GP da Inglaterra – Mundial de Motovelocidade 2023 – 9ªEtapa da Moto GP

Uma sensacional corrida no domingo em Silverstone que proporcionou pela segunda vez uma vitória de Aleix Espargaró no Mundial de Motovelocidade e a segunda vitória da Aprilla na categoria principal.

Jack Miller larga melhor que Marco Bezzecchi e assume a liderança com o piloto da VR46 na segunda posição e Peppo Bagnaia subindo para terceiro. Na primeira curva, Jorge Martin acabou espalhando e caiu para a 21ªposição. Seria um trabalho longo e árduo para uma corrida de recuperação do piloto da Pramac.

Chegando a segunda volta, Peppo vai pra cima de Bezzecchi, chega a passar o piloto da VR46, mas leva o troco e volta a terceira posição. três curvas depois, Peppo Bagnaia passa Marco Bezzecchi por fora e de imediato passa Jack Miller e assume a liderança.

Na terceira volta, Jack Miller acaba perdendo a curva após ficar por fora em disputa de posição e perde muitas posições.

Após 3 voltas completadas, Bagnaia estava na frente seguido de perto por Bezzecchi (8 décimos atrás de Peppo) os dois abriram uma boa distância para Alex Marquez que estava na terceira posição  já pressionado por Aleix Espargaró e Brad Binder. Zarco, Viñales, Marini, Morbidelli e Bastianini completavam as 10 primeiras posições. Jack Miller caiu para a  15ªposição. A corrida para Joan Mir acabou na 3ªvolta após uma queda.

Bezzecchi partiu para o ataque em cima de Bagnaia enquanto isso Aleix Espargaró passou Alex Marquez no começo da 5ªvolta. Ao final da mesma volta, Alex Marquez foi forçado a deixar a corrida com problemas mecânicos na sua Ducati, uma pena para o piloto da Gresini que levou a vitória na corrida curta.

Bezzecchi atacava Bagnaia de todas as formas e tinha uma moto melhor que seu adversário, principalmente com a perda de uma das asas aerodinâmicas de Peppo Bagnaia. O piloto da VR46 acabou indo para o chão na curva 15 e deixou a corrida e deixou Peppo tranquilo na liderança, mas não por muito tempo já que Aleix Espargaró vinha tirando sua vantagem sobre o campeão do ano passado. Um pouco mais atrás, Brad Binder era pressionado por  Marevick Viñales e Johann Zarco que buscaram o lugar no pódio que era do sul-africano naquele momento. Miguel Oliveira vinha em 6º após se livrar do pelotão intermediário liderado por Luca Marini que estava em 7º, pressionado por Morbidelli, Bastianini e Quartararo.

Chegando na 9ªVolta, o cerebral Brad Binder lutava para segurar o ímpeto e a audácia de Marevick Viñales. A disputa durou por uma volta inteira e acabou com a ultrapassagem do piloto da Aprilla que levou a terceira posição, deixando a marca italiana com 2 lugares no pódio, mas Binder não desistia e continua perto de Marevick. Logo atrás, Johann Zarco que perdeu um pouco de rendimento lutava para manter a posição sobre Miguel Oliveira que ultrapassou o piloto da Pramac. Logo depois, Luca Marini foi para cima e chegou a se colocar na frente, mas Zarco acabou dando o troco. Se aproveitando dessa briga, Jorge Martin chegava nos dois pilotos, por outro lado, Miguel Oliveira passava a se dedicar a buscar Viñales e Binder para lutar pelo pódio.

Na 12ªVolta, Aleix estava colado em Bagnaia e a chuva começa a apertar em Silverstone que tornaria a corrida imprevisível já eu Viñales e Binder encostaram nos líderes aumentando a emoção na disputa pela liderança e pela vitória.

A 7 voltas do final, Viñales que era atacado por Binder foi para o ataque em cima de Aleix Espargaró e chegou a passar para a segunda posição por duas vezes, mas em ambas as vezes Aleix recuperou a posição.

Com essa briga, Peppo Bagnaia abriu vantagem sobre Aleix, Marevick e Brad Binder. Ao final da 15ªVolta, Marc Marquez toca em Enea Bastianini e vai para o chão deixando mais uma corrida. Nem lembra o piloto que dominava os campeonatos de 2013 até 2019 (Com exceção de 2015). No final da 16ªVolta, Franco Morbidelli, Fabio di Giannantonio, Takaagi Nakagami e Iker Lecuona pararam para trocar de moto.

Binder chegou a passar os pilotos da Aprilla, mas isso não durou muito tempo já que Aleix voltou para a segunda posição, deixou Viñales e Binder discutirem a terceira posição e passou a focar em Bagnaia. No final da 17ªvolta, Miguel Oliveira chegou em Viñales e Binder e de forma espetacular passou ambos para levar a 3ªposição na entrada da 18ªvolta.

Fabio Quartararo teve sua carenagem da frente quebrada após toque com Luca Marini, o piloto da Yamaha teve sua corrida totalmente prejudicada, obrigando a fazer uma parada para trocar a moto, caindo para as últimas posições.

Na penúltima volta, Brad Binder passa Miguel Oliveira e recupera sua posição de pódio. Ao final da penúltima volta, Aleix passa a pressionar Peppo Bagnaia, com a chuva apertando um pouco mais.

Até a metade da última volta, Peppo Bagnaia segurou Aleix Espargaró, mas na entrada da curva 10, o piloto da Aprilla fez uma belíssima e arriscada manobra, passou Bagnaia, tomou a liderança e seguiu até a bandeirada na frente. Aleix Espargaró conquistou sua segunda vitória da sua carreira no Mundial de Motovelocidade. Uma vitória merecida tanto para ele que quebra o domínio da Ducati em 2023 como também para a Aprilla que conquista a primeira vitória do ano e a segunda na categoria principal.

Francesco Bagnaia chegou em 2ºlugar, os problemas que ele enfrentou sem uma das asas pode ter influenciado para o piloto da Ducati não conseguir mais uma vitória. Porém, Bagnaia aumentou sua vantagem para 41 pontos para o vice-líder que passou a ser o espanhol Jorge Martin. A queda de Marco Bezzecchi foi muito boa para Peppo.

Brad Binder acabou lutando bastante e conseguiu o pódio como recompensa após passar Miguel Oliveira na penúltima volta para ficar com a terceira posição. Mesmo sem o pódio, O Português Miguel Oliveira tem motivos para comemorar a 4ªposição, foi seu melhor resultado na temporada e coloca em evidência boa a RNF que obteve seu melhor resultado em sua história. Marevick Viñales foi outro que batalhou pelo pódio, mas acabou ficando na 5ªposição. Foram 3 pilotos da Aprilla nas 5 primeiras posições o que nunca tinha acontecido na história da fábrica na categoria principal.

Jorge Martin terminou o dia na 6ªposição após uma grande corrida de recuperação, com o resultado o piloto da Pramac recupera a vice-liderança do Mundial.  Luca Marini ficou na 7ªposição e salvou o domingo da VR46. Jack Miller acabou se recuperando na reta final e ainda salvou uma 8ªposição ficando na frente de Johann Zarco da Pramac que perdeu rendimento e acabou na 9ªposição. O top 10 foi completado pelo espanhol Raúl Fernández da RNF.

Augusto Fernandez da Tech 3 ficou na 11ªposição, limitado pelo seu fraco equipamento seguido de Pol Espargaró que teve um retorno digno a MotoGP com a 12ªposição. Fabio di Giannantonio e Franco Morbidelli se deram mal com a troca de suas motos, mas ainda salvaram alguns pontos chegando na 13ª e 14ªposições. Fabio Quartararo mesmo com os problemas ainda conseguiu a 15ªposição ficando na frente de Tagaaki Nakagami e Iker Lecuona da LCR Honda.

Daqui a duas semanas a MotoGP chega a Spielbeld para a 10ªetapa do Mundial de Motovelocidade, O GP da Áustria, casa da KTM que espera um resultado além do pódio que conseguiu em Silverstone.

Resultado final da 9ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP da Inglaterra – Silverstone – MotoGP – 20 voltas

pos piloto Equipe Moto Modelo Tempo
1 41 Aleix Espargaro Aprilia Racing Aprilia RS-GP 40’40”367
2 1 Francesco Bagnaia Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP23 0”215
3 33 Brad Binder Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 0”680
4 88 Miguel Oliveira CryptoDATA RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP 0”750
5 12 Maverick Viñales Aprilia Racing Aprilia RS-GP 2”101
6 89 Jorge Martin Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 7”903
7 10 Luca Marini Mooney VR46 Racing Team Ducati Desmosedici GP22 9”099
8 43 Jack Miller Red Bull KTM Factory Racing KTM RC16 9”298
9 5 Johann Zarco Prima Pramac Racing Ducati Desmosedici GP23 9”958
10 25 Raul Fernandez CryptoDATA RNF MotoGP Team Aprilia RS-GP 19”947
11 37 Augusto Fernandez GASGAS Factory Racing Tech3 Gas Gas RC16 20”296
12 44 Pol Espargaró GASGAS Factory Racing Tech3 Gas Gas RC16 1’06”120
13 49 Fabio Di Giannantonio Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 1’27”605
14 21 Franco Morbidelli Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 1’28”913
15 20 Fabio Quartararo Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha YZR-M1 1’29”075
16 30 Takaaki Nakagami LCR Honda IDEMITSU Honda RC213V 1’38”573
17 27 Iker Lecuona LCR Honda CASTROL Honda RC213V 1’49”674
18 23 Enea Bastianini Ducati Lenovo Team Ducati Desmosedici GP23 a 4 voltas
19 93 Marc Marquez Repsol Honda Team Honda RC213V a 6 voltas
20 72 Marco Bezzecchi Mooney VR46 Racing Team Ducati Desmosedici GP22 a 15 voltas
21 73 Alex Marquez Gresini Racing MotoGP Ducati Desmosedici GP22 a 15 voltas
22 36 Joan Mir Repsol Honda Team Honda RC213V a 18 voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Aprilla/Ducati/KTM/Pramac/LCR Honda/RNF/Tech 3/MotoGP

Deixe um comentário