Resultado do Treino de Classificação
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Modelo | Tempo |
1 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia Racing | Aprilia | RS-GP | 1’58”183 |
2 | 89 | Jorge Martin | Prima Pramac Racing | Ducati | Desmosedici GP23 | 1’58”854 |
3 | 33 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | RC16 | 1’58”898 |
4 | 12 | Maverick Viñales | Aprilia Racing | Aprilia | RS-GP | 1’58”904 |
5 | 5 | Johann Zarco | Prima Pramac Racing | Ducati | Desmosedici GP23 | 1’58”943 |
6 | 1 | Francesco Bagnaia | Ducati Lenovo Team | Ducati | Desmosedici GP23 | 1’58”973 |
7 | 72 | Marco Bezzecchi | Mooney VR46 Racing Team | Ducati | Desmosedici GP22 | 1’59”018 |
8 | 43 | Jack Miller | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | RC16 | 1’59”201 |
9 | 10 | Luca Marini | Mooney VR46 Racing Team | Ducati | Desmosedici GP22 | 1’59”246 |
10 | 73 | Alex Marquez | Gresini Racing MotoGP | Ducati | Desmosedici GP22 | 1’59”298 |
11 | 20 | Fabio Quartararo | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | YZR-M1 | 1’59”425 |
12 | 21 | Franco Morbidelli | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | YZR-M1 | 1’59”454 |
13 | 93 | Marc Marquez | Repsol Honda Team | Honda | RC213V | 1’59”455 |
14 | 88 | Miguel Oliveira | CryptoDATA RNF MotoGP Team | Aprilia | RS-GP | 1’59”665 |
15 | 23 | Enea Bastianini | Ducati Lenovo Team | Ducati | Desmosedici GP23 | 1’59”693 |
16 | 49 | Fabio Di Giannantonio | Gresini Racing MotoGP | Ducati | Desmosedici GP22 | 1’59”714 |
17 | 25 | Raul Fernandez | CryptoDATA RNF MotoGP Team | Aprilia | RS-GP | 1’59”726 |
18 | 36 | Joan Mir | Repsol Honda Team | Honda | RC213V | 2’00”357 |
19 | 37 | Augusto Fernandez | GASGAS Factory Racing Tech3 | Gas Gas | RC16 | 2’00”542 |
20 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | RC213V | 2’00”623 |
21 | 44 | Pol Espargaró | GASGAS Factory Racing Tech3 | Gas Gas | RC16 | 2’00”809 |
22 | 27 | Iker Lecuona | LCR Honda CASTROL | Honda | RC213V | 2’01”122 |
Classificados para o Q2 de forma direta:
nº | piloto | Equipe | Moto | Modelo |
41 | Aleix Espargaro | Aprilia Racing | Aprilia | RS-GP |
89 | Jorge Martin | Prima Pramac Racing | Ducati | Desmosedici GP23 |
33 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | RC16 |
12 | Maverick Viñales | Aprilia Racing | Aprilia | RS-GP |
5 | Johann Zarco | Prima Pramac Racing | Ducati | Desmosedici GP23 |
1 | Francesco Bagnaia | Ducati Lenovo Team | Ducati | Desmosedici GP23 |
72 | Marco Bezzecchi | Mooney VR46 Racing Team | Ducati | Desmosedici GP22 |
43 | Jack Miller | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | RC16 |
10 | Luca Marini | Mooney VR46 Racing Team | Ducati | Desmosedici GP22 |
73 | Alex Marquez | Gresini Racing MotoGP | Ducati | Desmosedici GP22 |
Disputam a repescagem:
20 | Fabio Quartararo | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | YZR-M1 |
21 | Franco Morbidelli | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | YZR-M1 |
93 | Marc Marquez | Repsol Honda Team | Honda | RC213V |
88 | Miguel Oliveira | CryptoDATA RNF MotoGP Team | Aprilia | RS-GP |
23 | Enea Bastianini | Ducati Lenovo Team | Ducati | Desmosedici GP23 |
49 | Fabio Di Giannantonio | Gresini Racing MotoGP | Ducati | Desmosedici GP22 |
25 | Raul Fernandez | CryptoDATA RNF MotoGP Team | Aprilia | RS-GP |
36 | Joan Mir | Repsol Honda Team | Honda | RC213V |
37 | Augusto Fernandez | GASGAS Factory Racing Tech3 | Gas Gas | RC16 |
30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | RC213V |
44 | Pol Espargaró | GASGAS Factory Racing Tech3 | Gas Gas | RC16 |
27 | Iker Lecuona | LCR Honda CASTROL | Honda | RC213V |
Começando o sábado, o circuito de Silverstone na sessão de classificação esteve em condições horrorosas, com uma pista extremamente molhada (Não teria sido até o caso de um adiamento da sessão em 30 minutos ou até 1 hora) para os pilotos buscarem a glória ou caírem no chão molhado do circuito britânico.
No Q1, 12 pilotos além de lutarem pelas 2 vagas para o Q2 teriam de lutar para não irem para o chão. Entre eles somente Marc Marquez e Fabio Quartararo que seriam os favoritos naturais a essas vagas, mas a chuva não mostrou isso e nem mesmo suas motos renderam.
Fabio di Giannantonio, praticamente fora da Gresini em 2024 marcou o primeiro tempo da sessão e logo depois disso caiu na curva 1, uma pena porque o seu primeiro tempo de 2:20.045 era promissor, tanto é que em um primeiro momento ninguém conseguiu superar seu tempo, Enea Bastianini fez o 2ºtempo seguido de Marc Marquez, Miguel Oliveira, Pol Espargaró e Augusto Fernandez.
Franco Morbidelli fez a 5ªmarca a menos de 7:40 do final, 40 segundos depois, Fabio Quartararo teve que salvar uma queda e depois perdeu tempo para fazer a moto funcionar novamente.
A 5:20 do final, Franco Morbidelli passou para a liderança após marcar o tempo de 2:18.645, começava o ítalo-brasileiro a dominar a sessão. Marc Marquez pulou para segundo com 2:19.319 e Pol Espargaró, de volta a categoria após o acidente no final de semana de abertura do Mundial foi para 3º a 253 milésimos do Formiga Atômica. O piloto da Tech 3 foi superado pelo italiano Enea Bastianini e por Miguel Oliveira da RNF.
A 3 minutos do final, Morbidelli melhora ainda mais seu tempo, com 2:17.214. A novidade era que Augusto Fernandez surge na sessão e passa para segundo 2:18.017 deixando Marc Marquez em 3º com 98 milésimos atrás do piloto da Tech 3 (Campeão da Moto 2 no ano passado). A 2:10 do final, Enea Bastianini supera os dois com o tempo de 2:17.788.
Franco Morbidelli joga o tempo mais abaixo ainda com o tempo de 2:16.722, Augusto Fernandez recupera a segunda posição a 30 segundos do final. Já com o cronometro zerado Bastianini faz 2:16.972 e pula para segundo.
Marquez busca uma última tentativa para entrar no Q2, assim como Morbidelli e Augusto Fernandez.
Morbidelli fica em primeiro com 2:15.884, sobrou na turma e levou uma das vagas para o Q2. Augusto Fernandez foi para segundo com 2:16.885, superando Bastianini. Marc Marquez flertou com a vaga no Q2, mas no final acabou ficando apenas com o 4ºtempo após perder mais de um segundo na última parcial. A se destacar o bom desempenho de Pol Espargaró que voltou em uma boa 5ªposição. Fabio Quartararo não conseguiu fazer nenhuma volta boa e vai largar de forma inédita na última posição.
Resultado do Q1:
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Modelo | Tempo |
1 | 21 | Franco Morbidelli | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | YZR-M1 | 2’15”884 |
2 | 37 | Augusto Fernandez | GASGAS Factory Racing Tech3 | Gas Gas | RC16 | 2’16”885 |
3 | 23 | Enea Bastianini | Ducati Lenovo Team | Ducati | Desmosedici GP23 | 2’16”972 |
4 | 93 | Marc Marquez | Repsol Honda Team | Honda | RC213V | 2’17”343 |
5 | 44 | Pol Espargaró | GASGAS Factory Racing Tech3 | Gas Gas | RC16 | 2’18”118 |
6 | 88 | Miguel Oliveira | CryptoDATA RNF MotoGP Team | Aprilia | RS-GP | 2’18”264 |
7 | 27 | Iker Lecuona | LCR Honda CASTROL | Honda | RC213V | 2’18”833 |
8 | 49 | Fabio Di Giannantonio | Gresini Racing MotoGP | Ducati | Desmosedici GP22 | 2’19”182 |
9 | 36 | Joan Mir | Repsol Honda Team | Honda | RC213V | 2’19”367 |
10 | 25 | Raul Fernandez | CryptoDATA RNF MotoGP Team | Aprilia | RS-GP | 2’21”128 |
11 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | RC213V | 2’22”341 |
12 | 20 | Fabio Quartararo | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | YZR-M1 | 2’22”931 |
Após alguns minutos de calmaria, os 12 postulantes a pole position. Aleix Espargaró, o mais rápido da sexta-feira foi o primeiro a ir para a pista, seguido dos demais pilotos. Os últimos a saírem foram Jorge Martin, Franco Morbidelli e Johann Zarco que só entrou com uns 3 minutos de sessão.
Bezzecchi e Aleix Espargaró foram os primeiros a marcarem volta rápida após quase 5 minutos de sessão, os dois foram superados primeiro por Luca Marini e depois por Jack Miller que passou por cima após marcar 2:15.629, colocando mais de 1 segundo e meio a frente de Augusto Fernandez que era o segundo colocado, com 1 terço de sessão concluída.
8:40 do final, Franco Morbidelli foi para a terceira posição. 40 segundos depois, Bezzecchi pula para segundo e Marini foi para terceiro, mais a mais de 1 segundo de Miller. Augusto Fernandez tomou a segunda posição das mãos do piloto da VR46. Na metade da sessão, Peppo Bagnaia marca o segundo tempo com 2:16.095, quase meio segundo atrás de Miller.
Peppo Bagnaia foi para o chão a menos de 7 minutos do final, que poderia comprometer seriamente o seu treinamento.
A 5:40 do final, Bezzecchi passa para segundo com 2:15.974, mas segundos depois foi superado por Alex Marquez que marcou 2:15.771 e logo depois vai ao chão na curva 1. O irmão de Marc Marquez conseguiu voltar para a pista a 4:40 do final.
Miller continuava na pole com o primeiro tempo que ele fez na sessão com Alex Marquez e Marco Bezzecchi na primeira fila. Bagnaia caiu para quarto seguido de Augusto Fernandez e Marevick Viñales.
Marco Bezzecchi a 3:25 do final marca 2:15.359 e passa para a ponta da sessão. Seu companheiro de equipe, Luca Marini acabou indo para o chão na curva 1. Aliás, a curva 1 foi local da maior parte dos incidentes.
Peppo Bagnaia não conseguiu voltar a tempo de sair para a pista e marcar uma última volta. Jorge Martin e Johann Zarco saíram das últimas posições e foram para a 7ª e 9ªposições.
A menos de 1:30 do final, Marco Bezzecchi foi para o chão. A moto foi bem destruída, mas o piloto da VR46 ficou intacto, a mesma coisa aconteceu com a sua liderança que se manteve firme até o final. O grande desafiante de Bagnaia na disputa do título larga na frente tanto na corrida curta como na corrida do Domingo, tem tudo para buscar baixar a vantagem que Peppo Bagnaia tem para ele na liderança do Mundial.
Jack Miller liderou a maior parte da sessão, mas perdeu a pole na parte final da sessão e vai largar em segundo e Alex Marquez da Gresini completa a primeira fila, mesmo com a queda a 5 minutos do final acabou garantindo a 3ªposição.
Peppo Bagnaia abre a segunda fila, foi outro piloto que caiu durante a sessão, mas acabou ficando nas primeiras posições do grid. Augusto Fernandez em 5º, excepcional classificação visto que anda com a KTM de uma das piores equipes do Mundial. Luca Marini fecha a segunda fila também foi ao chão na sessão de classificação quando faltavam 3 minutos para o final. Dos 6 primeiros colocados somente Miller e Augusto Fernandez estiveram com suas motos intactas.
Jorge Martin da Pramac vai largar da 7ªposição, seguido de Marevick Viñales da Aprilla e de Johann Zarco, companheiro de equipe de Martin na Pramac. Brad Binder da KTM, Franco Morbidelli da Yamaha e Aleix Espargaró da Aprilla formam a 4ªfila e consequentemente completam as 12 primeiras posições.
Grid de Largada:
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Modelo | Tempo |
1 | 72 | Marco Bezzecchi | Mooney VR46 Racing Team | Ducati | Desmosedici GP22 | 2’15”359 |
2 | 43 | Jack Miller | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | RC16 | 2’15”629 |
3 | 73 | Alex Marquez | Gresini Racing MotoGP | Ducati | Desmosedici GP22 | 2’15”771 |
4 | 1 | Francesco Bagnaia | Ducati Lenovo Team | Ducati | Desmosedici GP23 | 2’16”095 |
5 | 37 | Augusto Fernandez | GASGAS Factory Racing Tech3 | Gas Gas | RC16 | 2’16”101 |
6 | 10 | Luca Marini | Mooney VR46 Racing Team | Ducati | Desmosedici GP22 | 2’16”152 |
7 | 89 | Jorge Martin | Prima Pramac Racing | Ducati | Desmosedici GP23 | 2’16”272 |
8 | 12 | Maverick Viñales | Aprilia Racing | Aprilia | RS-GP | 2’16”317 |
9 | 5 | Johann Zarco | Prima Pramac Racing | Ducati | Desmosedici GP23 | 2’16”661 |
10 | 33 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | RC16 | 2’16”677 |
11 | 21 | Franco Morbidelli | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | YZR-M1 | 2’16”885 |
12 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia Racing | Aprilia | RS-GP | 2’17”406 |
13 | 23 | Enea Bastianini | Ducati Lenovo Team | Ducati | Desmosedici GP23 | 2’16”972 |
14 | 93 | Marc Marquez | Repsol Honda Team | Honda | RC213V | 2’17”343 |
15 | 44 | Pol Espargaró | GASGAS Factory Racing Tech3 | Gas Gas | RC16 | 2’18”118 |
16 | 88 | Miguel Oliveira | CryptoDATA RNF MotoGP Team | Aprilia | RS-GP | 2’18”264 |
17 | 27 | Iker Lecuona | LCR Honda CASTROL | Honda | RC213V | 2’18”833 |
18 | 49 | Fabio Di Giannantonio | Gresini Racing MotoGP | Ducati | Desmosedici GP22 | 2’19”182 |
19 | 36 | Joan Mir | Repsol Honda Team | Honda | RC213V | 2’19”367 |
20 | 25 | Raul Fernandez | CryptoDATA RNF MotoGP Team | Aprilia | RS-GP | 2’21”128 |
21 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | RC213V | 2’22”341 |
22 | 20 | Fabio Quartararo | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | YZR-M1 | 2’22”931 |
Por incrível que pareça a chuva parou em Silverstone ou diminuiu bastante. Isso ajudou muito para que tivéssemos uma corrida de muita disputa, mas sem acidentes durante todas as 10 voltas de corrida que acabou consagrando Alex Marquez com a primeira vitória na categoria principal.
Na largada e nas primeiras curvas na Sprint race, Bezzecchi e Miller lutaram pela ponta da corrida, os dois ficavam trocando de posição até que Jack Miller ficou na frente após essa disputa. Augusto Fernandez chegou a ficar por alguns momentos na terceira posição, mas apesar de toda a sua garra o piloto da Tech 3 acabou sucumbindo a força de Jorge Martin com sua Ducati da equipe Pramac.
Jorge Martin não contente com a terceira posição, partiu para cima de Bezzecchi e Miller e chegou a superar os dois pilotos, mas momentos depois, Jack Miller recuperou a ponta ao entrar na segunda volta.
A partir dessa segunda volta é que aparece Alex Marquez que pulou para a segunda posição após a curva 9 e no fim da reta oposta, Alex Marquez não tomou conhecimento de Miller e sua KTM e passou a liderar a prova. Marco Bezzecchi também superou Miller e tomou a 2ªposição. Enquanto isso, Francesco Bagnaia não estava muito bem, caiu da 4ª para a 11ªposição na entrada da 3ªVolta.
Depois dessa agitação nas duas primeiras voltas a corrida deu uma acalmada, Alex Marquez e Marco Bezzecchi abriram um pouco de Jack Miller que começava a perder rendimento de forma dramática. Outro que perdeu rendimento foi Jorge Martin que acabou sendo superado pelo empolgado Aleix Espargaró com sua Aprilla que vinha em franca ascensão.
Logo a frente, Marevick Viñales pressionou Jack Miller e acabou superando o piloto da KTM para levar a terceira posição, isso já pela 5ªvolta. Na volta seguinte, Zarco pressionava a Jorge Martin que também estava perdendo rendimento assim como Miller estava perdendo.
Aleix Espargaró também passou a Jack Miller na segunda metade da 6ªvolta, subindo para a quarta posição. No final da volta seguinte, Johann Zarco passou e fez Miller espalhar na curva 15, ficou fácil para Jorge Martin assumir em definitivo a 6ªposição pouco tempo depois.
Alex Marquez manteve-se na liderança da prova até a bandeirada, mesmo com a pressão de Marco Bezzecchi nos momentos finais. O piloto da Gresini conquistou sua primeira vitória no Categoria principal. Mais do que o resultado foi a demonstração definitiva de que Alex Marquez finalmente saiu de vez da sombra do seu irmão Marc Marquez e que ele é um dos melhores pilotos em pista molhada da categoria rainha. Marco Bezzecchi terminou o sábado com uma ótima segunda posição, tirando 9 pontos da vantagem de Peppo Bagnaia tinha na liderança do Mundial. Por sinal, Peppo teve uma corrida para se esquecer, acabou ficando em uma distante 14ªposição, atrás até mesmo de Enea Bastianini que ainda não esta totalmente recuperado do acidente no começo da temporada.
Marevick Viñales completou o pódio com a Aprilla que pareceu muito bem com Aleix Espargaró na sexta e volta a aparecer com destaque após uma ótima corrida dos seus dois pilotos após o revés na classificação. Aleix Espargaró acabou sendo superado por Johann Zarco na volta final e ficou na 5ªposição enquanto que Zarco demonstra vontade para assegurar seu lugar na equipe Pramac para 2024 ou se não para arrumar uma boa moto para correr na temporada que vem. Jorge Martin começou muito bem, mas não conseguiu manter esse ritmo e terminou o dia na 6ªposição.
Jack Miller começou muito bem a corrida na frente, mas rapidamente perdeu rendimento, perdeu posições e não conseguiu se recuperar ficando apenas na 7ªposição, seguido de Augusto Fernandez leva a fraca Tech 3 mais uma vez a uma boa posição e de Brad Binder da KTM fechando a zona de pontuação. A se destacar Miguel Oliveira que fechou os 10 primeiros colocados.
Resultado final da 9ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP da Inglaterra – Silverstone – Corrida Sprint – 10 voltas
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Modelo | Tempo |
1 | 73 | Alex Marquez | Gresini Racing MotoGP | Ducati | Desmosedici GP22 | 21’52”317 |
2 | 72 | Marco Bezzecchi | Mooney VR46 Racing Team | Ducati | Desmosedici GP22 | 0”366 |
3 | 12 | Maverick Viñales | Aprilia Racing | Aprilia | RS-GP | 3”374 |
4 | 5 | Johann Zarco | Prima Pramac Racing | Ducati | Desmosedici GP23 | 5”671 |
5 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia Racing | Aprilia | RS-GP | 6”068 |
6 | 89 | Jorge Martin | Prima Pramac Racing | Ducati | Desmosedici GP23 | 7”294 |
7 | 43 | Jack Miller | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | RC16 | 9”415 |
8 | 37 | Augusto Fernandez | GASGAS Factory Racing Tech3 | Gas Gas | RC16 | 9”850 |
9 | 33 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | RC16 | 10”435 |
10 | 88 | Miguel Oliveira | CryptoDATA RNF MotoGP Team | Aprilia | RS-GP | 11”247 |
11 | 10 | Luca Marini | Mooney VR46 Racing Team | Ducati | Desmosedici GP22 | 17”365 |
12 | 49 | Fabio Di Giannantonio | Gresini Racing MotoGP | Ducati | Desmosedici GP22 | 20”063 |
13 | 23 | Enea Bastianini | Ducati Lenovo Team | Ducati | Desmosedici GP23 | 24”352 |
14 | 1 | Francesco Bagnaia | Ducati Lenovo Team | Ducati | Desmosedici GP23 | 25”527 |
15 | 21 | Franco Morbidelli | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | YZR-M1 | 27”191 |
16 | 44 | Pol Espargaró | GASGAS Factory Racing Tech3 | Gas Gas | RC16 | 27”693 |
17 | 36 | Joan Mir | Repsol Honda Team | Honda | RC213V | 29”062 |
18 | 93 | Marc Marquez | Repsol Honda Team | Honda | RC213V | 29”326 |
19 | 25 | Raul Fernandez | CryptoDATA RNF MotoGP Team | Aprilia | RS-GP | 29”627 |
20 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | RC213V | 29”909 |
21 | 20 | Fabio Quartararo | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | YZR-M1 | 30”326 |
22 | 27 | Iker Lecuona | LCR Honda CASTROL | Honda | RC213V | 47”674 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Aprilla/Yamaha/VR46/Gresini/Tech 3/Ducati