A prova da Europa pode ter dado a Joan Mir não só a primeira vitória como pode ser sido fundamental para conquistar o título da categoria principal, uma corrida perfeita da Suzuki, que acabou fazendo a dobradinha dos seus pilotos, superando Pol Espargaró da KTM.
Pòl Espargaró manteve a ponta após a largada, Rins em 2ºlugar tentou supera-lo nessa largada. Nakagami, Mir e Oliveira nas 5 primeiras posições. Na curva 8, Aleix Espargaró que vinha muito bem e Fábio Quartararo foram para o chão. Enquanto que o piloto da Aprilla deixou a prova, o piloto da Petronas conseguiu fazer sua Yamaha continuar na corrida.
Na metade da segunda volta, Rins supera Pol Espargaró e passa para a ponta, Na parte final da volta 2, Nakagami foi superado por Mir e Oliveira e caiu para 5º. Enquanto Rins tentava abrir na ponta, Mir passava a pressionar Pol pela segunda posição.
Na 4ªVolta, Mir supera Pol Espargaró e passa a segunda posição, Já era muito boa a posição do líder do campeonato naquela altura do campeonato. Enquanto isso, Valentino Rossi abandona com problemas mecânicos em sua moto.
Os dois pilotos da Suzuki vinham colocando frente para Pol e Miguel Oliveira, Já Nakagami e Zarco vinham um pouco mais atrás. Francesco Bagnaia foi ao chão na 6ªVolta, na curva 2. Cal Crutchlow também foi para o chão na mesma volta, só que na curva 8. Com todas as quedas que estavam acontecendo, Fabio Quartararo estava em 16º, a 1 posição de entrar na zona de pontos, Marevick Viñales que largou dos boxes por usar o 6ºmotor do ano (passando do limite de motores na temporada) estava em 15º. Lorenzo Salvadori que caiu no começo da prova, vinha em 17º e última posição.
Franco Morbidelli não vinha bem na corrida, perdeu a 7ªposição para Jack Miller e passou a ficar pressionado por Alex Marquez e Andrea Dovizioso.
Joan Mir começou a buscar a vitória, passou a ficar mais perto de Alex Rins, enquanto que Pol continuava na balada dos pilotos da Suzuki. Nakagami começava a se aproximar de novo de Oliveira. Esteve Rabat (Que faz suas últimas corridas pela Avintia) deixa a prova com problemas mecânicos.
No começo da 15ªVolta, Pol Espargaró erra, perde tempo e se afasta dos dois primeiros colocados, Nessa mesma volta, Nakagami passou Oliveira ganhando a 4ªposição.
A menos de 11 voltas do final, Mir aproveita uma brecha de Rins para ir a ponta na curva 10. O piloto da Suzuki que cresceu muito a partir da metade do campeonato e estava ficando bem perto da taça, principalmente por que os seus adversários mais próximos estavam muito mal: Dovizioso em 9º, Morbidelli em 11º, Viñales em 14º e Quartararo em 15º. Rins vinha muito bem em 2º, ainda não tinha desistido da vitória, mas Mir estava em melhor momento.
Zarco começava a cair na classificação, foi superado pelo Australiano Jack Miller da Pramac que ganhou a 6ªposição em cima do piloto francês.
Dovizioso ainda queria ganhar posições para continuar com chances de título, No final da volta 24, o piloto da Ducati ganhou a 8ªposição, superando Alex Marquez que tentou retornar a posição, mas acaba caindo ao começar a 25ªVolta. Fim de corrida para o irmão de Marc Marquez.
Mir abriu 1.2 segundos sobre Rins a 3 voltas do final, A prova estava nas mãos dele. Foi só administrar sua bela vantagem para vencer pela 1ªvez na MotoGP. Uma grande e importantíssima vitória que praticamente encaminha Mir para ser o campeão da temporada de 2020. Alex Rins ficou em 2º, completando a dobradinha da Suzuki. Algo que não acontece desde de 1982. A Suzuki parece ser a dona desse campeonato. Pol Espargaró completou o pódio, com um belo trabalho da KTM em Valencia.
Takaagi Nakagami ficou perto de ganhar seu primeiro pódio da carreira, levando a Honda para o 4ºlugar, mais um belo resultado do piloto Japonês. Miguel Oliveira honrou muito bem a tech 3, que só teve ele na pista e o Português não decepcionou, conquistou uma importante 5ªposição. Jack Miller completou os 6 primeiros colocados.
Brad Binder teve de pagar uma punição da volta longa, depois disso acabou fazendo uma grande corrida e terminou a corrida em 7ºlugar, superando a Andrea Dovizioso que fica com pouquíssimas chances de ser o campeão. Johann Zarco em 9º acabou caindo na parte final da prova e em mais uma corrida apagada, Danilo Petrucci completa os 10 primeiros colocados.
Franco Morbidelli acabou ficando bem para trás, um péssimo dia dele e de todos os pilotos com a moto da Yamaha. O ítalo-brasileiro ficou na 11ªposição. Marevick Viñales ficou em 13º após largar dos boxes e Fabio Quartararo acabou em 14º, salvando 2 pontos no campeonato. Stefan Bradl ficou na 12ªposição.
Se Joan Mir chegar entre os 3 primeiros colocados, será o campeão da temporada 2020 do Mundial de Motovelocidade. Nesse domingo teremos a etapa da Comunidade Valenciana no mesmo Circuito Ricardo Torno. O jovem piloto da Suzuki pode fazer história para a fábrica, quebrando o jejum de 20 anos sem título da marca na categoria.
Fotos:
Resultado final da 13ªEtapa do Mundial de Motovelocidade – Moto GP
GP da Europa – Ricardo Torno – 28 voltas
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 36 | Joan Mir | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 41’37.297 |
2 | 42 | Álex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | a 0.651 |
3 | 44 | Pol Espargaró | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | a 1.203 |
4 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | a 2.194 |
5 | 88 | Miguel Oliveira | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | a 8.046 |
6 | 43 | Jack Miller | Pramac Racing | Ducati | a 8.755 |
7 | 33 | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | a 10.137 |
8 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati Team | Ducati | a 10.801 |
9 | 5 | Johann Zarco | Esponsorama Racing | Ducati | a 11.550 |
10 | 9 | Danilo Petrucci | Ducati Team | Ducati | a 16.803 |
11 | 21 | Franco Morbidelli | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | a 17.617 |
12 | 6 | Stefan Bradl | Repsol Honda Team | Honda | a 24.350 |
13 | 12 | Maverick Viñales | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | a 25.403 |
14 | 20 | Fabio Quartararo | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | a 39.639 |
32 | Lorenzo Savadori | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | a 2 voltas | |
73 | Álex Márquez | Repsol Honda Team | Honda | a 4 voltas | |
53 | Tito Rabat | Esponsorama Racing | Ducati | a 14 voltas | |
63 | Francesco Bagnaia | Pramac Racing | Ducati | a 22 voltas | |
35 | Cal Crutchlow | LCR Honda CASTROL | Honda | a 22 voltas | |
46 | Valentino Rossi | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | a 23 voltas | |
41 | Aleix Espargaró | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | a 28 Voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP