Dakar 2024 – Especial 1 – Alula até Al Henakiyah

A etapa de número 1 do Dakar nas motos foi dominada pelo Botsuano Ross Branch que liderou a maioria da especial, ajudou um companheiro de profissão que estava acidentado e voltou para a prova até a bandeirada. Foi uma vitória maiúscula do piloto da Hero que colocou mais de 10 minutos de vantagem para Ricky Brabec da Honda, seu mais próximo perseguidor.

A especial percorreu 414 km e foi de Alula até Al Henakiyah. Mason Klein, Skyler Howes e Antonio Maio foram os primeiros a largarem. Com destaque para Klein que andou muito bem com a Kove e conquistou bônus em seu tempo de corrida por essa ótima apresentação que ele proporcionou no dia de hoje.

Um piloto que se destacou bastante nessa especial foi Michael Docherth que chegou a ficar em alguns momentos na liderança com a moto da Bas World KTM, mas acabou no final da sessão, no km 323, o sul-africano se acidentou e acabou indo para o hospital abandonando a prova.

Ross Branch teve 25 minutos recuperados por causa da ajuda e assistência a Tosha Schareina que se acidentou no km 240 da especial e conquistou a vitória. Ricky Brabec começou bem sua tentativa de conquistar o bicampeonato levando a sua moto da Honda a 2ªposição, com 10 minutos e 54 segundos de defasagem sobre o piloto da Hero.

Mason Klein fez uma brilhante apresentação, o norte-americano leva a Kove a uma inédita terceira posição, um pouco atrás de Brabec. Klein aproveitou muito bem o tempo que ele ganhou de bônus, mas mesmo sem o bônus chegaria no Top 10.

O Sul-africano Bradley Cox fez uma especial sensacional, o piloto da Bas World KTM foi menos brilhante que Michael Docherty,  mas não deixou de ser incrível a apresentação do piloto que pertence a Moto Rally 2 (Cox venceu a especial em sua categoria) chegando na frente de muitos pilotos que tinham motos e equipes superiores a sua moto.

Jose Ignacio Cornejo fez uma especial regular, sem grandes momentos, mas sem nenhum erro gritantes que o levou a ficar na 5ªposição, chegando a mais de 13 minutos do vencedor e a menos de 30 segundos (23 segundos) a frente de Romain Dumontier que foi o melhor piloto de Husqvarna, mesmo sendo piloto do Rally 2 e ficando no Top 10 das motos em geral e na segunda posição no Rally 2.

Lorenzo Santonio, 7ºcolocado da especial, chegou a frequentar o top 5 em alguns momentos da especial, seu objetivo de classificação final do Dakar e pelo que o espanhol mostrou deu mostras de que pode conseguir esse objetivo.

O campeão do ano passado, Kevin Benavides não teve destaque na especial acabando o dia na 8ªposição, a mais de 15 minutos do vencedor (15:37), mesmo com uma KTM. Daniel Sanders da Gas Gas ficou em 9ª, um pouco atrás de Kevin Benavides. Martin Michek da MRG fechou o Top 10 em boa exibição.

Pablo Quintanilla que teve por um bom tempo entre os 5 primeiros colocados acabou perdendo tempo e caiu para a 11ªposição a 20 minutos e 33 segundos do vencedor, apesar do tempo acabou não sendo irrecuperável já é um fardo pesado para o Chileno tiver que tirar essa vantagem nos próximos dias, assim como o francês Adrian van Beveren, 12ºcolocado na especial, só que com menos destaque do que outros piloto da Honda teve.

Joan Barreda Bort teve uma especial ruim, muito longe da luta pela vitória e acabou ficando na 13ªposição a 22 minutos de Ross Branch, com a mesma moto da Hero. A grande contratação da equipe Indiana não obteve um resultado a altura da expectativa criada em volta dele.

Sam Sunderland terá de se esforçar muito para estar a altura de lutar pelo tricampeonato, 14ºcolocado, 3 segundos atrás de Barreda Bort. Luciano Benavides foi outro piloto que andou mal, o campeão do Mundial de Rally não teve desempenho para vencer se quer Romain Dumontier que tinha uma moto da Husqvarna, certamente com menos estrutura. O irmão de Kevin Benavides terá muito trabalho para tirar os 23 minutos que Ross Branch colocou na liderança em cima dele.

Toby Price em 16ª também não foi muito diferente de Sunderland, Luciano Benavides e Joan Barreda Bort. Mathieu Doveze da Bas World, Jacob Argubright da Duust (ambos da Moto Rally 2), Sebastian Bülher da Hero e Rui Gonçalves da Sherco completam o Top 20.

Na moto 2, Cox venceu com Romain Dumontier em 2º, os dois sobraram demais na turma, colocando mais de 20 minutos a frente de Doveze e Argubright que chegaram na 3ª e 4ªposições, com bons desempenhos, dentro da realidade de um piloto da Moto Rally 2.

Jeanloup Lepan da Duust chegou na 5ªposição, seguido de Koitta Veetil da Sherco, Milan Engel da Orion, Paolo Lucci da Bas World KTM, Diego Gamaliel Llanos da Xraids e Tommaso Montanari da Fantic Racing fechando o Top 10 da especial.

Destaques do dia:

Ross Branch ajudou um piloto que estava machucado, pelo regulamento do Dakar, quando isso aconteceu o piloto que deu assistência para seu companheiro de trabalho ele tem seu tempo recuperado segundo as regras do Dakar.

A melhor Husqvarna do dia foi de Romain Dumontier que esta na Moto Rally 2 e chegou na 2ªposição na sua categoria e na 6ªposição na classificação geral.

Apenas Ross Branch conseguiu terminar a especial de 414 km abaixo das 5 horas.

Duas motos da Categoria Rally 2 chegaram entre os 10 primeiros colocados. Entre os 20 primeiros chegaram 4 motos da categoria Rally 2.

Primeira vez que um piloto da Hero lidera o Dakar na classificação geral.

Primeiro top 3 da Kove no Dakar.

Primeira moto da KTM foi Bradley Cox da Bas World KTM, uma equipe que não é de fábrica.

7 Marcas (Hero, Honda, Kove, KTM, Sherco, Husqvarna, Gas Gas) tiveram motos entre os 10 primeiros colocados.

A média de velocidade do vencedor da especial de hoje foi de 83,91 km.

Carros

1 hora de demora para a largada da categoria, o primeiro piloto a partir para a especial de 414 km foi o sul-africano Brian Baragwanath da Century. O primeiro a chegar em um ponto de cronometragem foi os franceses Lionel Baud e Lucie Baud, com uma marca muito alta, sem condições de lutar por algum resultado expressivo (terminaram a especial na 59ªposição).

Os favoritos logo foram bem mais rápidos que os primeiros a concluírem os 38 km do primeiro ponto de cronometragem.

No final da cansativa primeira especial, a vitória acabou nas mãos do Belga Guillaume de Mevius e do copiloto francês Xavier Panseri, os dois a bordo do Toyota da equipe Overdrive Racing, com o tempo de 4 horas, 35 minutos e 59 segundos. Os espanhóis Carlos Sainz e o copiloto Lucas Cruz conquistaram a segunda posição com o Audi Elétrico em uma grande apresentação dos mesmos ficando a apenas 1 minuto e 44 segundos dos vencedores do dia. Se pensar que os outros grandes favoritos ficaram mais para trás, dá para se dizer que Sainz começou muito bem na busca de mais um título no Dakar.

O campeão do Dakar de 2009, a dupla sul-africana Giniel de Villiers e o copiloto Dennis Murphy acabou ficando na terceira posição com o carro da Toyota da equipe Oficial, mas a 9 minutos do vencedor (9:18). Ótima especial do lituânio Vaidotas Zala junto do copiloto Português Paulo Fiuza, essa dupla chegou na 4ªposição com o carro da Mini, uma marca de carro que deixou a desejar em 2023, mas que parece ter voltado a ter um bom desempenho.

Os franceses Romain Dumas e o copiloto Max Delfino da Rebellion Racing completaram o Top 5 com o terceiro carro da Toyota da especial, ficando mais de 12 minutos atrás do vencedor e 1 minuto e 7 segundos a frente do Brasileiro Lucas Moraes e do copiloto espanhol Armand Monleon com o carro oficial da Toyota. 3ºcolocado no ano passado teve um bom resultado na 1ªespecial do Dakar desse ano.

14 segundos depois, os sul-africanos Guy David Botterill e o copiloto Brett Cummings ficaram na 7ªposição com mais um carro da equipe oficial Toyota empatados com o Saudita Yazeed Al Rajhi e o copiloto Alemão Timo Gottschalk também com o carro da Toyota, ambos fizeram o tempo de 4 horas, 49 minutos e 38 segundos.

Os franceses Mathieu Serradori e o copiloto Loic Minaudier da Century Racing ficou na 9ªposição e a dupla sueca Mattias Ekström e o copiloto Emil Bergkvist completaram o Top 10 do seu Audi elétrico. Por sinal, Ekström ficou nas primeiras posições por muito tempo, mas perdeu tempo na parte final da sessão e acabou ficando apenas na 10ªposição.

De Volta as competições após problemas de saúde, Nani Roma junto do copiloto Alex Haro Bravo ficou na 16ªposição, os dois espanhóis estão correndo com um carro da Ford.

Piloto que foram mal nessa 1ªespecial foram: o francês Sebastien Loeb junto do copiloto belga Fabian Lurquin ficou na 18ªposição, piloto da Prodrive ficou quase 23 minutos do vencedor da prova.  O Norte-americano Seth Quintero com o copiloto alemão Dennis Zenz acabou ficando na 19ªposição com mais um carro da Toyota que é o equipamento mais forte para levar o título do Dakar desse ano.

Nasser Al-Attiyah junto do seu copiloto francês Mattieu Baumer ficou na 21ªposição na sua estreia pela sua equipe e com o carro da Prodrive. Duas posições atrás ficaram os franceses Stephané Peterhansel e o copiloto Edouard Boulanger terminaram bem longe de Carlos Sainz e Mattias Ekström, seus companheiro de equipe.

Destaques do dia:

6 dos 10 primeiros colocados estão disputando o Dakar com carros da Toyota. Os outros carros são 2 da Audi, 1 da Century e 1 da Mini.

Os 15 primeiros colocados da categoria carros superaram o tempo do vencedor da categoria motos (Ross Branch).

Foi a primeira vitória de Guillaume de Mevius na categoria carros.

Média do vencedor da especial foi de 90,01 Km/h.

Nos Quadriciclos a vitória foi do Brasileiro Marcelo Medeiros que dominou praticamente toda a especial durante as 6 horas, 16 minutos e 25 segundos. O Eslováquio Juraj Varga e o argentino Manuel Andujar completaram o pódio dessa prova.

Na categoria Challenger, domínio total da família Goczal. O jovem Eryl Goczal junto do copiloto espanhol Oriol Mena venceu após mais de 5 horas de disputa (5 horas, 14 minutos e 18 segundos) seguido de muito perto de Michal Goczal com seu copiloto Szymon Gospodarczyk que ficou apenas 19 segundos atrás e completando o pódio tivemos Marek Goczal e o copiloto Maciej Marton. Os três pilotos mudaram de categoria nesse ano e isso significa um enorme problema para os demais pilotos que vão ter muito trabalho para tentar tirar o campeonato dessa veloz família.

Nos SSV, os brasileiros Rodrigo Varela e o copiloto Enio Bozzano Junior venceram a especial após 5 horas, 33 minutos e 37 segundos, abrindo mais de 12 minutos a frente dos espanhóis Gerard Farres Guell e o copiloto Diego Ortega Gil da South Racing Can-am e quase 18 minutos a frente da dupla norte-americana Sara Price e o copiloto Jeremy Gray também da South Racing Can-am que completou o pódio da especial.

Nos caminhões, tivemos a vitória do Trio formado pelo Holandês Janus van Kasteren, do polonês Darek Rodewald e do holandês Marcel Snijders após quase 5 horas de competição (4 horas, 55 minutos e 25 segundos) colocando boa vantagem de 7 minutos e 3 segundos de frente para os holandeses Gert Huzink, Martin Roesink e Rob Buursen da Jongbloeb Dakar Team ficaram na segunda posição. O pódio foi completado pelos Tchecos Jaroslav Valtr, Rene Kilian e David Kilian com o caminhão da Tatra, chegando 11 minutos e 32 segundos atrás dos vencedores da especial.

Domingo teremos a segunda etapa do Dakar, entre as cidades de Al Henakiyah até Al Duwadimi e terá 463 km de especial

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar

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