A corrida aconteceu na primeira semana de Agosto, Foi um final de semana que tivemos menos disputas na pista, Muito devido ao traçado desfavorável a ultrapassagens e disputas por posições. Quem se deu bem foram Nicholas Latifi no Sábado e Mick Schumacher no Domingo, que venceram suas corridas. A Disputa pelo campeonato continua em aberto.
Classificação foi sobre pista molhada, Todos os pilotos estavam na porta de saída dos boxes antes do começo do treino. O ritmo da classificação em chuva mudava totalmente, Antes que qualquer piloto começasse a volta, O Russo Nikita Mazepin rodou e ficou parado num ponto complicado, A Bandeira vermelha foi acionada. Os Fiscais de pista acabaram empurrando o carro até um lugar seguro.
O Treino recomeçou a 27:56 do final do treino. O Holandês Nick de Vries partiu logo para fazer sua primeira volta, Marcando 1:50.820. Igualmente o Italiano Luca Ghiotto também fez boa volta, Com menos de 1 décimo atrás. Já os outros pilotos estavam muito atrás. Até que Guanyu Zhou se aproximou dos dois, Marcando o 3ºtempo a 8 décimos de Nick de Vries, Esse tempo foi superado pelo Mick Schumacher, Com 1:51.472.
Aos poucos os tempos começavam a baixar, Mas a pista continuava traiçoeira e os pilotos constantemente erravam as suas voltas. Quem acertava a volta, Ganhava boas posições, Como foi o caso de Louis Deletraz que pulou para o 3ºlugar. Outro que errou na volta é Luca Ghiotto e ficou sem melhorar sua volta e por outro lado, Nicholas Latifi subiu para o terceiro lugar a metade da classificação.
Na volta seguinte, O piloto Canadense por 242 milésimos assumiu a liderança do treino, O piloto da DAMS acertou sua volta. Seu companheiro de equipe, Sergio Sette Câmara não estava acertando suas voltas e estava fora dos 10 primeiros lugares. A menos de 13 minutos do final, Jack Aitken deu um salto pulando do 14º para o 7ºlugar.
A Menos de 10 minutos do final, Mick Schumacher sobe para o segundo lugar, Fazendo uma grande volta, levando a Prema a primeira fila.
Na reta final da Classificação, Nick de Vries marcou 1:49.809 e liquidou com a Fatura, Conquistando a pole position e mais 4 pontos ganhos, A 4 minutos do final, De Vries tinha 7 décimos a frente do Schumacher. Luca Ghiotto ainda conseguiu fazer 1:50.036, Mas não ameaçou de forma nenhuma o piloto da ART Grand Prix.
Na segunda fila, Larga Nicholas Latifi da DAMS e Mick Schumacher, com um bom treino colocando a Prema na segunda fila. Na Terceira fila largam Louis Deletraz da Carlin e Calum Ilott da Chaoruz, Diga-se de passagem os dois pilotos fizeram boas classificações. Jack Aitken da Campos, Nobuharu Matsushita da Carlin, Anthonie Hubert da Arden e Guanwu Zhou da Uni Virtuosa completaram os 10 primeiros colocados.
Os pilotos da Arden foram desclassificados da classificação e tiveram que largar das últimas posições. O que complicaria muito a prova de Anthonie Hubert e Tatiana Calderón.
Grid de Largada:
pos | nº | Piloto | Equipe | Tempo | NºVoltas |
1 | 4 | Nick de Vries | ART Grand Prix | 1:49.809 | 13 |
2 | 8 | Luca Ghiotto | UNI-Virtuosi Racing | 1:50.036 | 13 |
3 | 6 | Nicholas Latifi | DAMS | 1:50.578 | 13 |
4 | 9 | Mick Schumacher | PREMA Racing | 1:50.748 | 12 |
5 | 1 | Louis Delétraz | Carlin | 1:50.853 | 14 |
6 | 11 | Callum Ilott | Sauber Junior Team by Charouz | 1:50.871 | 13 |
7 | 15 | Jack Aitken | Campos Racing | 1:50.962 | 13 |
8 | 2 | Nobuharu Matsushita | Carlin | 1:51.408 | 14 |
9 | 19 | Guanyu Zhou | BWT Arden | 1:51.513 | 12 |
10 | 7 | Jordan King | UNI-Virtuosi Racing | 1:51.573 | 13 |
11 | 16 | Juan Manuel Correa | MP Motorsport | 1:51.717 | 13 |
12 | 12 | Sérgio Sette Câmara | Sauber Junior Team by Charouz | 1:51.788 | 13 |
13 | 5 | Giuliano Alesi | DAMS | 1:51.817 | 12 |
14 | 20 | Arjun Maini | Trident | 1:52.644 | 13 |
15 | 14 | Ralph Boschung | Campos Racing | 1:52.718 | 12 |
16 | 21 | Sean Gelael | Trident | 1:52.956 | 13 |
17 | 10 | Mahaveer Raghunathan | PREMA Racing | 1:52.995 | 12 |
18 | 18 | Anthoine Hubert | BWT Arden | Desclassificado | 12 |
19 | 3 | Nikita Mazepin | ART Grand Prix | Sem Tempo | 1 |
20 | 17 | Tatiana Calderón | MP Motorsport | Desclassificado | 12 |
Com um dia encoberto com um pouco de sol a prova longa se realizou no Sábado, Alguns pilotos tiveram punições e largaram lá atrás das posições que teriam de largar.
Na Largada, Nick de Vries defendeu bem sua liderança, Mas na curva seguinte acabou sendo superado pelo Nicholas Latifi, que passou bonito por fora o líder do campeonato e assumiu a liderança. Ghiotto caiu para o terceiro lugar, Com Schumacher, Aitken, Matsushita, Ilott e Deletráz nas 8 primeiras posições.
Ao começar a segunda volta, Ilott tentou passar Deletráz por fora, Mas a vantagem ficou mesmo com o suíço, que acabou sem ser antidesportivo fazendo o piloto da Chaoruz ir para fora do traçado. Porém, não durou muito a corrida de Louis Deletráz, Seu motor acabou Explodindo bem na cara de Zhou, ele teve de deixar a prova na 4ªvolta.
Latifi abriu uma boa vantagem para Nick de Vries, que em 5 voltas seus pneus já tinham acabado totalmente, Ao final da volta, O Holandês da ART Grand Prix foi para a parada obrigatória. Foi o primeiro a fazer a parada obrigatória. Antes disso, Giuliano Alesi, um bom piloto com um carro limitado tentou manter o 11ºlugar, Mas não resistiu aos ataques do Francês Anthonie Hubert que largou dos últimos lugares.
Na volta seguinte, Schumacher, Aitken, Matsushita, Ilott, Sette Camara, Mazepin e Rathanathan foram para os boxes. Na outra volta, Parou Lafiti, Ghiotto, Zhou, Calderón foram para os boxes. Na 9ªVolta, Jordan King assumiu a liderança do campeonato, Com Hubert na segunda posição, Eles teriam de parar nos boxes, Assim como Juan Manuel Correa, Sean Gelael e Ralph Boschung. Nicholas Latifi voltaria a liderança da prova depois das paradas dos pilotos do Grupo do meio para trás.
Mick Schumacher nesse meio tempo, Pressionou Luca Ghiotto. Na 19ªVolta, Maini acabou com problemas parando fora da pista. Foi o suficiente para acionar o Safety Car Virtual durante 3 voltas, Diga-se de passagem, Demoraram muito para tirar o carro do Indiano da área de escape.
No começo da 22ªVolta, A corrida recomeça e de Cara e Matsushita aproveitou para passar Mick Schumacher, Já Sergio Sette Câmara que fazia uma corrida bem apagada superou os dois pilotos da Charouz passando para o 10ºlugar. King tinha 7 segundos sobre Hubert, que estava pressionado pelo Lafiti. A ultrapassagem do piloto da DAMS foi inevitável, Na 24ªVolta, Latifi assumiu o 2ºlugar.
King e Hubert teriam de fazer a parada, Foi isso que fizeram a 10 voltas do final, Latifi vou a liderança com mais de 6 segundos sobre Nick de Vries que vinha tranquilo em 2ºlugar. Já Jack Aitken estava segurando Nobuharu Matsushita na disputa pela 3ªposição Mick Schumacher perdeu rendimento e ficou mais para Sette Câmara que tinha um grande rendimento na reta final de prova, Passando Schumacher na 29ªVolta e assumindo o 6ºlugar.
Hubert tinha a volta mais rápida da prova, Mas precisava sair do 11ºlugar para levar os dois pontos da melhor volta da prova. Já Jordan King se deu bem, já estava nos pontos e superou Ilott e assumiu o 8ºlugar na 31ªVolta. A 5 voltas do final o piloto da MP Motorsport deixou para trás Mick Schumacher subindo para o 7ºlugar. Além disso, ele chegava na turma que disputava a 4ªposição.
O Japonês Nobuharu Matsushita pressionava Luca Ghiotto que perdeu contrato com Jack Aitken, O piloto da Campos consolidou o terceiro lugar. A 4 Voltas do final, Matshshita foi para cima de Ghiotto, O Italiano fechou a porta pra cima do piloto da Carlin. Na curva seguinte, Sette Câmara foi pelo lado de fora e acabou se aproveitando da briga de Ghiotto e Matsushita acabou o Brasileiro tomando a posição do Japonês e ganhou a 5ªposição, após largar da 13ªposição.
A 3 voltas do final, O Motor de Ralph Boschung explodiu e ele teve de parar em um ponto difícil da pista, Na curva 5 para a curva 6. O Safety Car foi acionada a menos de 3 voltas para o final, King passou Matsushita antes disso, ganhando o 6ºlugar.
A corrida acabou com o regime de Safety Car, A Vitória ficou com Lafiti, Numa corrida impecável do piloto Canadense, que superou Nick de Vries e dominou a prova inteira, Diminuindo a vantagem do piloto Holandês na classificação do Campeonato.
Nick de Vries diminuiu os prejuízos, Ficando em 2ºlugar, Mas sem jamais ameaçar Lafiti. O Pódio foi completado pelo Inglês Jack Aitken da Campos, O Inglês largou do 7ºlugar e acabou em uma bela corrida chegando em 3º.
O 4ºlugar foi confuso, A principio a Posição foi de Luca Ghiotto, Mas ele acabou cometendo uma inflação no safety Car virtual, Sette Câmara herdou o 4ºlugar do piloto da Uni-virtuosi. Jordan King foi punido em 5 segundos também foi punido por irregularidades no Safety Car virtual, Mas os comissários da prova reviram a punição e acabaram por devolver os 5 segundos para Ghiotto e King.
Com isso acabou Ghiotto voltando ao 4ºlugar com Sette Câmara, que fez uma bela corrida de recuperação, Principalmente na reta final, onde ele saiu do 12ºlugar para a 5ªposição e King ficou mesmo em 6ºlugar. Nobuharu Matsushita fez mais uma boa corrida, Chegando em 7ºlugar, Mick Schumacher acabou ficando para trás, Mas salvou o 8ºlugar e iria largar em 1ºlugar na corrida curta do domingo. Completando a zona de pontuação: Guanwu Zhou da Uni-virtuosi e Calum Ilott da Chaoruz.
Resultado final da 15ªEtapa da Formula 2
pos | nº | Piloto | Equipe | Tempo | Melhor Volta | nºVolta |
1 | 6 | Nicholas Latifi | DAMS | 1:02:40.675 | 1:33.021 | 2 |
2 | 4 | Nyck de Vries | ART Grand Prix | a 0.752 | 1:32.882 | 8 |
3 | 15 | Jack Aitken | Campos Racing | a 1.045 | 1:33.538 | 12 |
4 | 8 | Luca Ghiotto | UNI-Virtuosi Racing | a 2.995 | 1:33.224 | 11 |
5 | 5 | Sérgio Sette Câmara | DAMS | a 4.144 | 1:33.520 | 26 |
6 | 16 | Jordan King | MP Motorsport | a 5.048 | 1:32.436 | 33 |
7 | 2 | Nobuharu Matsushita | Carlin | a 5.282 | 1:33.787 | 23 |
8 | 9 | Mick Schumacher | PREMA Racing | a 15.807 | 1:33.752 | 12 |
9 | 7 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi Racing | a 17.795 | 1:33.748 | 27 |
10 | 11 | Callum Ilott | Sauber Junior Team by Charouz | a 18.562 | 1:33.724 | 27 |
11 | 19 | Anthoine Hubert | BWT Arden | a 20.018 | 1:32.438 | 32 |
12 | 3 | Nikita Mazepin | ART Grand Prix | a 22.072 | 1:33.619 | 11 |
13 | 20 | Giuliano Alesi | Trident | a 22.754 | 1:34.380 | 32 |
14 | 12 | Juan Manuel Correa | Sauber Junior Team by Charouz | a 23.756 | 1:33.014 | 27 |
15 | 10 | Sean Gelael | PREMA Racing | a 28.183 | 1:33.441 | 26 |
16 | 18 | Tatiana Calderón | BWT Arden | a 1:15.823 | 1:35.161 | 11 |
17 | 17 | Mahaveer Raghunathan | MP Motorsport | a 1:16.712 | 1:34.752 | 10 |
18 | 21 | Ralph Boschung | Trident | a 4 voltas – Motor | 1:33.716 | 32 |
NC | 14 | Arjun Maini | Campos Racing | a 20 Voltas – Mecânico | 1:34.110 | 12 |
NC | 1 | Louis Delétraz | Carlin | a 34 Voltas – Motor | 1:34.401 | 3 |
Grid de largada da 16ªEtapa da Formula 2
pos | nº | Piloto | Equipe |
1 | 9 | Mick Schumacher | PREMA Racing |
2 | 2 | Nobuharu Matsushita | Carlin |
3 | 16 | Jordan King | MP Motorsport |
4 | 5 | Sérgio Sette Câmara | DAMS |
5 | 8 | Luca Ghiotto | UNI-Virtuosi Racing |
6 | 15 | Jack Aitken | Campos Racing |
7 | 4 | Nyck de Vries | ART Grand Prix |
8 | 6 | Nicholas Latifi | DAMS |
9 | 7 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi Racing |
10 | 11 | Callum Ilott | Sauber Junior Team by Charouz |
11 | 19 | Anthoine Hubert | BWT Arden |
12 | 3 | Nikita Mazepin | ART Grand Prix |
13 | 20 | Giuliano Alesi | Trident |
14 | 12 | Juan Manuel Correa | Sauber Junior Team by Charouz |
15 | 10 | Sean Gelael | PREMA Racing |
16 | 18 | Tatiana Calderón | BWT Arden |
17 | 17 | Mahaveer Raghunathan | MP Motorsport |
18 | 21 | Ralph Boschung | Trident |
19 | 14 | Arjun Maini | Campos Racing |
20 | 1 | Louis Delétraz | Carlin |
Na corrida curta do domingo, Schumacher aproveitou a pista de difícil ultrapassagem para dar a Prema a primeira vitória da Temporada.
Na largada, O filho de Michael Schumacher se posicionou para defender a liderança, O Japonês tentou passar o Alemão por fora, mas acabou não tendo espaço na pista e teve de ir para fora da pista, Manteve o segundo lugar. Quem ganhou posição da largada foi Sergio Sette Câmara superando a Jordan King. Deve se falar da Grande largada de Nick de Vries, que por muito pouco não conseguiu a 5ªposição após largar em 7ºlugar.
Nas primeiras voltas, Poucas coisas aconteceram. As vezes, Schumacher abria diferença, Outras vezes era Sette Câmara que era pressionado pelo Jordan King, Schumacher sendo pressionado pelo piloto japonês, Mas ultrapassagem que é bom? Não tivemos por muitas e muitas voltas.
Até que na 17ªVolta, Sette Câmara conseguiu passar Matsushita, Mas toma o X na curva seguinte e volta ao 3ºlugar, A mesma coisa aconteceu com Luca Ghiotto ao tentar passar o Russo Nikita Mazepin, Mas teve uma segunda oportunidade na volta seguinte, Nessa tentativa Ghiotto foi bem sucedido e acabou ganhando a 8ªposição, Já o Russo acabou perdendo posições para Ilott e Zhou caindo para o 11ºlugar.
Lafiti que ganhou a corrida do Sábado, se aproximou de Nick de Vries querendo tirar mais 2 pontos da vantagem que o Holandês que lidera o campeonato. Na 22ªVolta, Louis Deletraz superou Sean Gelael para ganha a importantíssima 15ªposição!
A 2 voltas do final, Alesi e Hubert superaram Mazepin. Depois disso, Mais nada aconteceu. Depois de 27 voltas de uma corrida chata e sem graça, A Vitória ficou para o Mick Schumacher, Foi sua primeira vitória na Formula 2 em seu primeiro ano na categoria. O pódio foi completado pelo Japonês Nobuharu Matsushita da Carlin e do Brasileiro Sergio Sette Câmara da DAMS.
Os outros pilotos que terminaram a zona de pontuação foram Jordan King da MP Motorsport. Aliás, O piloto Inglês vem fazendo uma bela temporada, com um carro de equipe Mediana ficando com um 4ºlugar e fazendo um belo final de semana. Jack Aitken da Campos em 5º.
Nick de Vries ficou na frente de Nicholas Latifi e acabou recuperando 2 pontos da sua vantagem, que foi reduzida para 30 pontos após essa rodada dupla. Ainda existem chances de Sette Câmara, Ghiotto e Aitken de disputar o título de 2019. Ghiotto completou a zona de pontuação.
Nesse final de semana, Teremos a retomada da Formula 2 em Spa-Francorchamps. É a 9ªEtapa da Formula 2 que entra em sua reta final de disputa.
Fotos:
Resultado final da 16ªEtapa da Formula 2
pos | nº | Piloto | Equipe | Tempo | Melhor Volta | nºVolta |
1 | 9 | Mick Schumacher | PREMA Racing | 43:59.841 | 1:33.490 | 19 |
2 | 2 | Nobuharu Matsushita | Carlin | a 1.453 | 1:33.056 | 4 |
3 | 5 | Sérgio Sette Câmara | DAMS | a 3.396 | 1:33.542 | 16 |
4 | 16 | Jordan King | MP Motorsport | a 4.177 | 1:33.663 | 9 |
5 | 15 | Jack Aitken | Campos Racing | a 4.960 | 1:33.560 | 17 |
6 | 4 | Nyck de Vries | ART Grand Prix | a 11.428 | 1:34.030 | 17 |
7 | 6 | Nicholas Latifi | DAMS | a 12.314 | 1:33.704 | 18 |
8 | 8 | Luca Ghiotto | UNI-Virtuosi Racing | a 12.930 | 1:33.287 | 9 |
9 | 7 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi Racing | a 13.821 | 1:33.673 | 11 |
10 | 11 | Callum Ilott | Sauber Junior Team by Charouz | a 23.877 | 1:33.714 | 10 |
11 | 19 | Anthoine Hubert | BWT Arden | a 26.891 | 1:33.871 | 11 |
12 | 20 | Giuliano Alesi | Trident | a 29.527 | 1:33.905 | 11 |
13 | 1 | Louis Delétraz | Carlin | a 35.741 | 1:33.797 | 11 |
14 | 12 | Juan Manuel Correa | Sauber Junior Team by Charouz | a 38.514 | 1:33.996 | 11 |
15 | 3 | Nikita Mazepin | ART Grand Prix | a 39.932 | 1:33.933 | 10 |
16 | 14 | Arjun Maini | Campos Racing | a 40.093 | 1:33.734 | 13 |
17 | 10 | Sean Gelael | PREMA Racing | a 40.737 | 1:33.808 | 12 |
18 | 21 | Ralph Boschung | Trident | a 42.857 | 1:33.812 | 11 |
19 | 17 | Mahaveer Raghunathan | MP Motorsport | a 59.688 | 1:34.757 | 5 |
NC | 18 | Tatiana Calderón | BWT Arden | a 21 Voltas | 1:34.689 | 6 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Formula 2