Lewis Hamilton vence em Algarve e se torna o maior vencedor de corridas da Formula 1

Hamilton confirmou o favoritismo e conquistou finalmente a sua vitória de número 92 da sua carreira, Se isolando como o maior vencedor de corridas da Formula 1. Porém, uma corrida que teve um inicio inusitado devido ao tempo ruim, até mesmo com uma chuva leve caindo na região do circuito de Algarve – Portimão.

Tudo começou na largada, onde Verstappen chegou a superar Bottas, mas o finlandês acabou retornando a 2ªposição com manobra arrojada sobre o piloto Holandês, que teve de sair da pista e acabou perdendo rendimento. Perez tentou se aproveitar disso, mas acabou rodando nas primeiras curvas e caindo para o último lugar.

Se Hamilton pensava que teria uma corrida calma, se enganou, pois Bottas acabou passando na metade da primeira volta, Sainz também superou o britânico que ficou perto de ser superado por outros pilotos. A explicação era o dramático aquecimento de pneus, que fez alguns carros passarem mais para frente, Um deles era Kimi Raikkonen, que largou da 17ªposição para ficar em 6ºlugar.

Na metade da segunda volta, Sainz jr. passa Bottas e assume a liderança, Hamilton já tinha os pneus mais aquecidos em 3º, Verstappen estava em 5º, atrás de Lando Norris. A Mclaren teve mais facilidade com o aquecimento dos pneus.

Mas logo isso acabou passando, os pneus dos pilotos de ponta aqueceram e Bottas, Hamilton e Verstappen começaram a avançar. Bottas passou Sainz jr. na 6ªVolta e assumiu a liderança, Hamilton passou na 7ªVolta e Verstappen na volta 8. Os pilotos da Mclaren que tinham uma vantagem antes começaram a ficar para trás.

Lá atrás, Leclerc vinha recuperando posições. Primeiro, passou Kimi Raikkonen na 8ªVolta, depois passou Norris na volta 10 e finalmente recuperou a 4ªposição depois de superar Sainz jr. na entrada da 12ªvolta. Enquanto isso, Raikkonen que largava brilhantemente ficava para trás, devido as deficiências do carro da Alfa Romeo.

Bottas vinha na frente, Chegando a colocar 2.3 segundos sobre Hamilton. Enquanto Daniel Ricciardo foi para a sua parada na 15ªvolta, Stroll que vinha se recuperando muito bem, parte para o ataque em cima de Norris. Mais a frente, Pierre Gasly ataca Carlos Sainz jr. brigando pela 5ªposição. O Francês da Alpha Tauri fazendo uma ótima corrida.

Na 18ªVolta, Stroll forçou a barra pra cima de Norris. Resultado é que Norris e Stroll se tocam e o canadense levou a pior e rodou. Na verdade, os dois terminaram prejudicados e acabaram indo para os boxes, prejudicando a corrida de ambos.

Lewis Hamilton cansou de ficar atrás de Bottas e partiu para cima do piloto Finlandês, com muito mais pneus e melhor desempenho nas últimas voltas, Hamilton superou Bottas na reta dos Boxes, passando por fora seu companheiro de equipe. Depois de assumir a liderança, Lewis começou a abrir uma boa diferença para Valtteri, o piloto finlandês já vinha com seus pneus mais desgastados do que os pneus do companheiro de equipe.

Enquanto isso, Perez faz uma bela corrida de recuperação, já estava de volta à zona de pontuação. Max Verstappen vai para a sua única parada na 24ªvolta, enquanto isso, Lance Stroll acabou punido pelo incidente com Norris em 5 segundos acrescidos ao seu tempo, seja na parada ou no tempo final de prova.

Muitos pilotos estavam retardando suas paradas. O motivo era a demora no aquecimento de pneus, quando um piloto fazia a parada, demorava pelo menos 2 voltas para os pneus aquecerem. Hamilton, Bottas, Leclerc, Gasly, Ocon, Vettel, Russell, Giovinazzi e Magnussen não tinham feito essa parada obrigatória.

Gasly fez essa parada e acabou tendo dificuldades para aquecer os pneus. Sainz jr. foi para cima de Kimi Raikkonen. Apesar de ter bem menos carros que o piloto espanhol, o homem de gelo mostrou seu valor de campeão do mundo, segurando a posição em cima do piloto espanhol. Claro que não seguraria para sempre, Sainz jr. passou pelo Kimi na volta 35, ganhando a 10ªposição.

Lá na frente, na mesma 35ªVolta, Perez vai para cima de Ocon e após uma bela batalha, o piloto mexicano superou o piloto francês da Renault e subiu para a 5ªposição. Enquanto isso, Leclerc fez sua parada, Verstappen volta a ser o 3ºcolocado, mas estava a 40 segundos atrás de Hamilton, que seguia na liderança. Bottas vinha em 2º, mais ou menos 9 segundos atrás.

George Russell chegou a ficar na 7ªposição, mas tinha que parar e acabou fazendo isso na 38ªvolta, voltando lá atrás. Com 40 voltas completas, Apenas Hamilton, Bottas e Ocon na 5ªposição não tinham feito a parada.

Visando não correr riscos, Lewis Hamilton parou na volta 41. Bottas voltou a liderança por uma volta, pedindo para ir aos boxes, colocar os pneus macios. Ele vai para a troca na volta 42, mas a equipe coloca os pneus duros e Bottas volta em 2º e tem alguma dificuldade para aquecer os pneus. Porém, nas voltas posteriores acabou voltando ao normal, virando mais rápido que Verstappen que tentou uma aproximação.

Na volta 45, Perez vai para a segunda parada, coloca pneus macios e volta na 6ªposição, Já Pierre Gasly superou Daniel Ricciardo, subindo para a 7ªposição. Lá na frente, Hamilton, Bottas, Verstappen e Leclerc não tinham suas posições ameaçadas. Esteban Ocon levou seus pneus médios até a volta 54, quando o piloto da Renault faz sua parada obrigatória e colocou os pneus macios e volta na 8ªposição.

Lá na frente, a corrida estava totalmente definida. Lá nas voltas finais, Gasly passa atacar Perez, o piloto mexicano chega a ter uma condução perigosa a 3 voltas do final, o piloto francês acabou na penúltima volta superando Perez, que perderia a 6ªposição para Sainz na ultima volta.

Lewis Hamilton após 13 anos, 262 largadas na Formula 1 e 6 títulos mundiais, conquistou a sua 92ªVitória da carreira, a mais importante de todas. Lewis se torna o piloto com mais vitórias na Formula 1 no circuito de Algarve, na volta do GP de Portugal ao cenário da categoria. Com tranquilos 25 segundos de frente para Valtteri Bottas, que liderou a primeira parte da corrida, mas depois de ser superado por Hamilton, não foi páreo para seu companheiro de equipe, mas também não teve sua segunda posição ameaçada em nenhum momento.

Max Verstappen ficou em 3º e completou o pódio. Em uma ótima corrida, Charles Leclerc leva a Ferrari até o limite para ficar em 4ºlugar. Igualmente em ótima corrida, Pierre Gasly acabou em 5ºlugar, levando a Alpha Tauri a sua 10ªpontuação seguida na temporada.

Carlos Sainz jr. que liderou nas primeiras 5 voltas, acabou perdendo rendimento depois, no final, se recuperou bem e levou seu Mclaren-Renault a uma importante 6ªposição. Na frente de Sergio Perez da Racing Point, Esteban Ocon e Daniel Ricciardo da Renault.

O piloto mexicano, se recuperou muito bem após a rodada no começo, mas acabou perdendo posições no final e ainda é advertido pela condução perigosa, quando tentou se defender do primeiro ataque de Gasly na 64ªVolta. Ocon teve a estratégia de parada mais inteligente, só parando no final da prova e salvando um 8ºlugar, na frente de Daniel Ricciardo.

Sebastian Vettel sofreu muito, mas conseguiu pegar o último pontinho da corrida após superar Kimi Raikkonen da Alfa Romeo. Isso não evita em dizer que a corrida do Vettel não foi uma boa corrida, me arrisco a dizer que o homem de gelo merecia muito mais a posição de pontuação do que o piloto da Ferrari.

Em 12ºlugar, Alexander Albon fez uma das piores corridas do ano, se não foi a pior de todas. Fica de novo fora dos pontos e fica mais um passo rumo a sua saída da Red Bull. Já George Russell fez uma das suas melhores corridas da carreira, uma brilhante 14ºposição, chegando a ficar na zona de pontuação. A frente dele ficou Lando Norris, com a sua corrida totalmente comprometida pelo toque com Stroll no primeiro terço de corrida.

Depois, pouco a acrescentar para Antonio Giovinazzi, Kevin Magnussen, Romain Grosjean, Nicholas Latifi e Daniil Kvyat (Pior corrida do ano para o piloto Russo) que ficaram brigando na parte de trás o tempo todo. Semana que vem, teremos a etapa em Imola e a Mercedes deve confirmar o título do Mundial de Construtores por lá mesmo. O 7ºTítulo de Lewis Hamilton vai vim provavelmente na etapa da Turquia.

Fotos:

Resultado final do GP de Portugal
12ªEtapa do Mundial de Formula 1 – Temporada 2020

posPilotoEquipeChassiMotorTempo
144Lewis Hamilton Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M111:29:56.828
277Valtteri Bottas Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M11a 25.592s
333Max Verstappen Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620Ha 34.508s
416Charles Leclerc Scuderia FerrariSF1000Ferrari 065a 1:05.312s
510Pierre Gasly Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620Ha 1 Volta
655Carlos Sainz McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 20a 1 Volta
711Sergio Perez BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedesa 1 Volta
831Esteban Ocon Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 20a 1 Volta
93Daniel Ricciardo Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 20a 1 Volta
105Sebastian Vettel Scuderia FerrariSF1000Ferrari 065a 1 Volta
117Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 065a 1 Volta
1223Alexander Albon Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620Ha 1 Volta
134Lando Norris McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 20a 1 Volta
1463George Russell Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M11a 1 Volta
1599Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 065a 1 Volta
1620Kevin Magnussen Haas F1 TeamVF-20Ferrari 065a 1 Volta
178Romain Grosjean Haas F1 TeamVF-20Ferrari 065a 1 Volta
186Nicholas Latifi Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M11a 2 Voltas
1926Daniil Kvyat Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620Ha 2 Voltas
18Lance Stroll BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedesa 15 Voltas – Abandonou

Volta mais rápida – Lewis Hamilton ganhou um ponto pela volta mais rápida da corrida

posPilotoEquipeChassiMotorTemponº da volta
144Lewis Hamilton Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M111:18.75063
277Valtteri Bottas Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M111:19.34566
34Lando Norris McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 201:19.36065
433Max Verstappen Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620H1:19.85462
523Alexander Albon Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620H1:19.89061
655Carlos Sainz McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 201:20.26865
716Charles Leclerc Scuderia FerrariSF1000Ferrari 0651:20.40866
826Daniil Kvyat Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620H1:20.44959
910Pierre Gasly Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620H1:20.55165
105Sebastian Vettel Scuderia FerrariSF1000Ferrari 0651:20.73162
1111Sergio Perez BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedes1:20.80249
1231Esteban Ocon Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 201:20.85961
1363George Russell Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M111:20.88262
143Daniel Ricciardo Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 201:20.90661
157Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 0651:21.05860
1620Kevin Magnussen Haas F1 TeamVF-20Ferrari 0651:21.46063
178Romain Grosjean Haas F1 TeamVF-20Ferrari 0651:21.66459
1818Lance Stroll BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedes1:21.69445
196Nicholas Latifi Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M111:21.85953
2099Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 0651:21.89346

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Mclaren/Renault/Alpha Tauri/Racing Point/Alfa Romeo/Haas/Williams

Deixe uma resposta