Moto 3: GP da Europa – Treino de Classificação

No último final de semana aconteceu a 13ªetapa do campeonato, um final de semana no Circuito de Ricardo Torno que acabou deixando o campeonato mais aberto do que nunca.

No Sábado, sobre pista molhada, aconteceu a repescagem, com o líder do campeonato Albert Arenas e o vice-líder Ai Ogura disputando vaga para a fase final da classificação (Q2). A pista não estava favorável, já estava razoavelmente seca, mas não o bastante para colocar os pneus de pista seca, mas a tendência era da pista secar no andamento da sessão.

Ogura marcou o primeiro tempo, com Arenas em 2º, Davide Pizzoli em 3º e Baltus em 4ºlugar. Enquanto que Antonelli voltava aos boxes para colocar os pneus de pista seca.

Na segunda volta (Que acabaria sendo a volta decisiva), Ogura, Arenas e Rodrigo disputaram a liderança do Q1. Todo mundo melhorou sua volta, O Japonês Ai Ogura foi o mais rápido de novo, seguido de Rodrigo, Arenas e de Dennis Foggia.

A partir do 7º minuto de classificação, a chuva começou a voltar e a pista começou a piorar muito. Gabriel Rodrigo (que caiu duas vezes), Jason Dupasquier, Baltus e Stefano Nepa foram para o chão. Muitos pilotos foram para os boxes.

Alguns poucos pilotos tentaram melhorar suas marcas, mas nenhum deles obteve sucesso. Pior ficou para Jaume Masia. O vencedor das 2 corridas no Aragón teria de largar na 29ªposição. No Final do Q1, Ogura foi o mais rápido, junto do piloto da Honda Asia Team, classificaram Gabriel Rodrigo, Albert Arenas e Dennis Foggia.

Resultado do Q1:

posPilotoEquipeMotoTempo
179Ai OguraHonda Team AsiaHonda1’45.745
22Gabriel RodrigoKömmerling Gresini Moto3Honda1’45.877
375Albert ArenasValresa Aspar Team Moto3KTM1’46.007
47Dennis FoggiaLeopard RacingHonda1’46.309
524Tatsuki SuzukiSIC58 Squadra CorseHonda1’46.416
650Jason DupasquierCarXpert PruestelGPKTM1’46.667
773Maximilian KoflerCIP Green PowerKTM1’46.726
870Barry BaltusCarXpert PruestelGPKTM1’46.930
99Davide PizzoliBOE Skull Rider Facile EnergyKTM1’46.945
1082Stefano NepaValresa Aspar Team Moto3KTM1’48.182
1189Khairul Idham PawiPetronas Sprinta RacingHonda1’48.518
1271Ayumu SasakiRed Bull KTM Tech 3KTM1’48.722
1353Deniz ÖncüRed Bull KTM Tech 3KTM1’48.769
145Jaume MasiáLeopard RacingHonda1’49.002
1552Jeremy AlcobaKömmerling Gresini Moto3Honda1’49.138
166Ryusei YamanakaEstrella Galicia 0,0Honda1’49.915
1723Niccolò AntonelliSIC58 Squadra CorseHonda1’50.713

Com uma pista pior que no Q1, a fase final da Sessão começa com tudo mundo na pista. Darryn Binder foi o primeiro a marcar volta, a 10:45 do final, o irmão do guepardo sul-africano marcou 1:55.766, exatamente 10 segundos mais lento que o tempo de Ai Ogura no Q1.  20 segundos depois, Ricardo Rossi tomou a ponta. Alonso Lopez da Husqvarna, Albert Arenas da Aspar Martinez e Sergio Garcia da Estrella Galícia superaram Binder.

Darryn Binder foi para uma nova volta, dessa vez, o Sul-africano passa para a liderança e consegue sobreviver na frente por 35 segundos. Foi quando Alonso Lopez superou o tempo de Binder com 1:53.719 a 8:15 do final, logo depois de 4 curvas, o piloto da Husqvarna foi para o chão.

A menos de 7 minutos do final, John McPhee faz ótima volta e assume a liderança, com 3 décimos de frente para Albert Arenas da Aspar. Celestino Vietti da VR46 é o terceiro, seguido de Alonso Lopez, Ricardo Rossi e Sergio Garcia. Enquanto Sergio Garcia e Carlos Tatay foram para o chão, Celestino Vietti (o terceiro colocado do mundial) subiu para 2ªposição a 5 minutos do final, Chegando ao tempo de 1:52.683. Ai Ogura melhora o tempo também, subindo para a 8ªposição.

A 3 minutos do final, Raul Fernandez faz uma brilhante volta e fica a 1 décimo de McPhee. O escocês sente que a pole estava ameaçada, principalmente quando Fernandez vinha em volta mais rápida do que a sua volta anterior. A 1 minuto e meio do final, McPhee melhora sua marca e se consolida na frente, Raúl Fernández teve trafego e acabou perdendo a volta.

O Espanhol da KTM Ajo fez uma última tentativa, mas não foi o suficiente para tirar McPhee da pole position. O piloto da Petronas vai largar na frente, com Fernández em 2º (64 milésimos atrás) e Celestino Vietti da VR46 completando a primeira fila.

Ai Ogura apareceu no final e tomou a 4ªposição das mãos de Albert Arenas. O líder do campeonato vai largar em 5ºlugar, logo atrás do vice-líder e do terceiro lugar no campeonato. Completa a 2ªFila, o espanhol Alonso Lopez.

Completando os 10 primeiros colocados: Ricardo Rossi da RBE, Carlos Tatay da Avintia, Sergio Garcia da Estrella Galícia e Darryn Binder da CIP Green.

Fotos:

Grid de Largada:

posPilotoEquipeMotoTempo
117John McPheePetronas Sprinta RacingHonda1’52.252
225Raúl FernándezRed Bull KTM AjoKTM1’52.623
313Celestino ViettiSKY Racing Team VR46KTM1’52.663
475Albert ArenasValresa Aspar Team Moto3KTM1’52.821
521Alonso LópezSterilgarda Max Racing TeamHusqvarna1’53.179
654Riccardo RossiBOE Skull Rider Facile EnergyKTM1’53.205
711Sergio GarciaEstrella Galicia 0,0Honda1’53.230
879Ai OguraHonda Team AsiaHonda1’53.268
940Darryn BinderCIP Green PowerKTM1’53.311
1027Kaito TobaRed Bull KTM AjoKTM1’53.976
1116Andrea MignoSKY Racing Team VR46KTM1’54.222
122Gabriel RodrigoKömmerling Gresini Moto3Honda1’54.409
1399Carlos TatayReale Avintia Moto3KTM1’54.423
147Dennis FoggiaLeopard RacingHonda1’54.472
1512Filip SalacRivacold Snipers TeamHonda1’54.579
1655Romano FenatiSterilgarda Max Racing TeamHusqvarna1’54.685
1714Tony ArbolinoRivacold Snipers TeamHonda1’54.946
1892Yuki KuniiHonda Team AsiaHonda1’55.060
1924Tatsuki SuzukiSIC58 Squadra CorseHonda1’46.416
2050Jason DupasquierCarXpert PruestelGPKTM1’46.667
2173Maximilian KoflerCIP Green PowerKTM1’46.726
2270Barry BaltusCarXpert PruestelGPKTM1’46.930
239Davide PizzoliBOE Skull Rider Facile EnergyKTM1’46.945
2482Stefano NepaValresa Aspar Team Moto3KTM1’48.182
2589Khairul Idham PawiPetronas Sprinta RacingHonda1’48.518
2671Ayumu SasakiRed Bull KTM Tech 3KTM1’48.722
2753Deniz ÖncüRed Bull KTM Tech 3KTM1’48.769
285Jaume MasiáLeopard RacingHonda1’49.002
2952Jeremy AlcobaKömmerling Gresini Moto3Honda1’49.138
306Ryusei YamanakaEstrella Galicia 0,0Honda1’49.915
3123Niccolò AntonelliSIC58 Squadra CorseHonda1’50.713

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe um comentário