Max Verstappen sobra e conquista vitória no México, Hamilton conquista Tetracampeonato

Iudtvxv5 o

Sabíamos que a decisão do campeonato poderia ser disputada e com muita disputa entre Ferrari, Mercedes e Red Bull, Mas nunca se imaginou um script, Um roteiro tão complexo como foi ontem no México. Em um momento a situação se complicou para um e segundos depois tudo ficou complicado para outro piloto. Isso tudo em 1 só volta e aconteceu com Lewis Hamilton e Sebastian Vettel.

Quem se aproveitou disso tudo foi o Holandês Max Verstappen que levou a 3ªVitória da sua carreira. Na largada Vettel largou bem e manteve a primeira posição com Verstappen e Hamilton logo atrás. Na entrada da primeira curva, Verstappen foi para cima de Vettel e passa a liderança. E dai houveram 2 toques na asa de Vettel: Primeiro com Verstappen e segundo que acabou furando o pneu traseiro de Lewis Hamilton que tinha ultrapassado a Vettel.

Era a grande chance de Vettel, Caso ele não tivesse quebrado a sua asa dianteira. Resultado disso é que ambos os pilotos tiveram que ir aos boxes. Tanto Vettel como Hamilton foram para os boxes colocarem os pneus duros para irem até o final da prova.

Ut8sqzbq o

Max Verstappen assumiu a liderança com Valtteri Bottas em 2ºlugar, Esteban Ocon, Nico Hulkenberg, Sergio Perez e Felipe Massa se beneficiaram do acidente e ganharam posições. O piloto Brasileiro da equipe Williams vinha na frente de Kimi Raikkonen que perdeu posições na largada. Daniel Ricciardo que largou das últimas posições já estava em 9ºlugar, Na terceira volta o piloto Australiano ultrapassa Lance Stroll, Subindo para o 5ºlugar.

Na volta seguinte o Brasileiro Felipe Massa teve de ir aos boxes. A Williams identificou um furo no pneu. Ao partir nessa tática ele foi para a estratégia de um pneu duro para ir até o final da prova. Assim como Carlos Sainz jr. (tanto Massa como Sainz jr. devem ter furado o pneu ao terem passado pelos destroços da asa dianteira de Vettel)

22fdrtea o

Na volta 6 o motor de Daniel Ricciardo para e deixa o australiano na mão. Enquanto que Verstappen abria 3 segundos e meio para Valtteri Bottas que vinha abrindo uma grande vantagem para Esteban Ocon que estava em uma posição de pódio. O que era raro para uma Force India estar (Ou qualquer equipe que não seja Mercedes, Ferrari e Red Bull) assim como a Renault de Nico Hulkenberg e o Mexicano Sergio Perez que estava segurando a Kimi Raikkonen que vinha no 6ºlugar.

Lá Atrás o Alemão Sebastian Vettel vinha avançando na corrida enquanto que o inglês Lewis Hamilton. Na 13ªVolta o piloto da Ferrari ultrapassou Felipe Massa, ganhando o 15ºlugar. E partiu para cima do Gasly que estava a 1 segundo a frente.

Alonso e Grosjean disputando o 11ºlugar acabou o Francês levando vantagem e foi punido com a perda de 5 segundos quando ele fizesse a parada nos boxes.

Vettel ultrapassou Gasly passando para o 14ºlugar, Duas voltas depois o Alemão passou Grosjean passando para o 13ºlugar. Já Hamilton não conseguia passar ninguém até aquele momento. Continuava no mesmo 19ºlugar desde da troca de pneus.

R7i8zv7d o

Ao mesmo tempo Perez na mesma volta 19, Hulkenberg na volta 20 e Ocon na volta 21 foram para a parada nos boxes. (Para uma única parada) Os três voltaram à frente do Vettel que se via em situação difícil para tentar adiar a disputa pelo campeonato. Na 19ªVolta o público fez uma bela homenagem para as vitimas do Terremoto que assolou o México

5 Voltas depois Hulkenberg acabou por abandonar a corrida com problemas de motor, Voltas antes ele estava em cima do Kevin Magnussen.

Vettel chegou em Ericsson e em Alonso na disputa pelo 9ºlugar. O piloto da Sauber foi para os boxes na volta 29, Na volta seguinte Vettel passou Alonso e subiu para o 9ºlugar, Mas a torcida ficou eufórica com a ultrapassagem de Perez em cima de Magnussen. Levando a 6ªposição do piloto da Haas.

Enquanto Gasly e Massa passaram Grosjean ganhando uma posição, O Neozelandês Brendon Hartley (Que se tornou favorito a vaga na Toro Rosso) acabou tendo problemas de Motor. Era o terceiro com Motor Renault a deixar a prova. Com isso acionaram o Safety Car Virtual. (Não tem certeza que se deveria ser ou não acionado)

Dahip8gm o

Todos os pilotos que não foram para a parada foram para os boxes fazerem sua parada. Isso beneficiou Verstappen, Bottas, Raikkonen, Stroll e Kevin Magnussen que se aproveitaram disso e ganharam posições e tempo. Vettel aproveitou esse safety car virtual e foi para os boxes colocar os pneus ultra macios. Hamilton fez o mesmo para tentar sair dos últimos lugares.

Na volta 34 a corrida recomeçou e Vettel e Hamilton buscavam ganhar posições. Enquanto que Verstappen começava a abrir mais vantagem ainda para Bottas.

O piloto da Ferrari foi para cima de Magnussen (Com a Haas, Aliás o Escandinavo fazia milagre com um carro que não andou nada o final de semana inteiro) Na volta seguinte o piloto da Ferrari levou a 7ªposição e tinha que tirar agora mais de 20 segundos do Mexicano Sergio Perez. Mas o pior de tudo para Vettel é que ele precisava tirar 1 minuto de diferença para Bottas que estava na segunda posição. (Posição que ele precisava para continuar na disputa do campeonato) Restavam 33 Voltas para o final da corrida.

Zz5tmxis o

Hamilton começou a render na corrida, Ultrapassou a Pascal Wehrlein e assumiu o 14ºlugar e começou a partir para cima de Gasly. A ultrapassagem em cima do piloto Francês foi na volta 43, Logo depois ele também ultrapassa Marcus Ericsson. O piloto da Mercedes vinha em 12ºlugar. Mesmo com todo o empenho de Vettel, O título estava nas mãos de Hamilton.

Vettel não desistia e foi para cima de Perez. Em busca do improvável 2ºlugar pelo menos. Na volta 51 após 1 volta atrás do piloto mexicano acabou Vettel passando para o 6ºlugar, Ao passar na entrada da Segunda Chicane. Perez por sua vez vai para os boxes realizar sua parada nos boxes para colocar os pneus mais macios para tentar ganhar posições a menos de 20 voltas para o final da corrida.

Na volta 55, Vettel ultrapassou Stroll com facilidade ganhando o 5ºlugar. Enquanto isso Hamilton passou Vandoorne e estava em 11ºlugar a uma posição da Zona de pontuação. A prova para os 3 primeiros colocados estava muito tranquila (Verstappen, Bottas e Raikkonen)

Hamilton foi para cima de Felipe Massa que ainda tentou resistir, Mas o inglês fez a manobra por fora com perfeição e na chicane acabou levando o 10ºlugar.

Enquanto o motor de Marcus Ericsson iria para o espaço já nos boxes. Vettel acabou passando Esteban Ocon a um pouco mais de 10 voltas para o final da prova. Agora o piloto da Ferrari estava em 4ºlugar, Mas tinha uma imensidão de diferença para Raikkonen e para Bottas. Tornando a chance de prolongar a decisão para o Brasil praticamente impossível.

Hamilton foi para cima de Alonso e Magnussen que disputavam o 8ºlugar. Essa era a posição para enterrar qualquer esperança que Vettel teria no final de prova.

Na parte final Hamilton tentou passar Alonso por duas vezes por fora na entrada da Chicane, O Príncipe das Asturias acabou segurando a posição. As 3 Voltas do final Hamilton finalmente conseguiu a ultrapassagem ganhando o 9ºlugar. Era mais do que o Bastante para ser o
Campeão do Mundo. Visto que Vettel não passaria do 4ºlugar mesmo.

4wk6giam o

Max Verstappen teve uma corrida dominadora (Como resposta a punição dos Estados Unidos) Sem qualquer polêmica o Holandês conquistou a terceira vitória da carreira e a Segunda na Temporada. Ao chegar em 2ºlugar o Finlandês Valtteri Bottas o campeonato já estava definido a favor de Sebastian Vettel que andou muito para fazer uma grande recuperação, E ficou em 4ºlugar. Atrás de Kimi Raikkonen que completou o pódio. A Ferrari Garantiu o vice-campeonato do Mundial de Construtores.

Gu212g9l o

Esteban Ocon ficou no 5ºlugar e repetiu a melhor posição dele na temporada, O piloto Francês que sofreu ameaças de Morte de torcedores xilitas do Perez acabou levando a melhor sobre seu companheiro de equipe que correu em casa.

Xlvjinyh o

Checo, Ficou em 7ºlugar ficando atrás de Lance Stroll que andou discretamente, Mas fez sua tática funcionar e levou mais 8 pontos para a Williams. Felipe Massa ficou em 11ºlugar, A troca dos pneus comprometeu a sua prova que na pior das hipóteses poderia render uma 8ªposição ou uma disputa por esse posição com Kevin Magnussen. Essa posição para Massa acaba sendo ruim, Porque Stroll agora esta na frente do Brasileiro no Mundial de Pilotos.

Vk76mrgf o

Kevin Magnussen foi um dos melhores pilotos da corrida, Levando um carro muito ruim (No circuito Mexicano) como a Haas para o 8ºlugar. Superando a Lewis Hamilton que nem precisava marcar pontos no México. O simples fato de Vettel não ter conseguido lugar nas 2 primeiras posições deu ao Inglês o 4ºtítulo da sua carreira.

Hamilton se junta ao próprio Vettel, Alain Prost como os tetracampeões do Mundo. Agora Ele esta atrás de Michael Schumacher (7 Títulos) e Juan Manuel Fângio (5 Títulos)

Fernando Alonso completou a zona de pontuação em 10ºlugar. Depois de Felipe Massa, Vieram Stoffel Vandoorne, Pierre Gasly, Pascal Wehrlein e Romain Grosjean.

Daqui a 2 semanas teremos o GP do Brasil, No circuito de Interlagos. Agora já sem qualquer briga por disputa de campeonato.

Parabéns a Lewis Hamilton pelo tetracampeonato mundial de Formula 1. Que o coloca definitivamente entre os 10 maiores pilotos da história de 67 anos da categoria mais famosa do Automobilismo Mundial.

98bekywv o

Resultado final do GP do México
18ªEtapa do Mundial de Formula 1

Pos. Piloto Equipe Chassis Motor Voltas Tempo Grid
1 33 Max Verstappen Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 71 1:36:26.552 2
2 77 Valtteri Bottas Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 71 a 19.678s 4
3 7 Kimi Räikkönen Ferrari SF70H Ferrari 062 71 a 54.007s 5
4 5 Sebastian Vettel Ferrari SF70H Ferrari 062 71 a 1:10.078s 1
5 31 Esteban Ocon Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 70 a 1 Volta 6
6 18 Lance Stroll Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 70 a 1 Volta 11
7 11 Sergio Perez Force India VJM10 Mercedes M08 EQ Power+ 70 a 1 Volta 9
8 20 Kevin Magnussen Haas VF-17 Ferrari 062 70 a 1 Volta 14
9 44 Lewis Hamilton Mercedes W08 Mercedes M08 EQ Power+ 70 a 1 Volta 3
10 14 Fernando Alonso Mclaren MCL32 Honda RA617H 70 a 1 Volta 18
11 19 Felipe Massa Williams FW40 Mercedes M08 EQ Power+ 70 a 1 Volta 10
12 2 Stoffel Vandoorne Mclaren MCL32 Honda RA617H 70 a 1 Volta 19
13 10 Pierre Gasly Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 70 a 1 Volta 20
14 94 Pascal Wehrlein Sauber C36 Ferrari 061 69 a 2 Voltas 13
15 8 Romain Grosjean Haas VF-17 Ferrari 062 69 a 2 Voltas 15
55 Carlos Sainz Renault R.S.17 Renault R.E.17 59 Direção 8
9 Marcus Ericsson Sauber C36 Ferrari 061 55 Suspensão 12
28 Brendon Hartley Toro Rosso STR12 Renault R.E.17 30 Unidade de Potência 17
27 Nico Hulkenberg Renault R.S.17 Renault R.E.17 24 Unidade de Potência 7
3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing RB13 TAG Heuer 5 Turbo 16

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Williams/@KMagnussenBR/

Um comentário em “Max Verstappen sobra e conquista vitória no México, Hamilton conquista Tetracampeonato

  1. Pingback: Chuva no México pode embolar disputa da corrida no domingo – Portal Sportszone

Deixe um comentário