GP de Aragón foi realizado no dia 12 de Setembro, com boas disputas na Moto 3. No final, o que poderia ser uma reviravolta acabou virando sorte de campeão…
Sessão de classificação no Sábado: Nos primeiros segundos, apenas Yuki Yunii entrou na pista de cara. Os outros pilotos só entraram a partir de 2 minutos e meio de sessão.
Kunii teve sua primeira volta anulada e sua segunda volta (2:01.010) a 8:30 do final não se sustentou na frente por muito tempo. Muitos pilotos superaram o japonês, mas várias dessas marcas acabaram sendo canceladas por passarem do limite da pista. Das marcas que valeram, Stefano Nepa marcou o melhor tempo, com 1:59.411. Ayumi Sasaki vinha em 2º, o Malaio Syarifuddin Azman da Petronas em 3º e Adrian Fernández em 4º.
Os outros pilotos que tiveram voltas canceladas precisavam marcar novos tempos. A 6:10 do final da sessão, Tatsuki Suzuki acabou com a concorrência, com o impressionante e inalcançável 1:58.345, colocando quase 6 décimos em Kaito Toba que passou a segunda posição. Os dois japoneses rebaixaram Nepa e Sasaki para 3ª e 4ªposições respectivamente.
Carlos Tatay, Filip Salac, Ricardo Rossi e Ryusei Yamanaka não conseguiram marcar uma volta. A menos de 4 minutos do final, Suzuki, Toba e Nepa voltaram para os boxes e pelo tempo, de lá não iriam voltar para a pista.
Tirarem Suzuki e Toba da zona de classificação seria bem difícil, mas ainda tinha 2 vagas em disputa. A 2 minutos do final, Filip Salac faz grande volta e sobe para segundo. No final, Sasaki que tinha caído para 5º acabou melhorando sua marca e subindo para a terceira posição.
Fim de papo na repescagem. Tatsuki Suzuki ficou com o melhor tempo, avançaram para o Q2 além do piloto da SIC58, Salac da PruestelGP, Sasaki da Tech 3 e Toba da CIP Green. Stefano Nepa em 5º acabou ficando de fora da fase final.
O Substituto de John McPhee, o malaio Syarifuddin Azman acabou ficando na 7ªposição. Depois do tempo encerrado, Kaito Toba foi ao chão e levou sua moto acidentada para os boxes.
Resultado do Q1:
pos | nº | piloto | equipe | moto | tempo |
1 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | 1’58.345 |
2 | 12 | Filip Salač | CarXpert PruestelGP | KTM | 1’58.888 |
3 | 71 | Ayumu Sasaki | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’58.917 |
4 | 27 | Kaito Toba | CIP Green Power | KTM | 1’59.011 |
5 | 82 | Stefano Nepa | BOE Owlride | KTM | 1’59.411 |
6 | 99 | Carlos Tatay | Avintia Esponsorama Moto3 | KTM | 1’59.455 |
7 | 63 | Syarifuddin Azman | Petronas Sprinta Racing | Honda | 1’59.725 |
8 | 31 | Adrian Fernandez | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | 1’59.741 |
9 | 54 | Riccardo Rossi | BOE Owlride | KTM | 1’59.760 |
10 | 73 | Maximilian Kofler | CIP Green Power | KTM | 1’59.931 |
11 | 92 | Yuki Kunii | Honda Team Asia | Honda | 1’59.937 |
12 | 19 | Andi Farid Izdihar | Honda Team Asia | Honda | 2’00.209 |
13 | 6 | Ryusei Yamanaka | CarXpert PruestelGP | KTM | 2’00.522 |
14 | 67 | Alberto Surra | Rivacold Snipers Team | Honda | 2’00.761 |
Ao contraio da primeira sessão, todo mundo entrou na pista rapidamente, liderados pelos pilotos da Leopard Racing e da Gas Gas. Os únicos que ficam nos boxes são Romano Fenati que esperou por 2 minutos e meio para entrar na pista e Kaito Toba que estava com sua moto sendo reparada.
Com 4 minutos de sessão, Salac marcou 1:58.475 e saiu na frente, com Jeremy Alcoba e Deniz Oncü separados por 1 milésimo na segunda e terceira posições, mas esse quadro não durou muito tempo, o Sul-africano Darryn Binder passou a liderança. E não foi só o piloto da Petronas que superou o piloto tcheco, O argentino Gabriel Rodrigo, o japonês Tatsuki Suzuki e o italiano Niccolò Antonelli jogaram Filip Salac para a 5ªposição. A menos de 9 minutos do final, Suzuki marca 1:57.976 e ganha a posição de Gabriel Rodrigo. Porém, Binder continuava na frente.
Pedro Acosta e Jaume Masia que tinham desistido da primeira tentativa, voltaram a pista e marcaram seus primeiros tempos. O líder do campeonato (Acosta) marca uma boa 5ªposição. Já Masia não vai bem e marca apenas o 13ºtempo. Já Kaito Toba acabou conquistando o chão pela segunda vez… não era o dia para o piloto japonês da CIP Green!
A 2 minutos e 30 segundos do final, não teve tanta emoção como as decisões de pole anteriores. A se destacar Andrea Migno e Deniz Oncü, os dois melhoraram suas marcas no final e chegaram a subir para 4ª e 5ªposições respectivamente.
Sergio Garcia que estava na parte de trás acabou fazendo uma brilhante volta e acabou subindo para a 3ªposição, mas o piloto da Gas Gas sai da primeira fila assim que Rodrigo recupera a segunda posição.
Ninguém tirou Darryn Binder da Petronas da posição de pole position. Sua marca de 1’57.724 leva o piloto sul-africano a largar na 1ªposição. O jovem é um dos cogitados para correr na MotoGP em 2022 pela nova equipe satélite da Yamaha. Completam a primeira fila, o instável Gabriel Rodrigo da Gresini e o Japonês Tatsuki Suzuki da SIC58.
Na segunda fila, vão largar Sergio Garcia da Gas Gas em 4º, largando 5 posições a frente de Pedro Acosta, nessa briga particular dos dois pelo título da Moto 3. Com bons desempenhos na última volta, Andrea Migno da Snipers e Deniz Oncü da Tech 3 completam a 2ªfila.
Jeremy Alcoba da Gresini, Niccolò Antonelli da Avintia e Pedro Acosta da KTM Ajo compõem a 3ªFila e Lorenzo Fellon (que buscava o seu primeiro ponto no campeonato) completa as 10 primeiras posições.
Grid de Largada:
pos | nº | piloto | equipe | moto | tempo |
1 | 40 | Darryn Binder | Petronas Sprinta Racing | Honda | 1’57.724 |
2 | 2 | Gabriel Rodrigo | Indonesian Racing Gresini Moto3 | Honda | 1’57.905 |
3 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | 1’57.976 |
4 | 11 | Sergio García | GAVIOTA GASGAS Aspar Team | GASGAS | 1’58.069 |
5 | 16 | Andrea Migno | Rivacold Snipers Team | Honda | 1’58.103 |
6 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’58.314 |
7 | 52 | Jeremy Alcoba | Indonesian Racing Gresini Moto3 | Honda | 1’58.362 |
8 | 23 | Niccolo Antonelli | Avintia VR46 | KTM | 1’58.381 |
9 | 37 | Pedro Acosta | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1’58.434 |
10 | 20 | Lorenzo Fellon | SIC58 Squadra Corse | Honda | 1’58.463 |
11 | 12 | Filip Salač | CarXpert PruestelGP | KTM | 1’58.475 |
12 | 43 | Xavier Artigas | Leopard Racing | Honda | 1’58.490 |
13 | 28 | Izan Guevara | GAVIOTA GASGAS Aspar Team | GASGAS | 1’58.613 |
14 | 7 | Dennis Foggia | Leopard Racing | Honda | 1’58.646 |
15 | 5 | Jaume Masia | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1’58.830 |
16 | 71 | Ayumu Sasaki | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’58.893 |
17 | 55 | Romano Fenati | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | 1’58.953 |
18 | 27 | Kaito Toba | CIP Green Power | KTM | 1’59.039 |
19 | 82 | Stefano Nepa | BOE Owlride | KTM | 1’59.411 |
20 | 99 | Carlos Tatay | Avintia Esponsorama Moto3 | KTM | 1’59.455 |
21 | 63 | Syarifuddin Azman | Petronas Sprinta Racing | Honda | 1’59.725 |
22 | 31 | Adrian Fernandez | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | 1’59.741 |
23 | 54 | Riccardo Rossi | BOE Owlride | KTM | 1’59.760 |
24 | 73 | Maximilian Kofler | CIP Green Power | KTM | 1’59.931 |
25 | 92 | Yuki Kunii | Honda Team Asia | Honda | 1’59.937 |
26 | 19 | Andi Farid Izdihar | Honda Team Asia | Honda | 2’00.209 |
27 | 6 | Ryusei Yamanaka | CarXpert PruestelGP | KTM | 2’00.522 |
28 | 67 | Alberto Surra | Rivacold Snipers Team | Honda | 2’00.761 |
O domingo foi ao contraio do sábado, saí o tempo nublado e entra o dia ensolarado em Aragón. Um cenário perfeito para uma belíssima prova da moto 3, cheia de disputas e cheia de emoção em questão de disputa pelo campeonato.
Darryn Binder que largou da pole position conseguiu manter a liderança na largada. Quem faz uma grande largada e Sergio Garcia, que pula para 3º na largada e passa Gabriel Rodrigo na curva 5 para assumir a segunda posição. Curvas depois, o piloto da Gas Gas foi pra cima de Foggia, com muita fome de ganhar a liderança, mas foi para o bote com apetite demais! Garcia sai da pista na curva 12 e cai para a 4ª.
Ao final da primeira volta, Gabriel Rodrigo assumiu a liderança, com Binder, Migno e Garcia. O piloto da Gas Gas passou os dois na curva 12 e ganhou a 2ªposição, Migno também passou pelo sul-africano que caiu para o 4ºlugar.
No começo da terceira volta, Andrea Migno da Snipers assumiu a liderança após passar Darryn Binder. Sergio Garcia vinha na terceira posição, Tatsuki Suzuki em 4º e Deniz Oncü em 5º. Pedro Acosta e Gabriel Rodrigo se estranharam e o argentino perdeu posições. Nessa confusão, Salac se deu bem, mas acabou passando reto e caindo na curva 12, jogando fora uma boa chance de obter um bom resultado.
Ao final da 3ªVolta, Darryn Binder supera Andrea Migno e volta a ficar na frente. A liderança do piloto da Petronas dura algumas curvas, já que Binder é superado pelo turco Deniz Oncü. Binder perderia posições para Garcia e Acosta, os dois principais candidatos ao campeonato.
Pedro Acosta superou Garcia e Binder passando a 2ªposição e buscando ataque para cima de Oncü que vinha na frente, com uma pequena vantagem para os seus adversários. A se destacar a corrida de Dennis Foggia que já vinha na 6ªposição, isso após largar da 14ªposição em 5 voltas completadas.
Xavier Artigas também fazia uma excelente corrida, o espanhol da Leopard Racing pulou para 2ªposição após superar Sergio Garcia. Mais atrás, mais uma queda de Gabriel Rodrigo. Romano Fenati acabou atrapalhado por essa queda e acabou indo para fora da pista para evitar a batida, O piloto da Husqvarna acabou caindo para as últimas posições.
Na 7ªvolta, Oncü é pressionado dessa vez por Sergio Garcia. Artigas vinha em 3º seguido de Foggia, Acosta, Sasaki, Binder, Guevara e Migno. Até o 9º colocado estava compondo o primeiro grupo. Já Lorenzo Ferron e Tatsuki Suzuki tentavam alcançar o pelotão da frente.
Garcia e Guevara mostravam que a Gas Gas é sim uma moto bastante competitiva na moto 3, isso em uma temporada apenas. Na 10ªVolta, Xavier Artigas passou Deniz Oncü e assumiu a liderança. Nem parece que o espanhol teve Covid-19 a algumas semanas atrás.
Na volta seguinte, Oncü retomou a liderança e Sergio Garcia passou a segunda posição superando Artigas que vinha a frente de Dennis Foggia. Enquanto isso, Carlos Tatay foi para o chão e abandonou a prova. Lorenzo Ferron cumpriu a punição da volta longa, voltando na 14ªposição.
Entre vindas e idas ou idas e vindas, Oncü voltou a liderança na 13ªvolta, mas a briga pelas 6 primeiras posições era acirrada. O Turco era seguido por Artigas, Garcia, Foggia, Guevara e Acosta. Sasaki vinha em 7º, a 3 décimos de distância.
A 5 voltas do final, Foggia e Artigas disputavam a segunda posição. A vantagem ficou com o piloto italiano que passou a segunda posição. A 4 voltas do final, Acosta buscou atacar Artigas, mas de forma equivocada. O líder do campeonato acabou caindo e também derrubou Xavier Artigas na curva 5. Era fim de corrida para ambos, Acosta abandonava a primeira corrida na temporada. Com isso, Sergio Garcia tinha a chance de tirar parte da vantagem que Acosta tinha na liderança.
A 3 voltas do final, Oncü continuava na liderança, rumando uma primeira vitória, mas com Foggia, Garcia e Guevara ainda na briga. Principalmente com o piloto da Leopard Racing no qual o piloto da Tech 3 faziam o grande duelo da prova.
A duas voltas do final, Foggia passa Oncü e passa à liderança. Denis Oncü chega a perder o segundo lugar para Garcia, mas o turco conseguiu recuperar essa posição.
Foggia abriu a última volta na frente de Oncü e Garcia. Os dois dividiram a curva 6, nessa disputa Oncü levou a melhor e se encaminhava para a vitória, mas Foggia não queria desistir da disputa.
Na curva 12, Sergio Garcia acaba caindo e perde a chance de diminuir a sua defasagem no Mundial. Acosta que estava desesperado por ver sua vantagem despencar, acabou aliviado. Oncü chegou a 2 curvas do final na frente, mas Foggia pegou o vácuo da reta oposta, passou o turco e conquistou a vitória em Aragón, uma sensacional vitória, primeiro, porque largou da 14ªposição e segundo, por ter feito uma bela ultrapassagem a metros do final da corrida, em cima do piloto que mais liderou nas 19 voltas da corrida da classe menor.
Deniz Oncü viu a vitória escapar, mas esse 2ºlugar mostra que é questão de tempo para o turco comemorar essa primeira vitória na categoria. O pódio foi completado pelo japonês Ayumi Sasaki da Tech 3, fazendo a dobradinha dessa equipe, que teve um final de semana dos melhores na Moto 3. Izar Guevara fez uma grande corrida e ficou perto do pódio pela segunda vez, chegando em 4ºlugar.
Niccolò Antonelli chegou na 5ªposição, foi mais uma boa corrida que o italiano realizou, revivendo seus melhores momentos na Moto 3, que foi na temporada de 2015, quando fez uma brilhante segunda metade de temporada. Andrea Migno chegou a lutar pela liderança, mas não conseguiu manter-se na frente, acabou o dia na 6ªposição.
O pole position Darryn Binder até conseguiu liderar a prova, mas não foi além da 7ªposição, não conseguindo brigar pelos primeiros lugares. Stefano Nepa levou a Owlride a uma digna 8ªposição. Tatsuki Suzuki mais uma vez ficou abaixo do desempenho da classificação, o piloto da SIC58 ficou na 9ªposição e Jaume Masia da KTM Ajo, numa atuação decepcionante chegou os Top 10.
A se destacar a boa atuação do Syarifuddin Azman que chegou na 13ªposição, substituindo a John McPhee nessa etapa do campeonato. E a boa recuperação de Romano Fenati que teve a garra de buscar 2 pontos com a 14ªposição, isso no finalzinho das 19 voltas em Aragón.
Resultado Final – GP de Aragón
Moto 3 – 19 Voltas
pos | nº | piloto | equipe | moto | tempo |
1 | 7 | Dennis Foggia | Leopard Racing | Honda | 37’53.710 |
2 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | a 0.041 |
3 | 71 | Ayumu Sasaki | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | a 0.644 |
4 | 28 | Izan Guevara | GAVIOTA GASGAS Aspar Team | GASGAS | a 0.708 |
5 | 23 | Niccolo Antonelli | Avintia VR46 | KTM | a 0.878 |
6 | 16 | Andrea Migno | Rivacold Snipers Team | Honda | a 1.180 |
7 | 40 | Darryn Binder | Petronas Sprinta Racing | Honda | a 2.133 |
8 | 82 | Stefano Nepa | BOE Owlride | KTM | a 2.685 |
9 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 2.786 |
10 | 5 | Jaume Masia | Red Bull KTM Ajo | KTM | a 4.714 |
11 | 6 | Ryusei Yamanaka | CarXpert PruestelGP | KTM | a 8.275 |
12 | 31 | Adrian Fernandez | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | a 9.499 |
13 | 63 | Syarifuddin Azman | Petronas Sprinta Racing | Honda | a 9.645 |
14 | 55 | Romano Fenati | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | a 14.797 |
15 | 54 | Riccardo Rossi | BOE Owlride | KTM | a 18.880 |
16 | 27 | Kaito Toba | CIP Green Power | KTM | a 18.894 |
17 | 92 | Yuki Kunii | Honda Team Asia | Honda | a 19.272 |
18 | 11 | Sergio García | GAVIOTA GASGAS Aspar Team | GASGAS | a 19.888 |
19 | 73 | Maximilian Kofler | CIP Green Power | KTM | a 19.933 |
20 | 19 | Andi Farid Izdihar | Honda Team Asia | Honda | a 38.640 |
21 | 67 | Alberto Surra | Rivacold Snipers Team | Honda | a 38.744 |
52 | Jeremy Alcoba | Indonesian Racing Gresini Moto3 | Honda | a 1 volta | |
20 | Lorenzo Fellon | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 1 volta | |
43 | Xavier Artigas | Leopard Racing | Honda | a 4 voltas | |
37 | Pedro Acosta | Red Bull KTM Ajo | KTM | a 4 voltas | |
99 | Carlos Tatay | Avintia Esponsorama Moto3 | KTM | a 7 voltas | |
2 | Gabriel Rodrigo | Indonesian Racing Gresini Moto3 | Honda | a 14 voltas | |
12 | Filip Salač | CarXpert PruestelGP | KTM | a 17 voltas |
Fotos:
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP