Corrida Realizada no final de semana passado valendo pela 7ªetapa do Mundial de Formula 2, Foram provas sem muitas emoções se comparadas com outras corridas. Dois nomes ressurgiram no Campeonato com as suas vitórias: Luga Ghiotto e Jack Aitken.
Treino de Classificação
Com o tempo encoberto em Silverstone, os 30 minutos de classificação da Formula 2 começam, Com 17 dos 20 pilotos indo para a pista. Apenas Tatiana Calderón e os dois pilotos da Prema não saíram com a boiada, Eles demoraram 1 minuto para irem para a pista.
Após as voltas de aquecimento dos pneus o Treino começou pra valer. Jack Aitken fez 1:38.860 contra 1:39.040 de Nick de Vries e 1:39.064 de Nobuharu Matsushita a 23:30 do final do treino. A 23 minutos do final, Nicholas Latifi superou Aitken por 341 milésimos e assumiu a liderança, Mas foi por pouco tempo. Embalado pela vitória na prova de Domingo da Áustria, Sergio Sette Câmara superou seu companheiro de equipe por 8 milésimos e passou para a liderança da classificação. Os dois pilotos da Uni Virtuosi vinham em 4ºlugar com Zhou e em 5ºlugar com Luca Ghiotto.
Aitken tentou mais uma volta, Mas acabou não podendo baixar sua marca por causa de uma rodada de Giuliano Alesi da Trident, Que vinha em uma razoável 12ªposição. (O que provocou bandeira amarela nos setores 2 e 3)
A 18 minutos e 45 segundos do final, Luca Ghiotto supera Sette Câmara por apenas 1 milésimo, Mas quem passou para a ponta segundos depois foi Guanyu Zhou, Marcando 1:38.498, Apenas 12 milésimos mais rápido que seu companheiro de equipe e 13 milésimos em relação ao Brasileiro da equipe DAMS.
A 13 minutos do final, Mick Schumacher e Jordan King foram para a pista aproveitar a pista limpa para melhorarem seus tempos. O Alemão não conseguiu, Mas o Britânico sim e melhorou 5 posições subindo do 15º para o 10ºlugar, Exatamente na frente do Schumacher.
A 7 minutos do final praticamente todo mundo estava na pista, Com exceção dos pilotos da Uni Virtuosi que saíram dos boxes segundos depois. Zhou era o cara a ser batido a minutos do final da classificação.
Nick de Vries acaba melhorando seu tempo, Mas fica em 6ºlugar a 115 milésimos acima da Zhou. A diferença entre os 6 primeiros era bem apertada. Jack Aitken da Campos já ficou para o 7ºlugar. a 3 minutos e meio para o final, Deletraz subiu para o 5ºlugar, Com 49 milésimos atrás de Zhou.
A 3 minutos e 20 segundos do final, Zhou acabou com a brincadeira e marcou 1:38.182, Confirmando a primeira pole position na Formula 2 e a primeira pole conquistada por um chinês na categoria de acesso da Formula 1. Ghiotto e Sette Câmara tentaram tirar a pole de Zhou, mas não conseguiram melhorar seus tempos e ficaram em 2º e 3ºlugares respectivamente. Nicolas Lafiti larga em 4ºlugar.
A Terceira fila será formada pelos pilotos Louis Deletraz da Carlin e Calum Ilott da Charouz. A quarta fila vai ser formada pelo líder do campeonato Nick de Vries da ART e pelo inglês Jack Aitken da Campos e fechando os 10 primeiros vinham Nobuharu Matsushita e Anthoine Hubert.
Grid de Largada – GP da Inglaterra – 13ªCorrida da Formula 2 – 2019
pos | nº | Piloto | Equipe | Tempo | Voltas |
1 | 7 | Gwanyu Zhou | UNI-Virtuosi Racing | 1:38.182 | 11 |
2 | 8 | Luca Ghiotto | UNI-Virtuosi Racing | 1:38.410 | 11 |
3 | 5 | Sergio Sette Câmara | DAMS | 1:38.511 | 11 |
4 | 6 | Nicholas Latifi | DAMS | 1:38.519 | 10 |
5 | 1 | Louis Delétraz | Carlin | 1:38.547 | 11 |
6 | 11 | Callum Ilott | Sauber Junior Team by Charouz | 1:38.549 | 10 |
7 | 4 | Nick de Vries | ART Grand Prix | 1:38.613 | 12 |
8 | 15 | Jack Aitken | Campos Racing | 1:38.686 | 11 |
9 | 2 | Nobuharu Matsushita | Carlin | 1:38.877 | 11 |
10 | 19 | Anthoine Hubert | BWT Arden | 1:39.046 | 11 |
11 | 12 | Juan Manuel Correa | Sauber Junior Team by Charouz | 1:39.071 | 11 |
12 | 16 | Jordan King | MP Motorsport | 1:39.225 | 11 |
13 | 9 | Mick Schumacher | PREMA Racing | 1:39.227 | 12 |
14 | 14 | Arjun Maini | Campos Racing | 1:39.512 | 12 |
15 | 20 | Giuliano Alesi | Trident | 1:39.574 | 10 |
16 | 3 | Nikita Mazepin | ART Grand Prix | 1:39.615 | 12 |
17 | 21 | Dorian Boccolacci | Trident | 1:39.622 | 12 |
18 | 10 | Sean Gelael | PREMA Racing | 1:39.790 | 11 |
19 | 18 | Tatiana Calderón | BWT Arden | 1:40.530 | 12 |
20 | 17 | Mahaveer Raghunathan | MP Motorsport | 1:41.725 | 11 |
Sean Gelael no final do treino acabou batendo com Louis Deletraz. Por consequência disso, foi punido e iria largar dos boxes. Iria, Já que o Indonésio decidiu nem participar das duas corridas do final de semana.
No sábado aconteceu a prova longa. Zhou larga bem, Mas Ghiotto passou para a liderança na curva 1. Na Curva da Arena Nicholas Latifi vai para cima de Sergio Sette Câmara. Os dois ficaram tocando roda com roda por algumas curvas, até que finalmente na curva 12 o Canadense passou o Brasileiro e assumiu o 3ºlugar.
Depois vinham Delétraz e Matsushita da Carlin, Nick de Vries pela ART, Callum Ilott da Chaourz, Jack Aitken da Campos e Giuliano Alesi da Trident. Anthoine Hubert não conseguiu largar, acabou indo para os boxes e demorou uma volta para sair dos boxes e finalmente começar sua corrida.
Na segunda volta, Dorian Boccolacci que agora corre pela Trident abandona a prova. Uni Virtuosi, DAMS e Carlin eram as três melhores equipes nesse final de semana, Isso demonstrado pelos seus pilotos ocuparem as 6 primeiras posições. De Vries, Ilott e Aitken estavam levando seus carros da ART, Charouz e Campos a boas posições logo a seguir. Praticamente nada aconteceu nas primeiras voltas. O piloto que mais movimentou a prova (que estava fria com o tempo em Silverstone) foi o Russo Nikita Mazepin que ganhou 2 posições, Passando do 13º para o 11ºlugar.
Ao final da 6ªVolta, Zhou, Latifi, Deletraz e mais 5 pilotos foram para a parada obrigatória. Ghiotto, Sette Camara e Matsushita ficaram na pista por mais uma volta. Alesi teve problemas em sua parada e acabou ficando muito para trás, assim como Hubert. No final da 7ªVolta, Os três primeiros que retardaram a parada por uma volta fizeram suas paradas nos boxes.
Ghiotto voltou na frente de Latifi, O Piloto Canadense colocou por fora do piloto Italiano nas curvas 7, 8 e 9. Faltou pouco para o piloto da DAMS conseguir a ultrapassagem e acabou faltando pouco para ele não tocar por trás do carro de Ghiotto. Um belo momento da corrida, Naquele momento o líder era Jordan King, Mas vendo que a tática de fazer a parada o mais tarde possível, O piloto da MP Motorsport acabou indo para a troca 3 voltas depois. Deixando a liderança para Nikita Mazepin da ART e a vice-liderança para Tatiana Calderón da equipe Arden. Antes disso, Lafiti se aproveitou de um pequeno erro de Ghiotto para colocar por dentro na curva 7 para a 8 e assumiu a liderança na 9ªVolta.
O Indiano M.Raghunathan que voltou nesse final de semana nem conta, De tão ruim que ele é que em poucas voltas foi superado pelos primeiros lugares sem qualquer dificuldade.
No final da 11ªVolta, Luca Ghiotto usou o vácuo e a asa móvel para conquistar a ultrapassagem em cima de Latifi e voltar a liderança da prova. O canadense tentou ainda voltar, Porém não obteve sucesso pela bela defesa de posição de Ghiotto. Mazepin vinha com tranquilos 9.8 segundos sobre Calderón e 12.6 segundos sobre o líder da prova.
Na 14ªVolta, Ghiotto passou a Colombiana da Arden e assumiu o 2ºlugar. Já Lafiti demorou muito tempo para superar a Piloto que estava com os pneus desgastados. Nisso dai, Foi que Ghiotto se aproveitou e começou a abrir mais vantagem para cima do piloto da DAMS. Quando Lafiti superou Calderón (2 Voltas depois) a diferença foi para a casa dos 2.5 segundos a favor do italiano.
No final da 16ªvolta, Zhou superou Calderón. Quem foi muito bem na negociação dessa ultrapassagem foi Sette Câmara, que demorou menos de uma volta para fazer essa ultrapassagem. Isso permitiu que o Brasileiro se aproximasse do piloto Chinês na disputa pelo pódio. Já Nick de Vries teve muita dificuldade para passar a Colombiana. Definitivamente seu carro não estava muito bom. Uma prova para o Holandês salvar pontos para o campeonato.
Sette Câmara foi para cima de Gwanyu Zhou em busca do pódio. Isso logo após Mazepin ir para os boxes fazer sua parada obrigatória. O Brasileiro vinha com mais desempenho que o Chinês no terço final de prova, quando começava a chuviscar em Silverstone… Porém, não era o bastante para troca de pneus secos para os pneus de chuva.
Ghiotto a 8 voltas do final tinha 2.2 segundos sobre Lafiti, Mais atrás Zhou vinha 6 décimos de frente para Sette Câmara e De Vries começava a sofrer pressão de Aitken na disputa pelo 5ºlugar. Ghiotto chegou a fazer a volta mais rápida da prova, Mas Sette Câmara superou o tempo do líder da prova e acabou ficando com os 2 pontos extras.
Ghiotto levou seu carro até o final com tranquilidade e acabou fazendo as prazes com a vitória na Formula 2, Numa grande corrida do piloto Italiano. Colocando 5 segundos de frente para Nicholas Lafiti que ficou com o 2ºlugar. Nas voltas finais, Zhou se distanciou de Sette Câmara e segurou mais um pódio no seu belo ano de estreia. Enquanto que o Brasileiro tratou de administrar seu 4ºlugar.
Jack Aitken na 26ªvolta passou Nick de Vries, Ganhando o 5ºlugar e ficando a 8 décimos do piloto Brasileiro. Bom final de corrida do piloto da Campos. Nick de Vries acabou ficando com o 6ºlugar e salvou alguns pontos importantes para a disputa do campeonato. Louis Deletraz da Carlin em 7º e Calum Ilott em 8ºlugar iriam largar na primeira fila da corrida de Domingo.
Completaram a zona de pontuação: Nobuharu Matsushita e Jordan King. Ao final da prova, Arjun Maini acabou por trás tocando em Nikita Mazepin na última curva do circuito praticamente. E por mais incrível que pareça não parece ter tido punição para o piloto Indiano, Vai entender os comissários da FIA.
Resultado final da 13ªCorrida da Formula 2
pos | nº | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Melhor Volta | Nºda Volta |
1 | 8 | Luca Ghiotto | UNI-Virtuosi Racing | 29 | 50:21.114 | 1:41.073 | 26 |
2 | 6 | Nicholas Latifi | DAMS | 29 | 3.314 | 1:41.220 | 29 |
3 | 7 | Gwanyu Zhou | UNI-Virtuosi Racing | 29 | 7.186 | 1:41.249 | 29 |
4 | 5 | Sergio Sette Câmara | DAMS | 29 | 11.841 | 1:40.858 | 24 |
5 | 15 | Jack Aitken | Campos Racing | 29 | 13.744 | 1:41.182 | 28 |
6 | 4 | Nick de Vries | ART Grand Prix | 29 | 18.969 | 1:41.895 | 22 |
7 | 1 | Louis Delétraz | Carlin | 29 | 19.466 | 1:41.395 | 27 |
8 | 11 | Callum Ilott | Sauber Junior Team by Charouz | 29 | 23.144 | 1:41.683 | 25 |
9 | 2 | Nobuharu Matsushita | Carlin | 29 | 24.263 | 1:41.161 | 29 |
10 | 16 | Jordan King | MP Motorsport | 29 | 30.176 | 1:41.707 | 28 |
11 | 9 | Mick Schumacher | PREMA Racing | 29 | 31.100 | 1:41.654 | 28 |
12 | 12 | Juan Manuel Correa | Sauber Junior Team by Charouz | 29 | 47.708 | 1:42.318 | 23 |
13 | 14 | Arjun Maini | Campos Racing | 29 | 47.072 | 1:41.874 | 27 |
14 | 18 | Tatiana Calderón | BWT Arden | 29 | 79.155 | 1:43.650 | 26 |
15 | 17 | Mahaveer Raghunathan | MP Motorsport | 29 | 91.116 | 1:43.211 | 27 |
16 | 3 | Nikita Mazepin | ART Grand Prix | 28 | Abandono | 1:42.798 | 20 |
17 | 20 | Giuliano Alesi | Trident | 28 | a 1 Volta | 1:42.455 | 21 |
18 | 19 | Anthoine Hubert | BWT Arden | 28 | a 1 Volta | 1:41.258 | 28 |
x | 21 | Dorian Boccolacci | Trident | 1 | Abandono | Sem Tempo | 0 |
Grid de Largada da 14ªCorrida da Formula 2
pos | nº | Piloto | Equipe |
1 | 11 | Callum Ilott | Sauber Junior Team by Charouz |
2 | 1 | Louis Delétraz | Carlin |
3 | 4 | Nick de Vries | ART Grand Prix |
4 | 15 | Jack Aitken | Campos Racing |
5 | 5 | Sergio Sette Câmara | DAMS |
6 | 7 | Gwanyu Zhou | UNI-Virtuosi Racing |
7 | 6 | Nicholas Latifi | DAMS |
8 | 8 | Luca Ghiotto | UNI-Virtuosi Racing |
9 | 2 | Nobuharu Matsushita | Carlin |
10 | 16 | Jordan King | MP Motorsport |
11 | 9 | Mick Schumacher | PREMA Racing |
12 | 12 | Juan Manuel Correa | Sauber Junior Team by Charouz |
13 | 14 | Arjun Maini | Campos Racing |
14 | 18 | Tatiana Calderón | BWT Arden |
15 | 17 | Mahaveer Raghunathan | MP Motorsport |
16 | 3 | Nikita Mazepin | ART Grand Prix |
17 | 20 | Giuliano Alesi | Trident |
18 | 19 | Anthoine Hubert | BWT Arden |
19 | 21 | Dorian Boccolacci | Trident |
Na corrida curta do domingo foi igual ao treino e a corrida do Sábado, Com poucas emoções e com tempo encoberto. (Não sei como não choveu em nenhum momento no final de semana)
Na Largada da 2ªcorrida, Ilott largou mal e Delétraz assumiu a liderança, Com Aitken e De Vries logo a seguir. Esses dois brigaram pela posição nas primeiras curvas, O Holandês superou o piloto da casa na 7ªcurva e assumiu a segunda posição. Apesar de Aitken tentar recuperar a posição sem sucesso. Sergio Sette Câmara acabou escapando da pista e caindo para os últimos lugares.
Delétraz, De Vries e Aitken abriram de Ilott, O piloto da Chaoruz estava segurando todo mundo. Isso fez com que Latifi, Zhou, Matsushita, Schumacher entre outros chegassem nessa turma. A sorte do piloto Inglês é que Giuliano Alesi foi atingido pelo Indiano Arjun Maini (Que não sei por que trocaram o Boccolacci pelo Maini? Se é para fazer isso então é melhor chamar o Boccolacci de volta) E acabou rodando. Isso fez com que o Safety Car entrasse na pista.
Relargada na volta 4, Deletraz fugiu de De Vries e Aitken, Calum Ilott em 4º se afastou de Latifi, que esta sofrendo pressão de Luca Ghiotto. Na 5ªVolta, Matsushita tentou passar Schumacher, O Alemão se defendeu bem e curvas depois o japonês foi superado Gwanyu Zhou. Sette Câmara se recuperava bem do erro das primeiras curvas, Estava na 12ªposição. Maini foi punido ao parar nos boxes como penalização.
Na 7ªVolta, Jack Aitken superou Nick de Vries e voltou ao 2ºlugar, O líder do campeonato chegou a reagir e recuperou a liderança. O piloto da Campos decidido, Foi por fora de Nick de Vries na curva 7 e conseguiu contonar a curva e ultrapassar o piloto Holandês para a alegria da Torcida inglesa assumindo a 2ªposição. Aitken em busca da liderança, Enquanto que De Vries começava a ficar mais para Calum Ilott. Enquanto que Zhou passou Matsushita e assumiu a 8ªposição.
Tatiana Calderón acabou rodando, Mas não teve necessidade de uma bandeira amarela, Ela conseguiu voltar a corrida sem problema nenhum. Enquanto isso, Sette Câmara estava a mais de 3 voltas tentando superar o Americano/Equatoriano Juan Manuel Correa, buscando o 11ºlugar, Com o piloto da Chaoruz se defendia muito bem. Na metade da prova, O Brasileiro tentou passar por fora Correa, mas ele perdeu a trajetória, acabou escorregando na curva 17 e só não rodou por que teve habilidade para segurar o carro na pista.
Delétraz vinha na liderança tranquilamente na 13ªVolta, Mas Aitken começou a diminuir a diferença. O Piloto da Campos foi fazer a volta mais rápida da corrida. No final da 14ªVolta, Luca Ghiotto passou Nicholas Latifi e assumiu o 5ºlugar. A chuva começava a aparecer, Algumas gotas caíram no circuito de Silverstone no terço final de corrida.
Na 17ªVolta, Aikten usa bem a reta da Arena para superar Delétraz assumindo a liderança. Enquanto que Sette Câmara acabou tocando em Correa e quebrou seu aerofólio dianteiro, A Corrida do piloto da DAMS estava completamente comprometida, Assim como a corrida de Luca Ghiotto que teve de fazer uma parada nos boxes.
Ao final da prova, Nobuharu Matsushita superou Gwanyu Zhou assumindo a 7ªposição. Se aproveitando da tentativa fracassada do piloto Chinês de Superar Mick Schumacher.
Jack Aitken acabou conquistando sua segunda vitória na temporada e uma vitória em casa, Assim como foi Anthoine Hubert na França. O piloto da Campos se recoloca na disputa pelos primeiros lugares. Bom final de semana de Louis Delétraz, Chegando na segunda posição com o carro da Carlin. O pódio foi completado pelo líder do campeonato, O Holandês Nick de Vries acabou segurando a pressão de Callum Ilott e com o 3ºlugar acabou. Com 170 pontos o piloto da ART abre 31 pontos de frente para Nicholas Latifi que esta em segundo lugar.
Callum Ilott conquistou seu melhor resultado do ano ao chegar em 4ºlugar, A largada ruim custou a chance dele pelo menos ter ganho um pódio. Nicholas Latifi acabou em 5ºlugar em um bom final de semana do Canadense, Mas ainda assim ele continua longe do líder do campeonato.
Mick Schumacher consegue salvar alguns pontos com o 6ºlugar, Um ano bem ruim da equipe Prema. Nobuharu Matsushita ficou em 7ºlugar e Gwanyu Zhou completou a zona de pontuação. Jordan King e Juan Manuel Correa completaram os 10 primeiros colocados.
No dia 4 de Agosto teremos a 8ªetapa da Formula 2, no circuito da Hungaroring será realizado o GP da Hungria.
Fotos:
Resultado final da 14ªCorrida da Formula 2
pos | nº | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Melhor Volta | Nºda Volta |
1 | 15 | Jack Aitken | Campos Racing | 21 | 36:47.822 | 1:39.993 | 20 |
2 | 1 | Louis Delétraz | Carlin | 21 | 4.997 | 1:40.976 | 19 |
3 | 4 | Nick de Vries | ART Grand Prix | 21 | 8.194 | 1:40.966 | 20 |
4 | 11 | C. Ilott | Sauber Junior Team by Charouz | 21 | 8.850 | 1:41.078 | 20 |
5 | 6 | Nicholas Latifi | DAMS | 21 | 16.203 | 1:41.364 | 19 |
6 | 9 | Mick Schumacher | PREMA Racing | 21 | 19.222 | 1:41.612 | 20 |
7 | 2 | Nobuharu Matsushita | Carlin | 21 | 19.666 | 1:41.370 | 20 |
8 | 7 | Gwanyu Zhou | UNI-Virtuosi Racing | 21 | 20.181 | 1:41.218 | 21 |
9 | 16 | Jordan King | MP Motorsport | 21 | 21.731 | 1:41.580 | 20 |
10 | 12 | Juan Manuel Correa | Sauber Junior Team by Charouz | 21 | 25.820 | 1:41.358 | 20 |
11 | 19 | Anthoine Hubert | BWT Arden | 21 | 34.309 | 1:41.666 | 19 |
12 | 3 | Nikita Mazepin | ART Grand Prix | 21 | 37.426 | 1:42.384 | 21 |
13 | 14 | Arjun Maini | Campos Racing | 21 | 40.581 | 1:40.715 | 21 |
14 | 21 | Dorian Boccolacci | Trident | 21 | 47.259 | 1:42.310 | 17 |
15 | 8 | Luca Ghiotto | UNI-Virtuosi Racing | 21 | 57.696 | 1:40.902 | 18 |
16 | 18 | Tatiana Calderón | BWT Arden | 21 | 59.998 | 1:42.850 | 18 |
17 | 5 | Sergio Sette Câmara | DAMS | 21 | 69.991 | 1:40.330 | 19 |
18 | 17 | Mahaveer Raghunathan | MP Motorsport | 21 | 70.157 | 1:43.010 | 20 |
x | 20 | Giuliano Alesi | Trident | 1 | Abandono | Sem Tempo | 0 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Formula 2