A IndyCar chegou no dia 2 de Setembro a sua penúltima etapa, No circuito de Portland, No estado de Oregon. Essa pista tradicional voltou na temporada passada. Nesse ano igualmente ao ano passado em clima de decisão. 4 pilotos chegaram em Oregon com chances reais de título: Josef Newgarden, Simon Pagenaud, Alexander Rossi e Scott Dixon.
Grid de Largada:
pos | nº | Piloto | Equipe | Motor | Tempo |
1 | 88 | Colton Herta | Harding Steinbrenner Racing | Honda | 0:57.8111 |
2 | 12 | Will Power | Team Penske | Chevrolet | 0:57.8303 |
3 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | Honda | 0:57.8355 |
4 | 60 | Jack Harvey | Meyer Shank Racing with Arrow SPM | Honda | 0:58.1008 |
5 | 10 | Felix Rosenqvist | Chip Ganassi Racing | Honda | 0:58.162 |
6 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | Honda | 0:58.1823 |
7 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | Honda | 0:57.8864 |
8 | 5 | James Hinchcliffe | Arrow Schmidt Peterson Motorsports | Honda | 0:57.9994 |
9 | 7 | Conor Daly | Arrow Schmidt Peterson Motorsports | Honda | 0:58.0192 |
10 | 21 | Spencer Pigot | Ed Carpenter Racing | Chevrolet | 0:58.0415 |
11 | 26 | Zach Veach | Andretti Autosport | Honda | 0:58.2149 |
12 | 18 | Sebastien Bourdais | Dale Coyne Racing with Vasser Sullivan | Honda | 0:58.3001 |
13 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | Chevrolet | 0:57.9585 |
14 | 19 | Santino Ferrucci | Dale Coyne Racing | Honda | 0:57.8476 |
15 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | Honda | 0:57.9648 |
16 | 98 | Marco Andretti | Andretti Herta Autosport with Marco & Curb-Agajanian | Honda | 0:57.8527 |
17 | 30 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan Racing | Honda | 0:57.9668 |
18 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | Chevrolet | 0:57.9479 |
19 | 14 | Tony Kanaan | A.J. Foyt Enterprises | Chevrolet | 0:58.103 |
20 | 59 | Max Chilton | Carlin | Chevrolet | 0:57.9866 |
21 | 4 | Matheus Leist | A.J. Foyt Enterprises | Chevrolet | 0:58.1558 |
22 | 23 | Charlie Kimball | Carlin | Chevrolet | 0:58.0582 |
23 | 20 | Ed Jones | Ed Carpenter Racing | Chevrolet | 0:58.2165 |
Porém, a maioria deles foram mal na classificação. A pole position ficou com Colton Herta da Harding Racing, Seguido de Will Power da Penske. Dixon tinha menos chances de título, Mas se classificou muito bem, Largaria em 3ºlugar. Se comparamos com os outros. O Neozelandês tinha chances de diminuir a considerável desvantagem que ele tinha que tirar para ter mais chances de título. Para sorte de Dixon. Josef Newgarden largaria em 13ºlugar e Simon Pagenaud largaria na 19ªposição.
A Se destacar o belo trabalho de Jack Harvey da Meyer Shank e também de Conor Daly, que substituiu Marcus Ericsson. O Sueco foi chamado para uma possível substituição a Kimi Raikkonen, que tinha problemas de lesão. Felizmente não foi necessária a substituição. Por isso Daly entrou no carro 7, E ele acabou fazendo um bom treino, Largando em 9ºlugar.
Na largada, Herta manteve a liderança, Power larga mal e perde posições para Dixon e Jack Harvey. Lá atrás é que se forma uma enorme confusão. Graham Rahal feito um louco por trás, atingindo Zach Veach e toca em James Hinchcliffe e depois se enroscou com o Norte-americano Conor Daly. (que substituía a Marcus Ericsson na Schmidt) Hinchcliffe acabou parando metros depois. Sato acabou recebendo um toque nessa confusão, que quebrou sua suspensão. A prova dele durou pouco assim como durou pouco a prova dos acidentados.
Ferrucci, Bourdais, Leist, Ed Jones, Chilton, Newgarden escaparam as confusão vazando a chicane e indo para contorno dos obstáculos. Simon Pagenaud acabou rodando, Não pegou a confusão e voltou à corrida.
Na 12ªVolta, Ferrucci, Bourdais, Leist, Chilton, Jones foram para os boxes, mudarem siuas táticas de parada nos boxes.
Após 12 voltas de bandeira amarela, A corrida acabou começando de vez na 13ªvolta. Herta manteve a ponta, Mas Dixon foi para cima do piloto da Harding. Power superou Jack Harvey e recuperou a 3ªposição. Mais atrás, Kannan estava em uma ótima 8ªPosição. Newgarden vinha em 11º e Pagenaud em 12º.
Na volta seguinte, Hunter-Reay acabou atropelando Jack Harvey da Meyer Shank. Ambos os pilotos não conseguem voltar a prova. O Norte-Americano resolve ficar na corrida, logo após o concerto da Suspensão, Mas perde muitíssimo tempo.
Na Volta 18 a corrida recomeça, Herta segura à ponta dos ataques de Scott Dixon. O piloto da Ganassi vinha embutido em Herta literalmente. Power, Rossi e Rosenquist vinham na mesma balada. Pelo número grande de voltas em bandeira amarela, Os pilotos iriam para 2 paradas apenas ao invés das 3 paradas que era o esperado para Portland.
Quem vinha dando um Show Atrás era Josef Newgarden. Que chegou a ficar nas últimas posições e que na entrada da 20ªVolta passou Kimball e assumiu a 8ªpocição. Enquanto que Pagenaud caiu para o 13ºlugar. Na Volta seguinte, Newgarden supera Kannan assumindo a 7ªposição. Em termos de Push to Pass, Herta tinha gastos só 9 segundos e Dixon tinha gastos 22 segundos (Todos os pilotos tem o direito a usar 200 segundos)
Newgarden começou a ter dificuldades com Marco Andretti, Que dificultou bastante a vida do piloto da Penske. Na 27ªVolta, Andretti jogou duro e não deixou seu adversário passar. Para complicar a vida do líder do campeonato, Spencer Pigot tomou o 7ºlugar do piloto da Penske. 3 voltas depois, Pigot passou Marco Andretti com mais facilidade, passando para o 6ºlugar.
Simon Pagenaud vinha com muita dificuldade, Ele conseguiu passar com muito sacrifício a Charlie Kimball passando ao 12ºlugar. Logo depois, Foi a vez de Newgarden superar Andretti voltando ao 7ºlugar.
Colton Herta vinha segurando Dixon, O desempenho de seus pneus começavam a piorar cada vez mais. O Neozelandês vinha com muito mais carro que o carro do jovem norte-americano naquele momento.
Na 37ªVolta, Dixon superou Herta, assumindo a primeira posição. Depois disso, tudo mundo passou o piloto da Harding. Com seus pneus detonados ele passou a virar 4 segundos mais lento que a volta dos líderes. Herta acabou indo para os boxes na 41ªVolta, abrindo a 1ªrodada de paradas.
Scott Dixon foi para a parada na 42ªVolta e teve de travar tudo para passar do limite de velocidade. Rossi parou na mesma volta de Dixon. Rosenquist passou a liderança e liderou até a volta 43. Sebastian Bourdais passou a liderança, Com Matheus Leist e Max Chilton nas 3 primeiras posições.
Bourdais parou na 44ªVolta e a Dale Coyne teve problemas com a mangueira de combustível e acabou perdendo muito tempo. Leist e Chilton já tinham feito suas paradas, A liderança voltou para as mãos de Dixon. Com Power em 2, A 3 segundos atrás. Rossi, Rosenquist e Newgarden. Colton Herta tinha caindo para o 6º, a 14 segundos de Dixon.
A prova estava nas mãos de Dixon, Abrindo cada vez mais de Power. Até que na volta 53, O câmbio acabou traindo o Neozelandês. Só restou Dixon tentar levar o carro para os boxes, Mas nem mesmo ele consegue chegar ao seu lugar no boxes. Power assume a liderança da prova. O piloto da Penske estava com uma pequena vantagem para Rosenquist e Rossi. Dixon consegue voltar a prova, Mas com 3 voltas atrás e fora de qualquer disputa.
Rosenquist se aproximou de Power, O Sueco estava em busca da primeira vitória na Indy e tentou superar o piloto Australiano. Rossi já vinha 2.1 segundos do líder e Newgarden vinha a 6.7 segundos em 4º. Mas tinha Colton Herta chegando cada vez mais e mais perto do líder do campeonato.
Na volta 66, Herta passou sem dificuldades Rossi e assume a 4ªposição. O Desempenho de Herta com os pneus mais duros era melhor que o desempenho dos pneus mais macios. Simon Pagenaud vinha em 7ºlugar. Com a corrida chegando ao seu terço final, Dava para perceber que as duas bandeiras amarelas do começo da prova ajudaram muito os pilotos a terminarem a prova, com apenas 2 paradas nos boxes.
Mais atrás, Spencer Pigot passou Marco Andretti e passou a 6ªposição. Enquanto que na 72ªVolta, Herta chega em Alexander Rossi, Mas como a Harding era uma equipe satélite da Andretti e como Rossi estava precisando de cada ponto que ele ganhasse o jovem piloto de 19 anos teve que ficar atrás do vice-líder do campeonato. Revoltante? Sim, Imoral? Sim, Mas compreensível se tratando de provas decisivas do campeonato. Eu não concordo com isso.
Na 73ªVolta, Colton Herta e Simon Pagenaud foram para a segunda parada nos boxes. Power foi para os boxes na volta seguinte, Ele já vinha abrindo uma boa vantagem sobre Feliz Rosenquist, que parou na 75ªVolta.
Depois das paradas, Power abriu 3 segundos a frente de Rosenquist. Rossi estava em 3ºlugar e numa posição segura, Já que Herta em 4º, não iria passar Rossi sob o risco de abalar a boa relação da Andretti com a Harding. Josef Newgarden estava em 5ºlugar, Bem longe de Herta e seguro com relação ao Spencer Pigot. Pagenaud vinha em um apagado 7ºlugar, Bourdais, Kimball e Leist completavam os 10 primeiros colocados a 25 voltas do final.
A vantagem de Power para Rosenquist a cada volta que passava vinha aumentando cada vez mais e mais. A corrida estava na mãos do Australiano. Nada parecia tirar esse triunfo do piloto da Penske.
Porém, a 8 voltas do final, Santino Ferrucci teve problemas no seu carro e ficou parado na parte interna da pista. Bandeira amarela que poderia mudar tudo, Deixando muito feliz Will Power “Ironicamente” que perderia toda a sua vantagem para Rosenquist. Claro que quem esta na frente não iria jamais querer, que sua vantagem construída com muito trabalho fosse dizimada.
Não era uma bandeira amarela longa. O Brasileiro Matheus Leist aproveitou para fazer a parada, Ele vinha na mesma volta do líder em 10ºlugar (Só 10 pilotos estavam na volta do líder) querendo ganhar algumas posições. (Boa sacada da Foyt)
A Relargada aconteceu a 4 voltas do final, Rosenquist foi para cima de Power, Mas o Australiano segurou a posição e depois disso, abriu vantagem para o piloto da Ganassi, para não deixar dúvidas de quem seria o vencedor da prova. A Vitória ficou mesmo com Will Power, Com Rosenquist e Rossi completando o pódio.
Newgarden tentou passar Herta, Mas o piloto da Harding ficou mesmo com o 4ºlugar e ajudou Rossi a diminuir em 4 pontos a diferença entre os dois na disputa pelo título. Simon Pagenaud não foi tão bem, Ficou em 7ºlugar e por muito pouco não perdeu essa posição para o Brasileiro Matheus Leist, Foi seu segundo resultado entre os top 10 em 2019. Entre Newgarden e Pagenaud chegou em 6ºlugar, Spencer Pigot da equipe Carpenter.
Sebastien Bourdais da Dale Coyne e Charlie Kimball da Carlin completaram os 10 primeiros colocados. Amanhã é a decisão do título da Formula Indy, Direto de Laguna Seca. Com pontuação dobrada, Newgarden vem na primeira posição com 593 pontos, Seguido de Alexander Rossi com 552, Simon Pagenaud com 551 e com remotas chances, Scott Dixon com 508 pontos.
Fotos:
IndyCar 2019
Resultado final da 16ªEtapa da Formula Indy
GP de Portland
pos | nº | Piloto | equipe | Motor | Voltas | Tempo/Diferença |
1 | 12 | Will Power | Team Penske | Chevrolet | 105 | 1:58:43.0036 |
2 | 10 | Felix Rosenqvist | Chip Ganassi Racing | Honda | 105 | a 2.7885 |
3 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | Honda | 105 | a 4.5839 |
4 | 88 | Colton Herta | Harding Steinbrenner Racing | Honda | 105 | a 5.228 |
5 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | Chevrolet | 105 | a 5.8539 |
6 | 21 | Spencer Pigot | Ed Carpenter Racing | Chevrolet | 105 | a 6.7477 |
7 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | Chevrolet | 105 | a 7.9418 |
8 | 4 | Matheus Leist | A.J. Foyt Enterprises | Chevrolet | 105 | a 8.1898 |
9 | 18 | Sebastien Bourdais | Dale Coyne Racing with Vasser Sullivan | Honda | 105 | a 9.5957 |
10 | 23 | Charlie Kimball | Carlin | Chevrolet | 105 | a 10.1665 |
11 | 59 | Max Chilton | Carlin | Chevrolet | 104 | 1 Volta |
12 | 14 | Tony Kanaan | A.J. Foyt Enterprises | Chevrolet | 104 | 1 Volta |
13 | 98 | Marco Andretti | Andretti Herta Autosport with Marco & Curb-Agajanian | Honda | 104 | 1 Volta |
14 | 20 | Ed Jones | Ed Carpenter Racing | Chevrolet | 104 | a 1 Volta |
15 | 30 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan Racing | Honda | 103 | a 2 Voltas |
16 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | Honda | 102 | a 3 Voltas |
17 | 19 | Santino Ferrucci | Dale Coyne Racing | Honda | 96 | a 9 Voltas |
18 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | Honda | 81 | a 24 Voltas |
19 | 60 | Jack Harvey | Meyer Shank Racing with Arrow SPM | Honda | 13 | a 92 Voltas |
20 | 5 | James Hinchcliffe | Arrow Schmidt Peterson Motorsports | Honda | 0 | a 105 Voltas |
21 | 7 | Conor Daly | Arrow Schmidt Peterson Motorsports | Honda | 0 | a 105 Voltas |
22 | 26 | Zach Veach | Andretti Autosport | Honda | 0 | a 105 Voltas |
23 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | Honda | 0 | a 105 Voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: IndyCar