Após 4 meses parados por causa da pandemia, o Mundial de Motovelocidade voltou a realizar uma prova do campeonato, O Palco para essa e para a semana que vem é o circuito de Jerez de la Fronteira na Espanha. Um circuito travado, mas ideal para a motovelocidade.
Resultado dos 3 treinos livres
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | FP1 | FP2 | FP3 |
1 | 13 | Celestino Vietti | SKY Racing Team VR46 | KTM RC250GP | 1’46.294 | 1’47.109 | 1’45.700 |
2 | 16 | Andrea Migno | SKY Racing Team VR46 | KTM RC250GP | 1’46.165 | 1’46.868 | 1’45.775 |
3 | 25 | Raúl Fernández | Red Bull KTM Ajo | KTM RC250GP | 1’46.093 | 1’47.188 | 1’45.862 |
4 | 75 | Albert Arenas | Aspar Team | KTM RC250GP | 1’46.459 | 1’47.866 | 1’45.879 |
5 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | 1’46.890 | 1’46.685 | 1’45.908 |
6 | 12 | Filip Salač | Rivacold Snipers Team | Honda NSF250RW | 1’46.946 | 1’48.245 | 1’45.929 |
7 | 82 | Stefano Nepa | Aspar Team | KTM RC250GP | 1’46.940 | 1’47.682 | 1’45.942 |
8 | 17 | John McPhee | Petronas Sprinta Racing | Honda NSF250RW | 1’46.102 | 1’47.129 | 1’45.942 |
9 | 71 | Ayumu Sasaki | Red Bull KTM Tech 3 | KTM RC250GP | 1’48.776 | 1’47.154 | 1’46.237 |
10 | 5 | Jaume Masiá | Leopard Racing | Honda NSF250RW | 1’46.523 | 1’47.233 | 1’46.244 |
11 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech 3 | KTM RC250GP | 1’47.674 | 1’48.050 | 1’46.271 |
12 | 14 | Tony Arbolino | Rivacold Snipers Team | Honda NSF250RW | 1’46.549 | 1’47.306 | 1’46.310 |
13 | 23 | Niccolò Antonelli | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | 1’46.797 | 1’47.383 | 1’46.332 |
14 | 6 | Ryusei Yamanaka | Estrella Galicia 0,0 | Honda NSF250RW | 1’46.713 | 1’47.836 | 1’46.392 |
15 | 54 | Riccardo Rossi | BOE Skull Rider Facile Energy | KTM RC250GP | 1’47.040 | 1’49.493 | 1’46.490 |
16 | 27 | Kaito Toba | Red Bull KTM Ajo | KTM RC250GP | 1’46.299 | 1’47.344 | 1’46.502 |
17 | 7 | Dennis Foggia | Leopard Racing | Honda NSF250RW | 1’47.505 | 1’47.038 | 1’46.562 |
18 | 21 | Alonso López | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna FR250GP | 1’47.293 | 1’48.243 | 1’46.607 |
19 | 2 | Gabriel Rodrigo | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda NSF250RW | 1’45.663 | 1’46.656 | 1’46.614 |
20 | 55 | Romano Fenati | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna FR250GP | 1’46.552 | 1’47.642 | 1’46.626 |
21 | 79 | Ai Ogura | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | 1’46.706 | 1’47.370 | 1’46.795 |
22 | 52 | Jeremy Alcoba | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda NSF250RW | 1’46.189 | 1’47.729 | 1’46.804 |
23 | 73 | Maximilian Kofler | CIP Green Power | KTM RC250GP | 1’48.005 | 1’48.596 | 1’46.822 |
24 | 92 | Yuki Kunii | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | 1’47.088 | 1’48.108 | 1’46.936 |
25 | 11 | Sergio García | Estrella Galicia 0,0 | Honda NSF250RW | 1’46.657 | 1’47.293 | 1’47.131 |
26 | 40 | Darryn Binder | CIP Green Power | KTM RC250GP | 1’48.147 | 1’47.299 | 1’47.143 |
27 | 9 | Davide Pizzoli | BOE Skull Rider Facile Energy | KTM RC250GP | 1’47.944 | 1’48.992 | 1’47.224 |
28 | 89 | Khairul Idham Pawi | Petronas Sprinta Racing | Honda NSF250RW | 1’47.089 | 1’48.453 | 1’47.251 |
29 | 99 | Carlos Tatay | Reale Avintia Racing | KTM RC250GP | 1’47.059 | 1’48.552 | 1’47.274 |
30 | 70 | Barry Baltus | CarXpert Prüstel GP | KTM RC250GP | 1’48.587 | 1’48.691 | 1’47.516 |
31 | 50 | Jason Dupasquier | CarXpert Prüstel GP | KTM RC250GP | 1’48.645 | 1’48.715 | 1’47.728 |
Classificação começou com o Q1, com 17 pilotos buscando 4 vagas para o Q2. A surpresa negativa foi ver Tony Arbolino nessa repescagem. O piloto da Snipers junto com Niccolò Antonelli (SIC58), Dennis Foggia da VR46 e Romano Fenari da Husqvarna eram os favoritos a essas 4 vagas.
Surpreendente os pilotos esperaram um pouco para entrarem na pista. Apenas 3 tinham entrado na pista 1 minuto depois do começo do treino: Barry Baltus da Prustel, Carlos Tatay da Avintia e Alonso Lopez da Max Racing Husqvarna. Nenhum deles fez um tempo relevante.
Aos 11 minutos do final, todo mundo foi para a pista, e logo de viu que os tempos dos primeiros pilotos seriam atropelados. Niccolò Antonelli marcou o primeiro tempo, com 1:46.705. Seguido de Tony Arbolino, Ai Ogura e Yuki Kunii nas 4 primeiras posições.
Enquanto boa parte dos pilotos foram para os boxes, Ao contraio fez Romano Fenati, ao tentar uma nova volta e acabou nessa volta o piloto italiano passando para a segunda posição a menos de 3 minutos do final.
Todo mundo foi para a pista, mais em cima da hora e a grande maioria não conseguiu se quer marcar um tempo. Fenati a 1 minuto do final marcou o melhor tempo do Q1 e garantiu a classificação. Ogura estava na bolha e correu riscos de ficar eliminado, Dennis Foggia tentou, mas acabou ficando em 5ºlugar e ficou de Fora do Q2. Classificaram Romano Fenati, Niccolò Antonelli, Tony Arbolino e Ai Ogura.
Resultado do Q1:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 55 | Romano Fenati | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna FR250GP | 1’46.595 |
2 | 23 | Niccolò Antonelli | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | 1’46.705 |
3 | 14 | Tony Arbolino | Rivacold Snipers Team | Honda NSF250RW | 1’46.777 |
4 | 79 | Ai Ogura | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | 1’46.840 |
5 | 7 | Dennis Foggia | Leopard Racing | Honda NSF250RW | 1’46.988 |
6 | 92 | Yuki Kunii | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | 1’47.374 |
7 | 40 | Darryn Binder | CIP Green Power | KTM RC250GP | 1’47.434 |
8 | 9 | Davide Pizzoli | BOE Skull Rider Facile Energy | KTM RC250GP | 1’47.518 |
9 | 99 | Carlos Tatay | Reale Avintia Racing | KTM RC250GP | 1’47.613 |
10 | 54 | Riccardo Rossi | BOE Skull Rider Facile Energy | KTM RC250GP | 1’47.726 |
11 | 6 | Ryusei Yamanaka | Estrella Galicia 0,0 | Honda NSF250RW | 1’48.071 |
12 | 73 | Maximilian Kofler | CIP Green Power | KTM RC250GP | 1’48.409 |
13 | 21 | Alonso López | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna FR250GP | 1’48.541 |
14 | 50 | Jason Dupasquier | CarXpert Prüstel GP | KTM RC250GP | 1’48.557 |
15 | 70 | Barry Baltus | CarXpert Prüstel GP | KTM RC250GP | 1’48.795 |
16 | 89 | Khairul Idham Pawi | Petronas Sprinta Racing | Honda NSF250RW | 1’48.898 |
11 | Sergio García | Estrella Galicia 0,0 | Honda NSF250RW | Sem Tempo |
Ao contraio da repescagem, a fase final da classificação, todo mundo foi para a pista de imediato disposto a conquistar a pole position.
Alguns pilotos voltaram para os boxes, entre eles, Celestino Vietti e Andrea Migno para um melhor acerto das suas motos. Enquanto isso, Tatsuki Suzuki sobrou na primeira volta e assumiu a liderança com 1:45.779, Raul Fernandez era o mais próximo adversário em 2º e Jaume Masia da Leopard Racing na terceira posição. A 10 minutos do final, Migno e Vietti foram para a pista.
A menos de 9 minutos do final, Romano Fenati subiu para a terceira posição. Atrapalhado por um piloto da Angel Nieto, Masia acabou ficando com o 6ºtempo. Segundos depois, Vettel marca a 4ªMelhor volta. O que mostrou que a VR46 trabalhou bem no acerto das suas motos. Vietti e Migno tentaram uma nova volta, mas não conseguiram melhorar seus tempos. Na metade da classificação, a pole estava muito nas mãos de Suzuki.
A 4 minutos e meio do final, todo mundo foi para a pista com o objetivo de tirar a pole do Japonês. Porém, não tinha muito o que fazer. Até porque Suzuki baixou ainda mais o seu tempo, e com 1:45.465 o piloto da SIC58 conquistou a pole position após um Q2 dominante.
A primeira fila seria completada pelos pilotos Andrea Migno, que melhorou sua marca para a segunda posição. Um ótimo treino desse piloto experiente e pelo Escocês John McPhee da Petronas. Na segunda fila largam Raul Fernandez da equipe Ajo KTM, pelo italiano Celestino Vietti da VR46 e o espanhol Jeremy Alcoba da equipe Gresini foi a surpresa do dia, Um 6ºlugar muito bom para um piloto novato, 3 posições a frente de Gabriel Rodrigo, que era o primeiro piloto da equipe. Na frente do argentino ficaram o líder do campeonato Albert Arenas e o italiano Romano Fenati com a moto da Husqvarna. O Italiano Tony Arbolino completou os 10 primeiros lugares.
Grid de Largada:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | 1’45.465 |
2 | 16 | Andrea Migno | SKY Racing Team VR46 | KTM RC250GP | 1’45.660 |
3 | 17 | John McPhee | Petronas Sprinta Racing | Honda NSF250RW | 1’45.772 |
4 | 25 | Raúl Fernández | Red Bull KTM Ajo | KTM RC250GP | 1’45.966 |
5 | 13 | Celestino Vietti | SKY Racing Team VR46 | KTM RC250GP | 1’46.076 |
6 | 52 | Jeremy Alcoba | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda NSF250RW | 1’46.091 |
7 | 75 | Albert Arenas | Aspar Team | KTM RC250GP | 1’46.161 |
8 | 55 | Romano Fenati | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna FR250GP | 1’46.238 |
9 | 2 | Gabriel Rodrigo | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda NSF250RW | 1’46.265 |
10 | 14 | Tony Arbolino | Rivacold Snipers Team | Honda NSF250RW | 1’46.342 |
11 | 5 | Jaume Masiá | Leopard Racing | Honda NSF250RW | 1’46.399 |
12 | 23 | Niccolò Antonelli | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | 1’46.432 |
13 | 27 | Kaito Toba | Red Bull KTM Ajo | KTM RC250GP | 1’46.554 |
14 | 12 | Filip Salač | Rivacold Snipers Team | Honda NSF250RW | 1’46.574 |
15 | 79 | Ai Ogura | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | 1’46.580 |
16 | 82 | Stefano Nepa | Aspar Team | KTM RC250GP | 1’46.597 |
17 | 71 | Ayumu Sasaki | Red Bull KTM Tech 3 | KTM RC250GP | 1’46.921 |
18 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech 3 | KTM RC250GP | 1’47.309 |
19 | 7 | Dennis Foggia | Leopard Racing | Honda NSF250RW | 1’46.988 |
20 | 92 | Yuki Kunii | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | 1’47.374 |
21 | 40 | Darryn Binder | CIP Green Power | KTM RC250GP | 1’47.434 |
22 | 9 | Davide Pizzoli | BOE Skull Rider Facile Energy | KTM RC250GP | 1’47.518 |
23 | 99 | Carlos Tatay | Reale Avintia Racing | KTM RC250GP | 1’47.613 |
24 | 54 | Riccardo Rossi | BOE Skull Rider Facile Energy | KTM RC250GP | 1’47.726 |
25 | 6 | Ryusei Yamanaka | Estrella Galicia 0,0 | Honda NSF250RW | 1’48.071 |
26 | 73 | Maximilian Kofler | CIP Green Power | KTM RC250GP | 1’48.409 |
27 | 21 | Alonso López | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna FR250GP | 1’48.541 |
28 | 50 | Jason Dupasquier | CarXpert Prüstel GP | KTM RC250GP | 1’48.557 |
29 | 70 | Barry Baltus | CarXpert Prüstel GP | KTM RC250GP | 1’48.795 |
30 | 89 | Khairul Idham Pawi | Petronas Sprinta Racing | Honda NSF250RW | 1’48.898 |
31 | 11 | Sergio García | Estrella Galicia 0,0 | Honda NSF250RW | Sem Tempo |
No domingo, a Moto 3 foi a segunda corrida do dia e mais uma vez foi uma daquelas corridas bem disputadas e com pelotões com vários pilotos juntos, algo que é surreal para um campeonato como é o Mundial de Motovelocidade.
Suzuki manteve a liderança na largada, mas Migno foi para o ataque e o piloto da SIC58 teve um pouco de trabalho para segurar a ponta. Lá atrás, Carlos Tatay e Dennis Foggia foram para o chão e abandonaram a corrida logo no começo, sem se quer dar 1 volta das 22 voltas programadas.
Suzuki chega a colocar meio segundo de Migno logo no começo da prova, mas essa diferença foi dizimada pelo pelotão em questão de 2 voltas. Migno levava com ele seu companheiro de equipe Celestino Vietti para pressionar o piloto da SIC58.
3ªVolta, final da reta oposta, Celestino Vietti toma o segundo lugar de Andrea Migno. Na volta seguinte, Vietti assumiu a liderança após supera Suzuki, que também é superado pelo Migno e depois pelo Raul Fernandéz e Albert Arenas. Ao final de 4 voltas, os dois pilotos da VR46 estava na liderança. No final da volta, Arenas tomou a terceira posição do piloto da equipe Ajo KTM, mas isso durou por algumas curvas, Tony Arbolino acabou superando Arenas. O piloto da Snipers não satisfeito passou também a Migno no final da 5ªvolta (Curva 13) passando para a segunda posição.
Se aproveitando dessa briga pelo 2ºlugar,Vietti tenta abrir vantagem, mas na Moto 3 é bem raro que alguém consiga isso. No final da 7ªVolta, Arbolino chega em Celestino Vietti na curva 13 o Italiano da VR46 segura o Italiano da Snipers. Na 8ªVolta, Arenas supera Migno na reta oposta, ganhando de novo o 3ºlugar.
Na 9ªVolta, Jeremy Alcoba passou o piloto da Moto 16 passando para a 4ªposição. É uma ótima prova do novato da Gresini até esse momento. Migno chegou a ser ameaçado pelo Raul Fernandéz, os dois ficam lado a lado na curva um e acabou o piloto da Ajo levando a pior e acabou caindo da 6ª para a 8ªcolocação.
Os 4 primeiros colocados vinham um pouco na frente dos demais pilotos, mas a batalha pela liderança continuava, Alcoba superou Arenas passando para a 3ªposição. Na 9ªVolta, Kaito Toba caiu e ficou muito para trás.
Vietti vinha liderando a muito tempo, até que na 10ªVolta, Arenas passou na reta oposta e assumiu a liderança, Já Vietti foi engolido por Darryn Binder que passou a lutar pelo segundo lugar com John McPhee. O Escocês superou o Sul-Africano da equipe CIP, esse superado também por Arbolino e Suzuki. Já Garcia que fez uma grande largada e vinha no primeiro pelotão acabou punido e teve de dar a volta longa (Que ficava na curva 13).
A 9 voltas do final, McPhee passou Arbolino e subiu para a segunda posição, mas teve troco do piloto da Snipers que voltou a posição ao final da volta 13. A diferença entre os 9 primeiros colocados era de apenas 0.9 segundos. Binder chegou a levar posição de McPhee que logo depois deu o troco e ficou com a terceira posição.
A 6 voltas do final, Arenas estava na liderança, com Binder, Arbolino, Vietti, McPhee, Ogura, Rodrigo, Suzuki, Migno, Antonelli e Alcoba no mesmo pelotão.
Arenas segurava muito bem a ponta. Até que na 18ªVolta (Curva 11) o piloto da Aspar Martinez passou um pouco pela grama e foi o suficiente para McPhee assumir a liderança a 4 voltas do final. Arbolino, Binder e Vietti passaram pelo líder do campeonato que caiu para a 5ªposição. O Turco Denis Oncu acabou caindo quando estava na 13ªPosição.
Enquanto McPhee estava tentando abrir vantagem, Arenas vinha recuperando posições, A menos de 3 voltas do final, Arenas já vinha em 3º após superar Vietti e Binder.
Na 21ª e Penúltima volta do final, Arbolino passou para a liderança. A 1 volta e meia do final, Binder chega a passar , mas caiu na curva 9 e mais uma vez abandonava uma corrida (Que é rotina nos últimos 3 anos para ele).
McPhee supera Arbolino e entra na última volta como líder, Arenas estava em 3º e Ogura em 4º. Na reta oposta, Arbolino passou para a ponta,. Na curva 9 Arenas passou para a segunda posição e via uma possibilidade de vencer a prova…
… Eis que McPhee tentou passar Arbolino numa manobra audaciosa, mas acabou não só falhando como também foi para o chão a 500 metros da linha de chegada. Nessa história toda, Arenas se aproveitou e passou para a frente e levou pela segunda vez a vitória. Uma grande vitória do piloto da Aspar Martinez que lidera com 2 vitórias em 2 corridas.
Ai Ogura acabou ficando com a segunda posição, sem ter chamado a atenção na corrida e só aparecendo nas voltas finais. Tony Arbolino acabou perdendo a vitória, mas ainda teve a sorte de levar sua moto para o 3ºlugar e acabou subindo para o pódio.
Celestino Vietti e Andrea Migno tiveram belos momentos no final de semana e representaram bem a VR46. Eles foram recompensados com o 4º e 5ºlugares respectivamente. Raul Fernandez com a KTM Ajo ficou em 6ºlugar, Seguidos de Gabriel Rodrigo da Gresini, Tatsuki Suzuki e Niccolò Antonelli da SIC58 e fechando os 10 primeiros colocados Jaume Masia da Leopard Racing.
Esperava mais de Suzuki, dos dois pilotos da Leopard Racing e de Romano Fenati que ficou na 13ªposição.
Fotos:
Resultado final da 2ªEtapa do Mundial de Motovelocidade – Moto 3
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 75 | Albert Arenas | Aspar Team | KTM RC250GP | 39’26.256 |
2 | 79 | Ai Ogura | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | a 0.340 |
3 | 14 | Tony Arbolino | Rivacold Snipers Team | Honda NSF250RW | a 0.369 |
4 | 16 | Andrea MIGNO | SKY Racing Team VR46 | KTM | a 0.546 |
5 | 13 | Celestino Vietti | SKY Racing Team VR46 | KTM RC250GP | a 0.634 |
6 | 25 | Raúl Fernández | Red Bull KTM Ajo | KTM RC250GP | a 0.682 |
7 | 2 | Gabriel Rodrigo | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda NSF250RW | a 0.753 |
8 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | a 0.881 |
9 | 23 | Niccolò Antonelli | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | a 0.986 |
10 | 5 | Jaume Masiá | Leopard Racing | Honda NSF250RW | a 3.646 |
11 | 71 | Ayumu Sasaki | Red Bull KTM Tech 3 | KTM RC250GP | a 3.751 |
12 | 82 | Stefano Nepa | Aspar Team | KTM RC250GP | a 3.936 |
13 | 55 | Romano Fenati | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna FR250GP | a 4.157 |
14 | 21 | Alonso López | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna FR250GP | a 6.086 |
15 | 52 | Jeremy Alcoba | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda NSF250RW | a 5.608 |
16 | 6 | Ryusei Yamanaka | Estrella Galicia 0,0 | Honda NSF250RW | a 6.098 |
17 | 11 | Sergio García | Estrella Galicia 0,0 | Honda NSF250RW | a 6.256 |
18 | 40 | Darryn Binder | CIP Green Power | KTM RC250GP | a 17.642 |
19 | 27 | Kaito Toba | Red Bull KTM Ajo | KTM RC250GP | a 28.324 |
20 | 73 | Maximilian Kofler | CIP Green Power | KTM RC250GP | a 28.406 |
21 | 50 | Jason Dupasquier | CarXpert Prüstel GP | KTM RC250GP | a 28.640 |
22 | 89 | Khairul Idham Pawi | Petronas Sprinta Racing | Honda NSF250RW | a 28.844 |
23 | 9 | Davide Pizzoli | BOE Skull Rider Facile Energy | KTM RC250GP | a 29.026 |
24 | 70 | Barry Baltus | CarXpert Prüstel GP | KTM RC250GP | a 33.352 |
25 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech 3 | KTM RC250GP | a 1’03.589 |
17 | John McPhee | Petronas Sprinta Racing | Honda NSF250RW | a 1 volta | |
92 | Yuki Kunii | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | a 6 voltas | |
12 | Filip Salač | Rivacold Snipers Team | Honda NSF250RW | a 12 voltas | |
54 | Riccardo Rossi | BOE Skull Rider Facile Energy | KTM RC250GP | a 15 voltas | |
7 | Dennis Foggia | Leopard Racing | Honda NSF250RW | a 22 voltas | |
99 | Carlos Tatay | Reale Avintia Racing | KTM RC250GP | a 22 voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP