No segundo final de semana da MotoGP na Áustria, assim como na Formula 1 teremos a etapa da Estiria no mesmo circuito Red Bull. Esse final de semana vai ser quente, tanto na pista como na polêmica entre o incidente entre Johann Zarco e Franco Morbidelli.
![](https://portalsportszone.com.br/wp-content/uploads/Estria_treinos_sexta-3-1024x683.jpg)
No domingo passado, Enquanto disputavam a 8ªposição, Franco Morbidelli acabou tocando em Johann Zarco e ambos caíram, suas motos capotaram várias vezes e foram destruídas. Por muito pouco as motos não pegava em cheio Marevick Viñales e Valentino Rossi. Os comissários da MotoGP ao reverem a manobra consideraram Zarco o culpado pelo acidente, e terá de largar dos boxes na próxima corrida que ele participar por causa de “Condução irresponsável”.
Opinião: Essa punição só para o Zarco foi injusta, ao ver e rever o lance que ocorreu o acidente, dava para ver que Zarco fez o procedimento de ultrapassagem normal, mas voltou muito em cima do Morbidelli, mas eu acho que o piloto Ítalo-Brasileiro poderia ter evitado o choque. Tanto o Zarco como o Morbidelli deveriam ser punidos. Alias, sinceramente, tenho dúvidas se Morbidelli é um piloto merecedor de uma moto tão boa como é a Moto da equipe Petronas.
Se o piloto francês tiver condições de correr vai largar dos boxes por causa de condução irresponsável no GP da Áustria na semana passada. Morbidelli chegou a chamar Zarco de Meio Assassino, depois retrocedeu na acusação, mas não deixou de falar que ele agiu de forma impudente. Já o piloto da Avintia falou que era absurdo que punissem ele pelo incidente que poderia ter terminado de maneira trágica. Zarco fez uma cirurgia no escafoide da mão direita e é dúvida para a corrida do domingo.
Já Marc Marquez fica de fora pela 4ªcorrida em seguida, O Formiga Atômica decidiu voltar somente em setembro, para ser exato nos dias 13 a 20 de setembro, na rodada dupla do circuito de Misano.
Isso também representa que Marquez abre mão de vez do campeonato de 2020. Porém, é uma decisão acertada. Já que quando ele tentou voltar a correr na segunda corrida em Jerez, não teve ritmo depois de uma cirurgia para colocar uma placa de titânio no seu braço, devido ao estresse da placa, Marc Marquez fez uma nova cirurgia para a substituição da placa. Dessa vez, o piloto principal da Honda age com a prudência e espera estar 100% para voltar as pistas. Enquanto isso, Stefan Bradl fica sendo seu substituto na Honda Repsol.
![](https://portalsportszone.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Estria_treinos_sexta-1-1024x681.jpg)
A Honda vem sofrendo assim como a Yamaha no veloz circuito Austríaco. As motos da Ducati e da KTM se adaptaram melhor no Red Bull Ring. O mais rápido do dia foi Pol Espargaró com sua KTM e vive seu melhor momento no Mundial. Só que o espanhol precisa é terminar as corridas, nas duas últimas voltas acabou indo para o chão, ainda por cima, viu Brad Binder vencer a prova de Brno e ficar em 4ºlugar na semana passada.
![](https://portalsportszone.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Estria_treinos_sexta-4-1024x683.jpg)
Jack Miller em 2º e Andrea Dovizioso em 3º, mostra o bom desempenho da Ducati nesse circuito, O que era bem previsível. O que não se esperava é a KTM andar tão rápido como esta andando.
![](https://portalsportszone.com.br/wp-content/uploads/Estria_treinos_sexta-2-1024x683.jpg)
O Circuito ganhou uma modificação importante, eles estenderam o muro de proteção na curva 3, para que acidentes como ocorrera semana passada não se repitam. Se bem que não vai adiantar muito por que o circuito Red Bull Ring foi feito para corridas de carros, é muito rápido e as existe muitas áreas de escape de asfalto e isso não ajuda em nada que as motos possam parar e não baterem em altíssima velocidade, A brita acaba parando bem mais a moto do que o asfalto.
Amanhã teremos o 3ºtreino livre, é dai que sairá a definição dos 10 primeiros colocados que vão direto para o Q2 e os outros que disputam a repescagem em busca de duas vagas para a parte final da classificação.
Resultado dos treinos livres de Sexta-feira
Tempo combinado dos pilotos:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo 1ªSessão | Tempo 2ªSessão |
1 | 44 | Pol Espargaró | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’24.397 | 1’23.638 |
2 | 43 | Jack Miller | Pramac Racing | Ducati | 1’23.859 | 1’24.925 |
3 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati Team | Ducati | 1’23.863 | 1’24.774 |
4 | 88 | Miguel Oliveira | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’23.898 | 1’24.118 |
5 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | 1’23.950 | 1’23.904 |
6 | 36 | Joan Mir | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’23.961 | 1’23.907 |
7 | 42 | Álex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’24.628 | 1’24.009 |
8 | 12 | Maverick Viñales | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 1’24.324 | 1’24.060 |
9 | 21 | Franco Morbidelli | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 1’24.198 | 1’24.187 |
10 | 33 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’24.251 | 1’24.427 |
11 | 27 | Iker Lecuona | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’24.301 | 1’24.429 |
12 | 41 | Aleix Espargaró | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’24.808 | 1’24.366 |
13 | 46 | Valentino Rossi | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 1’24.699 | 1’24.378 |
14 | 20 | Fabio Quartararo | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 1’24.381 | 1’24.643 |
15 | 73 | Álex Márquez | Repsol Honda Team | Honda | 1’24.690 | 1’24.463 |
16 | 51 | Michele Pirro | Pramac Racing | Ducati | 1’24.508 | 1’24.807 |
17 | 9 | Danilo Petrucci | Ducati Team | Ducati | 1’24.517 | 1’24.985 |
18 | 35 | Cal Crutchlow | LCR Honda CASTROL | Honda | 1’24.764 | 1’24.560 |
19 | 38 | Bradley Smith | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’24.623 | 1’25.025 |
20 | 53 | Tito Rabat | Esponsorama Racing | Ducati | 1’24.806 | 1’25.221 |
21 | 6 | Stefan Bradl | Repsol Honda Team | Honda | 1’24.914 | 1’25.057 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP