Classificação do sábado foi uma previa do que seria o domingo, uma classificação confusa que acabou tendo 4 bandeiras vermelhas, a pole acabou nas mãos de um piloto da Ferrari.
Antes de começar o Q1, os boxes estavam igual ao transito, muitos pilotos queriam sair de uma vez só para já marcarem a volta. Parece que todos eles já previam o que poderia acontecer de confusão. Seguido a programação, Norris, Perez, Verstappen, Hamilton, Bottas e Gasly deixaram para sair 1 minuto depois.
A 14 minutos e 20 segundos do final, Lance Stroll encontrou o muro em uma das curvas mais difíceis do circuito e acabou provocando a primeira bandeira vermelha da classificação. Foram longos 10 minutos para retirar o carro do piloto da Aston Martin.
Só depois de retirarem o carro do Canadense é que o treino recomeçou, Esse tempo foi propício para a Williams consertar o problema no carro de George Russell que aconteceu entre o 3ªtreino livre e a sessão de classificação.
Depois da volta de aquecimento, os pilotos finalmente fizeram as suas primeiras marcas, Sainz faz 1:42.121, mas foi superado pelos dois pilotos da Red Bull, Verstappen com 1:41.760 e Perez com 1:41.968 assumiram as 2 primeiras posições. Até que a 9:22 do final, a bandeira vermelha foi acionada, tudo graças a Antonio Giovinazzi que foi para o muro.
Foram mais uns 10 minutos para retirar o carro do piloto do piloto italiano. Depois disso, a classificação recomeçou com apenas 10 pilotos com tempos marcados: Verstappen, Perez, Sainz jr., Leclerc, Ocon, Vettel, Alonso, Russell, Schumacher e Mazepin.
Isso significava que Hamilton, Bottas e Norris precisavam marcar uma volta ou seriam eliminados. Por falar em Mclaren, Lando Norris seria investigado por violar alguma regra da bandeira vermelha.
Hamilton e Bottas marcaram tempos que garantiram lugares para o Q2, Já Lando Norris ficou com um tempo perigoso para classificar. A 3 minutos do final, Russell, Schumacher e Mazepin vinham sendo eliminados além de Stroll e Giovinazzi. No final, Russell com a Williams consegue um tempo melhor e se classifica para o Q2.
Ao terminar o Q1, Lewis Hamilton foi o mais rápido com 1:41.545.
Resultado do Q1:
pos | nº | piloto | equipe | chassis | motor | tempo |
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:41.545 |
2 | 33 | Max Verstappen | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 1:41.760 |
3 | 11 | Sergio Perez | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 1:41.968 |
4 | 55 | Carlos Sainz | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 1:42.121 |
5 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:42.167 |
6 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 1:42.241 |
7 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 1:42.288 |
8 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:42.304 |
9 | 31 | Esteban Ocon | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 1:42.426 |
10 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:42.460 |
11 | 22 | Yuki Tsunoda | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 1:42.521 |
12 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:42.701 |
13 | 63 | George Russell | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:42.728 |
14 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | 1:42.923 |
15 | 14 | Fernando Alonso | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 1:42.934 |
16 | 6 | Nicholas Latifi | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:43.128 |
17 | 47 | Mick Schumacher | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | 1:44.158 |
18 | 9 | Nikita Mazepin | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | 1:44.238 |
Vendo o que aconteceu, vários pilotos foram de cara para a pista buscarem tempo. Bottas e Hamilton saíram 1 minuto depois. Em sua primeira volta, Perez marca 1:41.630 e supera Sainz jr. e Verstappen. A 10:40 do final, Leclerc chegou perto da liderança, marcando uma volta 29 milésimos mais lento do que a volta do seu companheiro de equipe.
Os pilotos da Mercedes demoraram uma volta a mais para abrirem suas voltas rápidas. Hamilton marcou o segundo tempo com 1:41.634 e Bottas marcou o 7ºtempo com 1:42.106, num final de semana que o finlandês teve um desempenho estranho, Afinal das contas se trata do vencedor da última corrida no Azerbaijão.
Verstappen foi para mais uma volta e acabou assumindo a ponta com 1:41.625, apenas 5 milésimos de frente para Perez e 9 milésimos a frente de Hamilton. A 5 minutos e 30 segundos do final estavam classificando: Verstappen, Perez, Hamilton, Leclerc, Sainz jr., Norris, Gasly, Bottas, Alonso e Vettel. Já Ocon, Tsunoda, Ricciardo, Raikkonen e Russell precisavam marcar volta rápida para entrar nos Top 10.
Yuki Tsunoda marcou um ótimo quarto tempo. Nos minutos finais, todo mundo foi para a pista para buscar tempo para se garantir ou para entrar na zona de classificação. No caso do Bottas era para melhorar sua marca, no caso do Ricciardo era de buscar tempo para sair da 13ª para entrar no Top 10, mas o australiano não teve um final feliz, ele acabou mesmo é indo para o muro. Foi essa batida que provocou a bandeira vermelha a 1:29 do final e determinou o final do Q2.
Vettel da Aston Martin, Ocon da Alpine, Ricciardo da Mclaren, Raikkonen da Alfa Romeo e Russell da Williams acabaram eliminados. Verstappen acabou sendo o mais rápido, com Perez, Hamilton, Tsunoda e Sainz jr.. Os 5 primeiros separados por apenas 0.05 segundos de diferença. Leclerc, Norris, Gasly, Bottas e Alonso completam a lista dos classificados.
Resultado do Q2:
pos | nº | piloto | equipe | chassis | motor | tempo |
1 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 1:41.659 |
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:41.634 |
3 | 33 | Max Verstappen | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 1:41.625 |
4 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 1:41.932 |
5 | 55 | Carlos Sainz | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 1:41.740 |
6 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:41.813 |
7 | 11 | Sergio Perez | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 1:41.630 |
8 | 22 | Yuki Tsunoda | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 1:41.654 |
9 | 14 | Fernando Alonso | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 1:42.195 |
10 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:42.106 |
11 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:42.224 |
12 | 31 | Esteban Ocon | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 1:42.273 |
13 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:42.558 |
14 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | 1:42.587 |
15 | 63 | George Russell | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:42.758 |
Assim que começou o Q2, vários pilotos entraram na pista, Verstappen foi para a pista 1 minuto depois (Geralmente o que os favoritos fazem, saem por último dos boxes). Gasly e Tsunoda ficaram nos boxes.
A 8 minutos do final, Leclerc marca 1:41.218, um grande tempo, mas que poderia ser superado por Verstappen, mas acabou não melhorando, ficou em 2º com 1:41.563, pouco a frente de Sainz jr. com 1:41.576.
Hamilton e Bottas fizeram mais uma volta de aquecimento para fazerem suas voltas pra valer. Em sua volta rápida, Lewis Hamilton marcou o segundo tempo com a marca de 1:41.450, Bottas ficou bem longe de Lewis, marcando 1:42.659. Depois disso, todos foram para os boxes, enquanto que Pierre Gasly e Yuki Tsunoda foram para a pista marcarem um tempo. A Volta do Gasly foi bem rápida e levou o francês a 4ªposição, Tsunoda acabou subindo para a 7ªposição.
A 2 minutos e 30 segundos do final, todo mundo foi pra pista numa tentativa final. Porém, ninguém teve a chance de melhorar, Batida de Tsunoda e Leclerc acabou provocando a 4ªbandeira amarela e o término da sessão antecipa.
Pela segunda vez seguida a pole ficou com Charles Leclerc, a Ferrari mostra ser um carro cada vez mais competitivo e se mostra uma bela Pedra no sapato de Red Bull e Mercedes. Ao seu lado, Lewis Hamilton conseguiu levar a Mercedes a primeira fila em um fim de semana que não estava com um carro bom, principalmente na sexta-feira.
Max Verstappen larga na terceira posição, um frustrante 3ºlugar depois de ver suas chances de conquistar a pole position serem bem consideradas, como o principal favorito a conquistar essa pole. Ao seu lado, o francês Pierre Gasly surpreendeu e levou a Alpha Tauri a 4ªposição, igualando seu melhor grid da carreira.
Carlos Sainz jr. abre a terceira fila, com um 5ªtempo que foi bem próximo do Verstappen e do Gasly, Ao contraio de Sergio Perez, seu companheiro na terceira fila (Largando na 6ªposição). ficando a 4 décimos do companheiro de equipe, Gasly e do próprio piloto espanhol da Ferrari.
Na quarta-fila, largam Yuki Tsunoda da Alpha Tauri e Fernando Alonso da Alpine, os dois se beneficiaram (Além de Sergio Perez) da punição de 3 posições de Lando Norris da Mclaren, que fez o piloto inglês caiu da 6ª para a 9ªposição. Valtteri Bottas completou a 5ªfila, com um desempenho bem abaixo do que se esperava dele e da Mercedes.
Grid de Largada:
pos | nº | piloto | equipe | chassis | motor | tempo | nº de Voltas |
1 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 1:41.218 | 19 |
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:41.450 | 21 |
3 | 33 | Max Verstappen | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 1:41.563 | 19 |
4 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 1:41.565 | 18 |
5 | 55 | Carlos Sainz | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 1:41.576 | 18 |
6 | 11 | Sergio Perez | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 1:41.917 | 18 |
7 | 22 | Yuki Tsunoda | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 1:42.211 | 19 |
8 | 14 | Fernando Alonso | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 1:42.327 | 20 |
9 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:41.747 | 20 |
10 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:42.659 | 21 |
11 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:42.224 | 15 |
12 | 31 | Esteban Ocon | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 1:42.273 | 11 |
13 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:42.558 | 14 |
14 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | 1:42.587 | 15 |
15 | 63 | George Russell | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:42.758 | 12 |
16 | 6 | Nicholas Latifi | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:43.128 | 8 |
17 | 47 | Mick Schumacher | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | 1:44.158 | 10 |
18 | 9 | Nikita Mazepin | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | 1:44.238 | 9 |
19 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | Sem Tempo | 2 |
20 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | Sem tempo | 4 |
O dia seguinte se mostrou uma corrida monótona no começo, mas nas últimas 20 voltas tudo acabou se transformado e a Etapa de Baku virou uma corrida maluca. Dessa vez, nem Lewis e nem Verstappen conseguiram vencer a corrida que teve Leclerc na pole position.
Na largada, o piloto monegasco manteve a frente de Hamilton e Verstappen. Quem fez uma grande largada foi o mexicano Sergio Perez que passou Carlos Sainz jr. na primeira curva e na curva seguinte, passou Pierre Gasly e assumiu a 4ªposição, ótimo começo de corrida do Checo. Alonso, Tsunoda, Vettel e Bottas completavam as 10 primeiras posições. George Russell fez sua primeira parada após a primeira volta (Certamente teve algum dano na sua asa ou um furo de pneu).
Hamilton vai pra cima de Leclerc, na reta de quase 2 km de distância, o inglês conseguiu pegar o vácuo do piloto da Ferrari, colocou por dentro e acabou tomando a liderança no final da 2ªvolta. Logo depois, Verstappen começou a caça ao piloto da Ferrari, mas diferente de Lewis, Max não conseguiu passar na primeira tentativa. Leclerc tinha também um carro rápido e também procurava recuperar a liderança, tentava alcançar Hamilton.
A luta entre Leclerc e Verstappen durou até a entrada da 7ªvolta. O líder do campeonato pegou o vácuo do piloto da Ferrari e acabou tomando a segunda posição. Na Volta seguinte, Sergio Perez passa Leclerc e assume a 3ºcolocado. A verdade é que a Ferrari não tinha um carro suficientemente rápido para enfrentar Mercedes e Red Bull em condições normais. Tsunoda passou Alonso na 7ªVolta. Na volta seguinte, Alonso e Norris foram para a parada.
Hamilton vinha 1.3 segundos à frente de Verstappen que tentava tirar essa vantagem que seu rival construiu. Não muito longe vinha Perez em 3º apenas 3.1 segundos atrás do líder. Leclerc em 4º e Gasly em 5º vinham até que próximos dos 3 primeiros. Já Sainz jr. em 6º já vinha um pouco mais longe, disputando a 7ªposição, Tsunoda e Vettel já vinham a 13 segundos da liderança. Bottas e Norris completavam as 10 primeiras posições.
Leclerc e Tsunoda pararam na 10ªVolta. Enquanto isso, Verstappen vai pra cima de Hamilton, tendo pneus 3 voltas mais novos do que os pneus de Lewis. Perez em 3º vinha chegando nos 2 primeiros colocados. Carlos Sainz jr. parou na 11ªvolta. Quando voltou, por infelicidade o espanhol erra a curva 8, mas evita a batida e volta a prova, mas perdeu muitas posições.
Hamilton foi para a parada na 12ªvolta e Verstappen parou na volta seguinte. Com um trabalho bem mais rápido da Red Bull (parada 2 segundos mais rápido que a parada da Mercedes), Max Verstappen voltou à frente de Lewis Hamilton. Sergio Perez fez a volta mais rápida da prova, mas mesmo com pneus que pareciam estarem em boas condições, Perez foi chamado para fazer a parada nos boxes e voltou em 2º, a frente de Hamilton.
Vettel assumiu a liderança, com 3.6 segundos a frente de Verstappen que tinha em Perez um aliado para não permitir que Hamilton ameaçasse a sua posição. Enquanto isso, Carlos Sainz jr. chegou em Antonio Giovinazzi, uma briga valendo a 13ªposição.
Vettel lidera por 4 voltas até que na volta 18, o piloto da Aston Martin parou para fazer a troca de pneus e voltou na 7ªposição. Verstappen assumiu a liderança, seguido de Hamilton e Perez. Mais atrás vinham Lance Stroll que não tinha feito a parada, Pierre Gasly em 5º com a Alpha Tauri, Charles Leclerc com a Ferrari, Vettel com a Aston Martin, Yuki Tsunoda da Alpha Tauri, Lando Norris da Mclaren e Valtteri Bottas da Mercedes completavam as 10 primeiras posições.
Naquele momento da prova, não tinha quase nenhuma briga por posição, nenhuma grande disputa, apenas algumas tentativas de disputa, como a do Bottas tentando chegar no Lando Norris (briga pela 9ªposição) e a briga de Hamilton para tentar brigar pela 2ªposição com Sergio Perez.
Na 23ªVolta, Sainz jr. supera Giovinazzi e assumiu a 13ªposição, ainda estava longe de entrar na zona de pontuação. 2 voltas depois, Nikita Mazepin acaba errando a trajetória da curva, mas evita a batida e consegue voltar a prova, quase 1 volta atrás de Verstappen que coloca volta no final dessa mesma volta.
Enquanto Verstappen vinha começando a abrir uma boa vantagem para Perez e Hamilton, Sainz jr. supera Alonso na batalha dos pilotos espanhóis e sobe para 12ªposição. Leclerc tenta se recuperar e vinha tirando a vantagem de Pierre Gasly. Porém, Sebastian Vettel vinha também chegando nessa disputa.
A corrida continuava sem muitas ultrapassagens, mas o destino dessa corrida começa a mudar, infelizmente Lance Stroll teve problemas em seu carro e acabou indo para o muro provocando o primeiro safety car na corrida. Tá na cara que pela transmissão alguma coisa aconteceu e não foi erro de condução do piloto Canadense não, meu palpite é que o pneu que tinha 31 voltas de uso não aguentou e estourou em plena reta, uma situação bem perigosa que não acarretou nada de grave com o piloto.
Mesmo com os pneus desgastados, a maioria dos pilotos ficou na pista, somente 4 pilotos fizeram parada de troca de pneus: Alonso, Giovinazzi, Russell e Mick Schumacher, esse último acabou parando seu carro metros depois, os mecânicos da Haas tiveram que leva-lo para religar o carro para ele voltar a corrida.
Na relargada (36ªVolta), Verstappen largou muito bem e abriu vantagem sobree Perez, Hamilton e os demais. Já Vettel teve um recomeço brilhante, passando a Leclerc numa manobra muito arriscada (com o alemão indo no limite da pista por dentro). Enquanto isso, Sainz jr., Ricciardo e Raikkonen superaram Bottas na relargada, assim como foi um fim de semana ruim de Hamilton em Mônaco, também pode se dizer que o finlandês teve um final de semana terrível em Baku.
Verstappen começava a abrir cada vez mais e mais vantagem para Perez que segurava muito bem os ataques de Lewis Hamilton. Vettel em 4º vinha tentando chegar nos dois, com esperanças de brigar pelo pódio. Norris parte para cima de Tsunoda na busca pela 8ªposição.
Verstappen abria cada vez mais, tudo encaminhava para uma nova vitória do piloto da Red Bull. Mas a portas de entrar na 47ªvolta, problema de pneus acabou levando Max Verstappen para o muro. Safety Car entrou na pista, mas 2 voltas depois a prova é interrompida e os pilotos foram para os boxes esperarem a limpeza da pista.
Após 33 minutos de paralização, os pilotos voltaram para a pista e alinharam para uma nova largada a 2 voltas do final, com Perez e Hamilton na primeira fila, Vettel e Gasly na segunda fila, Leclerc e Tsunoda na terceira fila e depois em ordem: Norris, Sainz jr, Ricciardo, Alonso, Raikkonen, Giovinazzi, Bottas, Russell, Latifi, Schumacher e Mazepin. Russell já não conseguiu partir, ele acabou tendo problemas e indo para os boxes de onde não voltou mais.
Na relargada, Hamilton largou muito bem, mas acabou indo de uma possível vitória para passar reto na curva 1 e cair para a última posição. Perez que poderia ter perdido a corrida manteve a ponta, Vettel em uma incrível 2ªposição e Gasly e Leclerc disputam um lugar no pódio. Lá atrás, muita briga pelas posições intermediárias.
Sergio Perez foi até o final e conquistou a sua segunda vitória na Formula 1 e a primeira pela Red Bull, além de pular para a terceira posição no campeonato acabou ajudando a Red Bull a se consolidar na liderança do campeonato de construtores.
Sebastian Vettel fez uma grande corrida pela segunda vez e conquistou o primeiro pódio da Aston Martin na categoria, uma segunda posição em uma corrida precisa e ao mesmo tempo agressivo quando precisou e isso o levou da 11ªposição na largada para 2ªposição ao final da prova.
Pierre Gasly segurou o 3ºlugar e levou seu primeiro pódio da temporada e o 3º da carreira, outro que fez uma grande corrida. Charles Leclerc não conseguiu manter a performance da classificação, após ser pole não teve um carro para briga pela vitória e acabou ficando em 4ºlugar, posição essa que teve que segurar no final do ataque de Lando Norris que pouco apareceu na corrida, mas sem cometer erros acabou o dia na 5ªposição. O piloto da Mclaren é o único piloto a pontuar em todas as corridas da temporada.
Fernando Alonso fez um grande final de corrida e acabou muito bem colocado, em 6ºlugar, marcando alguns pontos para a Alpine que ainda não esta mostrando o desempenho que se espera dela. Yuki Tsunoda acabou com o melhor resultado na Formula 1, com uma boa 7ªposição (Se não brilhou como Gasly, pelo menos fez muito bem seu papel). Carlos Sainz jr. apesar do erro no decorrer da corrida conseguiu salvar uns pontos ao chegar na 8ªposição.
Daniel Ricciardo ficou abaixo da média com a 9ªposição e Kimi Raikkonen marcou o 2ºponto da Alfa Romeo e ficou a frente de Antonio Giovinazzi. A Alfa Romeo tem um carro com potencial para crescer, mas ainda não consegue confrontar com as equipes medias de igual para igual.
Valtteri Bottas teve um final de semana para esquecer, não conseguiu extrair velocidade (E eu acredito que algo aconteceu no carro, pois nenhum piloto de alto nível teria um final de semana tão desastroso por incompetência) e acabou o dia em 12º, a Mercedes nessas duas corrida parece que se perdeu com seus dois pilotos e principalmente como equipe, marcando apenas 7 pontos nas duas corridas e permitindo perder a liderança do campeonato tanto nos pilotos como nos construtores.
Lewis Hamilton com o erro acabou ficando em 15º e Pasmem! Atrás de Mick Schumacher e Nikita Mazepin com a Haas, só numa corrida como essas para acabar levando o heptacampeão do mundo a uma posição como essa. Nicholas Latifi ficou em 16º, ele foi punido em 30 segundos por ter ido pela pista quando a ordem era para o piloto seguir o safety car na 2ªbandeira amarela (Antes da paralisação). Ou seja, por dentro dos boxes.
No dia 20 de Junho, vai ser realizada a 7ªetapa do Mundial de Formula 1, Na pista de Paul Ricard que não realizou a corrida da temporada passada por conta da crise do Coronavirus.
Resultado final do GP do Azerbaijão
6ªEtapa do Mundial de Formula 1 – Temporada 2021
pos | nº | piloto | equipe | chassis | motor | tempo |
1 | 11 | Sergio Perez | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 2:13:36.410 |
2 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | a 1.385s |
3 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | a 2.762s |
4 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | a 3.828s |
5 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | a 4.754s |
6 | 14 | Fernando Alonso | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | a 6.382s |
7 | 22 | Yuki Tsunoda | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | a 6.624s |
8 | 55 | Carlos Sainz | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | a 7.709s |
9 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | a 8.874s |
10 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | a 9.576s |
11 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | a 10.254s |
12 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | a 11.264s |
13 | 47 | Mick Schumacher | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | a 14.241s |
14 | 9 | Nikita Mazepin | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | a 14.315s |
15 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | a 17.668s |
16 | 6 | Nicholas Latifi | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | a 42.379s |
17 | 63 | George Russell | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | a 3 Voltas |
18 | 33 | Max Verstappen | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | a 6 Voltas |
18 | Lance Stroll | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | a 22 Voltas | |
31 | Esteban Ocon | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | a 48 Voltas |
Melhor volta de cada piloto na corrida:
pos | nº | piloto | equipe | chassis | motor | tempo | nº da Volta |
1 | 33 | Max Verstappen | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 1:44.481 | 44 |
2 | 11 | Sergio Perez | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 1:44.687 | 45 |
3 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:44.769 | 43 |
4 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:44.890 | 41 |
5 | 22 | Yuki Tsunoda | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 1:44.939 | 46 |
6 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 1:45.220 | 44 |
7 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:45.326 | 41 |
8 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 1:45.382 | 46 |
9 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | 1:45.575 | 44 |
10 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | 1:45.601 | 43 |
11 | 14 | Fernando Alonso | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 1:45.624 | 42 |
12 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:45.665 | 43 |
13 | 55 | Carlos Sainz | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 1:45.700 | 42 |
14 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:45.713 | 43 |
15 | 63 | George Russell | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:45.959 | 43 |
16 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:46.207 | 28 |
17 | 6 | Nicholas Latifi | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:46.608 | 42 |
18 | 47 | Mick Schumacher | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | 1:47.624 | 41 |
19 | 9 | Nikita Mazepin | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | 1:47.747 | 40 |
20 | 31 | Esteban Ocon | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 1:50.850 | 2 |
Fotos:
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Red Bull/Mclaren/Aston Martin/Alpine/Ferrari/Alpha Tauri/Alfa Romeo/Haas/Williams