No mesmo circuito Red Bull Ring em Spielberg, o GP da Estíria nós mostrou uma brilhante corrida de Lewis Hamilton, dominador o final de semana inteiro e na corrida não foi diferente conquistando a 85ªVitória da sua carreira. Esta a 6 vitórias do recorde de Michael Schumacher com 91 vitórias.
Na largada, Hamilton manteve a liderança, Já Verstappen teve de se cuidar para não perder a 2ªposição para Carlos Sainz jr. Bottas se manteve em 4ºlugar. No meio do pelotão, Charles Leclerc acaba errando e ao saltar com o carro na curva 3 acaba quebrando o aerofólio traseiro de Vettel. Um desastre para a Ferrari.
Com os destroços do carro de Vettel e de Leclerc na pista o Safety Car entrou na pista para a limpeza do traçado. Vettel deixou a prova e o Monegasco estava na última posição. Na quarta volta tivemos a relargada, Stroll foi para cima de Norris e superou o piloto da Mclaren, O Britânico deu o troco e recuperou a posição. Leclerc voltou aos boxes para fechar com chave de lata o final de semana desastroso na Estíria.
Não demorou muito para Bottas superar Sainz jr. para ganhar a terceira posição. Hamilton vinha com boa frente de Verstappen que abriu boa vantagem para Bottas.
Ocon e Ricciardo começaram uma disputa pelo 6ºlugar a partir da 7ªVolta. Perez que fez uma grande largada, subindo da 17ª para a 11ªposição e partia para cima de Norris. Na 8ªVolta, Albon passou o espanhol da Mclaren e subiu para o 4ºlugar.
Enquanto Hamilton, Verstappen e Bottas estavam bem lá na frente, Albon já vinha 15 segundos atrás do líder e perto dele vinha Sainz jr., Ocon, Ricciardo, Gasly, Stroll, Norris e Perez em um pelotão intermediário. Kvyat em 12º vinha chegando nesse bloco. Ocon resistia a pressão a Ricciardo que pedia para o francês passar, mas isso não ocorreu felizmente.
Verstappen chegou a virar mais rápido que Hamilton que respondeu a altura e marcou a volta mais rápida da prova. Perez passou Norris e assumiu a 10ªposição, um pouco mais a frente, Stroll supera Gasly e ganha o 8ºlugar na volta 16.
Depois de muitas voltas de disputa finalmente Ricciardo conseguiu superar seu companheiro de equipe passando para o 6ºlugar. Hamilton vinha a 4.9 segundos a frente de Verstappen e a 7.5 segundos do Bottas. Albon estava a quase 25 segundos na liderança após 21 voltas. Enquanto isso, Gasly com seu Alpha Tauri vinha perdendo terreno. Foi superado pelo Norris e pelo Perez.
Na 25ªVolta, Verstappen foi o primeiro a parar nos boxes. Gasly vendo que o seu desempenho estava ruim foi para a parada na mesma volta. Na volta seguinte, Esteban Ocon acabou deixando a prova com problemas de freios pelo que se deu para ver.
Hamilton para na 28ªVolta fazendo que Bottas assumisse a liderança, postegando a sua parada mais para a frente. Perez foi para cima do companheiro de equipe Lance Stroll pelo 7ºlugar. Carlos Sainz jr. parou na 33ªvolta, mas a Mclaren não fez um bom serviço (perderam 7 segundos quando o normal é perder no máximo 3 segundos).
Bottas não estava conseguindo colocar vantagem para Hamilton e Verstappen e na 35ªvolta o finlandês foi para a sua parada nos boxes, com sua equipe fazendo um excelente trabalho (2.3 segundos) e voltou em 3º com pneus 10 voltas melhores que os pneus médios do holandês.
Stroll foi para a parada e voltou para a pista com os pneus novos e sendo agressivo passando Romain Grosjean e não marcando bobeira para Carlos Sainz jr. que também já tinha parado nos boxes. Enquanto Albon para na 36ªVolta, Stroll vai superando seus adversários, superando Raikkonen e Giovinazzi e superaria Kvyat caso ele não tivesse parado na 38ªVolta. Um belo momento de Stroll na prova.
Ricciardo parou na 38ªVolta e colocou os pneus macios, isso poderia favorecer o piloto Australiano da Renault. Sergio Perez parou na volta seguinte e quando voltou foi superado por Sainz jr., mas o mexicano reverteu a situação e deu o troco no espanhol na curva 7, num ponto totalmente diferente de todas as outras ultrapassagens.
Norris foi para os boxes na 40ªVolta e a Mclaren novamente faz um trabalho ruim nos boxes, prejudicando seus dois pilotos. Na mesma volta parou Giovinazzi. O último a fazer a parada foi Kimi Raikkonen na 45ªvolta, colocando os pneus macios e foi a luta para a reta final da corrida.
Perez chegou em Stroll e após 2 boas voltas de disputa, o Mexicano superou o Canadense e continuou progredindo na prova, já na 6ªposição. Em contrapartida Gasly continuava a regredir, foi superando por Daniil Kvyat e caiu para o 11ºlugar.
Na 49ªVolta, Perez superou Ricciardo e assumiu a 5ªposição e foi para cima de Albon. Já Stroll acabou chegando em cima do piloto da Renault, mas ao contraio do Mexicano o canadense acabou ficando empacado e não conseguiu de imediato a ultrapassagem. Ricciardo se segurava na frente com melhor retomada do que a retomada da de Stroll, que tornava a missão do piloto da Racing Point mais difícil.
A 20 voltas do final, Perez marcou a melhor volta da prova por 2 voltas seguidas e se aproximava de Albon ao mesmo tempo que ele pega os retardatários a poucas voltas do final.
Enquanto Hamilton administrava a vitória, Verstappen estava perdendo rendimento na reta final de prova e Bottas se aproximou rapidamente em poucas voltas, O segundo lugar do Holandês estava sobre risco.
Norris chegou em cima de Sainz jr. e acabou não oferecendo muita resistência deixando o britânico ganhar a 8ªposição. A 5 voltas do final, Bottas partiu para o ataque em cima de Verstappen e acaba ultrapassando na curva 4, mas o Holandês foi para cima e conseguiu dar o troco no finlandês, numa grande manobra do piloto da Red Bull. Na volta seguinte, Bottas fez a mesma manobra, dessa vez com sucesso total levando Bottas para a segunda posição. Nas últimas voltas, Verstappen foi para os boxes para colocar pneus novos para tentar a volta mais rápida da prova.
No final, Perez acabou tocando em Albon e quebrando a sua asa dianteira e perdeu rendimento. Já para Stroll, na volta final passou na marra Daniel Ricciardo e acabou ganhando o 6ºlugar, mas a prova não tinha acabado para eles ainda.
Hamilton conquista a vitória de número 85 na Formula 1, sobrando e até mesmo sem forçar, pois a vitória dele foi muito tranquila e se andasse pra valer seria um passeio ainda maior do que os 13 segundos de vantagem para o líder do campeonato. Valtteri Bottas completou a dobradinha da Mercedes na segunda posição. No campeonato Bottas lidera com 6 pontos de vantagem para Hamilton.
Max Verstappen completou o pódio, mas fracassou na tentativa de obter a melhor volta da corrida que acabou ficando com o espanhol Carlos Sainz jr. Depois do desastre da semana passada, a equipe Austríaca teve um final de semana muito bom, mas a corrida de Albon foi abaixo da média, conseguiu segurar a posição, mas andou bem longe de Max Verstappen e ficou muito perto dos melhores pilotos do Grupo Intermediário. O Tailandês precisa melhorar para as próximas corrida.
Na parte final da prova, Lando Norris que vinha do 8ºlugar superou Ricciardo, no começo da última volta superou Lance Stroll, Já estava muito bom o 6ºlugar, mas Norris acabou na última curva superando Sergio Perez e completou a prova em 5ºlugar. Um excelente final de prova do britânico que passou a ser o terceiro lugar com 26 pontos. Enquanto que Sergio Perez que fez uma bela corrida de recuperação acabou mal, com o bico quebrado, segurou por muito pouco o 6ºlugar. Lance Stroll e Daniel Ricciado chegaram num espaço de 2 décimos de segundo. O mexicano jogo fora uma chance de conseguir um belo resultado e marcar uma bela corrida como ele vinha fazendo.
Carlos Sainz jr. acabou o dia com uma frustrante 9ªposição, mas conseguiu a melhor volta da prova e salvou mais um ponto no campeonato. A zona de pontuação foi completada pelo Russo Daniil Kvyat, que fez uma corrida muito decente, salvando o domingo da Alpha Tauri.
Kimi Raikkonen fez uma corrida razoável e leva a Alfa Romeo para o 11ºlugar. Das piores equipes do campeonato, parece que a antiga Sauber tem um rendimento em corrida um pouco melhor do que na classificação. Antonio Giovinazzi acabou o dia em um fraco 14ºlugar. Entre eles ficaram os 2 pilotos da Haas: Kevin Magnussen e Romain Grosjean chegaram juntos em 12º e 13ºlugares respectivamente.
Pierre Gasly teve um dia para se esquecer, 15ºlugar após ter feito um trabalho tão bom no sábado. É de se lamentar o desempenho do piloto francês. Já os pilotos da Williams fecharam o grid novamente, Ainda falta muito para George Russell que tirou leite de pedra da classificação e Nicholas Latifi para sonharem com alguma coisa que não seja completarem a corrida.
Semana que vem teremos a 3ªetapa do Mundial de Formula 1, dessa vez o cenário muda para o circuito de Hungaroring. Lá teremos uma nova realidade, mas com a certeza de que a Mercedes tem o melhor carro do campeonato, pilotos motivados e com a possibilidade grande de um 3ºtriunfo da equipe Alemã em 2020.
Fotos:
Resultado final do GP da Estíria
2ªEtapa do Mundial de Formula 1 – Temporada 2020
pos | nº | Piloto | Equipe | Chassi | Motor | Tempo |
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W11 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:22:50.683 |
2 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W11 | Mercedes-AMG F1 M11 | a 13.719s |
3 | 33 | Max Verstappen | Aston Martin Red Bull Racing | RB16 | Honda RA620H | a 33.698s |
4 | 23 | Alexander Albon | Aston Martin Red Bull Racing | RB16 | Honda RA620H | a 44.400s |
5 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35 | Renault E-Tech 20 | a 61.470s |
6 | 11 | Sergio Perez | BWT Racing Point F1 Team | RP20 | BWT Mercedes | a 62.387s |
7 | 18 | Lance Stroll | BWT Racing Point F1 Team | RP20 | BWT Mercedes | a 62.453s |
8 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault DP World F1 Team | R.S.20 | Renault E-Tech 20 | a 62.591s |
9 | 55 | Carlos Sainz | McLaren F1 Team | MCL35 | Renault E-Tech 20 | a 1 Volta |
10 | 26 | Daniil Kvyat | Scuderia AlphaTauri Honda | AT01 | Honda RA620H | a 1 Volta |
11 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing ORLEN | C39 | Ferrari 065 | a 1 Volta |
12 | 20 | Kevin Magnussen | Haas F1 Team | VF-20 | Ferrari 065 | a 1 Volta |
13 | 8 | Romain Grosjean | Haas F1 Team | VF-20 | Ferrari 065 | a 1 Volta |
14 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing ORLEN | C39 | Ferrari 065 | a 1 Volta |
15 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri Honda | AT01 | Honda RA620H | a 1 Volta |
16 | 63 | George Russell | Williams Racing | FW43 | Mercedes-AMG F1 M11 | a 2 Voltas |
17 | 6 | Nicholas Latifi | Williams Racing | FW43 | Mercedes-AMG F1 M11 | a 2 Voltas |
18 | 31 | Esteban Ocon | Renault DP World F1 Team | R.S.20 | Renault E-Tech 20 | a 46 Voltas |
19 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari | SF1000 | Ferrari 065 | a 67 Voltas |
20 | 5 | Sebastian Vettel | Scuderia Ferrari | SF1000 | Ferrari 065 | a 70 Voltas |
Melhor Volta de Cada piloto – Carlos Sainz jr. ganha um ponto por ter feito a volta mais rápida da corrida
pos | nº | Piloto | Equipe | Chassi | Motor | Tempo | Na volta |
1 | 55 | Carlos Sainz | McLaren F1 Team | MCL35 | Renault E-Tech 20 | 1:05.619 | 68ªVolta |
2 | 33 | Max Verstappen | Aston Martin Red Bull Racing | RB16 | Honda RA620H | 1:06.145 | 70ªVolta |
3 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W11 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:06.719 | 68ªVolta |
4 | 11 | Sergio Perez | BWT Racing Point F1 Team | RP20 | BWT Mercedes | 1:07.188 | 68ªVolta |
5 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35 | Renault E-Tech 20 | 1:07.193 | 66ªVolta |
6 | 23 | Alexander Albon | Aston Martin Red Bull Racing | RB16 | Honda RA620H | 1:07.299 | 67ªVolta |
7 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W11 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:07.534 | 62ªVolta |
8 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri Honda | AT01 | Honda RA620H | 1:07.827 | 69ªVolta |
9 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault DP World F1 Team | R.S.20 | Renault E-Tech 20 | 1:07.832 | 65ªVolta |
10 | 18 | Lance Stroll | BWT Racing Point F1 Team | RP20 | BWT Mercedes | 1:07.833 | 65ªVolta |
11 | 20 | Kevin Magnussen | Haas F1 Team | VF-20 | Ferrari 065 | 1:08.009 | 69ªVolta |
12 | 8 | Romain Grosjean | Haas F1 Team | VF-20 | Ferrari 065 | 1:08.047 | 69ªVolta |
13 | 26 | Daniil Kvyat | Scuderia AlphaTauri Honda | AT01 | Honda RA620H | 1:08.378 | 60ªVolta |
14 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing ORLEN | C39 | Ferrari 065 | 1:08.382 | 57ªVolta |
15 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing ORLEN | C39 | Ferrari 065 | 1:08.512 | 54ªVolta |
16 | 63 | George Russell | Williams Racing | FW43 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:08.601 | 36ªVolta |
17 | 6 | Nicholas Latifi | Williams Racing | FW43 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:08.806 | 68ªVolta |
18 | 31 | Esteban Ocon | Renault DP World F1 Team | R.S.20 | Renault E-Tech 20 | 1:09.321 | 22ªVolta |
19 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari | SF1000 | Ferrari 065 | 1:35.379 | 3ªVolta |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Mclaren/Renault/Alpha Tauri/Racing Point/Alfa Romeo/Haas/Williams