adversários, mas ainda existem 370 pontos em jogo. Ou seja, o campeonato esta longe de acabar e Peppo Bagnaia vai precisar continuar nessa forma para manter a taça de campeão nas suas mãos, mas da forma que esta pilotando, o bicampeonato parece estar muito mais próximo das mãos dele a cada corrida.

Resultado da 10ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP da Áustria – Spielberg – MotoGP – 28 voltas

pos piloto Equipe Moto Modelo Tempo
1 1 Francesco Bagnaia Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP23 42’23.315
2 33 Brad Binder Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 5.191
3 72 Marco Bezzecchi Mooney VR46 Racing Team Ducati Desmosedici GP22 a 7.708
4 10 Luca Marini Mooney VR46 Racing Team Ducati Desmosedici GP22 a 10.343
5 73 Alex Marquez Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 a 11.039
6 12 Maverick Viñales Aprilia Racing Aprilia RS-GP a 11.724
7 89 Jorge Martin Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 a 12.917
8 20 Fabio Quartararo Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 a 19.509
9 41 Aleix Espargaró Aprilia Racing Aprilia RS-GP a 20.231
10 23 Enea Bastianini Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP23 a 20.729
11 21 Franco Morbidelli Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 a 21.527
12 93 Marc Marquez Repsol Honda Team Honda RC213V a 23.027
13 5 Johann Zarco Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 a 24.259
14 37 Augusto Fernandez GASGAS Factory Racing Tech3 Gas Gas RC16 a 25.365
15 43 Jack Miller Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 a 25.475
16 44 Pol Espargaró GASGAS Factory Racing Tech3 Gas Gas RC16 a 28.073
17 49 Fabio di Giannantonio Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 a 28.998
18 30 Takaaki Nakagami LCR Honda IDEMITSU Honda RC213V a 32.316
19 32 Lorenzo Savadori Aprilia Racing Aprilia RS-GP a 42.392
20 27 Iker Lecuona LCR Honda CASTROL Honda RC213V a 46.239
25 Raúl Fernández CryptoDATA RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP a 1 volta
36 Joan Mir Repsol Honda Team Honda RC213V a 16 voltas
88 Miguel Oliveira CryptoDATA RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP a 22 voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Ducati/KTM/VR46/Gresini/Yamaha/Aprilla

Deixe um comentário