Verstappen era o dono da festa em Zandvoort, de volta a Formula 1 desde de 1985, quando foi realizada a etapa holandesa pela última vez. Max acabou ganhando tudo que poderia ganhar, Pole no sábado e vitória no domingo. No dia do encerramento das Paralimpiadas de Tokyo.
Tivemos uma substituição na Alfa Romeo, Kimi Raikkonen que tinha anunciado que vai se aposentar após o final da temporada acabou pegando Covid-19 e teve de ficar de quarentena. Com isso, Robert Kubica assumiu o lugar do finlandês para as próximas duas corridas do campeonato (Correria também na Itália).
A Sessão de classificação no sábado. Os primeiros pilotos a entrarem na pista foram Lafiti, Kubica, Tsunoda, Mick Schumacher e Mazepin. Desses, Tsunoda fez 1:11.947 a 14:45 do final, foi nesse momento que Verstappen entra na pista e toda a torcida festejou, era território do piloto da Red Bull que tinha todo o favoritismo. Na primeira volta, Verstappen fez 1:10.036 e se coloca bem a frente da concorrência.
Lewis Hamilton fez 1:10.183 e foi o único a ficar perto do piloto Holandês, o mais ferrenho adversário e principal rival na disputa do título. Gasly (Que se destacaria nesse final de semana) passou a 3ªposição. Os últimos a marcarem volta foram os dois pilotos da Alpine (Alonso e Ocon) e Ricciardo.
Verstappen lidera a 6:30 do final, Hamilton e Bottas melhoraram suas marcas e consolidaram a 2ª e 3ªposições. Gasly vinha em excelente 4ªposição. Leclerc, Alonso, Perez, Norris, Ocon e Giovinazzi. Os eliminados eram Latifi, Tsunoda, Sainz jr., Mazepin e Mick Schumacher.
Sainz jr. foi para uma nova volta e o espanhol correspondeu e passou para a 8ªposição. Outro que melhorou foi Yuki Tsunoda que pulou da 18ª para a 10ªposição. Com isso, Stroll e Vettel foram para a zona de eliminação.
A 3 minutos do final, quase todo mundo foi para a pista, para as últimas tentativas de volta. Vettel que vinha entre os eliminados subiu 12ªposição e se colocando no Q2. George Russell fez uma estupenda volta e colocou a Williams na 5ªposição. Acabou que Stroll não se deu bem e não conseguiu melhorar.
Nos momentos finais do Q1, Leclerc acabou fazendo a melhor volta e Carlos Sainz jr. com a 2ªposição. Uma dobradinha da Ferrari importante, mas que camufla a realidade das equipes. Antonio Giovinazzi se colocou em ótima 4ªposição com sua Alfa Romeo, logo atrás do canadense Nicholas Latifi da Williams.
Quem se deram mal foram Sergio Perez que não conseguiu se quer passar do Q2 e Sebastian Vettel que foi atrapalhado pelos pilotos da Haas. Aliás, totalmente sem noção o que fizeram os pilotos da equipe mais fraca do mundial. Os outros eliminados foram Robert Kubica da Alfa Romeo e Mick Schumacher e Nikita Mazepin da Haas. Lando Norris ficou na 15ªposição, se salvando por muito pouco de ficar fora do Q2.
Resultado do Q1:
pos | nº | piloto | equipe | chassis | motor | tempo |
1 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 1:09.829 |
2 | 55 | Carlos Sainz | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 1:10.022 |
3 | 33 | Max Verstappen | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 1:10.036 |
4 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | 1:10.050 |
5 | 6 | Nicholas Latifi | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:10.093 |
6 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:10.114 |
7 | 31 | Esteban Ocon | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 1:10.179 |
8 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:10.219 |
9 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:10.255 |
10 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 1:10.274 |
11 | 63 | George Russell | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:10.382 |
12 | 14 | Fernando Alonso | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 1:10.435 |
13 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:10.438 |
14 | 22 | Yuki Tsunoda | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 1:10.462 |
15 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:10.489 |
16 | 11 | Sergio Perez | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 1:10.530 |
17 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:10.731 |
18 | 88 | Robert Kubica | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | 1:11.301 |
19 | 47 | Mick Schumacher | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | 1:11.387 |
20 | 9 | Nikita Mazepin | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | 1:11.875 |
Assim que Max Verstappen entrou na pista a torcida voltou a se agitar, uma torcida com muitas expectativas para o piloto da casa. Expectativas mais do que correspondidas, pois Max marcou 2:09.071, eram 2 segundos mais rápido que a volta de Nicholas Latifi da Williams. Todo mundo ficaria bem longe do tempo do piloto holandês, Hamilton e Bottas vinham em 2º e 3º com 6 décimos de defasagem, isso a 10 minutos do final da sessão.
2 minutos depois, Leclerc fez uma boa volta e se colocou na 2ªposição e Pierre Gasly levou a sua Alpha Tauri a 3ªposição, mas já a quase meio segundo de Max Verstappen. Hamilton e Bottas caíram para 4ª e 5ªposições. Os outros classificados eram Ricciardo, Sainz jr., Ocon, Alonso e Giovinazzi.
A 6 minutos do final, a dupla da Williams buscava uma classificação para o Q3. Porém, George Russell acabou indo para a brita e acabou batendo, isso provoca a primeira bandeira vermelha da sessão e do Q2. Todo mundo teve de esperar para ir aos boxes esperar a liberação da pista…
… A 3:54 do final, todo mundo volta para a pista, mas ninguém conseguiu melhorar tempo nenhum, porque Nicholas Latifi ao tentar a volta acabou pisando na terra e rodando para a brita. Foi a segunda bandeira vermelha e foi essa bandeira que encerrou o Q2. Terminaram eliminados: Russell, Stroll, Norris, Larifi e Tsunoda. Verstappen foi o mais rápido, seguido de Leclerc, Gasly, Hamilton, Bottas, Ricciardo, Sainz jr., Ocon, Alonso e Giovinazzi.
Resultado do Q2:
pos | nº | piloto | equipe | chassis | motor | tempo |
1 | 33 | Max Verstappen | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 1:09.071 |
2 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 1:09.437 |
3 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 1:09.541 |
4 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:09.726 |
5 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:09.769 |
6 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:09.865 |
7 | 55 | Carlos Sainz | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 1:09.870 |
8 | 31 | Esteban Ocon | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 1:09.919 |
9 | 14 | Fernando Alonso | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 1:10.020 |
10 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | 1:10.033 |
11 | 63 | George Russell | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:10.332 |
12 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:10.367 |
13 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:10.406 |
14 | 6 | Nicholas Latifi | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:11.161 |
15 | 22 | Yuki Tsunoda | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 1:11.314 |
A fase final da classificação demorou uns 20 minutos para repararem a pista e para a retirada do carro de Russell da brita. Após essa resolução de contra-tempo, é que começou a contagem regressiva.
Verstappen foi o terceiro a entrar na pista (os dois primeiros foram Ricciardo e Giovinazzi). O público vibrava a cada vez que o piloto da casa entrava na pista.
Ricciardo fez 1:10.524 na sua primeira volta. O tempo foi triturado por Verstappen que marcou 1:08.923 a 8 minutos do final e passou a liderança, com uma certa folga para Valtteri Bottas que ficou a 299 milésimos de Max e alguns milésimos (para ser mais exato a 46) a frente de Lewis Hamilton. Pierre Gasly com 1:09.663 passou a frente dos dois pilotos da Ferrari (Leclerc e Sainz jr.). Alonso, Giovinazzi, Ricciardo e Ocon completavam os 10 primeiros.
Quem iria bater Verstappen? A Resposta foi que ninguém conseguiu bater o piloto da casa que melhorou para 1:08.885 e assegurou a pole position na sua última volta para a festa da torcida holandesa. Lewis Hamilton melhorou na sua volta final, quase que conseguindo superar seu rival. Pelo menos, o líder do campeonato larga na primeira fila, podendo disputar a ponta com Max na primeira curva.
A segunda fila será aberta por Valtteri Bottas que não conseguiu melhorar sua marca na sua segunda tentativa de volta. Ao seu lado, larga Pierre Gasly da Alpha Tauri, grande classificação do piloto francês.
Charles Leclerc e Carlos Sainz jr. levam a Ferrari a dominar a 3ªfila. Antonio Giovinazzi fez uma classificação brilhante, colocando a Alfa Romeo para uma ótima 7ªposição. Esteban Ocon e Fernando Alonso tiveram classificações corretas e acabaram ficando com 8ª e 9ªposições e Daniel Ricciardo fechou os Top 10 da classificação.
Grid de Largada:
pos | nº | piloto | equipe | chassis | motor | tempo |
1 | 33 | Max Verstappen | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 1:08.885 |
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:08.923 |
3 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:09.222 |
4 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 1:09.478 |
5 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 1:09.527 |
6 | 55 | Carlos Sainz | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 1:09.537 |
7 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | 1:09.590 |
8 | 31 | Esteban Ocon | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 1:09.933 |
9 | 14 | Fernando Alonso | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 1:09.956 |
10 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:10.166 |
11 | 63 | George Russell | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:10.332 |
12 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:10.367 |
13 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:10.406 |
14 | 22 | Yuki Tsunoda | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 1:11.314 |
15 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:10.731 |
16 | 88 | Robert Kubica | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | 1:11.301 |
17 | 47 | Mick Schumacher | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | 1:11.387 |
18 | 9 | Nikita Mazepin | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | 1:11.875 |
19 | 11 | Sergio Perez | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 1:10.530 |
20 | 6 | Nicholas Latifi | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:11.161 |
No domingo, Verstappen teria de vez a sua consagração em sua casa, em uma corrida perfeita durante todas as 72 voltas da corrida. Perez acabou indo largar nos boxes.
Na largada, Verstappen, Hamilton, Bottas, Gasly e Leclerc mantiveram as 5 primeiras posições. Já Sainz jr. teve dificuldades para manter a 6ªposição em cima de Giovinazzi que acabou tocado, isso fez que o piloto da Alfa Romeo perdesse posições para Alonso, Ocon e Ricciardo. E caísse para a 10ªposição.
No começo de prova aconteceram poucas coisas, uma ultrapassagem de Alonso sobre Ocon, Mick Schumacher parou na 5ªvolta e Perez tentando passar Mazepin, mas tendo dificuldades para conseguir essa ultrapassagem, tanto é que o mexicano fez uma parada na 8ªvolta, o que fez voltar para a penúltima posição.
Nessa altura, Verstappen já tinha 2.7 segundos de vantagem para Hamilton. A vantagem era bem maior para Bottas, que vinha na 3ªposição. Contar a diferença para o Gasly já era demais, ela passava até dos 15 segundos de diferença em 10 voltas. Vettel fez sua primeira parada na 11ªvolta.
Eram poucas as brigas por posições, uma delas era entre George Russell e Lance Stroll valendo a 11ªposição. Claro que as ultrapassagens eram bem poucas, uma delas foi de Nicholas Latifi que passou por fora Mazepin, briga valendo uma modesta 16ªposição. Na volta 19, Perez chegou em Latifi e conquistou a ultrapassagem que lhe valeu a 16ªposição, mesma posição onde ele iria largar.
As posições nas 10 primeiras posições após 20 voltas não se alteraram; Verstappen, Hamilton, Bottas, Gasly, Leclerc, Sainz jr., Alonso, Ocon e Giovinazzi.
Hamilton vai para a 1ªparada, na 21ªVolta. Isso fez com que Verstappen fosse para a parada na volta seguinte. O holandês voltou à frente de Hamilton e a torcida festejou o feito do piloto da Casa. Bottas assumiu a liderança, com 10 segundos a frente de Verstappen e 13 segundos a frente de Lewis. Lá atrás, Perez supera Tsunoda e passa a ser o 14ªcolocado.
Em poucas voltas, Bottas ver a vantagem que tinha sobre Verstappen cair por terra, o que era previsível com os pneus novos de Verstappen e Hamilton contra os pneus de quase 30 voltas do piloto finlandês. Gasly parou na 25ªVolta, deixando Leclerc e Sainz jr. na 4ª e 5ªposições. Na volta 28, pararam Giovinazzi, Russell e Stroll.
Verstappen chegou em Bottas na 30ªvolta e acabou passando o finlandês no final da volta. Curvas depois, na 31ªvolta, Hamilton superou Bottas que acabou indo para os boxes na volta 32, dos três primeiros acabou sendo a melhor das paradas, com 2.2 segundos para a troca de pneus. Também pararam na 32ªVolta: Carlos Sainz jr. e Esteban Ocon. Ainda não tinham feito parada Charles Leclerc, Fernando Alonso, Lando Norris, Robert Kubica e Nikita Mazepin.
Verstappen vinha 1.4 segundos a frente de Lewis Hamilton e mais de 20 segundos a frente de Bottas. Enquanto isso, George Russell toma punição de 5 segundos por ter passado do limite de velocidade. Ocon e Sainz jr. pararam na 34ªVolta, Leclerc Parou na 35ªvolta. Na metade da corrida, dos 10 primeiros colocados somente Leclerc e Sainz jr. vinham com pneus duros, todo o resto do pelotão estava com pneus médios.
Após 36 voltas, Verstappen já tinha colocado 1ªvolta em Esteban Ocon que vinha na 9ªposição. Na 37ªVolta, Sebastian Vettek roda na curva inclinada. Bottas que estava logo atrás toma um susto e teve de passar por fora da curva, mas acabou seguindo na prova sem grandes problemas.
Hamilton foi para uma segunda parada na 40ªvolta, era uma forma de pegar no contra pé da Red Bull, só que eles também foram espertos e chamaram Max para os boxes na volta seguinte. Acabou dando tudo certo para Verstappen que voltou ainda na liderança, com 3.6 segundos a frente de Lewis Hamilton e 7 segundos á frente de Bottas.
Pierry Gasly já vinha bem longe dos 3 primeiros, em 4ºlugar com sua Alpha Tauri. A seguir com os dois pilotos da Ferrari (Leclerc a frente de Sainz jr.) completando os 6 primeiros lugares.
Norris parou na 41ªVolta, nessa mesma volta, Nikita Mazepin foi para os boxes e não voltou mais para a corrida.
Nas voltas seguintes, Hamilton tentou uma aproximação que acabou anulada pelo próprio Verstappen. Perez que vinha em 8º para na 48ªvolta e voltou na 12ªposição, mas com pneus novos e podendo avançar. Na 49ªVolta, Yuki Tsunoda abandonou depois de ir para os boxes pela segunda vez.
Hamilton tentou de novo chegar em Verstappen, dessa vez o esforço estava dando certo, já que a diferença caiu para 1.6 segundos na 54ªVolta. Mesma volta em que Perez supera Ricciardo e subiu para a 10ªposição.
Percebendo que a vantagem caiu, Max Verstappen acelerou nas voltas posteriores e menos de 15 voltas do final, o piloto da casa já tinha abrido 3 segundos de frente para Lewis, a vitória estava nas mãos do holandês.
A menos de 10 voltas do final, Perez partiu para cima de Norris, disputando uma 9ªposição que era pouco para ambos. A disputa durou umas 3 voltas e terminou com a ultrapassagem do piloto mexicano. Antes da ultrapassagem, os dois acabaram se tocando na curva 1, mas sem gravidade para ambos.
Sem chances de avançar na prova, Bottas vai para uma parada a 5 voltas do final, colocar pneus novos e conquistar o ponto da melhor volta da prova. Na volta 69, o finlandês faz a melhor volta da prova. Ai que Hamilton acabou indo para uma parada a 2 voltas do final buscando essa volta mais rápida.
Max Verstappen acabou levando seu carro para a vitória e a sua consagração. Festa nas arquibancadas na volta do GP da Holanda com um vencedor holandês. O piloto da Red Bull com essa atuação de gala e a vitória retorna a liderança do Mundial.
Lewis Hamilton acabou o dia na segunda posição e conquistou o ponto extra com a melhor volta da corrida, evitando que Max tivesse mais vantagem na liderança do mundial. O pódio foi completado por Valtteri Bottas que acabou recuperando a 3ªposição no Mundial de Pilotos, sem muito destaque na corrida.
Pierre Gasly teve uma grande atuação, andando sempre como o melhor do resto na classificação e durante toda a corrida, para levar a Alpha Tauri a uma importante 4ªposição. Charles Leclerc fez uma boa corrida, chegando a uma boa 5ªposição, mas sem jamais conseguir superar o francês da equipe satélite da Red Bull.
Fernando Alonso buscou no final a aproximação em cima de Carlos Sainz jr. e conseguiu na última volta tomar a 6ªposição das mãos do piloto da Ferrari. Brilhante prova do Príncipe das Asturias. Enquanto que o piloto da Ferrari acabou perdendo 2 pontos que podem fazer falta para ele e a equipe no Mundial de pilotos e construtores.
Sergio Perez teve um fim de semana abaixo do esperado, após uma classificação ruim acabou fazendo uma boa corrida de recuperação, mas que só foi o suficiente para levá-lo ao 8ºlugar. A zona de pontuação foi completada por Esteban Ocon da Alpine e Lando Norris da Mclaren.
Daniel Ricciardo acabou de fora dos pontos, na 11ªposição. Na verdade, a Mclaren não estava em uma de suas melhores pistas do campeonato. Lance Stroll fez o que pode com a Aston Martin, levando seu carro para uma decente 12ªposição.
Após a rodada, Sebastian Vettel ainda conseguiu uma recuperação que foi o bastante para ficar na 13ªposição, mas ambos os pilotos da Aston Martin ficou a 2 voltas do vencedor. Antonio Giovinazzi que teve uma ótima classificação foi ladeira abaixo na corrida e só conseguiu ficar na 14ªposição, o substituto de Kimi Raikkonen não foi de todo o mal, Robert Kubica foi digno e terminou o final de semana na 15ªposição.
Nicholas Latifi, George Russell que teve problemas de câmbio nas voltas finais e Mick Schumacher completaram a classificação do GP da Holanda.
Resultado final da 13ªEtapa
Mundial de Formula 1 – Temporada 2021
GP da Holanda – 72 Voltas
pos | nº | piloto | equipe | chassis | motor | voltas | tempo |
1 | 33 | Max Verstappen | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 72 | 1:30:05.395 |
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 72 | a 20.932s |
3 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 72 | a 56.460s |
4 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 71 | a 1 volta |
5 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 71 | a 1 volta |
6 | 14 | Fernando Alonso | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 71 | a 1 volta |
7 | 55 | Carlos Sainz | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 71 | a 1 volta |
8 | 11 | Sergio Perez | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 71 | a 1 volta |
9 | 31 | Esteban Ocon | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 71 | a 1 volta |
10 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 71 | a 1 volta |
11 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 71 | a 1 volta |
12 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | 70 | a 2 voltas |
13 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | 70 | a 2 voltas |
14 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | 70 | a 2 voltas |
15 | 88 | Robert Kubica | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | 70 | a 2 voltas |
16 | 6 | Nicholas Latifi | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | 70 | a 2 voltas |
17 | 63 | George Russell | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | 69 | Câmbio |
18 | 47 | Mick Schumacher | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | 69 | a 3 voltas |
22 | Yuki Tsunoda | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 48 | Unidade de Potência | |
9 | Nikita Mazepin | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | 41 | Problema Hidráulico |
Melhor volta da corrida – Lewis Hamilton ganhou 1 ponto pela melhor volta da prova
pos | nº | piloto | equipe | chassis | motor | tempo | nº da Volta |
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:11.097 | 72 |
2 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:12.549 | 69 |
3 | 33 | Max Verstappen | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 1:13.275 | 60 |
4 | 11 | Sergio Perez | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 1:13.461 | 59 |
5 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:13.958 | 63 |
6 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:14.236 | 48 |
7 | 14 | Fernando Alonso | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 1:14.323 | 60 |
8 | 31 | Esteban Ocon | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 1:14.675 | 54 |
9 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 1:14.780 | 58 |
10 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 1:14.818 | 57 |
11 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:14.920 | 59 |
12 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | 1:15.125 | 66 |
13 | 55 | Carlos Sainz | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 1:15.260 | 45 |
14 | 88 | Robert Kubica | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | 1:15.442 | 44 |
15 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:15.611 | 57 |
16 | 63 | George Russell | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:15.628 | 57 |
17 | 22 | Yuki Tsunoda | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 1:15.783 | 44 |
18 | 6 | Nicholas Latifi | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:15.790 | 25 |
19 | 47 | Mick Schumacher | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | 1:15.927 | 36 |
20 | 9 | Nikita Mazepin | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | 1:16.066 | 35 |
Fotos:
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Red Bull/Mclaren/Aston Martin/Alpine/Ferrari/Alpha Tauri/Alfa Romeo/Haas/Williams