Em mais uma disputa incrível da moto 3 e com o final imprevisível, Sergio Garcia levou sua segunda vitória na temporada e começa a se candidatar a ser o principal adversário de Pedro Acosta na disputa pelo campeonato. O GP da Catalunha pode ter sido uma das melhores, se não foi a melhor corrida da temporada 2021 da categoria iniciante do Mundial de Motovelocidade.
Os dois lideres do campeonato estão no Q1, Tanto Pedro Acosta como Jaume Masia eram os favoritos a 2 das 4 vagas para o Q2. Outros fortes pilotos que estavam na repescagem eram Sergio Garcia, Andrea Migno e John McPhee.
Masia vai bem melhor que Acosta na sua primeira volta rápida, mas nem de longe os dois fazem bons tempos, ao final da primeira tentativa, o espanhol Sergio Garcia assumiu a liderança do Q1 a 11 minutos do final, marcando 1:49.090 contra 1:49.357 de John McPhee que vinha em 2º. Masia e Kunii eram os outros classificados.
Na volta seguinte (a 9 minutos e 20 segundos do final), McPhee baixa pra casa do 1 minuto e 48 segundos (1:48.875) e sobe para a liderança. Na Volta seguinte, o escocês voador baixa ainda mais seu tempo, a marca de 1:48.529 já era uma marca bastante significativa para conseguir a classificação ao Q2. Já Pedro Acosta vinha em 9º, muito longe da zona de classificação.
A 5 minutos e 30 segundos do final, os pilotos voltaram a pista para buscarem a classificação, principalmente Jaume Masia e Pedro Acosta que precisavam de um bom tempo para entrarem nos Top 4. Porém, isso não acontece nem para Masia e nem para Acosta. Quem melhora é Xavier Artigas, que pula para a segunda posição a 2 minutos do final da sessão.
No final da sessão, Masia e Rossi melhoraram seus tempos e conseguem a 3ª e 4ªposições ambos entrando no Q2. Já Acosta não conseguiu melhorar sua volta e ficou em 11ºlugar no Q1, o que da a ele a 25ºªposição no grid de largada.
John McPhee com sua moto da Petronas termina o Q1 na frente, seguido de Artigas da Leopard Racing, Masia da Ajo e Rossi da equipe Owlride.
Resultado do Q1:
pos | nº | piloto | equipe | moto | tempo |
1 | 17 | John McPhee | Petronas Sprinta Racing | Honda | 1’48.529 |
2 | 43 | Xavier Artigas | Leopard Racing | Honda | 1’48.902 |
3 | 5 | Jaume Masia | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1’48.921 |
4 | 54 | Riccardo Rossi | BOE Owlride | KTM | 1’49.000 |
5 | 11 | Sergio García | Solunion GASGAS Aspar Team | GASGAS | 1’49.077 |
6 | 92 | Yuki Kunii | Honda Team Asia | Honda | 1’49.198 |
7 | 16 | Andrea Migno | Rivacold Snipers Team | Honda | 1’49.482 |
8 | 6 | Ryusei Yamanaka | CarXpert PruestelGP | KTM | 1’49.504 |
9 | 96 | Daniel Holgado | CIP Green Power | KTM | 1’49.645 |
10 | 20 | Lorenzo Fellon | SIC58 Squadra Corse | Honda | 1’49.659 |
11 | 37 | Pedro Acosta | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1’49.743 |
12 | 19 | Andi Farid Izdihar | Honda Team Asia | Honda | 1’49.812 |
13 | 32 | Takuma Matsuyama | Honda Team Asia | Honda | 1’49.852 |
14 | 22 | Elia Bartolini | Avintia Esponsorama Moto3 | KTM | 1’50.143 |
Assim que começou o Q2, o Sul-africano Darryn Binder foi o primeiro a entrar na pista, eram 15 minutos para a definição da pole position, mas poucos pilotos foram para a pista de inicio, ao contraio de muitas vezes quando todos vão para a pista juntos.
Binder teve sua volta cancelada, portanto o tempo de 1:49.165 de Izar Guevara da Gas Gas foi o primeiro a ser marcado, a 10 minutos e 40 segundos do final da sessão. Nessa altura, praticamente todos os 18 pilotos já estavam na pista.
Jeremy Alcoba faz o segundo tempo a 9 minutos do final, seu companheiro de equipe, Gabriel Rodrigo ficou irritado pelos adversários estarem atrás dele, só para pegar o vácuo da sua moto. A raiva dele foi descontada na sua volta rápida de 1:48.257, o que levou o Argentino para a liderança do treino. Jaume Masia e Niccolò Antonelli que vinham na 2ª e 3ªposições foram superados por John McPhee.
Enquanto todos foram para os boxes, John McPhee seguiu na pista em busca a ponta, a 4:50 do final, o escocês melhora o tempo, mas não supera Rodrigo.
Todos os pilotos saíram quase que em cima da hora para abrirem uma única volta. Muitas vezes costuma dá errado essa tática, mas dessa vez, todo mundo conseguiu abrir a volta. Nessa tentativa final, Gabriel Rodrigo marcou 1:42.597 e confirmou a sua 6ªpole position da carreira.
O outro piloto da Gresini, Jeremy Alcoba fez uma bela volta e completou a dobradinha da equipe nas 2 primeiras posições. Completando a primeira fila, Niccolò Antonelli da Avintia. Abrindo a segunda fila, uma outra surpresa, o italiano Stepano Nepa da Owlride que não costuma andar na parte da frente vai largar em uma excelente 4ªposição.
Izan Guevara vai largar na 5ªposição em mais uma boa classificação da Gas Gas que já se mostra uma moto competitiva em sua 1ªtemporada na Moto 3. John McPhee completa a segunda fila ao largar na 6ªposição. Completando os 10 primeiros colocados: Darryn Binder da Petronas, Tatsuki Suzuki da Ongetta, Jaume Masia da KTM Ajo e Riccardo Rossi da Owlride.
Grid de Largada:
pos | nº | piloto | equipe | moto | tempo |
1 | 2 | Gabriel Rodrigo | Indonesian Racing Gresini Moto3 | Honda | 1’47.597 |
2 | 52 | Jeremy Alcoba | Indonesian Racing Gresini Moto3 | Honda | 1’47.914 |
3 | 23 | Niccolo Antonelli | Avintia Esponsorama Moto3 | KTM | 1’47.958 |
4 | 82 | Stefano Nepa | BOE Owlride | KTM | 1’48.295 |
5 | 28 | Izan Guevara | Solunion GASGAS Aspar Team | GASGAS | 1’48.318 |
6 | 17 | John McPhee | Petronas Sprinta Racing | Honda | 1’48.350 |
7 | 40 | Darryn Binder | Petronas Sprinta Racing | Honda | 1’48.489 |
8 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | 1’48.498 |
9 | 5 | Jaume Masia | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1’48.500 |
10 | 54 | Riccardo Rossi | BOE Owlride | KTM | 1’48.552 |
11 | 55 | Romano Fenati | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | 1’48.662 |
12 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’48.717 |
13 | 27 | Kaito Toba | CIP Green Power | KTM | 1’48.860 |
14 | 71 | Ayumu Sasaki | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’48.957 |
15 | 31 | Adrian Fernandez | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | 1’48.984 |
16 | 7 | Dennis Foggia | Leopard Racing | Honda | 1’49.226 |
17 | 12 | Filip Salač | Rivacold Snipers Team | Honda | 1’49.297 |
18 | 43 | Xavier Artigas | Leopard Racing | Honda | 1’49.421 |
19 | 11 | Sergio García | Solunion GASGAS Aspar Team | GASGAS | 1’49.077 |
20 | 92 | Yuki Kunii | Honda Team Asia | Honda | 1’49.198 |
21 | 16 | Andrea Migno | Rivacold Snipers Team | Honda | 1’49.482 |
22 | 6 | Ryusei Yamanaka | CarXpert PruestelGP | KTM | 1’49.504 |
23 | 96 | Daniel Holgado | CIP Green Power | KTM | 1’49.645 |
24 | 20 | Lorenzo Fellon | SIC58 Squadra Corse | Honda | 1’49.659 |
25 | 37 | Pedro Acosta | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1’49.743 |
26 | 19 | Andi Farid Izdihar | Honda Team Asia | Honda | 1’49.812 |
27 | 32 | Takuma Matsuyama | Honda Team Asia | Honda | 1’49.852 |
28 | 22 | Elia Bartolini | Avintia Esponsorama Moto3 | KTM | 1’50.143 |
Fotos:
Começando o dia de Domingo no Mundial de Motovelocidade, tivemos a Moto 3 com uma grande disputa pela vitória na Catalunha que acabou com Sergio Garcia da Gas Gas, o piloto de 19 anos esta vivendo seu melhor momento na categoria. A prova teve um final complicado, chegando a ser colocado sob judice o resultado devido a um grave acidente, mas o resultado foi confirmado e Garcia, Alcoba e Deniz Oncü foram ao pódio.
Na volta de apresentação, Ricardo Rossi que se classificou bem acabou indo para o chão e nem conseguiu largar. Quando dada a largada, Rodrigo manteve-se a frente de Antonelli, Alcoba e Nepa. Ainda na primeira volta, John McPhee, Izar Guevara e Darryn Binder superam Stefano Nepa e subiram para 4ª, 5ª e 6ªposições.
Ao entrarem na segunda volta, Izar Guevara foi para a liderança, à reta do circuito da Catalunha é bastante propícia para constantes ultrapassagens. Ao começar a terceira volta, Darryn Binder supera Izar Guevara e passa para a liderança, curvas depois, McPhee supera Guevara e vai para segundo, formando a dobradinha da Petronas.
Na 4ªVolta, John McPhee passa para a liderança após Sergio Garcia escorregar em uma das curvas do circuito. O escocês conseguiu segurar a liderança por 2 voltas. Na 6ªVolta, McPhee, Rodrigo e Binder chegaram a abrir vantagem sobre os demais do primeiro pelotão, mas logo essa fuga dos 3 primeiros acabou sendo anulada pelo restante do pelotão.
Na volta seguinte, Gabriel Rodrigo usa o vácuo para voltar a liderança, com Darryn Binder em 2º, Sergio Garcia em 3º, Jeremy Alcoba em 4º e John McPhee caindo para a 5ªposição. Pedro Acosta que largou na 25ªposição já estava na 10ªposição, entrando na disputa das primeiras posições.
Na 8ªVolta, A liderança passa a ser de Jeremy Alcoba, a Gresini continuava na frente, Garcia e McPhee deixaram Rodrigo na 4ªposição. Na volta 9, McPhee retorna a ponta seguido de Guevara, Sasaki, Rodrigo e Alcoba e dos mais 13 pilotos que estavam no pelotão.
O Escocês resistiu aos ataques dos seus adversários na reta dos boxes, mas no começo da 10ªvolta, McPhee foi para o chão na curva 2 e sua moto acabou atingindo as motos de Tatsuki Suzuki e Andrea Migno. Mais uma vez o escocês deixa a corrida, foi o 5ºabandono em 7 corrida, o que justifica sua pontuação tão baixa no Mundial.
Guevara ficou na frente, até que na 11ªVolta, Acosta que largou na 25ªposição assumiu a liderança, mas na volta seguinte, Romano Fenati acabou indo para a liderança. Num espaço de um pouco mais da metade da prova, as 4 marcas que disputam a moto 3 já tiveram motos liderando pelo menos um período da etapa da Catalunha.
A 7 voltas do final da 7ªetapa do Mundial, a corrida esta indefinida, Denis Oncü assumiu a liderança seguido de Rodrigo, Acosta, Toba e Guevara. Na volta seguinte, Acosta passa a liderança, Rodrigo manteve a segunda posição e Darryn Binder sobe para a 3ªposição.
A poucas voltas do final, Rodrigo foi para a ponta e tentou abrir uma vantagem para o restante do pelotão. Essa tentativa ajudou o Argentino a se manter na frente a 3 voltas do final, mas na penúltima volta, Rodrigo ao tentar desviar do vácuo acabou sendo engolido do mesmo jeito e acaba ficando para trás, A liderança passou a ficar para Jeremy Alcoba que manteve-se na ponta até a parte final da volta, até que muitos pilotos foram para se posicionar para buscarem a vitória na volta final.
Eis que Jaume Masia passou para a ponta, mas a prova estava indefinida e os outros pilotos foram para cima. Na curva 8, Ayumi Sasaki foi para o chão e levou Foggia e Artigas para o chão. Na curva 10, Izar Guevara tentou ir para a ponta, mas acabou indo para o chão.
Nessa altura do campeonato, Sergio Garcia foi para a liderança e acabou segurando o último ataque de Jeremy Alcoba da Gresini para conquista a vitória pela segunda vez na temporada de 2021, o espanhol vive um grande momento na sua carreira. O Pódio foi completado por Jeremy Alcoba da Gresini e pelo turco Deniz Oncü da Tech 3 que pela primeira vez subiu ao pódio na sua carreira. A prova chegou a ser colocado sobre judice por causa da bandeira vermelha na volta final, mas felizmente o resultado foi mantido.
Jaume Masia que chegou a frente de Oncü acabou penalizado por ter passado do limite da pista e acabou perdendo 1 posição e caiu para a 4ªposição. Darryn Binder com a moto da Petronas e Gabriel Rodrigo da Gresini tiveram chances de vencer a corrida, mas não conseguiram ficar em condições de vencerem a prova, o sul-africano ficou na 5ªposição e o Argentino acabou logo atrás na 6ªposição.
Pedro Acosta fez uma grande corrida de recuperação, mas acabou mal posicionado na reta final de prova e tudo que sobrou foi a 7ªposição. Sua vantagem caiu de 52 para 39 pontos para Sergio Garcia, o novo vice-líder do mundial. Niccolò Antonelli da Avintia, Kaito Toba da CIP Green e Stefano Nepa da Owlride completou as 10 primeiras posições. Elia Bartolini e Daniel Holgado marcaram seus primeiros pontos na Moto 3.
Resultado final da 7ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP da Catalunha – Moto 3 – 21 Voltas
pos | nº | piloto | equipe | moto | tempo |
1 | 11 | Sergio García | Solunion GASGAS Aspar Team | GASGAS | 38’33.760 |
2 | 52 | Jeremy Alcoba | Indonesian Racing Gresini Moto3 | Honda | a 0.015 |
3 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | a 0.118 |
4 | 5 | Jaume Masia | Red Bull KTM Ajo | KTM | a 0.079 |
5 | 40 | Darryn Binder | Petronas Sprinta Racing | Honda | a 0.204 |
6 | 2 | Gabriel Rodrigo | Indonesian Racing Gresini Moto3 | Honda | a 0.317 |
7 | 37 | Pedro Acosta | Red Bull KTM Ajo | KTM | a 0.380 |
8 | 23 | Niccolo Antonelli | Avintia Esponsorama Moto3 | KTM | a 0.798 |
9 | 27 | Kaito Toba | CIP Green Power | KTM | a 0.933 |
10 | 82 | Stefano Nepa | BOE Owlride | KTM | a 0.983 |
11 | 55 | Romano Fenati | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | a 3.334 |
12 | 92 | Yuki Kunii | Honda Team Asia | Honda | a 1 volta |
13 | 22 | Elia Bartolini | Avintia Esponsorama Moto3 | KTM | a 1 volta |
14 | 6 | Ryusei Yamanaka | CarXpert PruestelGP | KTM | a 1 volta |
15 | 96 | Daniel Holgado | CIP Green Power | KTM | a 1 volta |
16 | 20 | Lorenzo Fellon | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 1 volta |
17 | 19 | Andi Farid Izdihar | Honda Team Asia | Honda | a 1 volta |
18 | 32 | Takuma Matsuyama | Honda Team Asia | Honda | a 1 volta |
28 | Izan Guevara | Solunion GASGAS Aspar Team | GASGAS | a 1 volta | |
71 | Ayumu Sasaki | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | a 1 volta | |
7 | Dennis Foggia | Leopard Racing | Honda | a 1 volta | |
43 | Xavier Artigas | Leopard Racing | Honda | a 1 volta | |
12 | Filip Salač | Rivacold Snipers Team | Honda | a 6 voltas | |
31 | Adrian Fernandez | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | a 10 voltas | |
17 | John McPhee | Petronas Sprinta Racing | Honda | a 12 voltas | |
16 | Andrea Migno | Rivacold Snipers Team | Honda | a 12 voltas | |
24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 12 voltas | |
54 | Riccardo Rossi | BOE Owlride | KTM | a 22 voltas |
Fotos:
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP