Circuito de Alvarge em Portimão é palco do GP de Portugal, que estava de volta, depois de 24 anos, quando foi realizada a última corrida no velho circuito de Estoril. Palco da 12ªEtapa do Mundial de Formula 1, pode ser mais do que uma prova que marque a volta do país a categoria. Essa prova pode marcar a quebra do recorde de vitórias a favor de Lewis Hamilton. O inglês empatou no número de vitorias de Michael Schumacher na etapa passada em Nurburgring e pode nesse domingo conquistar a 92ªvitória da sua carreira, e se tornando de forma definitiva como o maior vencedor de corridas da história da Formula 1.
Sobre o circuito, ele é um dos circuitos mais bonitos do mundial, com várias subidas e descidas, tornando a pista muito interessante Apenas Lewis Hamilton já tinha andado de formula 1 nesse traçado, em, num longuiguo ano de 2009 com a Mclaren, andando por 81 voltas. A corrida vai ter 15 voltas a menos do que Lewis testou a 11 anos atrás, mas isso não representa uma vantagem, já que os carros são totalmente diferentes daquela época.
O carro de 2009 era um carro projetado para andar rápido o tempo todo, com reabastecimento, motores V8, pneus que durava no máximo metade de uma corrida.
O carro desse ano é um carro hibrido, não é um carro que o piloto possa andar rápido, exite um limite de motores por temporada, limite de combustível, pneus que precisam ser administrados, Motores híbridos e a imprevisibilidade maior das corridas.
A vantagem de Hamilton em 2020 em relação ao ano de 2009 é que o carro da Mercedes é o melhor do Grid, Já o carro da Mclaren de 2009 era um carro problemático.
Nos treinos livres de hoje, o finlandês Valtteri Bottas foi o mais rápido nas duas sessões. O piloto finlandês é um dos principais adversários de Hamilton nesse final de semana, disposto a esquecer o abandono da corrida passada, Bottas afirmou que precisa de um milagre para disputar o título. Com 69 pontos atrás do seu companheiro de equipe, restando 156 pontos em jogo, esta na hora mesmo de contar com essa sorte, ainda por cima, se afastar de Max Verstappen que esta a 14 pontos do piloto finlandês.
O piloto Holandês não teve um dia muito bom, no final da sessão da tarde, Max pegou o vácuo para abrir uma volta rápida, mas acabou não conseguindo isso e acabou tocando em Lance Stroll, um acidente totalmente evitável. O piloto canadense acabou ficando de fora da reta final do FP2 e Verstappen voltou aos boxes com o carro danificado. O motor Honda tem problemas na recuperação de energia, no que deve impedir a Red Bull de sonhar com a vitória. Caso esses problemas não sejam resolvidos até a corrida.
Pior para os propulsores japoneses (Honda) foi o motor de Pierre Gasly pegar fogo na metade da sessão da tarde, isso provocou uma das interrupções da segunda sessão. Se não foi problemas na equipe principal, essa quebra preocupa os pilotos da Red Bull com certeza.
De resto, a primeira sessão ocorreu normalmente, com os pilotos aprendendo o traçado. Tirando as rodadas normais dos pilotos, tudo ocorreu sem grandes problemas, mas na segunda sessão, tanto na retirada do carro de Gasly como na retirada do carro de Stroll, os comissários demoraram demais. No total, foram 32 minutos perdidos. É Muito comprometedor perder esse tempo todo para o acerto dos carros para a classificação e para a prova de domingo. Além da falta de organização, falta de fibra ótica para ligar monitores para a telemetria, problemas de comunicação e de internet não ajudam em nada a imagem de Portugal para a Formula 1. Só esperamos que amanhã as coisas melhoram em termos de organização em Alvarge.
De resto, Charles Leclerc teve um ótimo dia, dando esperanças da Ferrari de ser uma corrida melhor em Alvarge. Das equipes que disputam o 3ºlugar dos construtores, a Mclaren se saiu melhor na sexta, com Norris ganhando a 3ªposição no último momento da segunda sessão e Sainz jr. nas primeiras posições das suas sessões. Racing Point e Renault tiveram um dia mais instável.
Destacar que os pilotos testaram uma nova composição de pneus da Pirelli nos primeiros 30 minutos da sessão da Tarde. Esses pneus podem ser aprovados os vetados para ano que vem, essa decisão vai ficar por conta das equipes.
Amanhã, as 7 da manhã teremos a 3ªsessão de treinos livres. As 10 da manhã, teremos a classificação para a definição do grid de largada da 12ªEtapa do Mundial de Formula 1, uma corrida que pode ficar para a história da maior categoria do esporte a motor.
Fotos:
Resultado dos treinos livres de Sexta-feira
1ºTreino Livre
pos | nº | Piloto | Equipe | Chassi | Motor | Tempo | nºvoltas |
1 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W11 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:18.410 | 35 |
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W11 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:18.749 | 35 |
3 | 33 | Max Verstappen | Aston Martin Red Bull Racing | RB16 | Honda RA620H | 1:19.191 | 32 |
4 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari | SF1000 | Ferrari 065 | 1:19.309 | 33 |
5 | 23 | Alexander Albon | Aston Martin Red Bull Racing | RB16 | Honda RA620H | 1:19.365 | 34 |
6 | 55 | Carlos Sainz | McLaren F1 Team | MCL35 | Renault E-Tech 20 | 1:19.441 | 42 |
7 | 11 | Sergio Perez | BWT Racing Point F1 Team | RP20 | BWT Mercedes | 1:19.907 | 31 |
8 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing ORLEN | C39 | Ferrari 065 | 1:19.954 | 35 |
9 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault DP World F1 Team | R.S.20 | Renault E-Tech 20 | 1:20.058 | 27 |
10 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri | AT01 | Honda RA620H | 1:20.124 | 29 |
11 | 5 | Sebastian Vettel | Scuderia Ferrari | SF1000 | Ferrari 065 | 1:20.200 | 37 |
12 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35 | Renault E-Tech 20 | 1:20.207 | 29 |
13 | 26 | Daniil Kvyat | Scuderia AlphaTauri | AT01 | Honda RA620H | 1:20.278 | 32 |
14 | 20 | Kevin Magnussen | Haas F1 Team | VF-20 | Ferrari 065 | 1:20.846 | 28 |
15 | 18 | Lance Stroll | BWT Racing Point F1 Team | RP20 | BWT Mercedes | 1:20.954 | 32 |
16 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing ORLEN | C39 | Ferrari 065 | 1:21.009 | 35 |
17 | 8 | Romain Grosjean | Haas F1 Team | VF-20 | Ferrari 065 | 1:21.169 | 31 |
18 | 63 | George Russell | Williams Racing | FW43 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:21.374 | 31 |
19 | 31 | Esteban Ocon | Renault DP World F1 Team | R.S.20 | Renault E-Tech 20 | 1:21.673 | 31 |
20 | 6 | Nicholas Latifi | Williams Racing | FW43 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:22.054 | 34 |
2ºTreino Livre
pos | nº | Piloto | Equipe | Chassi | Motor | Tempo | nºvoltas |
1 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W11 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:17.940 | 32 |
2 | 33 | Max Verstappen | Aston Martin Red Bull Racing | RB16 | Honda RA620H | 1:18.535 | 34 |
3 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35 | Renault E-Tech 20 | 1:18.743 | 35 |
4 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari | SF1000 | Ferrari 065 | 1:18.838 | 34 |
5 | 55 | Carlos Sainz | McLaren F1 Team | MCL35 | Renault E-Tech 20 | 1:19.113 | 32 |
6 | 5 | Sebastian Vettel | Scuderia Ferrari | SF1000 | Ferrari 065 | 1:19.175 | 34 |
7 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri | AT01 | Honda RA620H | 1:19.178 | 26 |
8 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W11 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:19.308 | 27 |
9 | 31 | Esteban Ocon | Renault DP World F1 Team | R.S.20 | Renault E-Tech 20 | 1:19.496 | 32 |
10 | 23 | Alexander Albon | Aston Martin Red Bull Racing | RB16 | Honda RA620H | 1:19.643 | 37 |
11 | 63 | George Russell | Williams Racing | FW43 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:19.821 | 33 |
12 | 11 | Sergio Perez | BWT Racing Point F1 Team | RP20 | BWT Mercedes | 1:19.901 | 34 |
13 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault DP World F1 Team | R.S.20 | Renault E-Tech 20 | 1:19.987 | 28 |
14 | 6 | Nicholas Latifi | Williams Racing | FW43 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:20.465 | 33 |
15 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing ORLEN | C39 | Ferrari 065 | 1:20.490 | 34 |
16 | 20 | Kevin Magnussen | Haas F1 Team | VF-20 | Ferrari 065 | 1:20.680 | 29 |
17 | 26 | Daniil Kvyat | Scuderia AlphaTauri | AT01 | Honda RA620H | 1:20.729 | 33 |
18 | 8 | Romain Grosjean | Haas F1 Team | VF-20 | Ferrari 065 | 1:20.867 | 32 |
19 | 18 | Lance Stroll | BWT Racing Point F1 Team | RP20 | BWT Mercedes | 1:20.983 | 26 |
20 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing ORLEN | C39 | Ferrari 065 | 1:21.396 | 34 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Mclaren/Renault/Alpha Tauri/Racing Point/Alfa Romeo/Haas/Williams/essentiallysports.com