Novo carro da Formula 1 é mostrado pela primeira vez as vésperas da etapa de Silverstone

Hoje, a Formula 1 apresentou o novo conceito de carro que vai começar a ser utilizado para a temporada de 2022, As vésperas do GP da Inglaterra. O design que vai ser utilizado para a temporada que vem são muito mais limpos que o carro do ano anterior.

A primeira diferença significativa que você nota é que a asa dianteira é mais robusta e mais neutra, e mais simples as complexas asas dianteiras usadas nessa temporada. Isso vai gerar bem menos ar sujo do que hoje, isso é um fator no qual os pilotos tem dificuldade para andarem perto dos outros carros. Esse é o principal desafio que os projetistas estão enfrentando para garantir uma corrida disputada a partir do ano que vem.

Algo que vai ser banido das asas são as pontas internas que, elas são usadas pelas equipes para aumentar o ar sujo e impedir que carros adversários possam seguir. A vórtice será eliminada com os carros do ano que vem.

As rodas na temporada de 2022 serão aro 18, o que vai dar aos carros uma aparência mais agressiva. Outra mudança é a introdução de tampas de roda, Elas serão obrigatórias a partir do ano que vem e tem a função de ajudar a manter o fluxo de ar limpo e de limitar que as equipes usem esse artifício visando à aerodinâmica. Também haverá um dispositivo de controle de esteira de roda para ajudar a manter o fluxo de ar limpo no carro do ano que vem.

As asas traseira, há uma grande mudança de formas. A única semelhança com a asa de hoje é a retenção do flap no DRS. Ao invés das asas retas da temporada de 2021 elas terão formas arredondadas, com a finalidade de atrair o fluxo de ar do carro para cima ao invés de ir diretamente para o carro logo atrás. Um outro ponto que atrapalhava o carro de trás seguir o carro da frente.

Olhando de cima, não existe muita diferença em relação ao comprimento do equipamento, a grande mudança esta embaixo, com túneis moldados sobre o piso ao invés dos escalonados. Essa mudança fará com que as equipes possam criar grandes quantidades de força descendente sobre o efeito solo. Esse efeito vai ocasionar em menos turbulência para o carro de trás. É a volta do efeito solo, 40 anos depois da sua proibição. O efeito asa foi introduzido na Formula 1 em 1978 pela equipe Lotus.

Perda de eficiência aerodinâmica20 metros10 metros
Carro de 202135%46%
Carro de 20224%18%
Eficiência-31%-28%

A carroceria esta bem mais limpa, com mais área para as partes laterais. Os pedaços aerodinâmicos não vão existir no carro de 2022. As grelhas de saída de resfriamento voltam a ser permitidas na temporada que vem, elas serão uma área para as equipes terem liberdade para explorarem.

O peso do novo carro será aumentado para 790 kg, o carro desse ano pesa 752 kg. 14 desses novos quilos adicionais serão por causa dos novos pneus. Os outros 24 quilos são atribuídos ao aumento dos requisitos de segurança que aumentaram para que os pilotos possam estar mais protegidos.

Apesar de todas essas mudanças no carro, os motores continuam sendo os complicados e caríssimas unidades de potência, 1.6 litros e turbo. Porém, esse cenário faz a formula 1 retornar ao final dos anos 70 e começo dos anos 80, com o efeito solo, com rodas de aros maiores do que temos hoje e com os motores turbo começando a engatinhar (O Alge dos motores turbo acontecem no meio dos anos 80).

Como será a programação para esse final de semana – GP da Inglaterra:

SessãoTempo/Número de voltasDiaInícioTérmino
1ºTreino Livre60 minutosSexta10:3011:30
QualificaçãoQ1: 18 minutos – Q2: 15 minutos – Q3: 12 minutosSexta14:0015:00
2ºTreino Livre60 minutosSábado08:0009:00
Corrida de Classificação100 km ou 30 minutosSábado12:3013:00
Corrida52 VoltasDomingo11:0015:00

A corrida classificatória terá duração de 100 km ou de 30 minutos. Os três primeiros colocados vão receber pontuação no campeonato: O primeiro colocado ganha 3 pontos, o segundo colocado ganha 2 pontos e o 3ºcolocado ganha 1 ponto. A tradicional classificação vai ser feita na sexta-feira, no finalzinho da tarde em Silverstone.

A 10ªetapa do Mundial de Formula 1 será realizada nesse próximo domingo, as 10 da manhã.

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: F1/Mercedes/Red Bull/Formel1mic

Deixe uma resposta