Eric Granado sobrando na turma na etapa de abertura da 2ªTemporada da Moto E, em uma exibição maravilhosa no domingo. Só tivemos 17 pilotos em Jerez por que Alessandro Zaccone fraturou o Femur e acabou não tendo condições para correr na estreia do campeonato das motos elétricas.
O Formato de classificação da classe não foi modificado, Cada piloto iria para a pista um de cada vez, Assim que um piloto abria sua volta rápida, o piloto seguinte precisava entrar na pista ou seria desclassificado e não teria direito de fazer a volta.
Jakub Kornfeil foi o primeiro a entrar na pista, Sua volta foi bem lenta e acabou sendo a pior volta de todas. Maria Herrera superou a volta em 1.3 segundos e o Andorrenho Xavier Cardelus fez a volta 33 milésimos mais rápido que a piloto da Aspar Martinez. Nenhum deles iria disputar de fato a pole, Muito menos Tommaso Marcon da Tech3 que marcou uma volta muito ruim, só ficando na penúltima posição no Grid de Largada.
Depois Casadei já melhorou bem a marca da pole com 1:49.374, O piloto da Sic58 foi superado logo depois por Alex de Angelis da Pramac em 243 milésimos. Joshua Hook e Mike di Meglio não foram capazes de superar o piloto de San Marino.
9ºpiloto a entrar na pista, o estreante Alejandro Medina acabou marcando uma bela marca, sendo o primeiro a romper a barreira do 1 minuto e 49 segundos, com seu tempo de 1:48.996. Esse tempo foi superado pelo alemão Lucas Tulovic da Tech 3, com 1:48.811.
Depois disso, Jordi Torres, Xavier Simeon e Matteo Ferrari tentaram, mas não conseguiram tirar a 1ªposição do piloto Alemão. O campeão da Moto E no ano passado ficou com o segundo tempo com 1:48.945.
Um dos últimos pilotos a irem para a pista, Niccolo Canepa vinha muito bem, com marca para passar para a ponta, mas na curva 11 o piloto italiano caiu e o treino foi interrompido por uns 10 minutos.
Faltava apenas Aegerter e Granado fazerem suas voltas, o piloto Suíço da Dynavolt fez uma grande volta, mas não superou Tulovic que tinha a pole nas suas mãos. Sendo o mais rápido dos treinos livres, Eric Granado da Avintia foi para a pista com a missão de confirmar seu favoritismo.
O Brasileiro teve dificuldade até a metade de volta, mas dai por diante, Eric Granado foi mais rápido nas parciais finais e acabou conquistando a pole position com 1:48.620, confirmando o seu favoritismo para a classificação e se colocando como candidato a vitória. Tulovic, Aegerter, Ferrari e Medina completavam os 5 primeiros colocados.
Grid de Largada:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 51 | Eric Granado | Avintia Esponsorama Racing | Energica | 1’48.620 |
2 | 35 | Lukas Tulovic | Tech3 E-Racing | Energica | 1’48.811 |
3 | 77 | Dominique Aegerter | Dynavolt Intact GP | Energica | 1’48.876 |
4 | 11 | Matteo Ferrari | Trentino Gresini MotoE | Energica | 1’48.945 |
5 | 55 | Alejandro Medina | Openbank Aspar Team | Energica | 1’48.996 |
6 | 10 | Xavier Siméon | LCR E-Team | Energica | 1’49.070 |
7 | 15 | Alex de Angelis | Octo Pramac MotoE | Energica | 1’49.131 |
8 | 40 | Jordi Torres | Pons Racing 40 | Energica | 1’49.293 |
9 | 66 | Niki Tuuli | Avant Ajo MotoE | Energica | 1’49.372 |
10 | 27 | Mattia Casadei | Ongetta Sic58 Squadra Corse | Energica | 1’49.374 |
11 | 63 | Mike Di Meglio | EG 0,0 Marc VDS | Energica | 1’49.650 |
12 | 18 | Xavier Cardelús | Avintia Esponsorama Racing | Energica | 1’49.710 |
13 | 16 | Joshua Hook | Octo Pramac MotoE | Energica | 1’49.722 |
14 | 6 | María Herrera | Openbank Aspar Team | Energica | 1’49.743 |
15 | 70 | Tommaso Marcon | Tech3 E-Racing | Energica | 1’50.110 |
16 | 84 | Jakub Kornfeil | WithU Motorsport | Energica | 1’51.012 |
17 | 7 | Niccolò Canepa | LCR E-Team | Energica | Sem Tempo |
Abrindo a programação de domingo, o Mundial de Motovelocidade e os telespectadores em casa acabaram vendo uma lavada de Eric Granado em cima da Concorrência. Na largada, Lucas Tulovic da Tech3 assumiu a ponta após largar melhor que o piloto Brasileiro, mas isso não durou muito tempo, na reta oposta, Granado superou Tulovic e assumiu a liderança e a partir dai começou o passeio do piloto da Avintia.
Em 2 voltas, Granado abriu praticamente mais de um segundo sobre os demais, A partir de Lucas Tulovic para trás, tivemos uma grande disputa pela segunda posição. Matteo Ferrari foi para cima de Tulovic nas 3 voltas restantes da curta corrida de 6 voltas das motos elétricas. Também mostrava que o desempenho da moto de Ferrari estava bem melhor, mas o piloto Alemão resistia a pressão bravamente.
A 2 voltas do final, Ferrari superou Tulovic e passou para a segunda posição, mas teria que tentar tirar quase 3 segundos de Granado, ou seja, uma missão praticamente impossível de se tirar essa vantagem até a bandeirada. Dominique Aegerter vinha se recuperando após uma largada ruim, passando de um a um seus adversários. No final, O piloto suíço superou Tulovic e assumiu a terceira posição. Já na disputa entre Jordi Torres e Alejandro Medina acabou ambos passando do ponto e nisso, Mattia Casadei se aproveitou e ganhou suas posições.
Eric Granado completa final de semana impecável com a vitória, É a terceira vitória do piloto Brasileiro que se torna o maior vencedor da Moto E, se colocando como um sério candidato ao título da categoria.
O pódio foi completado pelo Campeão do ano passado Matteo Ferrari da Gresini e do Suíço Dominique Aegerter. Os dois sem dúvida serão fortes adversários para Granado na disputa pelo título, sendo que Ferrari quer repetir a dose e conquistar o bicampeonato. Lucas Tulovic teve uma boa estreia na categoria, mas sem ritmo suficiente para segurar seu lugar no pódio. O também italiano Mattia Casadei completou os 5 primeiros colocados.
A próxima etapa da Moto E acontece nesse domingo no mesmo circuito de Jerez de La Fronteira.
Fotos:
Resultado final da 1ªEtapa do Mundial de Motovelocidade – Moto E
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 51 | Eric Granado | Avintia Esponsorama Racing | Energica | 10’55.542 |
2 | 11 | Matteo Ferrari | Trentino Gresini MotoE | Energica | a 3.044 |
3 | 77 | Dominique Aegerter | Dynavolt Intact GP | Energica | a 3.299 |
4 | 35 | Lukas Tulovic | Tech3 E-Racing | Energica | a 3.517 |
5 | 27 | Mattia Casadei | Ongetta Sic58 Squadra Corse | Energica | a 4.082 |
6 | 40 | Jordi Torres | Pons Racing 40 | Energica | a 4.245 |
7 | 55 | Alejandro Medina | Openbank Aspar Team | Energica | a 4.906 |
8 | 10 | Xavier Siméon | LCR E-Team | Energica | a 5.475 |
9 | 16 | Joshua Hook | Octo Pramac MotoE | Energica | a 5.795 |
10 | 63 | Mike Di Meglio | EG 0,0 Marc VDS | Energica | a 8.484 |
11 | 66 | Niki Tuuli | Avant Ajo MotoE | Energica | a 8.791 |
12 | 70 | Tommaso Marcon | Tech3 E-Racing | Energica | a 10.301 |
13 | 7 | Niccolò Canepa | LCR E-Team | Energica | a 10.579 |
14 | 18 | Xavier Cardelús | Avintia Esponsorama Racing | Energica | a 10.868 |
15 | 6 | María Herrera | Openbank Aspar Team | Energica | a 14.311 |
16 | 84 | Jakub Kornfeil | WithU Motorsport | Energica | a 21.385 |
17 | 15 | Alex de Angelis | Octo Pramac MotoE | Energica | a 26.977 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP