GP da Áustria – 9ªEtapa do Mundial de Formula 1 – 2021

Mais um final de semana perfeito para o Holandês Max Verstappen, pole position no sábado e vitória no domingo, com direito a volta mais rápida da prova. O GP da Áustria parecia ser uma corrida na Holanda, com a imensa maioria de torcedores com a camisa laranja.

No sábado, tivemos a classificação, sobre sol forte e temperatura da pista alta. Os pilotos da Haas foram os primeiros a entrarem na pista. Schumacher em sua volta é bem mais rápido que Mazepin.

Essas marcas foram logo superadas por diversos pilotos, assim que os outros pilotos entraram na pista, destaque para a bela volta de Lando Norris marcando 1:04.748, mas Max Verstappen já mostrou suas cartas ao fazer 1:04.249 a 11:10 do final da sessão.

Lewis Hamilton, Valtteri Bottas e Carlos Sainz jr. fizeram o 2ª, 3ª e 4ªmarcas respectivamente a 10 minutos e 30 segundos do final. Pierre Gasly teve sua volta cancelada por passar dos limites de pista. Enquanto Verstappen e companhia vão para os boxes, os pilotos da Alpine (Alonso e Ocon) e os pilotos da Williams (Russell e Latifi) entraram para marcar suas voltas.

Outros pilotos arriscam uma segunda tentativa, entre eles Lando Norris que marca o 2ºtempo com 1:04.345 e Fernando Alonso com 1:04.472 leva a Alpine a marcar o 3ºtempo a 6:30 do final. Antonio Giovinazzi fez uma bela marca e subiu para a 7ªposição. Naquela altura do campeonato, os primeiros colocados eram: Verstappen, Norris, Alonso, Hamilton, Bottas, Sainz jr., Perez, Ricciardo e Leclerc. Vinham caindo no Q1: Latifi, Ocon, Gasly, Schumacher e Mazepin.

A 3 minutos do final, a maioria dos pilotos saíram para a última tentativa. Entre eles estava Sergio Perez, até porque uma eliminação no Q1 seria desastroso para o piloto mexicano, mas isso não acontece. O mexicano se salvou e conseguiu sua classificação.

Esteban Ocon procurou a classificação, chega a fazer uma marca, mas que acabou sendo insuficiente para uma classificação. Os eliminados terminaram sendo Kimi Raikkonen da Alfa Romeo, Esteban Ocon da Alpine, Nicholas Latifi da Williams, Mick Schumacher e Nikita Mazepin da Haas.

Resultado do Q1:

pospilotoEquipeChassisMotorTempo
133Max VerstappenRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H1:04.249
24Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M121:04.345
314Fernando AlonsoAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B1:04.472
444Lewis HamiltonMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M121:04.506
577Valtteri BottasMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M121:04.563
655Carlos SainzScuderia Mission Winnow FerrariSF21Ferrari 065/61:04.596
799Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/61:04.782
811Sergio PerezRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H1:04.833
910Pierre GaslyScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H1:04.841
105Sebastian VettelAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M121:04.846
1116Charles LeclercScuderia Mission Winnow FerrariSF21Ferrari 065/61:04.906
1263George RussellWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M121:04.907
1318Lance StrollAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M121:04.927
1422Yuki TsunodaScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H1:04.967
153Daniel RicciardoMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M121:04.977
167Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/61:05.009
1731Esteban OconAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B1:05.051
186Nicholas LatifiWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M121:05.195
1947Mick SchumacherUralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/61:05.427
209Nikita MazepinUralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/61:05.951

Um solitário Sergio Perez entrou na pista no começo da segunda fase, o piloto mexicano estabeleceu a marca de 1:04.554 e voltou para os boxes. Por um momento a pista ficou deserta, sem nenhum piloto na pista.

Todo mundo foi pra pista quando faltavam 10 minutos do final da sessão, formando um enorme engarrafamento na pista curta de Spielberg. Hamilton marcou 1:04.501, tempo facilmente superado por Max Verstappen ao marcar 1:04.206, quase 3 décimos mais rápido que seu rival na disputa pelo título.

Hamilton acaba sendo superado por Lando Norris da Mclaren, Sergio Perez que melhora sua marca da primeira volta e Sebastian Vettel da Aston Martin e cai para a 5ªposição. Stroll, Gasly, Bottas, Russell e Tsunoda completavam os 10 primeiros colocados. A diferença entre Verstappen que era o primeiro para Carlos Sainz jr. era de 487 milésimos, sendo que a diferença entre o holandês para Lando Norris era de 275 milésimos.

A 2 minutos do final, todos foram para a tentativa final. Verstappen, Hamilton, Bottas e outros pilotos apostavam nos pneus médios. Enquanto que Gasly, Tsunoda, Vettel e Stroll colocam pneus macios.

Alonso é atrapalhado por Vettel e acaba não melhorando seu tempo e fica de fora do Q3. Por outro lado, Verstappen marca 1:03.920 e fica na frente no Q2. Bottas chega a ficar em 11º, mas acertou uma bela volta e subiu para a 3ªposição. George Russell na sua última tentativa subiu para 10º, levando a Williams a uma classificação de Q3 desde da temporada de 2018.

Carlos Sainz jr. e Charles Leclerc acabaram ficando de fora do Q3, um resultado bem ruim para os pilotos da Ferrari. Daniel Ricciardo, Fernando Alonso e Antonio Giovinazzi foram os outros eliminados. Classificados: Verstappen, Hamilton, Bottas, Gasly, Norris, Perez, Vettel, Tsunoda, Stroll e Russell.

Resultado do Q2:

pospilotoEquipeChassisMotorTempo
133Max VerstappenRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H1:03.927
244Lewis HamiltonMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M121:04.258
377Valtteri BottasMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M121:04.376
410Pierre GaslyScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H1:04.412
54Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M121:04.415
611Sergio PerezRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H1:04.483
75Sebastian VettelAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M121:04.493
822Yuki TsunodaScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H1:04.518
918Lance StrollAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M121:04.547
1063George RussellWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M121:04.553
1155Carlos SainzScuderia Mission Winnow FerrariSF21Ferrari 065/61:04.559
1216Charles LeclercScuderia Mission Winnow FerrariSF21Ferrari 065/61:04.600
133Daniel RicciardoMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M121:04.719
1414Fernando AlonsoAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B1:04.856
1599Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/61:05.083

Nos primeiros 2 minutos, não teve ninguém na pista. Até que os pilotos da Aston Martin foram os primeiros a partirem para a pista aos 2 minutos e meio da sessão. A partir dai, outros entraram para a primeira tentativa, sendo que os pilotos da Mercedes e da Red Bull foram os últimos a partirem para a volta rápida.

Hamilton chega a fazer um bom tempo, mas Verstappen massacra a concorrência e marca 1:03.720, com uma boa vantagem para Lando Norris que aparece na segunda posição. A Mercedes estaria na segunda fila, com Hamilton 35 milésimos a frente de Bottas. Perez vinha em 5º, um pouco mais longe dos pilotos da Mercedes na cronometragem. Gasly, Vettel, Tsunoda e Stroll completavam os 9 primeiros que marcaram tempos. George Russell não foi para a pista nessa primeira parte.

A 2 minutos e meio do final, todos voltam para a pista para tentar destronar Verstappen. Parecia ser impossível, mas Lando Norris não só acreditou como conseguiu chegar bem perto, mas bem perto de conquistar a primeira pole da carreira, com 1:03.768, a apenas 48 milésimos da pole position que ficou nas mãos de Verstappen, mas foi por pouco que a Mclaren não larga na frente.

Sergio Perez superou os dois pilotos da Mercedes ao marcar 1:03.990, colocando-se na 3ªposição do Grid de largada. Hamilton em 4º e Bottas em 5º ficaram longe do objetivo da Mercedes de lutar de igual para igual com a Red Bull, até porque a equipe Austríaca é melhor que a equipe alemã nesse momento, tem mais carro no grid e esta em momento melhor na temporada.

Pierre Gasly em 6º e Yuki Tsunoda em 7º (Com uma ótima volta no final da classificação) levaram a Alpha Tauri a fazer uma ótima classificação. Vettel acabou punido em 3 posições no Grid de largada e cai para 11º no grid de largada. George Russell superou Lance Stroll e acaba por largar na 4ªfila com a Williams, algo que era improvável de acontecer no ano passado. Isso mostra uma evolução do piloto, mas também do equipamento. Completando os 10 primeiros no grid de largada: O Canadense Lance Stroll da Aston Martin e o espanhol Carlos Sainz jr. da Ferrari.

Grid de Largada:

pospilotoEquipeChassisMotorTempo
133Max VerstappenRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H1:03.72016
24Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M121:03.76819
311Sergio PerezRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H1:03.99024
444Lewis HamiltonMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M121:04.01418
577Valtteri BottasMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M121:04.04919
610Pierre GaslyScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H1:04.10721
722Yuki TsunodaScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H1:04.27321
863George RussellWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M121:04.59115
918Lance StrollAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M121:04.61821
1055Carlos SainzScuderia Mission Winnow FerrariSF21Ferrari 065/61:04.55915
115Sebastian VettelAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M121:04.57020
1216Charles LeclercScuderia Mission Winnow FerrariSF21Ferrari 065/61:04.60015
133Daniel RicciardoMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M121:04.71915
1414Fernando AlonsoAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B1:04.8569
1599Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/61:05.08315
167Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/61:05.0099
1731Esteban OconAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B1:05.0516
186Nicholas LatifiWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M121:05.1956
1947Mick SchumacherUralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/61:05.4279
209Nikita MazepinUralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/61:05.9519

No domingo, só tivemos a confirmação do domínio de Max Verstappen no circuito austríaco, uma atuação impecável que leva o piloto holandês a 5ªVitória na temporada e a 5ªvitória seguida da Red Bull (Vencendo desde do GP de Mônaco).

Dos 20 pilotos no grid, os pilotos da Aston Martin e Alpha Tarui estavam com os pneus macios. Carlos Sainz jr. e Kimi Raikkonen largam com os pneus duros. O restante foi com os pneus médios.

Na largada, Verstappen permaneceu na frente, seguido de Norris (que teve a melhor reação de largada), Perez, Hamilton, Bottas, Gasly, Tsunoda, Stroll. Hamilton tentou passar Perez e Gasly tentou passar Bottas, mas não obtiveram sucesso nas tentativas de ultrapassagem.

Esteban Ocon e espremido na curva 3 e tem sua suspensão quebrada, impossibilitado de continuar na corrida. Safety Car na pista para a retirada do carro da Alpine.

Na volta 4, a corrida recomeça. Perez vai com tudo para passar Norris, foram curvas bem intensas, até que na curva 5. Os dois dividiram a curva e o mexicano levou a pior e saiu para a brita, caindo para a 10ªposição. Ao mesmo tempo, Bottas chega a passar Lewis por alguns segundos, mas o britânico recupera a 3ªposição.

Verstappen começava a abrir vantagem para os demais pilotos. Lando Norris segurava Hamilton, quanto que Bottas ficava um pouco mais para trás em 4º. Gasly e Tsunoda começaram muito bem a corrida para a Alpha Tauri em 5º e 6º. Stroll, Vettel, Ricciardo e Perez completavam os 10 primeiros. No incidente da primeira volta, Antonio Giovinazzi foi considerado culpado e tomou punição de 5 segundos. Ao meu modo de entender, não vi motivos para a punição, foi mais um incidente de corrida mesmo.

Stroll e Vettel sentiram os problemas de desgaste dos pneus e começaram a segurar Ricciardo, Perez e Leclerc. Lá na frente, Hamilton pressionava Norris que vinha fazendo um brilhante trabalho de defesa da segunda posição, Bottas vinha 4 segundos atrás dos dois. Gasly vinha em 5ºlugar, mas com os seus pneus começando a se desgastar, o francês acabou sendo um dos primeiros a fazerem a parada na 14ªpassagem. Enquanto isso, Perez é superado por Leclerc, o piloto da Ferrari conquistou a 8ªposição, ficando por fora na curva 4 para passar por dentro na curva seguinte.

Enquanto Verstappen faz volta mais rápida em cima de volta mais rápida. Enquanto que Hamilton não conseguia de forma nenhuma superar Norris. Na 17ªVolta, Daniel Ricciardo que largou na 13ªposição superou Sebastian Vettel e alcançou a 5ªposição. O piloto da Aston Martin acabou indo para a parada. Os pneus macios não duram muito mais do que 15 voltas, com muita boa vontade umas 20 voltas apenas.

A batalha de Norris e Hamilton durou até a 20ªVolta, foi nesse momento em que Hamilton superou Norris na curva 4, ganhando a segunda posição das mãos do piloto da Mclaren. A partir dai, Lewis tinha mais de 10 segundos. Norris ainda seria punido em 5 segundos pela disputa com Perez que acabou com a saída de pista do piloto da Red Bull. O lance também não me parecia para ter punição para Norris, não teve uma manobra ilegal do piloto britânico, simplesmente a pista tinha acabado para Checo Perez.

Bottas começou a andar um pouco mais rápido e começou a tirar vantagem que Norris tinha sobre ele. A corrida chegava ao 2/3 e Gasly vinha recuperando posições. O piloto da Alpha Tauri superou Nicholas Latifi da Williams e ganhou a 12ªposição.

Daniel Ricciardo tentava a todo o custo manter-se na 5ªposição, até mesmo passar na terra pela 27ª e 28ªVoltas. Na 30ªVolta, o piloto australiano vai para a sua parada enquanto que Perez começa o ataque para recuperar posição em cima de Leclerc, pega pela 5ªposição.

Na 31ªVolta, Norris e Bottas foram para a parada. Com a punição de 5 segundos, foi mais que suficiente para o finlandês tomar a posição do piloto da Mclaren. Lewis Hamilton parou na 32ªvolta e Max Verstappen parou na 33ªVolta. Após essas paradas, Verstappen vinha na liderança, com 13 segundos a frente de Lewis Hamilton. Uma situação bem favorável para o piloto holandês. Bottas vinha em 3º, a 18.4 segundos do líder e a 3.3 segundos a frente de Lando Norris que pagou caro pela injusta punição. Leclerc em 5º, Sainz jr. em 6º e Raikkonen em 7º não tinham feito a parada ainda.

O monegasco parou na 35ªVolta, Volta em 10º, mas atrás de Perez que acabou recuperando a posição. Com 37 voltas, Sainz jr. e Raikkonen com os pneus duros não tinham feito a parada obrigatória. Raikkonen faz sua para na 38ªVolta

Com 20 voltas de pneus usados, os pilotos da Aston Martin e da Alpha Tarui vinham em situação critica. Pierre Gasly estava sendo pressionado por Daniel Ricciardo, Sergio Perez e Charles Leclerc. Duas voltas depois, Leclerc vai pra o ataque em cima de Perez, vai por fora na curva 4, mas é colocado para fora pelo piloto mexicano. O lance foi colocado sobre investigação e gerou a punição de 5 segundos. Nesse caso, a punição de Perez foi justa, deu para ver que o mexicano fez uma manobra busca e que foi fundamental para o piloto da Ferrari sair da pista.

Lá na frente, Hamilton começava a render mal e Bottas e Norris começavam a chegar perto, para brigar por uma possível segunda posição. Mais atrás, vinha Sainz jr. em 5º, o único a não ter feito a parada, com mais de 10 segundo a frente de Gasly, que fez um trabalho impecável de defesa de posição, até que na 46ªVolta, o piloto da Alpha Tauri foi para a segunda parada e voltou na 12ªposição.

Na volta 48, Leclerc ataca de novo Perez, e vai por fora, mas é fechado de forma busca pela segunda vez. Pela segunda vez o caso é investigado e pela segunda vez Perez era punido. Agora o mexicano tinha 10 segundos de punição a pagar ou serem acrescidos ao tempo final de corrida. Sainz jr. parou na 49ªVolta, colocando pneus médios e voltando na 9ªposição, logo atrás de Tsunoda (O japonês acabou sendo superado algumas curvas depois). Vettel e Stroll fizeram uma segunda parada também.

Com problemas nos pneus, Hamilton acabou superado por Bottas na 52ªVolta e na volta seguinte, Norris faz uma grande ultrapassagem, com decisão, levando a Mclaren a voltar ao pódio. Não resta nada mais a fazer, a não ser Lewis fazer uma parada extra. Com isso, o pódio estava formado, só restava saber quem seria o segundo colocado, se o Bottas ficaria na posição ou Norris iria alcançar e tomar a segunda posição do finlandês. Lá na frente, Verstappen estava a mais de 20 segundos.

Stroll e Tsunoda são punidos, um por ter passado o limite de velocidade e o japonês da Alpha Tauri foi punido pela segunda vez, por ter passado o limite da linha de entrada dos boxes. Se fosse passado por muito as punições seriam justas, mas passou por milímetros, não mudaria a vida de ninguém, não era pra ter dado a punição em nenhum dos dois casos. Enquanto isso, Leclerc partia pra cima de Daniel Ricciardo, em busca da 6ªposição.

Verstappen a fim de fazer os 26 pontos e visto que Hamilton e Sainz jr. tinham pneus novos e estavam fazendo voltas bem rápidas, acabou indo para a segunda parada a 11 voltas do final. O holandês voltou 7.3 segundos a frente de Bottas. As voltas finais seriam o show time de Verstappen.

Nas voltas finais, duas brigas acabaram acontecendo. Uma delas envolvia George Russell que tentava sustentar a 10ªposição dos ataques de Fernando Alonso, uma briga intensa pelo último ponto entre um dos grandes pilotos para o futuro e um consagrado piloto. No meio tempo, Verstappen coloca uma volta em ambos. A disputa continuou até que na 68ªVolta, Alonso supera Russell e passa a ser o 10ºcolocado.

A outra briga foi pela 6ªposição. Nessa batalha, nem Ricciardo e nem Leclerc ficaram com essas posições. Nas voltas finais, Sainz jr. passou ambos. Seu companheiro da Ferrari na 66ªVolta e nos momentos finais, Ricciardo foi superado pelo piloto espanhol, que ainda poderia tirar o 5ºlugar do Perez.

Na volta final, Raikkonen toca em Vettel e ambos rodam e param na grama do circuito de Spielberg. Ambos viram de camarote o final do passeio de Max Verstappen, que venceu de ponta a ponta o GP da Áustria, sua 14ªVitória na Formula 1 e sua 5ªvitória na temporada. Um momento iluminado para o piloto holandês e para a Red Bull, que vence pela 5ªvez seguida na temporada. Festa dos Holandeses e festa dos torcedores da Red Bull. A vantagem de 31 pontos sobre Hamilton mostra que a ordem na Formula 1 esta diferente das últimas 7 temporadas.

Valtteri Bottas acabou conquistando seu melhor resultado na temporada, um 2ºlugar construído no decorrer da corrida e com muita competência. Logico que longe de brigar com Verstappen pela vitória, mas era o máximo que a Mercedes poderia oferecer para o finlandês na corrida. No final, acabou suportando a tentativa de ataque de Lando Norris, que obteve seu melhor final de semana na Formula 1, ainda que prejudicado pela injustificável punição de 5 segundos. Olha, caso não tivesse a punição, poderia sim levar a segunda posição ou iria brigar até o final por essa posição. A Mclaren mostrou força nas duas corridas da Áustria e dá sinais de que estão chegando cada vez mais nessa disputa.

Lewis Hamilton teve um dia bem abaixo do esperado, mas estava na cara que o desempenho dele piorou na segunda metade da prova. Não era os pneus, porque depois da troca, o desempenho melhorou por algum tempo e depois piorou de novo. Sorte que ainda conseguiu ficar na 4ªposição e se beneficiou da punição de Sergio Perez. Aliás, o mexicano acabou perdendo no final o 5ºlugar para Carlos Sainz jr.

Enquanto o mexicano teve um dia bem abaixo do esperado e até mesmo com manobras desastrosas, o piloto da Ferrari teve um dia iluminado, largando da 10ªposição com pneus duros e fazendo uma administração de pneus espetacular. No fim, jantou Leclerc, jantou Ricciardo e acabou beneficiado pela punição do Chevo para ficar na 5ªposição.

Daniel Ricciardo teve um bom dia, mas ofuscado pelo brilhante trabalho de Norris. Apesar de largar em 13º e ter terminado o dia em 7º. Foi um bom resultado do Australiano. Em 8º chegou Leclerc não teve um dia feliz, foi duas vezes vitima das manobras infelizes e perigosas de Perez e acabou perdendo no final posição para o companheiro de equipe.

Pierre Gasly teve um dia legal, mas que não foi além do 9ºlugar, muito pela tática de pneus da Alpha Tauri ter sido uma tática errada e que não deu um bom resultado. Fernando Alonso, com seu 40 anos e teve a disposição de lutar por uma 10ªposição e ter conseguido levar esse ponto, que não representa nada para a sua carreira, mas que mostra o acerto em ter a Alpine convocado o piloto espanhol.

George Russell fez de tudo para levar a Williams aos pontos de novo, mas perdeu a 10ªposição no final e acabou ficando na 11ªposição. Com o acidente de Raikkonen e Vettel. A 12ªposição ficou com Yuki Tsunoda, com 2 punições incabíveis que ele sofreu, seguido de Lance Stroll da Aston Martin. Antonio Giovinazzi acabou levando a Alfa Romeo até a 14ªposição, seguido de Kimi Raikkonen que ainda voltou para ficar na 15ªposição.

Nicholas Latifi tomou 30 segundos de punição e acabou caindo para a 16ªposição, bem abaixo do desempenho do seu companheiro de equipe. Vettel ainda ficou em 17º, a frente de Mick Schumacher e de Nikita Mazepin (que também tomou punição de 30 segundos acrescidos no tempo final de prova).

Domingo, teremos a 10ªEtapa do Mundial de Formula 1, no lendário circuito de Silverstone. Será a primeira vez que teremos uma prova de classificação para a definição do Grid de largada e ela será realizada no sábado. Na Quinta-Feira teremos uma explicação de como será essa brincadeira.

Resultado final do GP da Áustria
9ªEtapa do Mundial de Formula 1 – 2021
Spielberg – 71 Voltas

pospilotoEquipeChassisMotorVoltasTempo
133Max VerstappenRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H711:23:54.543
277Valtteri BottasMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M1271a 17.973s
34Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M1271a 20.019s
444Lewis HamiltonMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M1271a 46.452s
555Carlos SainzScuderia Mission Winnow FerrariSF21Ferrari 065/671a 57.144s
611Sergio PerezRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H71a 57.915s
73Daniel RicciardoMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M1271a 60.395s
816Charles LeclercScuderia Mission Winnow FerrariSF21Ferrari 065/671a 61.195s
910Pierre GaslyScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H71a 61.844s
1014Fernando AlonsoAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B70a 1 volta
1163George RussellWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M1270a 1 volta
1222Yuki TsunodaScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H70a 1 volta
1318Lance StrollAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M1270a 1 volta
1499Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/670a 1 volta
157Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/670a 1 volta
166Nicholas LatifiWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M1270a 1 volta
175Sebastian VettelAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M1269Acidente
1847Mick SchumacherUralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/669a 2 voltas
199Nikita MazepinUralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/669a 2 voltas
31Esteban OconAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B0Acidente

Melhor volta de cada piloto: Max Verstappen ganha o ponto da melhor volta da prova

pospilotoEquipeChassisMotorMelhor VoltaNa Volta
133Max VerstappenRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H1:06.20062
255Carlos SainzScuderia Mission Winnow FerrariSF21Ferrari 065/61:07.76270
344Lewis HamiltonMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M121:08.12655
410Pierre GaslyScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H1:08.14654
511Sergio PerezRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H1:08.19255
677Valtteri BottasMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M121:08.37452
714Fernando AlonsoAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B1:08.40570
85Sebastian VettelAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M121:08.42051
922Yuki TsunodaScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H1:08.45554
104Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M121:08.47162
117Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/61:08.52062
1218Lance StrollAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M121:08.65954
1316Charles LeclercScuderia Mission Winnow FerrariSF21Ferrari 065/61:08.69855
143Daniel RicciardoMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M121:08.82056
156Nicholas LatifiWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M121:08.87469
1663George RussellWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M121:08.90056
1799Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/61:09.04255
1847Mick SchumacherUralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/61:09.39456
199Nikita MazepinUralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/61:09.75749

Fotos:

image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Red Bull/Mclaren/Aston Martin/Alpine/Ferrari/Alpha Tauri/Alfa Romeo/Haas/Williams

Deixe um comentário