Corridas Históricas: GP de Mônaco de 1993

Grid de Largada:

1 Alain Prost (Williams/Renault) 1’20.557
2 Michael Schumacher (Benetton/Ford) 1’21.190
3 Ayrton Senna (McLaren/Ford) 1’21.552
4 Damon Hill (Williams/Renault) 1’21.825
5 Jean Alesi (Ferrari) 1’21.948
6 Riccardo Patrese (Benetton/Ford) 1’22.117
7 Gerhard Berger (Ferrari) 1’22.394
8 Karl Wendlinger (Sauber) 1’22.477
9 Michael Andretti (McLaren/Ford) 1’22.994
10 Erik Comas (Larrousse/Lamborghini) 1’23.246
11 J J Lehto (Sauber) 1’23.715
12 Derek Warwick (Footwork/Mugen-Honda) 1’23.749
13 Martin Brundle (Ligier/Renault) 1’23.786
14 Johnny Herbert (Lotus/Ford) 1’23.812
15 Philippe Alliot (Larrousse/Lamborghini) 1’23.907
16 Rubens Barrichello (Jordan/Hart) 1’24.086
17 Christian Fittipaldi (Minardi/Ford) 1’24.298
18 Aguri Suzuki (Footwork/Mugen-Honda) 1’24.524
19 Andrea de Cesaris (Tyrrell/Yamaha) 1’24.544
20 Alessandro Zanardi (Lotus/Ford) 1’24.888
21 Mark Blundell (Ligier/Renault) 1’24.972
22 Ukyo Katayama (Tyrrell/Yamaha) 1’25.236
23 Thierry Boutsen (Jordan/Hart) 1’25.267
24 Michele Alboreto (Lola/Ferrari) 1’26.444
25 Fabrizio Barbazza (Minardi/Ford) 1’26.582

Não Largou:

26 Luca Badoer Lola/Ferrari 1’29.613

Senna Vence 6ª Vez e se Torna o Rei de Mônaco

A luta de Ayrton Senna contra a Poderosa Williams Chegava ao circuito de Mônaco de Onde Senna tem um espetacular Retrospecto, 5 Vitórias em 6 anos. Mas a pole não foi de Senna, Foi Alain Prost e o Segundo Foi Michael Schumacher, Senna em terceiro no Grid teria que partir para uma outra estratégia para tentar a 6ªVitória em Mônaco e Superar as 5 Vitórias e se isolar como o maior vencedor de Mônaco, Já que passar em Mônaco era muito difícil, pra não dizer praticamente impossível passar. para Rubens Barrichello que estava em seu 6ºGrande Prêmio de sua carreira (e Hoje são quase 300 Gps) Fazia aniversario nesse dia, e largava em uma modesta 16ªPosição, com um tempo de 9 segundos acima do tempo do Pole, Luca Badoer não largou para a corrida.

Na Largada Prost queimou a largada, mas saiu na Frente com Schumacher, Senna manteve o 3ºlugarm com Hill em 4º, e as Ferrais atrás, as duas Ferrari tiveram boa Largada, quem teve uma péssima largada caiu para trás, e Mark Blundell rodou logo na sandevort. De Resto, sem nenhum incidente, Enquanto Schumacher partiu ao ataque contra Prost, Senna decidiu por uma corrida mais cautelosa, e poupando os pneus, mas ficava a Dúvida se os comissários da FIA iriam punir Prost pela queima de Largada, com essa possibilidade de punição Prost estava voando nas primeiras voltas para abrir o máximo de tempo possível. Andretti já tomava volta na 4ªVolta, o Norte-Americano teve problemas sérios na corrida. Prost abria cada Vez mais do Schumacher que estava pilotando forte, mas a Williams se mostrava uma grande distância dos outros carros sem adversários em condições normais.

A Classificação depois de 6 Voltas essa : Prost (8:41.334), Schumacher (2.785), Senna (7.872), Hill (10.760), Alesi (12.981) e Berger (15.225). Blundell abandonou a corrida na volta 3. Na Volta 7 Schumacher fez a melhor volta da corrida 1:25.0, Na Volta 8 a Direção da corrida, os Comissários puniram Prost com uma penalidade de 10 segundos parado nos boxes, Num momento em que Schumacher fazia outra volta Rápida a Melhor Volta da Corrida. 1:24.2, Com isso Schumacher passaria para a ponta da corrida com Senna em Segundo.

Junto de Prost, Schumacher estava também num ritmo diferente muito forte e abrindo cada vez mais na corrida. Senna vinha num ritmo mais conservador, e na Volta 13 Prost pagou a punição, Mas quando Prost pagou a punição o Motor Morreu, e demorou muito tempo, e perdeu mais de 1 minuto e meio nessa punição, e ficou 1 volta atrás do Líder. Schumacher passou para a ponta, com Senna em 2º, Hill em 3º e Alesi em 4º. Boutsen abandonou a corrida com problemas de Suspensão.

Schumacher começava a pegar o Trafego mais intenso, das Minardi, Tyrrell e Lola, depois de 15 voltas. Prost estava em 21ºLugar, bem longe dos pontos. Schumacher já tinha mais de 12 segundos na Frente de Senna, que tinha mais de 5 segundos na Frente de Hill, depois Alesi, Berger e Patrese. Os Seis primeiros colocados, Schumacher tinha um ritmo melhor que Senna, pelo menos nessa primeira parte de corrida Schumacher estava com um carro na mão e com a mão na Vitória se continuasse desse jeito, Mas ele estava mais propenso a um erro, e os erros em Mônaco são quase sempre irreversíveis. Conforme os Retardatários surgem, Prost estava recuperando posições e as brigas se tornavam mais e mais interessantes, Berger se aproximava de Alesi para Brigar pelo 5ºlugar (Nessa Época Ferrari podia brigar por posição com Ferrari) Prost já estava em 18ºlugar.

Schumacher estava com 17 Segundos na Frente de Senna, e isso com 22 voltas de Corrida, Hill estava a 26 segundos atrás de Schumacher, depois vinham Alesi, Berger e Patrese bem longe de Hill, Alesi e Berger, em 6ºlugar, Rubens Barrichello estava em 12ºlugar. Em 14ºChristian Fittipaldi que estava milênios na Frente do Fracote Fabrizio Barbazza que estava na Minardi por causa dos $$$ que ele trazia. Na Volta 23 Wendlinger e Lehto brigavam entre si pelo 7ºlugar acabaram se tocando, Lehto se deu pior e abandonou a corrida, Peter Sauber não ficou feliz concertesa com essa briga.

Cada Volta era mais trafego, e a Dificuldade aumenta conforme os carros que vinham que tinham melhor desempenho e melhor classificação. Hill em 3ºlugar sempre perto dele tinha Alesi e Berger, Alesi tinha se aproximado de Hill na volta 28, mas quando Chegou Zanardi Hill passou, pois Zanardi facilitou, mas acabou complicando muito a vida de Alesi. e assim Hill teve vantagem para Alesi que ficou na mira de Gerhard Berger. Enquanto isso Senna começava a descontar a sua desvantagem para Schumacher, que poderia indicar que os pneus acabaram ou que Schumacher estava pegando trafego e tendo dificuldades com o Trafego. Classificação após 29 Voltas: Schumacher, Senna, Hill, Alesi, Berger e Patrese os 6 primeiros colocados depois Wendlinger, Comas, Warwick, Brundle, Rubens Barrichello, Herbert,Christian Fittipaldi e em 14ºAlain Prost que estava se recuperando com muita rapidez na corrida. Depois Alliot, Suzuki, Zanardi, De Cesaris, os 18 primeiros colocados.

Mas na Volta 33 Schumacher que tinha uma grande vantagem na Corrida acabou sendo traído pelo motor Ford e abandonava a corrida, deixando a Liderança da Corrida para Ayrton Senna que tinha uma boa vantagem para Hill que passava para o Segundo lugar. Na Mesma volta Alboreto abandonou a corrida e Katayama também acabou tendo seu motor fumando e abandonou a corrida. Wendlinger também teve problemas em seu carro e ficou parado nos Boxes. Classificação apos 34 Voltas tinha Senna na Frente com Hill em 2º, Alesi em 3º, Berger em 4º, Patrese em 5º e Comas em 6º.

Depois de 34 Voltas as equipes pequenas estavam na obrigação de fazer parada para trocar os pneus, já às equipes médias e que tem controle de Tração não precisavam trocar os pneus, só trocavam se quiser, ficava a preferência de cada um. Senna tinha 14 segundos na Frente de Hill que por sua vez tinha 9.2 na frente de Alesi que tem por perto, sempre como ameaça Gerhard Berger.

Classificação após 37 Voltas: Senna (53:12.232), Hill (14.115), Alesi (23.750), Berger (25.884), Patrese (44.135), Comas (1 Volta), Prost (1 Volta), Warwick (1 Volta), Brundle (1 Volta), Barrichello (1 Volta), Herbert (1 Volta), Fittipaldi (1 Volta). Prost fazia esplendorosa recuperação já estava a 1 posição dos pontos.

Chegamos à metade da Corrida com 19 pilotos na pista, que até é um bom número de carros para as características da pista, que não tolerava o erro do piloto. Prost na volta 39 já estava na 6ªposição. Apesar das equipes Grandes não precisarem trocar os pneus, Berger fez uma parada para trocar os pneus. Patrese foi para os boxes para trocar os pneus, mas teve problemas e acabou saindo da briga, Prost já tinha a 5ªposição na corrida após estar em 21ºlugar depois de todos os problemas na corrida. Enquanto Senna faz bons tempos nas voltas, Hill faz voltas ruins, poderia ser o pneu que acabaram para Hill, Enquanto isso Berger estavam tirando a vantagem em cima de Alesi, devido aos seus pneus em melhor estado, na Volta 45 Senna Chegava aos 30 segundos de vantagem para Hill. Berger tirava a distância que tinha dele para Alesi que não tinha trocado os pneus, Mas o Fato é que o Williams gastavam mais pneus do que a Ferrari e a Mclaren. Warwick teve problemas nos boxes, abandonou uma volta depois. Comas e Brundle Brigavam pelo 6ºlugar, mas Brundle marcou bobeira e Patrese passou para 7ºlugar. e Brundle ficou em 8º e Barrichello chegou perto para 9ºposição. Na Volta seguinte Patrese foi com vontade passou Comas e assumiu a 6ªPosição voltando aos pontos. Suzuki acabou rodando e ficando no meio da pista, fim de prova para ele e fim de corrida para a Footwork, já que Warwick tinha abandonado a corrida voltas antes. Senna resolveu parar para trocar os pneus, aproveitando a grande vantagem que tinha sobre Hill ele passou ainda na frente, 9 segundos na Frente de Hill, mas Senna acabou tendo problemas no aquecimento dos pneus, que demoraram 2 voltas para aquecer de forma correta.

Na Volta 51 Comas e Brundle acabaram se envolvendo em um incidente, Brundle perdeu o Bico e teve que parar para trocar o Bico, Comas que fazia uma boa corrida, abandonou. Com 53 Voltas Completadas: Classificação é a Seguinte: Senna, Hill, Alesi, Berger, Prost e Patrese, os seis primeiros colocados Barrichello no dia em que completava 21 anos de idade já estava em 7ºlugar. Herbert em 8º e Fittipaldi em 9º. Na Volta 53 Patrese abandonava a corrida e deixava Barrichello em 6ºlugar, na zona de pontuação numa grande corrida para a Jordan-Hart e logo atrás Christian Fittipaldi passou Herbert e assumiu a 7ªposição. Na Volta 58 Barrichello e Christian Fittipaldi brigavam pelo 6ºlugar na corrida. Berger não desiste da briga pelo 3ºlugar na corrida. Alesi poderia parar nos boxes para trocar os pneus a qualquer momento. Enquanto isso Christian Fittipaldi passou Rubens Barrichello e assumiu a 6ªPosição. Classificação após 58 Voltas: Senna, Hill, Alesi, Berger, Prost, Fittipaldi, Barrichello, Herbert, Zanardi, Brundle, Andretti e De Cesaris, os 12 primeiros colocados. Ainda tinham na Corrida 15 carros, restando menos 18 voltas.

Impressionante era o rendimento de Christian Fittipaldi que já estava em 6ºlugar, melhor que muito carro de equipe média. E Berger na Ânsia de Passar para 3ºlugar, se enrosca em Alesi, e por pouco os dois não saem da corrida, se isso acontecesse Prost estaria no pódio. Incidente na Volta 63 com as Duas Lotus, quem se deu pior foi Herbert que abandonou a corrida. E Berger ultrapassou Alesi e assumiu a 3ªposição. e Rubens Barrichello perdeu rendimento de seu Jordan-Hart e caiu para a 10ªposição e acabou indo aos boxes para trocar os pneus.

Restando 11 voltas para o Final da corrida Senna tinha mais de 20 segundos na Frente de Hill que tinha Sérios problemas de pneus estava cada vez mais ameaçado por Berger. Alesi estava em 4º, mas já longe dessa briga. Hill brigava com seu carro que já não tinha mais o menor rendimento por causa dos pneus que estava completamente desgastado, enquanto isso Berger tinha pneus em melhores condições, Restando 8 Voltas paro Final da corrida Berger tenta numa tentativa equivocada de ultrapassagem na curva da antiga Galli Berger toca em Hill, por sorte Hill volta a corrida e Berger abandonou a corrida. Alesi em 3º chegou perto de Hill e ganhou a chance de Brigar pelo 2ºlugar, e Prost acabou ganhando a 4ªposição. Christian Fittipaldi em 5º e Martin Brundle que teve problemas na corrida e com tudo que aconteceu na corrida ele sobrou a 6ªposição. Zanardi, Andretti e Barrichello completavam os 9 primeiros colocados. Senna tinha muito mais vantagem na frente de Hill, Alesi não tinha todo o equipamento que tinha Berger, pois não tinha trocado os pneus.

Classificação após 73 Voltas: Senna (1:44:57.465), Hill (47.127), Alesi (49.359), Prost (1 Volta), Fittipaldi (2 Voltas), Brundle (2 Voltas), Senna a 4 Voltas do Final da corrida estava só administrando a sua liderança, para vencer pela Sexta Vez em Mônaco e se tornar o Rei de Mônaco. No Final Brundle com a Ligier estava perto da Minardi de Christian Fittipaldi (Tai duas equipes que poderiam voltas a Formula 1 um dia). Ainda havia algumas emoções no final da corrida. Mas a Maior seria a Vitória de Senna para se tornar o novo Rei de Mônaco, foi 1 minuto e meio para a vitória se concretizar. Senna era o novo Mister Mônaco, poucos pilotos sabiam correr tão bem essa corrida como Ayrton Senna. Damon Hill, filho de Graham Hill honrou as Tradições do Seu pai e confirmou em 2ºlugar, Alesi em 3º, Prost em incrível corrida de recuperação terminou em 4ºlugar. Christian Fittipaldi em 5º e Martin Brundle em 6º completaram a zona de pontuação, para o Aniversariante do Dia Rubens Barrichello, termina a corrida em 9ºlugar. 13 carros terminaram a corrida, apesar de Berger foi classificado por ter abandonado a 8 voltas do final completando os 90% de corrida. Limite mínimo para classificar um piloto.

Resultado Final do GP de Mônaco de 1993

Fotos:

 

View post on imgur.com

Vídeo da corrida:

Fonte das Fotos: Bestlap, Formel1mic

Vídeo: MrViniciusf11995
Texto: Deivison da Conceição da Silva

Patrocínio:
planatina_projeto_gif

Um comentário em “Corridas Históricas: GP de Mônaco de 1993

  1. Pingback: Especial Ligier : Temporada de 1993 – Portal Sportszone

Deixe um comentário