GP dos Estados Unidos – 17ªEtapa do Mundial de Formula 1 – 2021

Max Verstappen conquistou uma importante vitória em Austin. Numa pista em que a Mercedes era considerava favorita a vitória. O holandês teve como aliado a ótima tática de paradas que acabou neutralizando a reação de Lewis Hamilton na parte final da prova.

Hamilton foi agressivo na largada e foi para a liderança, superando Verstappen. Perez vinha em 3º com Leclerc, Ricciardo, Sainz jr., Norris, Tsunoda, Bottas e Gasly. Na primeira curva, Latifi toca em Stroll que roda e o próprio piloto da Williams acaba também se prejudicando. Esteban Ocon toca em Antonio Giovinazzi e quebrou parte do bico do seu carro. Os três tiveram que antecipar suas paradas.

Bottas foi para cima de Tsunoda na segunda volta, mas o japonês resistiu ao ataque. Na volta seguinte, Gasly passou Bottas e tomou a 9ªposição. Nas primeiras voltas, Hamilton e Verstappen se distanciam dos demais pilotos, em um duelo entre os dois, pela vitória e pelo título.

A distância entre Lewis e Max ficava em 1 segundo. Na 11ªVolta, Verstappen vai para os boxes e volta em 5ºlugar, logo atrás de Ricciardo que era superado na reta oposta. Na volta seguinte, o piloto da Mclaren vai para os boxes assim com Carlos Sainz jr. Na volta 13 pararam Perez e Norris.

Lewis Hamilton demorou 3 voltas para fazer a sua primeira parada. Resultado foi que Verstappen assumiu a liderança, com mais de 5 segundos a frente de Hamilton. Os últimos a fazerem a parada foram Bottas na 16ªvolta, Vettel na 17ªVolta e Stroll na 19ªVolta.

Enquanto isso rolou um pega pra capar entre os veteranos Kimi Raikkonen e Fernando Alonso. Apesar do piloto da Alpine ter jogado duro, o homem de gelo acabou superando Alonso e levando a 13ªposição. Alonso reclamou que Raikkonen tinha passado ele por fora, mas os comissários não investigaram o caso, pelo simples motivo de que Alonso não teria deixado espaço para seu adversário na curva 1.

Na 19ªVolta, Bottas passou Tsunoda e passou a ser o 8ºcolocado. A partir dai o finlandês começou a entrar na corrida. Pouco depois, Alonso brigava com Giovinazzi que tinha passado o espanhol. O piloto da Alpine passou do ponto da curva ao tentar a ultrapassagem e mesmo levando vantagem ao usar a parte de fora da pista, Alonso não recuou e foi para frente do piloto da Alfa Romeo. Porém, Alonso teve que devolver a posição para Giovinazzi ou iria ser punido.

Lá na frente, Verstappen abria 5 segundos de frente para Hamilton, 13 segundos a frente de Perez e mais de 25 segundos de frente para Leclerc que vinha fazendo uma grande corrida, com ótima vantagem para Ricciardo, Sainz jr. e Norris. Em 8º, Bottas tinha 13 segundos para tirar de Norris. Tsunoda vinha em 9º, era o único piloto da Alpha Tauri da prova. Alonso voltou a disputar posição com Giovinazzi e acabou superando o piloto italiano, dessa vez a ultrapassagem foi dentro da regra, ganhando a 11ªposição. Logo atrás, Vettel passou Russell por fora, ganhando a 13ªposição.

Na 26ªVolta, Hamilton se aproxima de Verstappen, a diferença caiu para 2.9 segundos. Isso fez com que o líder da prova acabou reagindo e a vantagem subiu para 3.3 segundos. Nessa mesma volta, tivemos um rápido Safety Car Virtual para retirarem detritos da pista.

Giovinazzi e Alonso fazem a segunda parada na 29ªvolta, já passada a metade da corrida. Verstappen partiu para a segunda parada na 30ªVolta, Hamilton passa a liderança novamente. Sainz jr. parou na mesma volta, mas a Ferrari trabalha mal de novo com o espanhol, já esta ficando chato o trabalho dos boxes atrapalhar de novo a corrida de Sainz jr.

Perez, Ricciardo e Norris pararam na 31ªvolta. Hamilton vinha 16.6 segundos a frente de Verstappen. Leclerc era o 3º, mas teria que fazer a parada, assim como Bottas em 5º também precisava fazer uma nova parada.

Verstappen estava virando 1 segundo mais rápido que Lewis que tentava prolongar a vida dos pneus, buscando uma tática diferente para dar o bote a Verstappen, mas Lewis vai para a parada na 38ªvolta e coloca os mesmos pneus duros. Bottas parou 2 voltas antes e voltou na 7ªposição, superando Lando Norris.

A partir da 39ªVolta, Lewis Hamilton começou sua caçada para buscar Max Verstappen, mas teria que tirar 8 segundos sobre o piloto da Red Bull. Na 41ªVolta, Hamilton faz a melhor volta da prova com 1:38.485, tirando mais de 1 segundo da Vantagem que Verstappen tinha nessa volta. Enquanto isso, Esteban Ocon foi para os boxes, problemas de motor retiraram o francês da Alpine da prova.

Na 43ªVolta, Ricciardo e Sainz jr. tocam roda em no terço final do circuito. Ricciardo leva vantagem e manteve a 5ªposição. Bottas chegava cada vez mais nos dois pilotos, buscando essa posição.

Hamilton continuava a tirar vantagem para Verstappen, na 48ªVolta a vantagem era de 2.3 segundos e essa vantagem caiu para 1.8 segundos. Bottas passou a pressionar Sainz jr. em um belo duelo pela 6ªposição. Mais atrás, Kimi Raikkonen quando estava em 10º acabou saindo fora da pista e jogando fora a chance de marcar um ponto que seria importante para a Alfa Romeo. Vettel assumiu a 10ªposição, diga-se de passagem em uma bela recuperação.

Hamilton tentou chegar a menos de 1 segundo do Verstappen, mas nas voltas finais, o piloto da Red Bull usou a asa móvel e abriu o bastante para conquistar a 8ªvitória na temporada, uma importante vitória em uma pista que era favorável para uma vitória da Mercedes. Max Verstappen abre 12 pontos de vantagem para Lewis Hamilton que ficou em 2ºlugar e com a volta mais rápida. Os dois postulantes ao título proporcionaram uma disputa de alto nível durante as 56 voltas no Circuito das Américas.

Sergio Perez teve um dia bem difícil, sem beber Água durante todas as 56 voltas e ainda assim resistiu até o fim e conquistou seu segundo pódio seguido. Pouco tempo depois, Charles Leclerc em excelente corrida chegou na 4ªposição, sendo dominador da corrida entre os carros da Ferrari e Mclaren o tempo todo, sem dar chance nenhum para ninguém desse pelotão.

Daniel Ricciardo em uma bela corrida acabou sendo o destaque da Mclaren. Principalmente ao se defender bem do ataque fortíssimo do Carlos Sainz jr. para obter a 5ªposição. Já o piloto espanhol acabou prejudicado pela parada ruim da Ferrari e acabou sendo vencido por Bottas na penúltima volta, ficando na 7ªposição. Já o piloto finlandês teve dificuldades para passar Gasly e Tsunoda no primeiro terço, a partir que se livrou do japonês, passou a andar mais rápido e conseguiu passar Norris e Sainz jr. e ficou em uma razoável 6ªposição.

Lando Norris acabou em 8ºlugar, numa atuação discreta. Os pilotos que completaram a zona de pontuação: Yuki Tsunoda da Alpha Tauri e Sebastian Vettel da Aston Martin, esses dois fizeram excelentes corridas, o japonês andou bem o final de semana inteiro, já o tetracampeão do mundo fez uma incrível prova de recuperação, largando das últimas posições para a zona de pontuação.

Antonio Giovinazzi bateu de novo na trave na tentativa de marcar pontos, o italiano ficou na 11ªposição, se aproveitando do erro de Raikkonen no final. O homem de Gelo perdeu a chance de conquistar a pontuação na 10ªposição, com a rodada, acabou o dia na 13ªposição, atrás de Lance Stroll da Aston Martin.

George Russell e Nicholas Latifi da Williams ficaram na 14ª e 15ªposições, com destaque maior para o piloto inglês. Mick Schumacher e Nikita Mazepin foram os últimos colocados, Com um detalhe, Schumacher colocou mais de 80 segundos de frente para o piloto russo.

No dia 7 de Novembro, teremos a etapa mexicana, a 18ªetapa do Mundial de Formula 1.

Resultado final do GP dos Estados Unidos
17ªEtapa do Mundial de Formula 1
Circuito das Américas – 56 Voltas

pospilotoequipechassismotornºVoltasTempo
133Max VerstappenRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H561:34:36.552
244Lewis HamiltonMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M1256a 1.333s
311Sergio PerezRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H56a 42.223s
416Charles LeclercScuderia Ferrari Mission WinnowSF21Ferrari 065/656a 52.246s
53Daniel RicciardoMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M1256a 1:16.854s
677Valtteri BottasMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M1256a 1:20.128s
755Carlos SainzScuderia Ferrari Mission WinnowSF21Ferrari 065/656a 1:23.545s
84Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M1256a 1:24.395s
922Yuki TsunodaScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H55a 1 volta
105Sebastian VettelAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M1255a 1 volta
1199Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/655a 1 volta
1218Lance StrollAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M1255a 1 volta
137Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/655a 1 volta
1463George RussellWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M1255a 1 volta
156Nicholas LatifiWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M1255a 1 volta
1647Mick SchumacherUralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/654a 2 voltas
179Nikita MazepinUralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/654a 2 voltas
14Fernando AlonsoAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B49Asa Traseira
31Esteban OconAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B40Mecânico
10Pierre GaslyScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H14Suspensão

Melhor volta de cada piloto – Lewis Hamilton ganhou um ponto por ter feito a melhor volta da prova

pospilotoequipechassismotorTemponº da Volta
144Lewis HamiltonMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M121:38.48541
233Max VerstappenRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H1:39.09652
316Charles LeclercScuderia Ferrari Mission WinnowSF21Ferrari 065/61:39.30341
411Sergio PerezRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H1:39.56632
514Fernando AlonsoAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B1:40.06746
677Valtteri BottasMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M121:40.14741
74Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M121:40.22841
83Daniel RicciardoMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M121:40.34543
955Carlos SainzScuderia Ferrari Mission WinnowSF21Ferrari 065/61:40.37740
105Sebastian VettelAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M121:40.48140
1163George RussellWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M121:41.12036
1299Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/61:41.14544
1322Yuki TsunodaScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H1:41.15147
1418Lance StrollAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M121:41.18936
157Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/61:41.34043
1647Mick SchumacherUralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/61:41.39536
176Nicholas LatifiWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M121:41.81846
1810Pierre GaslyScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H1:42.01512
1931Esteban OconAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B1:42.19428
209Nikita MazepinUralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/61:42.88642

Fotos:

image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Red Bull/Mclaren/Aston Martn/Alpine/Ferrari/Alpha Tauri/Alfa Romeo/Haas/Williams

Deixe um comentário