Na Bélgica, domínio não se pode se dizer da Ferrari, mas sim de Charles Leclerc. Que sobrou na turma em Spa-Francorchamps e acabou conquistando a pole position para a prova de domingo.
Uma classificação que começou dramativa para Lewis Hamilton, O Inglês se acidentou no FP3 e estava em dúvida sua participação no Q1. Os mecânicos da Mercedes tentavam a tempo ajeitar o carro do líder do campeonato antes de zerar o cronometro.
A sorte do inglês Foi que o motor de Robert Kubica foi para o espaço no final do primeiro terço do Q1, Provocando uma Bandeira Vermelha. Era tudo que a Mercedes precisava para definitivamente deixar o carro 44 em ordem para Hamilton entrar na disputa da classificação.
Depois de uns 10 minutos o treino recomeçou e na sua primeira volta, Hamilton mostrou que o carro estava em ordem. Eu me atrevo a dizer, que não fosse a Bandeira Vermelha, Hamilton não conseguiria fazer a classificação.
Porém, Os dois pilotos da Ferrari dominaram as 2 primeiras posições, Com mais de 1 segundo sobre os demais adversários, E Leclerc colocou meio segundo no Vettel. Tudo tranquilo para os favoritos, Com exceção de Max Verstappen, que fez uma volta 8 segundos pior que Leclerc e estava na zona de classificação para o Q2.
Ele teve de sair para uma tentativa apenas, Apesar de ele ter vários pilotos pela frente, lentos para marcaram suas últimas voltas, Verstappen consegue se classificar. E foi bem a tempo, Já que o Motor de Antonio Giovinazzi foi para o saco, Explodiu! Dessa forma, também explodiram as possibilidades de Pierre Gasly, Carlos Sainz jr. e Daniil Kvyat de melhorar seus tempos. Eles juntamente com os pilotos da Williams acabaram eliminados para o Q2.
Antonio Giovinazzi que se classificou em 8ºlugar, Esta fora do Q2. Somente 14 pilotos seguiam em frente.
Resultado do Q1:
pos | nº | Pilotos | Equipe | Chassi | Motor | Tempo |
1 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF90 | Ferrari 064 | 1:43.587 |
2 | 5 | Sebastian Vettel | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF90 | Ferrari 064 | 1:44.109 |
3 | 33 | Max Verstappen | Aston Martin Red Bull Racing | RB15 | Honda RA619H | 1:44.622 |
4 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes AMG Petronas Motorsport | F1 W10 EQ Power+ | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:45.141 |
5 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes AMG Petronas Motorsport | F1 W10 EQ Power+ | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:45.260 |
6 | 23 | Alexander Albon | Aston Martin Red Bull Racing | RB15 | Honda RA619H | 1:45.528 |
7 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault F1 Team | R.S.19 | Renault E-Tech 19 | 1:45.560 |
8 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing | C38 | Ferrari 064 | 1:45.637 |
9 | 8 | Romain Grosjean | Rich Energy Haas F1 Team | VF-19 | Ferrari 064 | 1:45.694 |
10 | 11 | Sergio Perez | SportPesa Racing Point F1 Team | RP19 | BWT Mercedes | 1:45.732 |
11 | 20 | Kevin Magnussen | Rich Energy Haas F1 Team | VF-19 | Ferrari 064 | 1:45.839 |
12 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing | C38 | Ferrari 064 | 1:45.842 |
13 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault F1 Team | R.S.19 | Renault E-Tech 19 | 1:45.899 |
14 | 18 | Lance Stroll | SportPesa Racing Point F1 Team | RP19 | BWT Mercedes | 1:46.000 |
15 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL34 | Renault E-Tech 19 | 1:46.154 |
16 | 10 | Pierre Gasly | Red Bull Toro Rosso | STR14 | Honda RA619H | 1:46.435 |
17 | 55 | Carlos Sainz | McLaren F1 Team | MCL34 | Renault E-Tech 19 | 1:46.507 |
18 | 26 | Daniil Kvyat | Red Bull Toro Rosso | STR14 | Honda RA619H | 1:46.518 |
19 | 63 | George Russell | ROKiT Williams Racing | FW42 | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:47.548 |
20 | 88 | Robert Kubica | ROKiT Williams Racing | FW42 | Mercedes M10 EQ Power+ | Sem Tempo |
No Q2, Em 3 minutos de classificação, Todos estavam na pista para buscarem 10 vagas para o Q3. O piloto Estreante Alexander Albon, fazendo a sua estreia na Red Bull não foi bem na sua tentativa, Ficou muito longe da vaga na fase final. Raikkonen era o líder, Até que primeiro Verstappen e depois os dois pilotos da Mercedes superaram o tempo do Homem de Gelo, Mas quem dominava o dia eram Charles Leclerc com 1:43.376 e Sebastian Vettel com 1:43.506, A menos de 9 minutos do final.
Os pilotos deram a parada tradicional no meio do treinamento, para darem tempo de acertarem alguma coisa e de colocarem pneus novos. Principalmente os pilotos do 6ºlugar para trás. Três pilotos não saíram nos minutos finais: Verstappen, que não tinha muito problema, já que ele vinha em 5ºlugar, Mas Stroll tinha problemas, apesar de estar colocado em 9ºlugar, E Albon, que não saiu dos boxes e acabou ficando mesmo em 14ºlugar. Mesmo tendo penalização para cumprir, Acho que ele poderia tentar ir para o Q3.
Dos pilotos que foram melhorar seus tempos, Destaque para os dois pilotos da Renault, Nico Hulkenberg pulou do 11º para o 7ºtempo e Daniel Ricciardo fez uma excelente volta, Passando para o 5ºlugar. Acabou que Romain Grosjean, Lando Norris, Lance Stroll e Alexander Albon eliminados ao final do Q2. Se Classificaram os dois pilotos da Mercedes, Ferrari e Renault, A Alfa Romeo de Kimi Raikkonen, A Racing Point de Sergio Perez (Que renovou com a equipe Anglo-Canadense pelos próximos 3 anos) e Kevin Magnussen com a Haas.
Resultado do Q2:
pos | nº | Pilotos | Equipe | Chassi | Motor | Tempo |
1 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF90 | Ferrari 064 | 1:42.938 |
2 | 5 | Sebastian Vettel | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF90 | Ferrari 064 | 1:43.037 |
3 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes AMG Petronas Motorsport | F1 W10 EQ Power+ | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:43.592 |
4 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes AMG Petronas Motorsport | F1 W10 EQ Power+ | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:43.980 |
5 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault F1 Team | R.S.19 | Renault E-Tech 19 | 1:44.103 |
6 | 33 | Max Verstappen | Aston Martin Red Bull Racing | RB15 | Honda RA619H | 1:44.132 |
7 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing | C38 | Ferrari 064 | 1:44.140 |
8 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault F1 Team | R.S.19 | Renault E-Tech 19 | 1:44.549 |
9 | 11 | Sergio Perez | SportPesa Racing Point F1 Team | RP19 | BWT Mercedes | 1:44.707 |
10 | 20 | Kevin Magnussen | Rich Energy Haas F1 Team | VF-19 | Ferrari 064 | 1:44.738 |
11 | 8 | Romain Grosjean | Rich Energy Haas F1 Team | VF-19 | Ferrari 064 | 1:44.797 |
12 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL34 | Renault E-Tech 19 | 1:44.847 |
13 | 18 | Lance Stroll | SportPesa Racing Point F1 Team | RP19 | BWT Mercedes | 1:45.047 |
14 | 23 | Alexander Albon | Aston Martin Red Bull Racing | RB15 | Honda RA619H | 1:45.799 |
15 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing | C38 | Ferrari 064 | Sem Tempo |
No Q3, A Confirmação do Domínio, não da Ferrari, mas sim de Charles Leclerc. Antes do favoritos, Daniel Ricciardo foi para a frente, Com mais de 6 décimos sobre Perez e Raikkonen que vinham logo a seguir. Dai veio os favoritos, Já da primeira volta de Leclerc, ele colocou impressionantes 638 milésimos de frente para Lewis Hamilton, Vettel ficou a 832 milésimos acima do tempo do seu companheiro de equipe. Bottas e Verstappen completavam os 5 primeiros colocados.
Seria bem difícil de tirar a pole das mãos de Leclerc. A 4 minutos do final, Os pilotos foram para os boxes para a tentativa final a segundos de zerar o cronometro, Todos foram para a última volta. Foi só para confirmar a pole position de Leclerc, com 1:42.519, Consolidando a 3ªpole position da sua carreira e do ano. Se colocando com o grande favorito a vitória amanhã.
Hamilton não conseguiu melhorar no final e deu a chance de Vettel pelo menos terminar o dia na 2ªposição e de completar a dobradinha da Ferrari, superando Hamilton em 15 milésimos. Para as Mercedes, O prejuízo foi bem diminuído, Hamilton em 3º e Bottas em 4º fazem a segunda fila para a Mercedes.
Bem longe de disputar a pole position, Max Verstappen vai largar em 5ºlugar, O Motor Honda ainda não tem a capacidade de brigar por uma pole position em circuito de alta velocidade. Daniel Ricciardo foi 0,29 décimos mais rápido que Nico Hulkenberg e vai dividir a terceira fila com Verstappen. Os dois companheiros de equipe da Red Bull de 2016 até o ano passado.
Nico Hulkenberg com a outra Renault (Fábrica Francesa que fez um bom trabalho nesse final de semana e Kimi Raikkonen da Alfa Romeo fazem a 4ªfila e Sergio Perez e Kevin Magnussen completam os 10 primeiros colocados. Isso sem contar com as punições por troca de motor e de componentes não só do motor como do Câmbio.
Amanhã, as 10 da manhã teremos a primeira prova depois das férias de verão, O GP da Bélgica pode marcar a primeira vitória da Carreira de Charles Leclerc. E daqui a pouco teremos a matéria da Formula 2, que fala sobre o triste acidente que acabou vitimando Fatalmente o Francês Anthonie Hubert de 22 anos.
Fotos:
Grid de Largada do GP da Bélgica de Formula 1
pos | nº | Pilotos | Equipe | Chassi | Motor | Tempo | nºVoltas |
1 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF90 | Ferrari 064 | 1:42.519 | 17 |
2 | 5 | Sebastian Vettel | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF90 | Ferrari 064 | 1:43.267 | 17 |
3 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes AMG Petronas Motorsport | F1 W10 EQ Power+ | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:43.282 | 19 |
4 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes AMG Petronas Motorsport | F1 W10 EQ Power+ | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:43.415 | 19 |
5 | 33 | Max Verstappen | Aston Martin Red Bull Racing | RB15 | Honda RA619H | 1:43.690 | 16 |
6 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing | C38 | Ferrari 064 | 1:44.557 | 17 |
7 | 11 | Sergio Perez | SportPesa Racing Point F1 Team | RP19 | BWT Mercedes | 1:44.706 | 16 |
8 | 20 | Kevin Magnussen | Rich Energy Haas F1 Team | VF-19 | Ferrari 064 | 1:45.086 | 18 |
9 | 8 | Romain Grosjean | Rich Energy Haas F1 Team | VF-19 | Ferrari 064 | 1:44.797 | 18 |
10 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault F1 Team | R.S.19 | Renault E-Tech 19 | 1:44.257 | 18 |
11 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL34 | Renault E-Tech 19 | 1:44.847 | 12 |
12 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault F1 Team | R.S.19 | Renault E-Tech 19 | 1:44.542 | 12 |
13 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing | C38 | Ferrari 064 | Sem Tempo | 8 |
14 | 10 | Pierre Gasly | Red Bull Toro Rosso | STR14 | Honda RA619H | 1:46.435 | 8 |
15 | 63 | George Russell | ROKiT Williams Racing | FW42 | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:47.548 | 7 |
16 | 55 | Carlos Sainz | McLaren F1 Team | MCL34 | Renault E-Tech 19 | 1:46.507 | 5 |
17 | 18 | Lance Stroll | SportPesa Racing Point F1 Team | RP19 | BWT Mercedes | 1:45.047 | 6 |
18 | 23 | Alexander Albon | Aston Martin Red Bull Racing | RB15 | Honda RA619H | 1:45.799 | 4 |
19 | 26 | Daniil Kvyat | Red Bull Toro Rosso | STR14 | Honda RA619H | 1:46.518 | 6 |
20 | 88 | Robert Kubica | ROKiT Williams Racing | FW42 | Mercedes M10 EQ Power+ | Sem Tempo | 2 |
Stroll, Albon e Kvyat largam na parte de trás devido a várias trocas de componentes da unidade de potência. Hulkenberg, Ricciardo e Sainz jr. perdem 5 posições por uso de elementos adicionais da unidade de potência. Kvyat foi punido com mais 5 posições por trocar o câmbio.
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Renault/Red Bull/Mclaren/Alfa Romeo