Dakar 2024 – Especial 6 – a Maratona de 48 horas de Shubaytah

Dakar – Estágio 6 – A maratona de 48 horas em Shubaytah, com 626 km percorridos em 2 dias de muita disputa e de grandes resultados para alguns pilotos, dificuldade para outros e uma outra parte a maratona representou o fim da aventura no Dakar.

Na categoria motos muitos pilotos tiveram problemas mecânicos. Logo no começo da especial, Sykler Howes acabou deixando o Dakar sendo a segunda moto da Honda a deixar a competição. Outro  que saiu da disputa, já na segunda etapa da Maratona foi o espanhol Joan Barreda Bort que deixou a disputa após percorrer 520 km da especial. A Hero só tem um piloto na disputa, justamente Ross Branch que esta disputando o título na soma dos tempos.

Após 2 dias longos a vitória acabou com o francês Adrien van Beveren com sua moto da Honda, o único a fechar a especial em menos de 8 horas (Completou os 622 km em 7 horas, 57 minutos e 29 segundos) colocando uma cômoda vantagem de 4 minutos e 13 segundos de frente para o australiano Toby Price com sua KTM.

A maratona de 48 horas acabou por recolocar Price na disputa na soma dos tempos, apesar de ainda ter de buscar uma considerável vantagem para Ricky Brabec, o novo líder na soma dos tempos que acabou o dia na terceira posição, com 49 segundos atrás de Price. O piloto norte-americano ficou mais de 4 minutos a frente de Ross Branch e mais de 16 minutos a frente de Nacho Cornejo, companheiro de Brabec na Honda. Esses resultados levaram Brabec a ficar 51 segundos a frente do Botsuano Ross Branch, isso com mais de 27 horas somadas todas as especiais do Dakar 2024.

Daniel Sanders ficou na 4ªposição, entre o líder e o vice-líder da classificação geral, mantendo a Gas Gas na disputa. Ross Branch fez uma boa especial, mas não o suficiente para superar Ricky Brabec que vai para o dia de folga na liderança. Para Branch, ele terá de contar apenas com ele mesmo já que todos os seus companheiros de equipe abandonaram o Dakar, seja por acidente ou com problemas de equipamento. Vai ser difícil, mas que Ross Branch mostra um desempenho digno de um campeão do Dakar 2024.

Luciano Benavides chegou na 6ªposição, 10 minutos e 39 segundos da vencedor, muito na frente do seu irmão Kevin Benavides  (7ªposição na especial) que acabou afastando o campeão do Dakar de 2023 da luta pela liderança nas soma dos tempos. Stefan Stivko da Slonaft usou da sua experiência e de sua velocidade para ficar na 9ªposição, 30 segundos a frente do chileno Nacho Cornejo que acabou não fazendo a melhor especial do Mundo nessa maratona, mas pelo menos não cometeu um erro comprometedor a ponto de sair da disputa na soma dos tempos. Cornejo acabou punido em 6 minutos praticamente anulando o tempo de bônus que ele tinha ganhado (5 minutos e 50 segundos).

A maratona foi muito bom para o francês Jeanloup Lepan fechou o top 10 e venceu a especial na Moto Rally 2, com uma atuação impecável para um piloto que não é de fábrica em um dia tão difícil. O principal piloto da Duust Rally acabou a maratona de 48 horas com 15 minutos e 30 segundos de frente para o italiano Paolo Lucci da BAS World KTM que chegou na 11ªposição. Existiu um grande vácuo entre Lepan e Lucci na classificação.

Narith Noah ficou na 12ªposição, o indiano vem fazendo um bom trabalho, se posicionando muito bem no Rally 2 (3ªlugar na especial) e com esperanças até mesmo de lutar por um Top 10 nessa parte final nas soma dos tempos.

A especial da maratona das 48 horas fez vários pilotos do Rally 2 aparecendo entre os 20 primeiros colocados. O sul-africano Bradley Cox da Bas World KTM, o norte-americano Jacob Argubright da Duust Rally, o esloveno Toni Mulec da BAS World KTM e o polonês Konrad Dabrowski da Duust Rally terminaram na 13ª, 14ª, 15ª e 16ªposições respectivamente. A BAS World KTM possivelmente é a mais estruturada equipe privada do Rally Dakar, mas a Duust Rally mostra que esta sendo uma adversária a altura da BAS.

A mais de 1 hora atrás do vencedor do dia, o tcheco Martin Michek da Orion MRG ficou na 17ªposição (1 hora, 3 minutos e 21 segundos atrás de Ricky Brabec). Seu companheiro de equipe, o também tcheco Milan Engel ficou 5 minutos e 28 segundos na 18ªposição, ficando um pouco na frente de Mathieu Doveze, outro piloto da BAS World KTM. O Top 20 é completado pelo português Antonio Maio com sua Yamaha da equipe Drag’on Rally Team, fazendo o percurso da Maratona em 9 horas, 9 minutos e 39 segundos (1 horas, 12 minutos e 10 segundos atrás do vencedor da maratona).

Dos pilotos que tiveram problemas, o francês Romain Dumontier teve problemas de falta de combustível e uma pequena lesão e acabou o dia na 23ªposição, com mais de 1 hora e 17 minutos atrás do vencedor do dia. O pior foi ter ficado a mais de 50 minutos atrás de Lepan e acabou perdendo a liderança na classificação da Moto Rally 2. Jeanloup Lepan está na ponta com 15 minutos e 31 segundos a frente de Romain Dumontier ao final de 6 especiais, na metade do Dakar 2024.

A maratona de 48 hora teve um destino cruel para o chileno Pablo Quintanilla que acabou perdendo mais de 1 hora e meia por causa de pane seca. Esse problema acabou jogando o chileno para a 31ªposição, ficando 1 hora, 56 minutos e 43 segundos atrás de Ricky Brabec. Vice-campeão do Dakar de 2020 e 2022, Quintanilla esta a 2 horas, 14 minutos e 41 segundos do próprio Ricky Brabec na 17ªposição, certamente já sem possibilidade de vencer o Dakar desse ano.

Rui Gonçalves da Sherco na 68ªposição e Maciej Giemza na 99ªposição foram pilotos da Moto Rally GP que tiveram sérios problemas nessa maratona.

A Classificação Geral após 6 Especiais do Dakar: 1ºBrabec (Honda) 27:11:21, 2ºBranch (Hero) +51 seg, 3ºVan Beveren (Honda) +9:21, 4ºCornejo (Honda) +14:14, 5ºPrice (KTM) +27:00, 6ºKevin Benavides (KTM) +28:33, 7ºSanders (GasGas) +35:50, 8ºLuciano Benavides (Husqvarna) +47:26, 9ºSvitko (Slonaft) +1:07:42, 10ºLepan (Duust Rally) +1:31:42, 11ºMichek (Orion MRG) +1:34:24, 12ºDumontier (Dumontier) +1:47:13, 13ºNoah (Sherco) +1:57:42.

Classificação Geral da Moto Rally 2: 1ºLepan (Duust) 28:43:03, 2ºDumontier (Dumontier) +15:31, 3ºNoah (Sherco) +26:00, 4ºLucci (BAS World KTM) +29:24, 5ºCox (BAS World KTM) +32:25, 6ºMulec (BAS World KTM) +33:27, 7ºDoveze (BAS World KTM) +52:47, 8ºEngel (Orion MRG) +1:19:42, 9ºEbster (Kini) +1:59:40 e 10ºMoore (HT Rally Raid) +2:00:30.

Nos carros, tivemos mudanças drásticas na classificação após a duríssima maratona de 48 horas de duração.

O líder na soma dos tempos, Yassed Al-Rahji acabou capotando seu carro na primeira parte da especial e acabou abandonando o estágio e o sonho de conquistar o título no Dakar.

Em um determinado momento da especial, com 145 km completados, os 4 grandes favoritos ao título: Sainz, Ekström, Loeb e Peterhansel estavam nas 4 primeiras posições, se destacando dos demais.

Esse quadro durou até o começo da segunda metade da Maratona de 48 horas, foi quando Nasser Al-Attiyah e Stephane Peterhansel tiveram problemas mecânicos e perderam muito tempo ficando de fora da disputa do título do Dakar.

Após toda essa maratona, a vitória da especial foi do francês Sebastien Loeb junto do copiloto belga Fabian Lurquin com o carro da Prodrive após 7 horas, 21 minutos e 56 segundos. Os dois chegaram 2 minutos e 1 segundo a frente de Carlos Sainz e do copiloto Lucas Cruz da Audi que ficaram felizes não só pela segunda posição e sim pelo fato de passarem a liderar na soma dos tempos nos carros. Mattias Ekström e Emil Bergkvist estão na 2ªposição na soma dos tempos esta 20 minutos e 21 segundos a frente e Sebastien Loeb e Fabian Lurquin estão na 3ªposição a 29 minutos e 31 segundos atrás de Carlos Sainz. Esses três pilotos estão diretamente na luta pelo título do Dakar. Por Falar na dupla Ekström/Bergkvist chegou em 3º e completou o pódio com quase 11 minutos atrás de Loeb/Lurquin.

O brasileiro Lucas Moraes junto do espanhol Armand Monleon teve uma boa recuperação, na maratona conseguiu uma importante e relevante 4ªposição na especial e teve um pulo enorme na classificação geral, indo da 10ª para a 4ªposição, Porém, esta a mais de uma hora de Carlos Sainz. Mesmo Moraes sendo o principal piloto da Toyota nesse momento, a distância a se tirar dos líderes e consideravelmente grande faltando 6 especiais, mas ainda não dá para se dizer que Lucas Moraes e Armand Monleon não tenhas chances de disputar o título e como muito favorito já teve problemas, tudo ainda pode acontecer. Os franceses Guerlain Chicherit e Alex Winocq da Overdrive chegou na 5ªposição, mas a 34 minutos e 5 segundos, bem longe dos vencedores.

Os tchecos Martin Prokop e o copiloto Viktor Chytka tiveram seu melhor resultado, levando o Ford para a 6ªposição, 30 segundos a frente dos sul-africanos Giniel de Villiers e do copiloto Dennis Murphy da Toyota. Outro que pode ter chances de ainda disputar o título é o belga Guillaume de Mevius e o copiloto francês Xavier Panseri com o carro da Overdrive teve uma decente 8ªposição, mas ficaram a 49 minutos e 5 segundos de Carlos Sainz e estão na 5ªposição na soma dos tempos. O norte-americano Seth Quintero e o copiloto Denniz Zenz e os sul-africanos Guy David Botterill, ambos da Toyota fecharam o Top 10.

Nani Roma e seu copiloto Alex Haro Bravo chegaram na 11ªposição, um bom resultado para os pilotos espanhóis. Os Franceses Christian Lavieille e Valentin Sarreaud da MD RallyE ficaram na 12ªposição, chegando na frente dos Brasileiros Cristian Baumgart e do copiloto Alberto Andreotti da Prodrive.

Mattieu Serradori e o copiloto Loic Minaudier da Century Racing teve um desempenho não muito bom, fechou o dia na 19ªposição, ficando a mais de 1 hora e meia do vencedor e perdendo posições na soma dos tempos.

Agora, Nasser Al-Attiyah e o copiloto Mathieu Baumel chegou em 27º, a 2 horas, 45 minutos e 23 segundos do vencedor do dia. Esse resultado joga Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel para a 16ªposição na soma dos tempos, com mais de 2 horas e 40 minutos atrás de Carlos Sainz.

Pior ficou para Stephane Peterhansel, 30ªcolocado, 3 horas, 2 minutos e 24 segundos dos vencedores do dia. O sonho de ser campeão pela 15ªvez do Dakar terá de esperar pelo menos até 2025 para Peterhansel junto do copiloto Edouard Boulanger esta na 18ªposição na soma dos tempos.

Classificação dos 10 primeiros colocados: 1ºSainz (Audi) 24:59:32, 2ºEkström (Audi) +20:21, 3ºLoeb (Prodrive) +29:31, 4ºMoraes (Toyota) +1:04:00, 5ºDe Mevius (Overdrive) +1:09:47, de Villiers (Toyota) +1:25:16, 7ºProkop (Ford) +1:35:04, 8ºG.D.Botterill (Toyota) +1:49:31, 9ºSerradori (Century) +1:52:20, 10ºChicherit (Overdrive) +1:58:34.

Nos Quadriciclos, Alexandre Giroud conseguiu a vitória após o argentino Manuel Andujar ter sido punido em 3 minutos na soma dos tempos da especial. O francês deu sorte, mas também teve competência para vencer a especial da Maratona. Os dois pilotos estão disputando diretamente na disputa pelo título, com Andujar na frente de Giroud com 20 minutos e 10 segundos de distância entre eles. O Brasileiro Marcelo Medeiros ficou com a terceira posição, ficando a mais de 1 hora dos líderes, mas ficou 1 hora na frente do eslovaco Juraj Varga.

Na categoria Challenger teve a vitória de Eryk Goczal e do copiloto Oriol Mena. Essa dupla esta sobrando na turma, colocaram 15 minutos e 45 segundos de frente para os poloneses Michal Goczal e o copiloto Szymon Gospodarczyk que ficaram na segunda posição. O pódio foi completado pela Cristina Gutierrez e o copiloto Pablo Moreno Huete da equipe Red Bull Off Road Jr. Os chilenos Francisco Lopez Contardo e Juan Pablo Latrach e os norte-americanos Mitchell Guthrie e Kellon Walch completam o Top 5. Marek Goczal teve problemas em seu veiculo e acabou abandonando a competição.

Eryk Goczal junto do espanhol Oriol Mena estão com mais de 1 hora de vantagem na liderança da categoria. Os norte-americanos Mitchell Guthrie e Kellon Watch da Taurus estão na segunda posição e Cristina Gutierrez e Pablo Moreno Huete estão na terceira posição, a quase 1 hora e meia de Goczal/Mena. Francisco Lopez Contardo e Juan Pablo Latrauch e Austin Jones e Gustavo Gugelmin, ambos da Can-am estão fechando o Top 5.

Notícia de última hora: Eryk Goczal/Oriol Mena e Michal Goczal/ Szymon Gospodarczyk, foram submetidas a verificações técnicas durante o dia de descanso dos seus veículos, tendo sido detectada a utilização de uma embraiagem de carbono que é proibida pelos regulamentos, pelo que esta violação resultou na sua desqualificação da prova. Com esses resultados, Mitchell Guthrie e Kellon Watch da Taurus passam a serem os líderes da categoria que volta a ficar totalmente aberta com esse novo fato que aconteceu nesse dia de descanso do Dakar.

Nos SSV, a vitória ficou com os franceses Xavier de Soultrait e o copiloto Martin Bonnet da Sebastien Loeb Racing, isso após 8 horas, 25 minutos e 10 segundos para completar os 622 km da maratona de 48 horas. A vantagem dos vencedores para os Portugueses João Ferreira e o copiloto Filipe Palmeiro da Can-Am foi de 3 minutos e 35 segundos, muito pouco para uma batalha tão longa disputada pelos pilotos da categoria. O pódio  foi completado pelo saudita Yasir Seaidan e o copiloto francês Adrian Metge da MMP, 5 minutos e 10 segundos atrás do vencedor. O Top 5 foi completado pelos norte-americanos Sara Price e Jeremy Gray da South Racing e pelos franceses Florent Vayssade e Nicolas Rey da Sebastien Loeb Racing que coloca duas duplas no Top 5 da especial. O brasileiro Rodrigo Varela acabou abandonando a competição por causa de problemas mecânicos em seu veiculo.

Na soma dos tempos, Yasir Seaidan e Adrien Metge vão para o dia de folga na ponta com 29 horas, 55 minutos e 26 segundos. Porém, a vantagem para Sara Price e Jeremy Gray é pequena, somente 2 minutos e 58 segundos atrás. Os franceses Xavier de Soultrait e Martin Bonnet estão em terceiro, 5 minutos e 30 segundos atrás dos líderes.

Ainda perto dos primeiros colocados estão os portugueses João Ferreira e Filipe Palmeiro em 4º(17 minutos e 29 segundos atrás) e Jerome de Sadeleer e Michael Metge em 5º (20 minutos e 1 segundo do líder da soma dos tempos). Com 5 duplas separados por tão pouco tempo, podemos dizer que nada esta definido nessa categoria.

Nos caminhões, uma carnificina aconteceu na maratona, apenas 13 caminhões chegaram ao final e tiveram seus tempos registrados. Os tchecos Martin Macik (Piloto), Frantisek Tomasek (Copiloto) e David Svanda (mecânico) conquistaram uma retumbante vitória nessa maratona, colocando mais de 1 hora de vantagem para o trio formado por Mitchel van den Brink (Holanda), Moises Torrallardona (Espanha) e Jarno van de Pol (Holanda) da Eurol Rallysport. O pódio é completado pelos tchecos Ales Loprais, Jatoslav Valtr Jr. e Jiri Stross da Praga.

Os líderes na soma dos tempos, Janus Van Kasteren, Darek Rodewald e Marcel Snijders acabaram tendo um dia problemático e ficaram a quase 3 horas dos vencedores do dia. A liderança da soma dos tempos passou a ser de Martin Macik, Frantisek Tomasek e David Svanda com o caminhão da Iveco, que está 16 minutos e 42 segundos a frente de um outro trio checo formada por Ales Loprais, Jatoslav Valtr Jr. e Jiri Stross com o caminhão da Praga, os dois estão na luta direta pelo título dos caminhões.

Nesse domingo o Dakar começa a sua segunda parte com a especial de 483 km, com largada em Riyadh até a cidade de Al Duwadimi.

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar

 

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