Dakar 2023 – Especial 9 – Riyadh até Haradh – Categoria Moto Rally GP

Após um dia de folga e de muito trabalho nos equipamentos, todo mundo voltava para a batalha, com as energias recarregadas para a 9ªespecial que começou em Riyadh e tinha a chegada na cidade de Haradh, a distância entre a largada e a chegada era de 358 km. Ou seja, seria uma duríssima luta pela vitória e para permanecer na luta pelo título na classificação geral. Ross Branch foi o primeiro a partir, seguido de Mason Klein e Daniel Sanders.

No km 16, Joan Barreda Bort foi ao chão e dessa vez não conseguiu voltar à disputa. Era o fim da linha para o piloto espanhol que tentava o primeiro título no Dakar, mas a queda fez com que a segunda vértebra lombar tivesse uma fratura. A Honda perde um soldado na luta contra as KTM e a concorrência.

Após o 1ºcheckpoint (km 43), a liderança estava nas mãos do australiano Toby Price da KTM com quase 28 minutos de sessão, 19 segundos a frente do argentino Luciano Benavides da Husqvarna. O francês Adrien van Beveren com a 1ªhonda estava na 3ªposição, 10 segundos a frente do chileno Pablo Quintanilla (Honda) e Kevin Benavides (KTM), empatados na 4ªposição. 10 segundos depois vinha Skyler Howes, o líder da soma de tempos.

Ganhando bons segundos nos bônus, Mason Klein vinha em 7º e Daniel Sanders em 8º, separados por 10 segundos entre os dois jovens pilotos. Daniel Nosiglia Jager levava a KTM da equipe Rieju até a 9ªposição (5 segundos atrás de Sanders) e Franco Caimi da Hero completava as 10 primeiras posições.

Aos 85 km de sessão completadas, Luciano Benavides ultrapassa Toby Price e assume a liderança por 3 segundos de vantagem para o piloto australiano da KTM. Seu irmão Kevin Benavides pulou para a terceira posição, se livrando de Pablo Quintanilla que estava empatado no 4ºlugar e ultrapassando a Adrien van Beveren que acabou sendo superado não só pelo piloto da KTM como também pelo companheiro de equipe (Quintanilla) na Honda caindo para a 5ªposição a 57 segundos do líder da especial.

Perto de Van Beveren, vinha Skyler Howess na 6ªposição, 7 segundos atrás do francês da Honda e 7 segundos a frente do australiano Daniel Sanders da GasGas que estava 7 segundos a frente do boliviano Nosiglia Jager da Rieju (8ºcolocado) que vinha a 8 segundos do chileno Jose Cornejo da Honda e Franco Caimi da Hero empatados na 9ºposição. Matthias Walkner vinha perto dos 9ºcolocados, apenas 7 segundos atrás.

No Km 123 (3ºcheckpoint), Toby Price retorna a liderança da especial, não só passando como colocando mais de 1 minuto em cima de Luciano Benavides da Husqvarna. Mostras da força da KTM e do piloto australiano que estava a fim de mais um campeonato. O Chileno Jose Cornejo Florimo pulou da 9ª para a 3ªposição, impressionante os 38 km que Cornejo Florimo fez para ganhar 6 posições e para colocar sua Honda nessa posição, mas tinha que tirar 3 minutos e 48 segundos se quisesse pegar a liderança da especial e ainda tinha Luciano Benavides a mais de 2 minutos de distância.

Skyler Howes subiu da 6ª para a 4ªposição. O norte-americano da Husqvarna perderia a liderança na soma dos tempos, portanto era isso que Howes precisava reagir na especial para manter a liderança. Kevin Benavides vinha na 5ªposição, 30 segundos atrás de Howes e a 28 segundos do 6ºcolocado, o tcheco Martin Michek da Orion fazendo uma excelente especial.

Franco Caimi subiu 2 posições e foi para a 7ªposição. O boliviano Daniel Nosiglia Jager manteve a 8ªposição, isso já a mais de 8 minutos atrás de Price (líder da especial). Quem caiu bastante foi Adrien van Beveren, da 5ª para a 9ªposição. Stefan Svitko da Cross Team completavam os 10 primeiros colocados.

No Km 163, Toby Price manteve a liderança, mas sua vantagem foi diminuía para apenas 25 segundos pelo argentino Luciano Benavides, o seu mais próximo seguidor. Skyler Howes superou Jose Cornejo Florimo e passou para a terceira posição. O piloto da Honda ficou a 13 segundos do piloto da Husqvarna. Kevin Benavides manteve a 5ªposição.

Franco Caimi supera Martin Michek e assume a 6ªposição, nessa altura o argentino da Hero Motorsport vinha a mais de 6 minutos de Toby Price e Luciano Benavides. Em busca da recuperação, Adrien van Beveren supera Daniel Nosiglia Jager e sobe da 9ª para a 8ªposição. 40 segundos atrás do piloto boliviano vinha o eslovaco Stefan Svitko, 23 segundos a frente de Lorenzo Santolino da Sherco e 34 segundos a frente de Tosha Schareina da Bas World KTM, o 12ºcolocado da especial.

Com 202 km completados, Luciano Benavides leva sua Husqvarna de volta a liderança a apenas 7 segundos a frente de Toby Price da KTM em um belo duelo pela liderança e pela vitória na especial. As outras posições no Top 10 permaneceram inalteradas. Skyler Homes vinha em 3º, a 2 minutos e 47 segundos do primeiro colocado. O 4ºcolocado permanecia com o chileno Jose Cornejo Florimo. Depois a seguir vinham Kevin Benavides, Franco Caimi, Martin Michek, Adrien van Beveren, Daniel Nosiglia Jager e Stefan Svitko.

Com 239 km completados, Luciano Benavides na liderança, estava abrindo 22 segundos de vantagem para Toby Price e 2 minutos e 56 segundos de frente para Skyler Howes, norte-americano e companheiro de equipe Husqvarna. As posições não só dos três primeiros como as posições de Cornejo Flomino (Honda), Kevin Benavides (KTM), Franco Caimi (Hero) e Martin Michek (Orion) estava inalteradas.

Tosha Schareina deu um bom salto na classificação, foi da 12ª para a 8ªposição após passar 4 pilotos, sendo que Adrien van Beveren continua na sua cola, só 3 segundos atrás. A 10ªposição passou a ser do espanhol Lorenzo Santolino que superou Stefan Svitko por 15 segundos de diferença. O Chileno Pablo Quintanilla que tinha começado bem a especial já estava longe dos primeiros colocado, na 12ªposição e com prejuízo de quase 15 minutos em relação aos líderes da especial. No km 282, tivemos só uma mudança nas 10 primeiras posições, com Van Beveren ganhando a 8ªposição sobre Schareina.

No km 318, Luciano Benavides abre sobre Toby Price a vantagem de 49 segundos, a maior vantagem entre os dois na especial o que poderia ser crucial na reta final da especial. Skyler Howes não conseguia de forma nenhuma tirar os aproximadamente 3 minutos que Luciano Benavides mantia sobre o piloto norte-americano com a mesma Husqvarna. Depois vinham Cornejo Florimo, Kevin Benavides, Franco Caimi, e Martin Michek mantendo as posições da 4ª a 7ªposição. A mudança foi Lorenzo Santolino que pulou para a 8ªposição, ficando 3 segundos a frente de Tosha Schareina que manteve o 9ºlugar ao ultrapassar Adrien van Beveren que caiu da 8ª para a 10ªposição.

Após os últimos 40 km de especial, a vitória ficou mesmo com o argentino Luciano Benavides da Husqvarna, uma vitória brilhante e de muita competência após uma dura e longa batalha com o australiano Toby Price da KTM. A vantagem do piloto argentino foi de 1 minuto e 2 segundos para o piloto australiano. Em 3ºlugar chegou o norte-americano Skyler Howes que não conseguiu de forma nenhuma tirar os 3 minutos de diferença que Luciano Benavides colocou nele e não conseguiu tirar um pouco menos de 2 minutos que Toby Price colocou na frente de Howes.

A surpresa da especial foi o espanhol Tosha Schareina da BAS World KTM, em uma ótima quarta colocação após um grande final de especial passando 5 pilotos. O primeiro piloto da Honda foi o chileno Jose Ignacio Cornejo Florimo na 5ªposição seguido do argentino Kevin Benavides que viu seu irmão ficar 7 minutos e 53 segundos a frente dele. Não era a especial que o campeão de 2021 sonhava, mas que não retira de forma nenhuma da luta pelo título. Martin Michek é outra surpresa agradável ao levar a KTM da Orion a uma respeitável 7ªposição, 9 segundos a frente de Franco Caimi que leva a Hero a um lugar honroso que é a 8ªposição na especial.

Lorenzo Santolino da Sherco terminou o dia na 9ªposição, mas com 13 minutos e 13 segundos de atraso para o ganhador do dia. Stefan Svitko fechou o Top 10 da especial. Adrien van Beveren e Pablo Quintanilla não foram nada bem com as motos da Honda, fecharam na 11ª e 13ª respectivamente e complicaram as possibilidades de levarem a moto japonesa para o terceiro título do Dakar em 4 anos de disputa na Arábia Saudita.

Por um milagre é que Skyler Howes continua na liderança, apenas 3 segundos a frente de Toby Price. É uma disputa extremamente apertada entre os dois pilotos pelo título. Kevin Benavides vinha em 3º a 5 minutos e 9 segundos do líder. Adrien van Beveren em 4º e Pablo Quintanilla em 5º ficaram mais afastados da briga pelo título, a mais de 15 minutos da liderança no caso do francês e mais de 18 minutos no caso do Chileno. Mason Klein também foi mal e caiu para a 6ªposição. Completam os Top 10: Luciano Benavides que ganhou tempo e subiu consideravelmente na classificação, Jose Cornejo Florimo, Daniel Sanders e Lorenzo Santolino.

Classificação final da nona etapa do Dakar 2023
358 Km – Riyadh até Haradh – Moto Rally GP

POS. número Piloto País Equipe Moto Tempo Diferença Penalidades
1 77 Luciano Benavides Argentina Husqvarna Factory Racing Husqvarna 450 Rally Factory 03H 18′ 44”
2 8 Toby Price Austrália Red Bull KTM Factory Racing KTM 450 Rally Factory 03H 19′ 46” + 00H 01′ 02”
3 10 Skyler Howes Estados Unidos Husqvarna Factory Racing Husqvarna Factory Racing 03H 21′ 41” + 00H 02′ 57”
4 68 Tosha Schareina Espanha Bas World KTM Racing Team KTM 450 Rally 03H 23′ 37” + 00H 04′ 53”
5 11 Jose Ignacio Cornejo Florimo Chile Monster Energy Honda Team Honda CRF 450 Rally 03H 24′ 56” + 00H 06′ 12”
6 47 Kevin Benavides Argentina Red Bull KTM Factory Racing KTM 450 Rally Factory 03H 26′ 37” + 00H 07′ 53”
7 12 Martin Michek República Tcheca Orion – Moto Racing Group KTM 450 Rally Replica 03H 28′ 42” + 00H 09′ 58”
8 33 Franco Caimi Argentina Hero Motosports Team Rally Hero 450 Rally 03H 28′ 51” + 00H 10′ 07”
9 15 Lorenzo Santolino Espanha Sherco Factory Sherco Factory 450 SEF Rally 03H 31′ 57” + 00H 13′ 13”
10 142 Stefan Svitko Eslováquia Cross Team KTM 450 Rally Factory Replica 03H 33′ 04” + 00H 14′ 20”
11 42 Adrien van Beveren França Monster Energy Honda Team Honda CRF 450 Rally 03H 34′ 32” + 00H 15′ 48”
12 14 Sebastian Bühler Alemanha Hero Motosports Team Rally Hero 450 Rally 03H 35′ 39” + 00H 16′ 55”
13 7 Pablo Quintanilla Chile Monster Energy Honda Team Honda CRF 450 Rally 03H 37′ 20” + 00H 18′ 36”
14 18 Daniel Sanders Austrália Red Bull GasGas Factory Racing GasGas 450 Rally Factory 03H 38′ 25” + 00H 19′ 41”
15 9 Mason Klein Estados Unidos Bas World KTM Racing Team KTM 450 Rally Raid 03H 40′ 10” + 00H 21′ 26”
16 48 Joan Pedrero Garcia Espanha Rieju Team KTM 450 03H 40′ 11” + 00H 21′ 27”
17 54 Daniel Nosiglia Jager Bolívia Rieju-Xraidsexperience KTM 450 Rally Factory Replica 03H 40′ 51” + 00H 22′ 07” 00H 01′ 00”
18 52 Matthias Walkner Áustria Red Bull KTM Factory Racing KTM 450 Rally Factory 03H 43′ 42” + 00H 24′ 58”
19 16 Ross Branch Botsuana Hero Motosports Team Rally Hero 450 Rally 03H 44′ 40” + 00H 25′ 56”
20 25 Mohammed Balooshi EAU MX Ride Dubai Husqvarna FR450 04H 01′ 24” + 00H 42′ 40”

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar

Deixe um comentário