GP da Itália – Moto 2 – Mundial de Motovelocidade 2022

Fechando o dia de classificação, a Moto 2 teria condições de pista ainda precárias, mas já uma pista mais seca que a pista da MotoGP. A corrida contaria com a presença de Mattia Pasini, com a moto da equipe de Aspar Martinez, ele era o Wild Card e faria o grid contar com 31 pilotos. 17 deles estavam no Q1 para disputarem 4 vagas para o Q2.

Um dos primeiros a buscar volta rápida, Tony Arbolino acabou desistindo e abortando a sua primeira tentativa. Com 4:30 de sessão, Mattia Pasini, o convidado do final de semana vinha na liderança com 1:53.217, mas 10 segundos depois, foi superado pelo tailandês Somkiat Chantra da Honda Asia Team com 1:53.123. Marcel Schrotter da IntactGP e Alonso Lopez da Speed UP completavam a zona dos classificados para o Q2.

A 9 minutos do final, o jovem Alonso Lopez sobe para primeiro ao marcar 1;52.006 e permanece na liderança por bons 2 minutos, até que Pasini baixou o tempo para a barreira do 1 minuto e 51 segundos (1:51.872) e volta a ponta, seguido de Alonso Lopez, Marcel Schrotter e Tony Arbolino que fez sua primeira volta e passou para a 4ªposição. Nessa brincadeira, Chantra ficou para trás, chega a melhorar sua volta, mas fica apenas na 7ªposição.

A 2:50 do final, Fermin Aldeguer marca o 5ºtempo e fica a uma posição de Tony Arbolino. Pouco depois, Marcel Schrotter acabou chutando a moto de Keimeth Kubo, Essa atitude não se justifica em nenhuma hipótese e era passível de uma desclassificação do piloto alemão da classificação.

A 1 minuto do final, Fermin Aldeguer pula para a segunda posição e faz Tony Arbolino cair fora da zona de classificação por poucos momentos, já que o piloto da Marc VDS marcou uma boa volta subindo para a terceira posição. Com isso, Alonso Lopez e Marcel Schrotter rodaram da zona de classificação.

No final da sessão, Mattia Pasini marcou 1:51.844 e confirmou a primeira posição. Junto do veterano se classificaram para o Q2: Fermin Aldeguer, Tony Arbolino e Marcos Ramirez. O Alemão Marcel Schrotter bem que mereceu a eliminação no Q1 pela atitude antidesportiva com Kubo, acabou ficando com a 6ªposição, atrás Alonso Lopez da Speed UP.

Resultado do Q1:

pos piloto equipe moto tempo
1 11 Mattia Pasini Inde GASGAS Aspar Team Kalex 01’51.844
2 14 Tony Arbolino Elf Marc VDS Racing Team Kalex 01’51.861
3 54 Fermín Aldeguer Lightech Speed Up Boscoscuro 01’51.916
4 42 Marcos Ramirez MV Agusta Forward Racing MV Agusta 01’51.980
5 21 Alonso Lopez Lightech Speed Up Boscoscuro 01’52.006
6 23 Marcel Schrotter Liqui Moly Intact GP Kalex 01’52.066
7 52 Jeremy Alcoba Liqui Moly Intact GP Kalex 01’52.139
8 61 Alessandro Zaccone Gresini Racing Moto2 Kalex 01’52.438
9 12 Filip Salac Gresini Racing Moto2 Kalex 01’52.451
10 35 Somkiat Chantra IDEMITSU Honda Team Asia Kalex 01’52.522
11 24 Simone Corsi MV Agusta Forward Racing MV Agusta 01’52.746
12 84 Zonta Van Den Goorbergh RW Racing GP Kalex 01’52.755
13 18 Manuel Gonzalez Yamaha VR46 Master Camp Team Kalex 01’53.036
14 28 Niccolò Antonelli Mooney VR46 Racing Team Kalex 01’53.115
15 2 Gabriel Rodrigo Pertamina Mandalika SAG Team Kalex 01’53.153
16 81 Keminth Kubo Yamaha VR46 Master Camp Team Kalex 01’53.763
17 4 Sean Dylan Kelly American Racing Kalex 01’54.218

Barry Baltus e Marcus Ramirez seriam os primeiros a saírem, mas eles ficaram na porta de entrar para a pista, esperando mais pilotos a saírem nos boxes. Nessa história, os dois demoraram 1 minuto e 20 segundos, tempo Jake Dixon e Mattia Pasini saírem dos boxes para irem para a pista. Esse foi o estopim para os outros pilotos partirem para a pista.

Com 2 minutos de Q2, 16 dos 18 pilotos já entraram na pista. Os últimos a partirem para a primeira tentativa foram Ai Ogura e Fermin Aldeguer. Com 5 minutos e 20 segundos de sessão, Albert Arenas acerta uma bela volta de 1:53.219 tomando a liderança. Os outros pilotos não chegaram nem perto do tempo do piloto espanhol.  Cameron Beaubier nem fez a volta, acabou voltando para os boxes.

A 8:55 do final, Arenas foi superado por Jorge Navarro (1:52.495), Bo Bendsneyder e Pedro Acosta. 35 segundos depois, a pole muda de mãos novamente, Primeiro com Celestino Vietti com a marca de 1:52.178 e depois de poucos segundos, Aron Canet marca 1:52.137. Entre os dois, Sam Lowes se meteu entre os dois ao marcar o segundo tempo.

Antes da metade da sessão (7:20 de sessão), Pasini e Dixon pulam para a ponta, com vantagem para o Wild Card sobre o piloto regular da Aspar Martinez. Barry Baltus pulou para terceiro. Canet, Lowes e Vietti caíram para 4ª, 5ª e 6ªposições respectivamente. Esse quadro durou pouco tempo, Pedro Acosta a 7:05 do final, marca a excepcional marca de 1:51.337 e detona o tempo de Pasini para tomar a liderança nas suas mãos. Canet e Lowes passou para 2ª e 3ªposições a 6:25 do final, formando a primeira fila com Acosta. Pasini abrira a 2ªfila que teria Dixon e Baltus. Arbolino, Navarro, Dalla Porta e Aldeguer completavam o Top 10.

Pedro Acosta marca 1:51.265 e depois em nova volta, o campeão da Moto 3 em 2021 baixa sua marca para 1:51.246, a 3:30 do final da sessão. A pole parecia estaria nas mãos Acosta, mas em uma volta supreendente, Aron Canet tomou a ponta com o tempo de 1:51.121, que não seria mais alcançado por mais ninguém.

Aron Canet confirma a pole position em Mugello, um resultado ganho na reta final da sessão, diante de todo o domínio de Pedro Acosta, o piloto da Pons vai em busca da primeira vitória na Moto 2. O mesmo Pedro Acosta vai tentar, apesar do domínio no Q2 acabou perdendo a pole e tendo que se contentar com a segunda posição. A primeira fila será completada pelo britânico Sam Lowes.

Formando a segunda fila, Celestino Vietti busca manter a liderança do campeonato que já foi mais tranquila. Largando na 5ªposição, Mattia Pasini fez uma senhora classificação, vindo do Q1 e como convidado foi melhor que os pilotos da Aspar Martinez. Ai Ogura da Honda Asia Team larga na 6ªposição.

Joe Roberts da Italtrans abre a 3ªfila, o norte-americano é seguido por Tony Arbolino da Marc VDS e por Jake Dixon da Aspar Martinez. E fechando os 12 primeiros colocados, na 4ªfila, os pilotos Barry Baltus da RW Racing, Lorenzo Dalla Porta da Italtrans e Jorge Navarro da Pons.

Grid de Largada:

pos piloto equipe moto tempo
1 40 Aron Canet Flexbox HP40 Kalex 01’51.121
2 51 Pedro Acosta Red Bull KTM Ajo Kalex 01’51.246
3 22 Sam Lowes Elf Marc VDS Racing Team Kalex 01’51.279
4 13 Celestino Vietti Mooney VR46 Racing Team Kalex 01’51.381
5 11 Mattia Pasini Inde GASGAS Aspar Team Kalex 01’51.465
6 79 Ai Ogura IDEMITSU Honda Team Asia Kalex 01’51.478
7 16 Joe Roberts Italtrans Racing Team Kalex 01’51.552
8 14 Tony Arbolino Elf Marc VDS Racing Team Kalex 01’51.566
9 96 Jake Dixon Inde GASGAS Aspar Team Kalex 01’51.631
10 7 Barry Baltus RW Racing GP Kalex 01’51.754
11 19 Lorenzo Dalla Porta Italtrans Racing Team Kalex 01’51.760
12 9 Jorge Navarro Flexbox HP40 Kalex 01’51.789
13 75 Albert Arenas Inde GASGAS Aspar Team Kalex 01’51.849
14 37 Augusto Fernandez Red Bull KTM Ajo Kalex 01’51.940
15 54 Fermín Aldeguer Lightech Speed Up Boscoscuro 01’51.954
16 42 Marcos Ramirez MV Agusta Forward Racing MV Agusta 01’52.045
17 64 Bo Bendsneyder Pertamina Mandalika SAG Team Kalex 01’52.056
18 6 Cameron Beaubier American Racing Kalex 01’52.656
19 21 Alonso Lopez Lightech Speed Up Boscoscuro 01’52.006
20 23 Marcel Schrotter Liqui Moly Intact GP Kalex 01’52.066
21 52 Jeremy Alcoba Liqui Moly Intact GP Kalex 01’52.139
22 61 Alessandro Zaccone Gresini Racing Moto2 Kalex 01’52.438
23 12 Filip Salac Gresini Racing Moto2 Kalex 01’52.451
24 35 Somkiat Chantra IDEMITSU Honda Team Asia Kalex 01’52.522
25 24 Simone Corsi MV Agusta Forward Racing MV Agusta 01’52.746
26 84 Zonta Van Den Goorbergh RW Racing GP Kalex 01’52.755
27 18 Manuel Gonzalez Yamaha VR46 Master Camp Team Kalex 01’53.036
28 28 Niccolò Antonelli Mooney VR46 Racing Team Kalex 01’53.115
29 2 Gabriel Rodrigo Pertamina Mandalika SAG Team Kalex 01’53.153
30 81 Keminth Kubo Yamaha VR46 Master Camp Team Kalex 01’53.763
31 4 Sean Dylan Kelly American Racing Kalex 01’54.218

Domingo sem chuva em Mugello, esse foi o cenário que marcou a primeira vitória de Pedro Acosta na categoria intermediária, após ter um duelo pela liderança por boa parte da corrida com o espanhol Aron Canet.

Pole position Aron Canet largou bem, mas Pedro Acosta pegou seu vácuo e acabou tomando a ponta da corrida na primeira volta. Sam Lowes largou bem e manteve a terceira posição, seguido de Tony Arbolino, Ai Ogura, Joe Roberts, Jorge Navarro, Mattia Pasini, Jake Dixon e Celestino Vietti (Largou mal, caiu da 4ª pra 10ªposição). Na curva 6, Lowes supera Canet e passou a não só pegar o segundo lugar como também começou a ir pra cima de Acosta.

Na mesma curva 6, na segunda volta, Canet dá o troco em cima de Lowes e recupera o segundo lugar. Os 5 primeiros lugares (Acosta, Canet, Lowes, Arbolino e Roberts) abriram meio segundo de vantagem para o segundo pelotão (Ogura, Pasini, Navarro, Vietti e Dixon). No começo da terceira volta, Arbolino entra em batalha pela 3ªposição com Sam Lowes, com essa briga dos pilotos da Marc VDS, Acosta e Canet abriram vantagem sobre os dois.

Na curva 9, Acosta teve um desequilíbrio na sua moto, foi o suficiente para Canet retornar a liderança da corrida que ainda vinha nas suas primeiras voltas. Acosta volta a liderança na reta dos boxes, no começo da 4ªvolta. Quase que ao mesmo tempo, Tony Arbolino passou em definitivo Sam Lowes (ganhando a 3ªposição) e Ai Ogura passou Joe Roberts, subindo para a 5ªposição após manobra muito bem executada, mas logo o piloto norte-americano retornaria a 5ªposição.

No final da 5ªVolta, Somkiat Chantra foi ao chão e abandona na sua temporada de altos e baixos. Por outro lado, Lowes recuperou o terceiro lugar nesse mesmo momento. Na 6ªVolta, Vietti superou Mattia Pasini e passou a ser o 7ºcolocado.

Após 7 voltas, Canet continuava colado em Acosta, os dois abriram 4 décimos para Tony Arbolino que voltou a ficar a frente de Sam Lowes na 3ªposição. Ai Ogura e Joe Roberts completava os 6 primeiros colocados. Celestino Vietti vinha em 7º com 1 segundo de atraso. Começando a 8ªVolta, Ogura passa Sam Lowes, pula para a 4ªposição e na volta seguinte o piloto da Honda Asia Team supera Tony Arbolino, pulando para a 3ªposição.

Porém, Arbolino reage na volta seguinte e recupera o terceiro lugar, em cima do mesmo Ai Ogura. Os dois, junto de Sam Lowes travam duelo pesado pela terceira posição. Com esse duelo, Acosta e Canet começaram a abrir vantagem sobre o restante do pelotão. No final da 11ªVolta, Marcos Ramirez foi para o chão. Era mais uma corrida em que o piloto da MV Agusta abandona por queda.

A 9 voltas do final, os dois pilotos da Italtrans enfrentaram situações totalmente diferentes. Enquanto Lorenzo Dalla Porta foi para o chão, o norte-americano Joe Roberts passou Sam Lowes e assumiu a 6ªposição. Celestino Vietti entrou no pelotão da frente e também passou Sam Lowes que vinha no seu pior momento na corrida.

No final da 13ªvolta, Aron Canet acabou caindo e abandonando a corrida. Pedro Acosta tinha caminho livre para conquistar sua primeira vitória, Ai Ogura passou para segundo, seguido de Roberts, Vietti, Arbolino e Lowes. Cameron Beaubier, Alonso Lopez, Jorge Navarro e Jake Dixon completavam os 10 primeiros colocados.

Joe Roberts foi para a luta com Ai Ogura pela segunda posição. Nessa disputa, o piloto da Italtrans passou o piloto da Honda Asia Team. O japonês levou a pior e ainda perdeu a 3ªposição para Celestino Vietti que estava para se dar bem mais uma vez em relação ao campeonato. Ogura tinha que se virar para se manter a frente de Tony Arbolino. Com essas brigas todas, Acosta estava 2 segundos a frente dos seus adversários.

A menos de 5 voltas do final, Ogura se livra de Arbolino que lutava com Sam Lowes pelo 5ºlugar, em duelo direto dos dois pilotos da Marc VDS. Até que a 4 voltas do final, Arbolino empurra Lowes para fora e faz o britânico cair. Lowes abandona pela 5ªvez seguida e Tony Arbolino foi punido com uma volta longa por causa dessa pilotagem irresponsável. Ao cumprir a punição, o piloto da Marc VDS volta ainda em 4º, mas estava sendo pressionado por Augusto Fernandez.

A 3 voltas do final, Celestino Vietti que vinha em 3º teve uma quebra da sua moto, era fim de corrida do piloto da VR46. O campeonato iria ficar muito embolado com o problema que Vietti teve nesse final, uma judiação para ele.

Pedro Acosta levou sua moto da equipe Ajo para a primeira vitória na categoria intermediária. Com 18 anos e 4 dias, o campeão da moto 3 em 2021 se torna o mais jovem vencedor de uma corrida na Moto 2. A adaptação de Acosta com a Moto 2 não foi fácil, mas não demorou meia temporada para ela acontecer, pois desde de Le Mans Bugatti em que Acosta já desempenhava um grande trabalho.

Joe Roberts conquista seu 2ºpódio na temporada com a 2ªposição, após uma belíssima corrida. Ai Ogura teve também um bom dia, conquistou o pódio e ainda por cima empatou na liderança do campeonato com Celestino Vietti, só esta na vice-liderança pelo critério de desempate (Vietti tem 2 vitórias e Ogura apenas 1 vitória). Mas o resultado foi bem favorável ao piloto japonês.

Tony Arbolino conseguiu sustentar a 4ªposição, a punição da volta longa foi decisiva para o piloto da Marc VDS ter perdido qualquer chance de pódio. 15 milésimos atrás, Augusto Fernandez que largou da 14ªposição e fez uma excelente prova de recuperação, chegando na 5ªposição. No final da corrida, Jake Dixon reagiu bem e completou a corrida em boa 6ªposição, superando o norte-americano Cameron Beaubier da American Racing.

Alonso Lopez conquista seus primeiros pontos na Moto 2, levando a Boscoscuro na 8ªposição. Após o chute em Keminth Kubo na classificação, Marcel Schrotter chegou na 9ªposição, ficou bem comportado na corrida e até conseguiu uma boa recuperação. Albert Arenas completou o Top 10 com uma atuação discreta.

Bo Bendsneyder da SAG, Jorge Navarro da Pons, Filip Salac da Gresini, Fermini Aldeguer da Speed UP e Mattia Pasini da Gas Gas fecharam a zona de pontuação. Destaque para o bom resultado de Filip Salac, com a 13ªposição e para Pasini, o Wild Card do final de semana conseguiu marcar um ponto.

Resultado Final da 8ªetapa do Mundial de Motovelocidade – Temporada 2022
GP da Itália – Mugello – 21 Voltas – Moto 2

pos piloto equipe moto tempo
1 51 Pedro Acosta Red Bull KTM Ajo Kalex 39’35.9300
2 16 Joe Roberts Italtrans Racing Team Kalex a 4.051
3 79 Ai Ogura IDEMITSU Honda Team Asia Kalex a 6.749
4 14 Tony Arbolino Elf Marc VDS Racing Team Kalex a 12.312
5 37 Augusto Fernandez Red Bull KTM Ajo Kalex a 12.327
6 96 Jake Dixon Inde GASGAS Aspar Team Kalex a 12.513
7 6 Cameron Beaubier American Racing Kalex a 12.849
8 21 Alonso Lopez Lightech Speed Up Boscoscuro a 13.314
9 23 Marcel Schrotter Liqui Moly Intact GP Kalex a 14.703
10 75 Albert Arenas Inde GASGAS Aspar Team Kalex a 14.748
11 64 Bo Bendsneyder Pertamina Mandalika SAG Team Kalex a 15.141
12 9 Jorge Navarro Flexbox HP40 Kalex a 15.425
13 12 Filip Salac Gresini Racing Moto2 Kalex a 17.254
14 54 Fermín Aldeguer Lightech Speed Up Boscoscuro a 18.069
15 11 Mattia Pasini Inde GASGAS Aspar Team Kalex a 18.750
16 7 Barry Baltus RW Racing GP Kalex a 23.969
17 52 Jeremy Alcoba Liqui Moly Intact GP Kalex a 27.648
18 28 Niccolò Antonelli Mooney VR46 Racing Team Kalex a 29.286
19 61 Alessandro Zaccone Gresini Racing Moto2 Kalex a 30.221
20 18 Manuel Gonzalez Yamaha VR46 Master Camp Team Kalex a 35.200
21 84 Zonta Van Den Goorbergh RW Racing GP Kalex a 35.223
22 81 Keminth Kubo Yamaha VR46 Master Camp Team Kalex a 49.777
23 4 Sean Dylan Kelly American Racing Kalex a 49.897
24 Simone Corsi MV Agusta Forward Racing MV Agusta a 1 volta
22 Sam Lowes Elf Marc VDS Racing Team Kalex a 3 voltas
13 Celestino Vietti Mooney VR46 Racing Team Kalex a 3 voltas
40 Aron Canet Flexbox HP40 Kalex a 9 voltas
19 Lorenzo Dalla Porta Italtrans Racing Team Kalex a 10 voltas
42 Marcos Ramirez MV Agusta Forward Racing MV Agusta a 11 voltas
35 Somkiat Chantra IDEMITSU Honda Team Asia Kalex a 17 voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

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