Dakar 2024 – Especial 7 – Riyadh até Al Duwadimi

De volta ao Dakar 2024, tivemos a 7ªespecial que foi de Riyadh até Al Duwadimi e teve 483 km de especial cronometrados.

Depois de uma maratona duríssima e de um dia de descanso, não tivemos incidentes maiores entre os  primeiros colocados. O Chileno Nacho Cornejo conquistou a terceira vitória em especial no Dakar de 2024. Realmente Nacho Cornejo vem em um grande momento em seu Dakar, brigando pelo título de fato, algo que não tinha acontecido em suas participações no evento.

Cornejo terminou a especial em 5 horas, 18 minutos e 33 segundos, 3 minutos e 12 segundos a frente do argentino Luciano Benavides da Husqvarna que disputou o tempo inteiro as primeiras posições e acabou beneficiado pela punição de 3 minutos que seu irmão Kevin Benavides sofreu. Luciano ficou em 2º com 20 segundos de vantagem para Kevin Benavides da KTM, sem a punição, Kevin ficaria 32 segundos atrás do vencedor.

Ross Branch, única esperança da Hero nesse Dakar terminou o dia na 4ªposição e conseguiu tirar 50 do 51 segundos da vantagem de Ricky Brabec da Honda que terminou na 5ªposição. Sensacional disputa e sensacional os dois primeiros colocados separados em apenas 1 segundo, com mais de 2.500 km percorridos em 7 especiais.

Daniel Sanders chegou na 6ªposição após uma especial bem regular. Agora Stefan Svitko fez uma ótima participação nesse domingo, o piloto eslovaco vem em uma crescente, mais uma fez frequentando o pelotão da frente e o resultado foi a 7ªposição, seu melhor resultado em especial no Dakar de 2024. Svitko continua consolidado na 9ªposição na soma dos tempos. Toby Price não teve um dia tão bom assim acabou na 8ªposição, mas não apareceu na luta pela vitória e ficou 11 minutos e 26 segundos atrás do vencedor e esta a mais de 34 minutos atrás dos ponteiros na soma dos tempos.

Vencedor da maratona das 48 horas, o francês Adrien van Beveren acabou ficando na 9ªposição, a mais de 12 minutos atrás de Nacho Cornejo, mas com quase 4 minutos a frente do tcheco Martin Michek da Orion MRG que se mantem na disputa para conquistar o segundo Top 10 na soma dos tempos no Dakar.

Entre os pilotos da Moto Rally 2 o vencedor do dia foi o francês Mathieu Doveze que chegou na 11ªposição na classificação geral. O piloto da BAS World KTM ficou na frente de Romain Dumontier pela diferença de 1 minuto e 29 segundos. Se o dia foi muito bom para Doveze ele acabou sendo muito bom para Dumontier que reassumiu a liderança na soma dos tempos do Rally 2. Isso tudo graças a um dia ruim de Jeanloup Lepan que ficou na 21ªposição, 48 minutos e 11 segundos do vencedor e mais de 30 minutos atrás de Dumontier que se recuperou muito bem do resultado ruim da maratona de 48 horas.

O polonês Konrad Dabroski ficou na 13ªposição, o melhor piloto da Duust nessa especial. Toni Mulec com a segunda moto da BAS World KTM ficou na 14ªposição. A grande judiação do dia foi a punição de 15 minutos que o português Rui Goncalves sofreu nesse domingo. Sem essa punição, Gonçalves da Sherco chegaria em um merecido 10, mas acabou caindo para a 15ªposição a 25 minutos e 4 segundos do vencedor do dia.

Harith Noah da Sherco chegou na 16ªposição, 48 segundos a frente de Bradley Cox da BAS World KTM que tinha feito um belo começo de especial, frequentando as primeiras posições. Diego Llanos da Xraids, Jacob Argubright da Duust e Jeremy Miroir da Fantic completam o Top 20. A se destacar a especial de Miroir que levou a moto da Fantic para seu melhor resultado da história dela no Dakar.

Pablo Quintanilla chegou a comandar a especial nos primeiros 110 km, mas acabou tendo mais um problema mecânico em suas motos e acabou ficando na 70ªposição, a mais de 2 horas e meia do vencedor liquidando de uma vez por todas as suas chances de algum resultado positivo na soma dos tempos.

Classificação dos 10 primeiros colocados após 7 especiais: 1ºBrabec (Honda) 32:37:20, 2ºBranch (Hero) +0:01, 3ºCornejo (Honda) +6:48, 4ºVan Beveren (Honda) +14:39, 5ºK.Benavides (KTM) +24:39, 6ºPrice (KTM) +31:00, 7ºSanders (GasGas) +37:41, 8ºL.Benavides (Husqvarna) +43:12, 9ºSvitko (Slovnaft) +1:10:33 e Michek (Orion MRG) +1:43:21.

Classificação dos 10 primeiros colocados após 7 especial – Moto Rally 2: 1ºDumontier (Dumontier) 34:36:18, 2ºLepan (Duust) +13:29, 3ºNoah (Sherco) +17:34, 4ºMulec (BAS World KTM) +21:12, 5ºCox (BAS World KTM) +24:47, 6ºDoveze (BAS World KTM) +35:47, 7ºMoore (HT Rally Raid) +2:14:58, 8ºEbster (Kini Rally) +2:40:19, 9ºGyenes (Autonet) +2:46:20 e 10ºEngel (Orion MRG) +2:57:46.

Nos Carros, tivemos uma especial dura onde os suecos Mattias Ekström e Emil Bergkvist acabaram perdendo mais de 4 horas e meia de demora. A dupla da Audi que estavam na vice-liderança na soma dos tempos esta fora da disputa pela vitória.

O fato triste dessa especial foi o abandono de Nani Roma e do copiloto Alex Bravo Haro com o Carro da Ford. Campeão dos carros em 2014, Roma se recuperou de um câncer que ele teve de enfrentar no ano de 2022. O espanhol estava fazendo uma boa participação, chegando perto do top 10, mas foi obrigado a abandonar a competição.

O francês Sebastien Loeb e o copiloto belga Fabian Lurquin conquistou novamente a vitória em especial, após quase 5 horas de especial (4:56:39) baixando a vantagem de Carlos Sainz e Lucas Cruz na soma dos tempos. Loeb/Lurquin colocaram 7 minutos e 6 segundos de frente para o brasileiro Lucas Moraes e o copiloto espanhol Monleon da Toyota chegando numa ótima segunda posição. O pódio da etapa foi completado por Nasser Al-Attiyah e seu copiloto francês Mathieu Baumel da Prodrive.

Os líderes da soma dos tempos, Carlos Sainz e Lucas Cruz ficaram na 4ªposição, mas com a sua vantagem diminuída para 19 minutos sobre Sebastien Loeb e Fabian Lurquin. Com os problemas de Mattias Ekström e Emil Bergkvist, a terceira posição passou a ser de Lucas Moraes e Armand Monleon com seu Toyota, mas com diferença de 1 hora sobre Sainz e mais de 40 minutos atrás de Loeb.

Os franceses Guerlain Chicherit e Alex Winocq da Overdrive completaram o Top 5 da especial, chegando muito perto de Sainz e Cruz por 6 segundos a favor dos espanhóis da Audi. 24 segundos depois, outra dupla francesa formada por Mathieu Serradori e pelo copiloto Loic Minaudier levaram o carro da Century Racing para uma ótima 6ªposição.

O Lituânio Vaidotas Zala junto do copiloto Português Paulo Fiuza levaram mais uma vez a Mini no Top 10, na 7ªposição a quase 13 minutos do primeiro colocado da sessão. Um pouco mais longe os franceses Romain Dumas e o copiloto Max Delfino da Rebellion chegaram na 8ªposição. O top 10 da especial foi fechado pelo norte-americano Seth Quintero e o copiloto Alemão Denniz Zens da Toyota e por Denis Krotov e o copiloto Konstantin Zhilstov da Overdrive.

Os sul-africanos Giniel de Villiers e o copiloto Dennis Murphy acabaram na 11ªposição a 25 minutos e 22 segundos, mas apesar dos resultados decepcionantes em especiais, o campeão de 2009 esta entre os 10 primeiros colocados na soma dos tempos. Os tchecos Martin Prokop e o copiloto Viktor Chytka tinham começado bem na especial (entre os primeiros colocados), mas perderam tempo e acabaram apenas na 12ªposição.

Beneditkas Vanagas e o copiloto Kuldar Sikk da Toyota e os sul-africanos Brian Baragwanath e o copiloto Leonard Cremer ficaram a frente do Belga Guillaume de Mevius e o copiloto francês Xavier Panseri da Overdrive, os dois ficaram na 15ªposição e ficou longe de Lucas Moraes e Armand Monleon na soma dos tempos. 42 segundos depois vieram os sul-africanos Guy David Botterill e Brett Cummings da Toyota, essa dupla esta aparecendo bem nas últimas especiais e classificado entre os 10 primeiros colocados na soma dos tempos.

Os brasileiros Cristian Baumgart e Alberto Andreotti da X Rally, os italianos Eugenio Amos e Paolo Ceci da Overdrive, A Espanhola Laia Sanz e o copiloto italiano Maurizio Gerimi da Astara Team e  os poloneses Krzysztof Holowczyc e Lukasz Kurzeja da Mini completaram o Top 20 da especial.

Classificação dos carros após 7 especiais: 1ºSainz/Cruz (Audi) 30:06:42, 2ºLoeb/Lurquin +19:00, 3º Moraes/Monleon (Toyota) +1:00:35, 4ºDe Mevius (Overdrive) +1:30:50, 5ºDe Villiers (Toyota) +1:40:07, 6ºProkop (Ford) +1:50:40, 7ºSerradori/Minaudier (Century) +1:52:50, 8ºChicherit/Winocq (Overdrive) +1:58:40, 9ºBotterill/Cummings (Toyota) +2:11:16 e 10ºVanagas/Sikk (Toyota) +2:22:53.

Nos quadriciclos, a especial 7 teve a vitória de Alexandre Giroud venceu com 6 horas, 51 minutos e 26 segundos e ficou 13 minutos e 50 segundos a frente de Manuel Andujar. Mas na soma dos tempos é o piloto Argentino que continua na frente, 6 minutos e 50 segundos a frente de Giroud. Marcelo Medeiros estava na terceira posição, mas sofreu um acidente e acabou abandonando a competição. Juraj Varga assume a terceira posição na soma dos tempos, o eslovaco foi 3ºcolocado na especial do domingo.

Nos Challenger teve os norte-americanos Mitchell Guthrie e o copiloto Kellon Walch da Taurus como os vencedores da especial e continuam na liderança na soma dos tempos. Os dois ficaram 5 minutos e 38 segundos a frente do lituânio Rokas Baciuska com o espanhol Oriol Vidal Montijano da Can-Am e 8 minutos e 38 segundos a frente do saudita Saleh Alsaif e do qatari Nasser Alkuwari da Dark House Team. Completando o Top 5 os espanhóis Cristina Gutierrez e Pablo Moreno Huete da Red Bull Off Road Jr. e os chilenos Francisco Lopez Contardo e Juan Pablo Latrach da Can-Am factory.

Na soma dos tempos, Guthrie/Walch tem vantagem de 33 minutos e 36 segundos em cima de Cristina Gutierrez/Pablo Moreno Huete que vem pela segunda posição. Lopez Contardo/Latrach estão em 3º a  40 minutos e 16 segundos dos líderes. Austin Jones e Gustavo Gugelmin e Rokas Baciuska e Oriol Vidal completam o Top 5 na classificação.

Nos SSV, a vitória na especial foram dos portugueses João Ferreira com o seu copiloto Filipe Palmeiro da Can-am após 5 horas, 49 minutos e 37 segundos, uma vitória conquistada após dura batalha pela vitória contra os franceses Xavier de Soultrait e Martin Bonnet representantes da equipe de Sebastian Loeb que chegaram apenas 35 segundos atrás do vencedores do dia. Os norte-americanos Sara Price e o copiloto Jeremy Gray completaram o pódio da especial. Gerard Farres Guell e Diego Ortega Gil da South Racing e Yasir Seaidan e Adrian Metge da MMP fecharam os 5 primeiros colocados.

Na soma dos tempos, Xavier de Soultrait e Martin Bonnet da Sebastien Loeb estão na liderança com 35 horas, 51 minutos e 8 segundos e abriram 7 minutos e meio do saudita Yasid Seaidan e o copiloto francês Adrien Metge da MMP. Sara Price e Jeremy Gray vem em 3º, apenas 8 segundos atrás de Seaidan e Metge. João Ferreira e Filipe Palmeiro estão na 4ªposição, a 11 minutos e 24 segundos da liderança e completando o Top 5 estão o belga Jerome de Sadeleer e o copiloto francês Michael Metge da MMP, 22 minutos e 43 segundos. Os 5 primeiros colocados estão separados por menos de 30 minutos e estão proporcionado que a categoria seja uma das mais disputadas, se não a mais disputada categoria do Dakar em 2024.

Nos caminhões, mais uma vitória de Martin Macik, Frantisek Tomasek e David Svanda com o Iveco da equipe MM Technology Team, esse trio tcheco que esta tornando a vitória no Dakar de 2024 cada vez mais uma certeza. Porém, Mitchell Van Den Brink (Holanda), Moises Torrallardona (Espanha) e Jarno van de Pol (Holanda) ficou em 2º a 39 segundos do vencedor. Os tchecos Ales Loprais, Jaroslav Valtr jr. e Jiri Stross  da Praga completaram o ódio, a 19 minutos e 28 segundos atrás dos vencedores do dia.

Na soma dos tempos, o trio tcheco formado por Macik/Tomasek/Svanda com o caminhão da Iveco estão na liderança com 1 hora, 36 minutos e 10 segundos a frente dos também tchecs Loprais/Valtr jr.com o caminhão da Praga, a única ameaça para a Iveco. Mitchel van den Brink, Moises Torrallardona e Jarno van de Pol  da Eurol Rallysport estão na terceira posição, a 1 hora e 50 minutos dos lideres.

Nessa segunda-feira teremos a 8ªespecial, de 458 km com largada em Al Duwadimi até Hail.

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar

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