GP de Aragón – MotoGP – Mundial de Motovelocidade 2022

O GP de Aragón que tinha uma expectativa gerada pela volta de Marc Marquez acabou se tornando uma corrida que pode ter mudado a história do campeonato. A vitória de Enea Bastianini quebra a sequência de vitórias de Francesco Bagnaia. Porém, o fato mais importante do dia foi a queda de Fabio Quartararo logo na primeira volta após se chocar na traseira de Marc Marquez.

Bagnaia e Miller largaram bem e mantiveram as 2 primeiras posições. Bastianini teve trabalho para manter a terceira posição. Na curva 4, Marc Marquez que largou muito bem acabou perdendo a traseira de sua moto, Quartararo que vinha atrás não conseguiu desviar e acabou batendo na traseira da moto do Formiga Atômica, resultado foi a queda do piloto da Yamaha e por sua consequência o abandono do líder do campeonato.

Curvas depois, Marquez já com problemas mecânicos na moto acabou derrubando Nakagami. A moto do Japonês ficou no meio da pista e acabou sendo muito perigoso. O lado bom é que todo mundo conseguiu desviar da moto caída e do piloto nipônico. Marc Marquez ficou bem lento pela pista, se arrastou até os boxes para abandonar a corrida.

A tumultuada primeira volta fez com que as atenções da corrida ficassem para o abandono de Quartararo. Lá na frente, Bagnaia liderava com Binder em 2º que fez duas excelente primeiras voltas. Seguido de Miller, Bastianini e Aleix Espargaró. Nas 2 voltas seguintes, Miller e Bastianini superaram o piloto da KTM que não tinha uma moto tão competitiva como as Ducati.

A partir da 5ªvolta, Bastianini se aproxima de Miller. O piloto da Gresini queria a vitória e o piloto australiano não parecia estar tão lento assim. Na volta seguinte, Bastianini passou Miller, mas não foi só o piloto da Gresini que passou por cima do piloto da Ducati como também Brad Binder e Aleix Espargaró passaram o rodo para cima de Miller que caiu da 2ª para a 5ªposição. Jorge Martin, Johann Zarco, Miguel Oliveira e Luca Marini completavam o 1ºgrupo que estava composto dos 9 primeiros colocados. Alex Marquez em 10º já vinha longe desse pelotão.

Enea Bastianini foi para cima de Peppo Bagnaia nas voltas seguintes. Na 9ªVolta aconteceu a ultrapassagem de Enea sobre Peppo, o piloto da Gresini assumia a liderança e parecia que iria disparar, mas na curva 12, Enea erra e da a chance para Bagnaia voltar a liderança da corrida. Bastianini chegou a ficar pressionado pelo Brad Binder, mas se segurou na 2ªposição a 8 décimos atrás de Peppo Bagnaia que aproveitou para abrir vantagem na frente.

Aleix Espargaró estava buscando a 3ªposição de Brad Binder chegando à metade da corrida. Nas voltas seguintes, pouca coisa mudou na frente a não ser a tentativa de Bastianini se aproximar de Bagnaia aos poucos. Era a batalha pela vitória já que os dois abriram boa vantagem para Binder, Aleix e Miller.

A 6 voltas do final, Enea chegou de vez em Bagnaia, era a luta pela vitória e ao mesmo tempo a expectativa do que iria acontecer, se teríamos o jogo de equipe para preservar a vitória de Bagnaia ou se Bastianini poderia vencer.

Aleix Espargaró lutava para pegar o pódio de Brad Binder, no começo da penúltima volta o piloto da Aprilla conseguiu a ultrapassagem e tomou a terceira posição do Gueopardo Sul-africano que tentou ainda recuperar a posição, mas era muito querer a KTM superando uma moto melhor como hoje é a moto da Aprilla.

Bastianini foi para o ataque de vez em cima de Bagnaia, a ultrapassagem poderia acontecer a qualquer momento ou não. Peppo abriu a volta final na frente e ficou na liderança até a curva 7, foi quando Enea Bastianini fez a manobra precisa para passar a liderança e levar sua moto até a bandeirada. Uma brilhante vitória do piloto da Gresini sobre o piloto da equipe oficial da Ducati.

Bastianini conquistou a 4ªvitória na temporada de 2022, isso tudo com a moto Ducati de 2021. A 47 pontos de Quartararo e com ainda 125 pontos a serem disputados ainda pode ser possível sonhar com o título da temporada da categoria rainha. O mais importante disso foi que prevaleceu o resultado de pista e não um jogo de equipe que favorecia a Peppo Bagnaia.

Por falar em Peppo, foi uma bela corrida do piloto da Ducati, mas não foi o suficiente para uma 5ªvitória seguida. Pelo lado bom, Bagnaia tira 20 dos 30 pontos da vantagem de Quartararo na liderança do Mundial e agora tem mais chance do nunca de brigar e de vencer o campeonato. Vive um momento melhor e tem a melhor moto do grid nesse momento.

Aleix Espargaró chega na 3ªposição e volta ao pódio depois de 7 corridas de ausência, no momento certo para voltar a estar vivo na disputa do campeonato que a Aprilla nunca chegou perto de disputar na categoria rainha.

Brad Binder fez uma excelente corrida, principalmente as duas primeiras voltas chegando a estar na segunda posição. Era evidente que o guepardo sul-africano não teve moto para lutar por vitória, mas resistiu no 1ºpelotão e acabou o dia em uma belíssima 4ªposição, seu melhor resultado depois de muitas corridas no campeonato.

Jack Miller, esse sim deixou a desejar, acabou perdendo posições a partir da 6ªvolta e caiu para a 5ªposição e foi nessa posição onde terminou. Ou seja, muito pouco em relação ao companheiro de equipe.

Jorge Martin levou a primeira Pramac a 6ªposição sem grandes momentos na corrida, assim como foi Luca Marini da VR46 na 7ªposição, mas ambos fazendo boas corridas. Em 8ºlugar, Johann Zarco que já teve momentos melhores nesse ano. Alex Rins acabou prejudicadíssimo no caos da primeira volta e conseguiu uma razoável recuperação que lhe deu a 9ªposição. Miguel Oliveira perdeu rendimento na segunda metade de prova e acabou perdendo o Top 10 para Marco Bezzecchi que também não foi grandes coisas na corrida.

Alex Marquez não foi brilhante, mas salva o final de semana da LCR Honda com a 12ªposição. Marevick Viñales teve uma classificação desastrosa, se envolveu no caos da primeira volta e comprometeu o final de semana, um 13ºlugar fraco e sem brilho nenhum.

Cal Crutchlow fez uma boa corrida para quem estava fora de ação a mais de 1 ano na MotoGP e concluiu a corrida na 14ªposição, na zona de pontuação o que é bem difícil para quem não corre o Mundial integralmente. Pol Espargaró conseguiu pontuar, mas só marcou 1 ponto com a 15ªposição. As emoções do Mundial de Motovelocidade voltam no próximo domingo, no circuito de Motegi para o GP do Japão. Mais do que nunca o título desse ano esta completamente em aberto para pelo menos três pilotos… Com 125 pontos em jogo, tudo pode acontecer, até mesmo um 4ºpiloto entrar nessa briga.

Resultado Final da 15ªetapa do Mundial de Motovelocidade – Temporada 2022
GP de Aragón – Misano – 23 Voltas – Moto 3

pos Piloto Equipe Moto Tempo
1 23 Enea Bastianini Gresini Racing MotoGP Ducati 41’35.4620
2 63 Francesco Bagnaia Ducati Lenovo Team Ducati a 0.042
3 41 Aleix Espargaro Aprilia Racing Aprilia a 6.139
4 33 Brad Binder Red Bull KTM Factory Racing KTM a 6.379
5 43 Jack Miller Ducati Lenovo Team Ducati a 6.964
6 89 Jorge Martin Prima Pramac Racing Ducati a 12.030
7 10 Luca Marini Mooney VR46 Racing Team Ducati a 12.474
8 5 Johann Zarco Prima Pramac Racing Ducati a 12.655
9 42 Alex Rins Team SUZUKI ECSTAR Suzuki a 12.702
10 72 Marco Bezzecchi Mooney VR46 Racing Team Ducati a 16.150
11 88 Miguel Oliveira Red Bull KTM Factory Racing KTM a 17.071
12 73 Alex Marquez LCR Honda CASTROL Honda a 18.463
13 12 Maverick Viñales Aprilia Racing Aprilia a 18.730
14 35 Cal Crutchlow WithU Yamaha RNF MotoGP Team Yamaha a 20.090
15 44 Pol Espargaro Repsol Honda Team Honda a 27.588
16 87 Remy Gardner Tech3 KTM Factory Racing KTM a 28.805
17 21 Franco Morbidelli Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha a 30.422
18 40 Darryn Binder WithU Yamaha RNF MotoGP Team Yamaha a 31.330
19 49 Fabio Di Giannantonio Gresini Racing MotoGP Ducati a 31.595
20 25 Raul Fernandez Tech3 KTM Factory Racing KTM a 36.160
93 Marc Marquez Repsol Honda Team Honda a 22 voltas
30 Takaaki Nakagami LCR Honda IDEMITSU Honda a 23 voltas
20 Fabio Quartararo Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha a 23 voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe um comentário