Sessão de Classificação da Moto 3 foi a primeira atividade do Sábado. Na repescagem, quem abriu os trabalhos foi o espanhol Carlos Tatay da Avintia. Um dos favoritos a uma das 4 vagas para o Q2, Pedro Acosta (líder do campeonato) abortou a primeira volta, que já não seria válida por passar dos limites da pista na curva 4. Em sua primeira volta, Foggia marcou 1:47.331 e passo para a liderança até que 20 segundos depois, Izar Guevara passou a frente com 1:47,229. Stefano Nepa da ROE e Sergio Garcia da Gas Gas vinham completando o Grupo dos Classificados.
Na segunda tentativa, Acosta não consegue um tempo para entrar nos 4 primeiros. Na verdade quem entrou foi o surpreendente Indonésio Andi Farid Izdihar que passou a liderança a 8:10 do final da sessão. Stefano Nepa vinha em bom treino estava em 2º, Maximilian Kofler da CIP em 3º e Izar Guevara em 4º estava na bolha. Foggia estava em 6º, Acosta em 8º, Sergio Garcia em 9º e Jeremy Alcoba na 11ªposição eram a principio pilotos que teoricamente deveriam brigar por essas vagas ao Q2.
A 6:20 do final da sessão, todos ainda estavam nos boxes, Tatay saiu a 5 minutos do final e acabou se dando bem, sem trafego acabou marcando 1:46,388 e pulou para a liderança. Os demais saíram dos boxes a 2 minutos e meio do final da repescagem. Era a última chance para Pedro Acosta e outros pilotos de garantirem seu lugar no Q2.
O líder do campeonato fez uma brilhante volta, a sua bala de prata levou o piloto da Ajo a 1ªposição com 1:46.138 e garantiu seu lugar no Q2. Izar Guevara da Gas Gas, Carlos Tatay da Avintia e Jeremy Alcoba da Gresini acabaram com as outras 3 vagas. Andi Farid Izdihar que vinha com a 1ªposição acabou a sessão apenas na 6ªposição e ficou de fora do Q2.
Resultado do Q1:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 37 | Pedro Acosta | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1’46.138 |
2 | 28 | Izan Guevara | Solunion GASGAS Aspar Team | GASGAS | 1’46.164 |
3 | 99 | Carlos Tatay | Avintia Esponsorama Moto3 | KTM | 1’46.388 |
4 | 52 | Jeremy Alcoba | Indonesian Racing Gresini Moto3 | Honda | 1’46.503 |
5 | 6 | Ryusei Yamanaka | CarXpert PruestelGP | KTM | 1’46.579 |
6 | 19 | Andi Gilang | Honda Team Asia | Honda | 1’46.737 |
7 | 11 | Sergio García | Solunion GASGAS Aspar Team | GASGAS | 1’46.754 |
8 | 31 | Adrian Fernandez | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | 1’46.763 |
9 | 7 | Dennis Foggia | Leopard Racing | Honda | 1’46.777 |
10 | 54 | Riccardo Rossi | BOE Owlride | KTM | 1’46.830 |
11 | 82 | Stefano Nepa | BOE Owlride | KTM | 1’46.839 |
12 | 27 | Kaito Toba | CIP Green Power | KTM | 1’46.867 |
13 | 73 | Maximilian Kofler | CIP Green Power | KTM | 1’47.114 |
14 | 20 | Lorenzo Fellon | SIC58 Squadra Corse | Honda | 1’47.686 |
Os trabalhos no Q2 começaram com a entrada de Ayumu Sasaki da Tech 3. Ao contraio do Q1, os pilotos foram para pista aos poucos para a primeira tentativa de volta. As atenções estavam voltadas para Pedro Acosta, mas foi Tatsuki Suzuki que marcou o melhor tempo, com 1:45.979 (o primeiro a baixar da casa do 1 minuto e 46 segundos) a 10:40 do final da sessão. Apenas Andrea Migno chegou perto do japonês com 1:46.008. Darryn Binder e Gabriel Rodrigo vinham logo a seguir.
Na volta seguinte, enquanto Binder vai para o chão, Suzuki melhora a sua marca para 1:45.807 e se torna o favorito a pole position, colocando 2 décimos de frente para o italiano Andrea Migno da Snipers. John McPhee melhora e marcou o 3ºtempo fechando a primeira fila. Binder, Antonelli, Rodrigo, Oncü, Salac, Acosta e Dupasquier completavam os 10 primeiros colocados.
A 5 minutos do final, Binder, Oncü, Salac, Artigas e Sasaki estavam na pista. Os pilotos da Tech 3 fizeram boas voltas e subiram de posição. Sasaki com o 5ºtempo e Oncü com o 7ºtempo. A 2 minutos do final, o resto do pelotão foi para a última tentativa. Porém, metade deles não conseguiu marcar tempo. Entre eles Tatsuki Suzuki que precisava torcer para ninguém melhorar sua marca.
Por sorte isso não aconteceu e o vencedor da segunda corrida do ano passado em Jerez conquistou a pole position para a prova desse ano. O Japonês estava disposto a conseguir sua segunda vitória seguida no travado circuito espanhol. A primeira fila será completada por Jeremy Alcoba da Gresini e Andrea Migno da Snipers.
Gabriel Rodrigo abre a segunda fila após uma bela volta no final da sessão. Romano Fenati colocou a Husqvarna na 5ªposição e John McPhee larga da 6ªposição querendo sair do 0 na pontuação do campeonato. Darryn Binder, Ayumu Sasaki, Niccoló Antonelli e Denis Oncü completam os 10 primeiros colocados. O líder do Campeonato, Pedro Acosta larga na 13ªposição.
Grid de Largada:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | 1’45.807 |
2 | 52 | Jeremy Alcoba | Indonesian Racing Gresini Moto3 | Honda | 1’45.932 |
3 | 16 | Andrea Migno | Rivacold Snipers Team | Honda | 1’46.007 |
4 | 2 | Gabriel Rodrigo | Indonesian Racing Gresini Moto3 | Honda | 1’46.048 |
5 | 55 | Romano Fenati | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | 1’46.166 |
6 | 17 | John McPhee | Petronas Sprinta Racing | Honda | 1’46.185 |
7 | 40 | Darryn Binder | Petronas Sprinta Racing | Honda | 1’46.288 |
8 | 71 | Ayumu Sasaki | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’46.312 |
9 | 23 | Niccolo Antonelli | Avintia Esponsorama Moto3 | KTM | 1’46.440 |
10 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’46.449 |
11 | 28 | Izan Guevara | Solunion GASGAS Aspar Team | GASGAS | 1’46.522 |
12 | 12 | Filip Salač | Rivacold Snipers Team | Honda | 1’46.566 |
13 | 37 | Pedro Acosta | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1’46.667 |
14 | 50 | Jason Dupasquier | CarXpert PruestelGP | KTM | 1’46.714 |
15 | 5 | Jaume Masia | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1’46.843 |
16 | 99 | Carlos Tatay | Avintia Esponsorama Moto3 | KTM | 1’47.060 |
17 | 43 | Xavier Artigas | Leopard Racing | Honda | 1’47.517 |
18 | 92 | Yuki Kunii | Honda Team Asia | Honda | 1’47.686 |
19 | 6 | Ryusei Yamanaka | CarXpert PruestelGP | KTM | 1’46.579 |
20 | 19 | Andi Gilang | Honda Team Asia | Honda | 1’46.737 |
21 | 11 | Sergio García | Solunion GASGAS Aspar Team | GASGAS | 1’46.754 |
22 | 31 | Adrian Fernandez | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | 1’46.763 |
23 | 7 | Dennis Foggia | Leopard Racing | Honda | 1’46.777 |
24 | 54 | Riccardo Rossi | BOE Owlride | KTM | 1’46.830 |
25 | 82 | Stefano Nepa | BOE Owlride | KTM | 1’46.839 |
26 | 27 | Kaito Toba | CIP Green Power | KTM | 1’46.867 |
27 | 73 | Maximilian Kofler | CIP Green Power | KTM | 1’47.114 |
28 | 20 | Lorenzo Fellon | SIC58 Squadra Corse | Honda | 1’47.686 |
A Moto 3 seria a segunda corrida do dia, mas acabou sendo antecipado como a primeira prova do dia, graças a um acidente grave que danificou as muretas de proteção, o que obrigou a substituição das mesmas. Com isso, a Moto E passou a ser a última prova do dia.
Suzuki largou muito bem e consolidou a ponta, com Migno pulando para 2º e Gabriel Rodrigo pulando para 3º, superando Jeremy Alcoba que foi punido com 2 voltas longas (que seria na curva 13). Alguns outros pilotos foram punidos por manobras em corridas passadas ou condução inadequada nos treinos livres e na classificação.
A partir dai, Rodrigo pulou para 2º ao final da volta e foi pra cima de Suzuki e passou a lutar pela liderança praticamente por toda a volta e o Argentino levou a melhor e se estabeleceu na frente. Nas primeiras voltas, 7 pilotos formavam o primeiro pelotão: Rodrigo, Suzuki, Migno, Binder, Fenati, Sasaki e Oncü. Meio segundo depois, Tatay e Acosta lideravam o segundo pelotão.
Na 4ªVolta, o pelotão aumentou com a vinda de Oncü, Acosta e Tatay. Na volta seguinte, Gabriel Rodrigo foi da liderança para o chão na curva 7, era fim de prova para o piloto Argentino que ainda busca sua primeira vitória na Moto 3. No final da volta, Deniz Oncü passou para a liderança da prova, mas logo acabou superado pelo líder do campeonato, Pedro Acosta mais uma vez largando do meio do pelotão já estava brigando no pelotão da frente.
Na 8ªVolta, Acosta era o líder com Darryn Binder, Deniz Oncü, Romano Fenati e Andrea Migno. Na volta seguinte, Acosta ao tentar passar Oncü acabou escorregando e permitindo Binder passar para 2ªposição. O Sul-africano voltou para a ponta, mas a liderança trocava muito de mãos.
Na metade da prova, Oncü era o líder com Acosta e Masia, Um grande domínio dos pilotos da KTM e do piloto da Tech 3, Apenas Binder da Petronas, Fenati da Husqvarna eram oposição as essas três motos. Ayumu Sasaki da Tech 3 vinha na 6ªposição. O pole position Tatsuki Suzuki foi para o chão na 13ªvolta e abandonou. Masia estava na 3ªposição após largar da 15ªposição, um outro piloto que larga do meio do pelotão para brigar pelas primeiras posições.
Na 15ªVolta, Acosta passa Oncü e assumiu a liderança, até que na volta seguinte, Romano Fenati acabou passando para a ponta numa incrível manobra do piloto da equipe de Max Biaggi. Nas voltas seguintes, Oncü, Acosta e Fenati se revezavam na frente. Migno e Sasaki se tocam e acabaram perdendo posições. Já Carlos Tatay e Sergio Garcia acabaram punidos com a volta longa. Esses 4 pilotos acabaram se distanciando da briga pelas primeiras posições.
A 3 Voltas do final, Oncü vai para a ponta, o turco estava disposto a vencer pela primeira vez na sua carreira e segura a ponta com muita garra. Pedro Acosta chegou a balançar nas últimas voltas e perdeu posições.
Na última volta, Pedro Acosta resolveu a parada, foi pra cima de Oncü e passou para a liderança na curva 6, também foi ajudado pela balançada do piloto da Tech 3. Na curva final, Oncü tenta salvar pelo menos a 2ªposição, mas acaba indo ao chão e nocauteando Jaume Masia e Darryn Binder.
Acosta agradeceu, venceu a 3ªvez na temporada e disparou de uma forma inimaginável na liderança do campeonato, com 95 pontos em 100 pontos possíveis. Líder do campeonato com 51 pontos de frente para o Italiano Niccolò Antonelli da Avintia (Que ficou na 8ªposição). O primeiro piloto que estreia na Mundial com 4 pódios em 4 corridas. O pódio foi completado por Romano Fenati da Husqvarna e Jeremy Alcoba, o piloto da Gresini teve de cumprir 2 punições de volta longa e acabou mesmo assim terminando muito bem e conquistando o primeiro pódio da temporada. Os 3 primeiros colocados com 3 marcas de motos diferentes (KTM, Husqvarna e Honda).
Andrea Migno e Ayumu Sasaki tiveram boas corridas e apesarem de perderem tempo em um toque entre eles acabaram o dia com a 4ª e 5ªposições respectivamente. Carlos Tatay com punição de volta longa acabou o dia na 6ªposição. O Suíço Jason Dupasquier que ponto nenhum fez em 2020 marcou seu melhor resultado em 2021, com uma 7ªposição.
O Vice-líder do campeonato Niccolò Antonelli acabou na 8ªposição. Xavier Artigas marca seus primeiros pontos com o 9ºlugar e Ryusei Yamanaka (provando a boa fase da PruestelGP) completou os 10 primeiros colocados. Daqui a duas semanas teremos o GP da França, no circuito de Le Mans Bugatti.
Resultado final da 4ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP da Espanha – Jerez de la Fronteira
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 37 | Pedro Acosta | Red Bull KTM Ajo | KTM | 39’22.266 |
2 | 55 | Romano Fenati | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | a 0.417 |
3 | 52 | Jeremy Alcoba | Indonesian Racing Gresini Moto3 | Honda | a 0.527 |
4 | 16 | Andrea Migno | Rivacold Snipers Team | Honda | a 0.548 |
5 | 71 | Ayumu Sasaki | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | a 0.971 |
6 | 99 | Carlos Tatay | Avintia Esponsorama Moto3 | KTM | a 0.997 |
7 | 50 | Jason Dupasquier | CarXpert PruestelGP | KTM | a 1.043 |
8 | 23 | Niccolo Antonelli | Avintia Esponsorama Moto3 | KTM | a 1.144 |
9 | 43 | Xavier Artigas | Leopard Racing | Honda | a 1.383 |
10 | 6 | Ryusei Yamanaka | CarXpert PruestelGP | KTM | a 1.596 |
11 | 28 | Izan Guevara | Solunion GASGAS Aspar Team | GASGAS | a 3.986 |
12 | 12 | Filip Salač | Rivacold Snipers Team | Honda | a 4.389 |
13 | 11 | Sergio García | Solunion GASGAS Aspar Team | GASGAS | a 5.191 |
14 | 92 | Yuki Kunii | Honda Team Asia | Honda | a 7.204 |
15 | 82 | Stefano Nepa | BOE Owlride | KTM | a 8.194 |
16 | 27 | Kaito Toba | CIP Green Power | KTM | a 12.822 |
17 | 54 | Riccardo Rossi | BOE Owlride | KTM | a 12.869 |
18 | 19 | Andi Farid Izdihar | Honda Team Asia | Honda | a 12.990 |
19 | 73 | Maximilian Kofler | CIP Green Power | KTM | a 17.318 |
20 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | a 18.162 |
21 | 5 | Jaume Masia | Red Bull KTM Ajo | KTM | a 19.439 |
22 | 40 | Darryn Binder | Petronas Sprinta Racing | Honda | a 25.337 |
23 | 20 | Lorenzo Fellon | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 32.323 |
24 | 31 | Adrian Fernandez | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | a 46.228 |
7 | Dennis Foggia | Leopard Racing | Honda | 3 voltas | |
24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | 10 voltas | |
2 | Gabriel Rodrigo | Indonesian Racing Gresini Moto3 | Honda | 18 voltas | |
17 | John McPhee | Petronas Sprinta Racing | Honda | 22 voltas |
Fotos:
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP