Mundial de Motovelocidade 2024 – GP do Qatar – Treinos de Sexta-feira

Treinos de sexta-feira foram prejudicados pela chuva que caiu no finalzinho da sessão da Moto 3 e que comprometeu os treinos da Moto 2 e da MotoGP.

Na sessão que teve pista seca, o espanhol Daniel Holgado foi o mais rápido da sessão seguido de Adrián Fernández da Leopard Racing e Matteo Bertelle da Snipers. Na moto 2, somente 5 pilotos entraram na pista e 4 pilotos marcaram tempos. Jaume Masia foi o mais rápido com Bo Bendsneyder completando a dobradinha da SAG.

Na sessão de treinos livres da MotoGP, Marc Marquez em sua estreia na Gresini foi o mais rápido seguido dos dois pilotos da Tech 3 com Augusto Fernandez na segunda posição e Pedro Acosta na 3ªposição, o campeão da Moto 2 do ano passado já mostra que vai dar muito trabalho.

A Moto 3 foi disputada com a pista seca, mas por duas vezes a sessão foi interrompida problemas técnicos. Uma foi logo no começo a sessão, quando ela teve seu começo adiado em minutos e a segunda foi a 7 minutos e 53 segundos do final quando a sessão demorou um pouco mais para a conclusão da sessão.

Nos 35 minutos de sessão tivemos 6 quedas de pilotos, o primeiro a cair foi o japonês Tairo Furusato. Outro que caiu foi Collin Veijer que foi lançado da sua moto para o chão na curva 14. Os dois acidentes foram violentos, mas só prejuízos matérias, os pilotos nada sofreram .

Com quase 8 minutos de sessão, Jose Antonio Rueda passou a liderança com 2:05.778 e quebrou o recorde do circuito que pertencia a Darryn Binder desde de 2021.

Rueda liderou a sessão até o finalzinho quando foi superado primeiro por Adrián Fernández e Matteo Bertelle e segundos depois por Daniel Holgado que superou todo mundo com o tempo de 2:03.606 conquistando a primeira posição da sessão. Jose Antonio Rueda tentou recuperar a ponta, mas acabou indo para o chão, o mesmo aconteceu com Vicente Perez, companheiro de equipe de Rueda.

Holgado é o primeiro colocado seguido de Adrián Fernandez, Bertelle, Rueda, Ortolá, Rossi, Alonso, Nepa, Muñoz, Kelso, Roulstone (que se destacou no primeiro dia de seu final de semana de estreia no Mundial), Yamanaka, Farioli e Almansa que estarão classificados para o Q2 se as posições se mantiverem no Treino na manhã do Sábado.

Moto 2. A chuva inibiu os pilotos que em sua maioria preferiam nem ir para a pista. Aron Canet foi o primeiro a entrar na pista, mas logo voltou para os boxes. Os únicos pilotos que marcaram tempos foram os pilotos da SAG e da Forward, logo as duas piores equipes da temporada passada na classificação das equipes.

Xavier Artigas liderou a sessão em grande parte da sessão, mas no finalzinho, Jaume Masia acabou tomando a liderança e ficou na frente com 2:14.891, um pouco mais de 1 segundo a frente do holandês Bo Bendsneyder, ambos pilotos da equipe SAG. Xavier Artigas e Alex Escrig da Forward ficam na 3ª e 4ªposições respectivamente. O treino da manhã de sábado vai decidir quem são os 14 classificados para o Q2 e a repescagem.

Na motoGP, a decisão de quem vai para o Q1 e para o Q2 foi adiada para a manhã de Sábado. Portanto os pilotos teriam 45 minutos para testarem e aprimorarem suas novas motos.

Jorge Martin que foi o mais rápido na sessão da manhã de sexta começou na frente, mas logo foi superado por Augusto Fernandez da Tech 3 Gas Gas e depois foi superado por Marco Bezzecchi que foi superado por Joan Mir e Fabio Quartararo. Ou seja, todo mundo estava melhorando tempo naqueles primeiros minutos.

Os dois pilotos da Tech 3 mostraram grande desempenho, Tanto é que Augusto Fernandez voltou a liderar a sessão com 2:08.040. Aos 13 minutos de sessão, Pedro Acosta demorou o tempo do companheiro de equipe (2:07.441) e passou a liderar a sessão. Com quase 16 minutos de sessão,

Marc Marquez com a Ducati de 2023 pula para a terceira posição e minutos depois pulou para a ponta com 2:06.544 deixando Adrian Fernandez em 2º e Pedro Acosta em 3º.

A chuva volta a cair no final e Marc Marquez termina o dia na frente com a Ducati 2023 da equipe Gresini. Completado os Três primeiros colocados vem os 2 pilotos da Tech 3 com Augusto Fernandez em 2º e Pedro Acosta em 3º. Jack Miller e Brad Binder da KTM ficaram na 4ª e 5ªposições, seguidos de Raúl Fernández da Trackhouse (equipe estreante na MotoGP), Enea Bastianini da Ducati, Fabio di Giannantonio da VR46, Alex Marquez da Gresini e Johann Zarco da LCR Honda.

Amanhã acontecem os treinos livres da manhã que definem os classificados para o Q2 de forma direta e os pilotos que disputam a repescagem, as classificações das três categorias e da corrida Sprint no final da programação do sábado.

Texto: Deivison da Conceição da Silva

Deixe um comentário