O sábado no circuito de Istambul, junto com as péssimas condições da pista proporcionaram uma classificação totalmente imprevisível e que teve o Canadense Lance Stroll, ainda debilitado por causa da Covid-19 tomando a pole position de Max Verstappen, num dia que o holandês da Red Bull sobrava e a Mercedes não conseguiu se adaptar as condições da pista.
Logo nos primeiros momentos, Verstappen rodou com os pneus intermediários, mas a pista estava com muita água, muita mesma, Acertou quem usou os pneus de chuva pesada. Bottas chegou a fazer uma boa volta, mas acabou tendo sua volta anulada. Ocon passou a ser o líder, com uma boa feita em 2 minutos e 6 segundos, Bottas vinha em 2º, proveniente de uma volta na primeira passagem. Visto que a pista estava piorando, os pilotos com pneus intermediários foram colocando os pneus de chuva pesada, mas isso não foi o bastante para que se evitasse a bandeira vermelha a 6:56 do final. Ocon era o líder, com Bottas, Stroll, Hamilton e Perez nas 5 primeiras posições. Verstappen estava em 15ºlugar, numa situação bem complicada, mais complicada estava Leclerc em 16º e Gasly em 18º que estavam naquele momento eliminados.
Foram mais de 40 minutos de atraso, até que o treino recomeça, Verstappen e Albon foram os primeiros a entraram na pista para tentarem se garantir, mas eis que quando estavam na metade da volta, que por sinal era boa, Romain Grosjean roda na curva 1 e vai para a brita. Nova bandeira vermelha a 3:30 do final. Sem mudanças, Verstappen, Leclerc e Gasly estavam numa roubada, só teria uma chance de sair da situação incomoda.
Minutos depois, o treino recomeçou e Verstappen foi o primeiro a sair da pista para uma última tentativa. Nessa tentativa foi certeira, Max fez o melhor tempo do Q1 e Albon o segundo melhor tempo. Os dois pilotos da Mercedes não conseguiram melhorar seus tempos. Bottas ficou em 9º e Hamilton ficou em 14ºlugar e quase ficou de fora do Q2. Os pilotos que saíram do treino foram Kevin Magnussen, Danill Kvyat que rodou várias vezes no final de semana, George Russell que vai largar da última posição por trocar componentes do seu motor, Romain Grosjean e Nicholas Latifi.
Resultado do Q1:
pos | nº | Piloto | Equipe | Chassi | Motor | Tempo |
1 | 33 | Max Verstappen | Aston Martin Red Bull Racing | RB16 | Honda RA620H | 1:57.485 |
2 | 23 | Alexander Albon | Aston Martin Red Bull Racing | RB16 | Honda RA620H | 1:59.431 |
3 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing ORLEN | C39 | Ferrari 065 | 2:01.249 |
4 | 5 | Sebastian Vettel | Scuderia Ferrari | SF1000 | Ferrari 065 | 2:03.356 |
5 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari | SF1000 | Ferrari 065 | 2:04.464 |
6 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri | AT01 | Honda RA620H | 2:05.579 |
7 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault DP World F1 Team | R.S.20 | Renault E-Tech 20 | 2:05.598 |
8 | 31 | Esteban Ocon | Renault DP World F1 Team | R.S.20 | Renault E-Tech 20 | 2:06.115 |
9 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W11 | Mercedes-AMG F1 M11 | 2:07.001 |
10 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35 | Renault E-Tech 20 | 2:07.167 |
11 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing ORLEN | C39 | Ferrari 065 | 2:07.341 |
12 | 18 | Lance Stroll | BWT Racing Point F1 Team | RP20 | BWT Mercedes | 2:07.467 |
13 | 55 | Carlos Sainz | McLaren F1 Team | MCL35 | Renault E-Tech 20 | 2:07.489 |
14 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W11 | Mercedes-AMG F1 M11 | 2:07.599 |
15 | 11 | Sergio Perez | BWT Racing Point F1 Team | RP20 | BWT Mercedes | 2:07.614 |
16 | 20 | Kevin Magnussen | Haas F1 Team | VF-20 | Ferrari 065 | 2:08.007 |
17 | 26 | Daniil Kvyat | Scuderia AlphaTauri | AT01 | Honda RA620H | 2:09.070 |
18 | 63 | George Russell | Williams Racing | FW43 | Mercedes-AMG F1 M11 | 2:10.017 |
19 | 8 | Romain Grosjean | Haas F1 Team | VF-20 | Ferrari 065 | 2:12.909 |
20 | 6 | Nicholas Latifi | Williams Racing | FW43 | Mercedes-AMG F1 M11 | 2:21.611 |
Com a pista melhor, o Q2 aconteceu e o que se viu foi um passeio de Max Verstappen em todos os momentos. Mas a se falar, começaram o Q2 ainda com o guindaste levando o carro de Nicholas Latifi para fora da pista. A Organização do GP da Turquia nesse ano foi primorosa em termos de amadorismo e de falta de competência levada ao extremo.
Verstappen e Albon vinham muito bem com os carros da Red Bull, que se adaptou muito melhor a pista, mas durante o Q2, A Racing Point se revelou que poderia ser a grande adversária da equipe austríaca. Perez e Stroll estiveram por muito tempo na frente.
Ao final da sessão, Os dois primeiros colocados ficaram com Verstappen e Albon. Lewis Hamilton conseguiu o milagre de se colocar em 3º, mas muito distante do tempo dos piloto da Red Bull. Stroll ficou com uma boa 4ªposição.
A surpresa foi Antonio Giovinazzi marcando o 5ºtempo e juntamente do homem de gelo com o 8ºtempo levaram a Alfa Romeo pela primeira vez ao Q3. Entre os dois ficaram Esteban Ocon da Renault e Valtteri Bottas da Mercedes. Sergio Perez e Daniel Ricciardo completaram os piloto que iriam para a fase final.
Leclerc e Vettel com a Ferrari, Norris e Sainz jr. com a Mclaren sucubiram devido aos seus equipamentos e acabaram eliminados do Q2. Pierre Gasly por mais que tenha tentado, as deficiências da Alpha Tauri na chuva se mostraram maiores e o francês ficou em 15º e último da 2ªfase da classificação.
Resultado do Q2:
pos | nº | Piloto | Equipe | Chassi | Motor | Tempo |
1 | 33 | Max Verstappen | Aston Martin Red Bull Racing | RB16 | Honda RA620H | 1:50.293 |
2 | 23 | Alexander Albon | Aston Martin Red Bull Racing | RB16 | Honda RA620H | 1:52.282 |
3 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W11 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:52.709 |
4 | 18 | Lance Stroll | BWT Racing Point F1 Team | RP20 | BWT Mercedes | 1:53.372 |
5 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing ORLEN | C39 | Ferrari 065 | 1:53.431 |
6 | 31 | Esteban Ocon | Renault DP World F1 Team | R.S.20 | Renault E-Tech 20 | 1:53.657 |
7 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W11 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:53.767 |
8 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing ORLEN | C39 | Ferrari 065 | 1:53.793 |
9 | 11 | Sergio Perez | BWT Racing Point F1 Team | RP20 | BWT Mercedes | 1:54.097 |
10 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault DP World F1 Team | R.S.20 | Renault E-Tech 20 | 1:54.278 |
11 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35 | Renault E-Tech 20 | 1:54.945 |
12 | 5 | Sebastian Vettel | Scuderia Ferrari | SF1000 | Ferrari 065 | 1:55.169 |
13 | 55 | Carlos Sainz | McLaren F1 Team | MCL35 | Renault E-Tech 20 | 1:55.410 |
14 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari | SF1000 | Ferrari 065 | 1:56.696 |
15 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri | AT01 | Honda RA620H | 1:58.556 |
A Red Bull nunca foi tão favorita a pole position como era nesse Q3, a Mercedes não estava bem de forma nenhuma. Verstappen em sua primeira volta marcou 1:52.326, conforme os outros pilotos foram fazer suas voltas, parecia que a pole position seria mesmo do Verstappen, mas ele teria os pilotos da Racing Point como adversários e adversários bem improváveis.
Stroll chegou perto com 1:53.832, mas ainda Verstappen tinha grande vantagem, mas a menos de 7 minutos do final, Perez marcou 1:52.037 e acabou tomando a pole position do piloto Holandês. O pesadelo da Mercedes era visível, Bottas era apenas o 6º e Hamilton vinha em 8º.
Verstappen decidiu jogar tudo ou nada e colocou os pneus intermediários, enquanto outros pilotos tentavam entrar nessa disputa, apesar das boas voltas de Daniel Ricciardo e Lewis Hamilton.
A 1 minuto e 15 segundos do final, Perez aumenta sua vantagem na liderança com 1:49.321, Enquanto que Verstappen não conseguia achar uma boa volta. O Mexicano estava com a pole nas mãos, até que nos últimos momentos, Lance Stroll acabou marcando uma brilhante volta de 1:47.765. O suspense ficou no circuito até a volta final de Verstappen, que acabou indo bem, mas só marcou 1:48.055, insuficiente para evitar a primeira pole do canadense em sua carreira.
A Racing Point levou a pole e quebrou a sequência de 14 GPs seguidos com um carro da Mercedes na pole position. Um inconformado Max Verstappen vai largar em 2º, Ele era o favorito a pole position pelo desempenho que mostrou no final de semana inteiro.
A Segunda fila repete o duelo entre Racing Point e Red Bull. Sergio Perez larga em 3º e Alexander Albon que foi tão bem no final de semana larga em 4º. Se o tempo for de chuva amanhã, as duas equipes devem duelar pela vitória.
Daniel Ricciardo da Renault larga em 5º e vai dividir a terceira fila com o inglês Lewis Hamilton que por incrível que pareça, esta bem perto do título, já que Valtteri Bottas não foi além do 9ºlugar e pela tendência de amanhã, vai ser difícil Bottas tirar 8 pontos de vantagem sobre Lewis, principalmente se tivemos pista molhada.
Esteban Ocon da Renault e Kimi Raikkonen da Alfa Romeo largam na 4ªfila e Valtteri Bottas e Antonio Giovinazzi largam na 5ªfila. Amanhã as 7 da manhã, será dada a largada para o GP da Turquia, a prova que pode dar o 7ºTítulo Mundial de Formula 1 para Lewis Hamilton.
Fotos:
Grid de Largada:
GP da Turquia – 14ªEtapa do Mundial de Formula 1
pos | nº | Piloto | Equipe | Chassi | Motor | Tempo | nºvoltas |
1 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin Red Bull Racing | RB16 | Honda RA620H | 1:47.765 | 22 |
2 | 33 | Max Verstappen | BWT Racing Point F1 Team | RP20 | BWT Mercedes | 1:48.055 | 26 |
3 | 11 | Sergio Perez | Aston Martin Red Bull Racing | RB16 | Honda RA620H | 1:49.321 | 21 |
4 | 23 | Alexander Albon | BWT Racing Point F1 Team | RP20 | BWT Mercedes | 1:50.448 | 26 |
5 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault DP World F1 Team | R.S.20 | Renault E-Tech 20 | 1:51.595 | 26 |
6 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W11 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:52.560 | 23 |
7 | 31 | Esteban Ocon | Renault DP World F1 Team | R.S.20 | Renault E-Tech 20 | 1:52.622 | 26 |
8 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing ORLEN | C39 | Ferrari 065 | 1:52.745 | 27 |
9 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W11 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:53.258 | 23 |
10 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing ORLEN | C39 | Ferrari 065 | 1:57.226 | 26 |
11 | 5 | Sebastian Vettel | Scuderia Ferrari | SF1000 | Ferrari 065 | 1:55.169 | 18 |
12 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari | SF1000 | Ferrari 065 | 1:56.696 | 18 |
13 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri | AT01 | Honda RA620H | 1:58.556 | 17 |
14 | 20 | Kevin Magnussen | Haas F1 Team | VF-20 | Ferrari 065 | 2:08.007 | 10 |
15 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35 | Renault E-Tech 20 | 1:54.945 | 18 |
16 | 55 | Carlos Sainz | McLaren F1 Team | MCL35 | Renault E-Tech 20 | 1:55.410 | 18 |
17 | 26 | Daniil Kvyat | Scuderia AlphaTauri | AT01 | Honda RA620H | 2:09.070 | 8 |
18 | 8 | Romain Grosjean | Haas F1 Team | VF-20 | Ferrari 065 | 2:12.909 | 9 |
19 | 6 | Nicholas Latifi | Williams Racing | FW43 | Mercedes-AMG F1 M11 | 2:21.611 | 7 |
20 | 63 | George Russell | Williams Racing | FW43 | Mercedes-AMG F1 M11 | 2:10.017 | 9 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Mclaren/Renault/Alpha Tauri/Racing Point/Alfa Romeo/Haas/Williams