No domingo, tivemos uma bela corrida que se destacou a recuperação de Lewis Hamilton que chegou a estar na terceira posição para vencer a 97ªprova da sua carreira.
Bottas largou muito bem garantindo sua liderança, Com Hamilton e Verstappen mantendo suas posições. A perda foi de Sergio Perez que foi superado pelo espanhol Carlos Sainz jr., Norris acabou passando Ocon e assumiu a 6ªposição. Ao começar a segunda volta, Raikkonen atinge a traseira de Antonio Giovinazzi e acaba passando reto na curva 1 e parando longe do traçado, mas pelos detritos que ficaram na reta dos boxes o Satefy Car acabou entrando para a limpeza da pista.
Foram 5 voltas de Safety car, onde os pilotos tiveram que entrar nos boxes para completar algumas voltas já que a pista estava suja de detritos do carro do Raikkonen. Na 7ªVolta, a corrida recomeçou. Verstappen se aproveita do descuido do Hamilton e assume a segunda posição. Quem pulou muito bem foi Lando Norris, que tinha passado Ocon e na relargada passou Sainz jr. e Perez na mesma volta subindo para a 4ªposição. Sainz levou a pior e caiu para a 6ªposição. Enquanto isso, Russell que tinha conseguido um grande grid acabou perdendo 4 posições, é evidente que a Williams não tem carro bom para a corrida.
Verstappen partiu para cima de Bottas, mas acabou derrapando na curva 13, essa foi a chance de Hamilton reaver a segunda posição na 10ªVolta. A Partir dai, Lewis começou sua perseguição a Valtteri Bottas. Na 12ªVolta, Lewis faz a volta mais rápida, mas seu companheiro de equipe segura bem a liderança.
Na 15ªVolta, Perez consegue superar Norris e assumir a 4ªposição. Quem vinha se recuperando era Daniel Ricciardo, que acabou entrando nas 10 primeiras posições após superar Sebastian Vettel na 18ªVolta, o Australiano é o piloto que mais tinha ganho posições desde da largada.
Na 20ªVolta, Hamilton por fora supera Bottas e assume a liderança e começa a abrir distância na frente, Já Bottas começa a ver Verstappen (que vinha perto dos dois pilotos da Mercedes) no retrovisor. O primeiro a fazer a parada foi Carlos Sainz jr. na 22ªVolta. Na Volta seguinte, Norris, Ocon, Vettel e Giovinazzi foram para a única parada programada para eles. Um pouco mais a frente, Leclerc fez a parada na 26ªvolta.
Lá na frente, Hamilton, Bottas e Verstappen estavam postergando ao máximo a parada nos boxes, assim fez também Perez, Ricciardo, Alonso e Stroll. Enquanto isso, no pelotão intermediário, Esteban Ocon foi pra cima de Gasly e acabou ultrapassando o piloto da Alpha Tauri na 34ªVolta, subindo para a 11ªposição.
Sem consegue passar Bottas, Verstappen para na volta 36, o primeiro a trocar os pneus e volta após uma parada excelente da Red Bull (1.9 segundos para trocar os pneus médios para os Duros), A Mercedes chama Bottas para os boxes, A parada não foi tão rápida, com 3.3 segundos, o finlandês até voltou a frente a Verstappen, mas foi vitima dos pneus frios, uma derrapada de Bottas deu a chance de Verstappen passar para a segunda posição na volta 37.
Hamilton parou na 38ªvolta, a liderança passava a ser de Sergio Perez, 11 segundos à frente. A fama do mexicano de poupar os pneus estava comprovada, que ainda consegue rendimento em mais algumas voltas com os pneus médios. Daniel Ricciardo foi o último a fazer a parada, na 42ªVolta (não contando os fraquíssimos carros da Haas).
Ocon se aproxima de Sainz jr. e acaba tomando a 7ªposição do piloto espanhol. Na 46ªVolta, Perez é atrapalhado por Nikita Mazepin (Que seria punido em 5 segundos pelo incidente). Enquanto isso, Valtteri Bottas vinha impondo um ótimo ritmo de corrida, se aproximando de Max Verstappen a 20 voltas do final.
Fernando Alonso supera Pierre Gasly e entra na zona de pontuação. Na 51ªVolta, Hamilton chega e passa Perez que estava com os pneus desgastados. Só restou ao mexicano ir para os boxes na 52ªVolta e colocar os pneus macios para tentar mudar sua sorte na prova. Antes disso, Alonso supera Ricciardo assumindo a 9ªposição.
Bottas vinha chegando perto para abrir a asa móvel, mas na volta 54, um problema no sensor fez o carro do piloto finlandês perder potência por pelo menos 1 volta e meia, A vantagem de Verstappen subiu para 4.9 segundos, comprometendo a possibilidade de Bottas conquistar a 2ªposição.
A 9 Voltas do final, Alonso supera Sainz jr. subindo para a 8ªposição. O piloto da Ferrari sofria com o desgaste excessivo dos pneus na reta final, pois Daniel Ricciardo e Pierre Gasly vinham com melhor rendimento.
Na volta 64, Bottas faz uma parada extra pra colocar pneus macios na tentativa de ganhar o ponto da melhor volta da prova, Verstappen parou na volta seguinte com o mesmo objetivo.
Lewis Hamilton ficou tranquilo na frente, levando tranquilamente seu carro para mais uma vitória, 97ª da sua carreira na Formula 1 e a liderança do campeonato, 8 pontos a frente de Max Verstappen que acabou o dia na segunda posição, apesar disso, o holandês teve sua melhor volta da prova cancelada por passar do limite da pista na curva 13.
Esse ponto foi herdado por Valtteri Bottas, apesar do frustrante 3ºlugar por alguns detalhes mostrou um desempenho bem melhor do que a prova de Imola. Os 3 primeiros estão bem a frente de Sergio Perez, em 4ºlugar, mas a mais de 35 segundos do vencedor e seria a mais de 25 segundos de Bottas e a 30 segundos de Verstappen. Claro que chevo esta na 3ªcorrida na Red Bull, mas que 30 segundos atrás dos ponteiros não é nada bom para quem foi contratado para marcar mais pontos pela equipe Austríaca e Perez sabe disso e vai trabalhar para essa situação não continuar.
Lando Norris fez mais uma corrida excelente, pela terceira vez foi o melhor da turma e com a 5ªposição, o piloto da Mclaren continua na 3ªposição do Mundial de pilotos. Charles Leclerc após ficar atrás de Sainz jr. na classificação acabou fazendo uma corrida melhor e fechou o dia na 6ªposição. A Ferrari precisa melhorar mais para entrar na briga, pelo menos com a Mclaren pela 3ªposição no Mundial de Construtores.
Esteban Ocon fez um final de semana espetacular com a Alpine, largando na parte da frente e chegando em uma honrosa 7ªposição, Seu companheiro de equipe, Fernando Alonso fez uma bela corrida de recuperação e após um sábado ruim, o Príncipe das Asturias acabou o dia na 8ªposição.
Os dois últimos pontuáveis foram Daniel Ricciardo da Mclaren, que apesar de levar tempo de Norris acabou sendo o piloto que mais ganhou posições na prova inteira chegando na 9ªposição, e Pierree Gasly salvou um ponto para a Alpha Tauri. Já Carlos Sainz jr. sofreu com os pneus e acabou o dia fora dos pontos, em 11º quando poderia ter um ótimo resultado no domingo.
Antonio Giovinazzi teve uma razoável 12ªposição, apesar de um carro melhor, a Alfa Romeo ainda esta zerada no Mundial. Sebastian Vettel teve um final de semana melhor, mas longe dos pontos na 13ºposição, seguido por Lance Stroll a Aston Martin teve um final de semana bem ruim.
Yuki Tsunoda foi mal na corrida, acabou ficando um bom tempo atrás de George Russell da Williams e acabou o dia em uma frustrante 15ªposição. Enquanto isso, Russell 16º, não conseguiu manter posições mais a frente, a Williams esta passos à frente em ritmo de corrida em relação à classificação.
Mick Schumacher conseguiu superar Nicholas Latifi e acabou ficando com a 17ªposição, mas o que mais importa é conseguir superar um carro melhor com um carro tão problemático como é a Haas. Para Latifi, não foi nada bom. Mazepin, pelo menos levou o carro até o final da prova, longe de algo relevante.
Nesse Próximo domingo teremos a 4ªetapa do Mundial de Formula 1, O GP da Espanha no circuito da Catalunha, em Barcelona.
Resultado final do GP de Portugal
3ªetapa do Mundial de Formula 1 – 66 Voltas
pos | nº | Piloto | equipe | chassis | motor | tempo |
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:34:31.421 |
2 | 33 | Max Verstappen | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | a 29.148s |
3 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | a 33.530s |
4 | 11 | Sergio Perez | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | a 39.735s |
5 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | a 51.369s |
6 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | a 55.781s |
7 | 31 | Esteban Ocon | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | a 1:03.749s |
8 | 14 | Fernando Alonso | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | a 1:04.808s |
9 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | a 1:15.369s |
10 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | a 1:16.463s |
11 | 55 | Carlos Sainz jr. | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | a 1:18.955s |
12 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | a 1 volta |
13 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | a 1 volta |
14 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | a 1 volta |
15 | 22 | Yuki Tsunoda | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | a 1 volta |
16 | 63 | George Russell | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | a 1 volta |
17 | 47 | Mick Schumacher | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | a 2 voltas |
18 | 6 | Nicholas Latifi | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | a 2 voltas |
19 | 9 | Nikita Mazepin | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | a 2 voltas |
20 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | a 65 voltas – Acidente |
Melhor volta da prova – Valtteri Bottas Ganhou o ponto da melhor volta da prova
pos | nº | Piloto | equipe | chassis | motor | tempo | nº da Volta |
1 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:19.865 | 65 |
2 | 11 | Sergio Perez | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 1:20.643 | 55 |
3 | 33 | Max Verstappen | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 1:20.695 | 62 |
4 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:20.933 | 47 |
5 | 14 | Fernando Alonso | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 1:21.032 | 66 |
6 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 1:21.496 | 63 |
7 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:21.696 | 55 |
8 | 31 | Esteban Ocon | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 1:21.886 | 34 |
9 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:21.970 | 59 |
10 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:21.987 | 64 |
11 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 1:22.014 | 65 |
12 | 22 | Yuki Tsunoda | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 1:22.058 | 61 |
13 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | 1:22.167 | 60 |
14 | 55 | Carlos Sainz | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 1:22.325 | 60 |
15 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:22.416 | 60 |
16 | 63 | George Russell | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:22.654 | 60 |
17 | 47 | Mick Schumacher | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | 1:22.755 | 61 |
18 | 6 | Nicholas Latifi | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:23.155 | 60 |
19 | 9 | Nikita Mazepin | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | 1:23.641 | 64 |
Fotos:
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Red Bull/Mclaren/Aston Martin/Alpine/Ferrari/Alpha Tauri/Alfa Romeo/Haas/Williams