Corrida realizada no dia 18 de Agosto, teve um domínio inicial de Alex Palou, Mas a partir da ultrapassagem de Ryo Hirakawa a situação mudou e o Japonês da equipe Impul passou a mandar na prova e conquistou sua primeira vitória na Categoria. A corrida foi uma confusão de Táticas, algumas chegando a serem bizarras e tirando alguns pilotos da briga pelos primeiros lugares.
Grid de Largada:
pos | nº | Pilotos | Equipe | Motor | Tempo |
1 | 64 | Alex Palou | TCS NAKAJIMA RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | 1’31.442 |
2 | 20 | Ryo Hirakawa | ITOCHU ENEX TEAM IMPUL | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’31.641 |
3 | 5 | Nirei Fukuzumi | DOCOMO TEAM DANDELION RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | 1’31.764 |
4 | 50 | Lucus Auer | B-Max Racing with motopark | HONDA/M-TEC HR-417E | 1’31.804 |
5 | 38 | Hiroaki Ishiura | JMS P.MU/CERUMO・INGING | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’31.931 |
6 | 16 | Tomoki Nojiri | TEAM MUGEN | HONDA/M-TEC HR-417E | 1’31.942 |
7 | 18 | Kamui Kobayashi | carrozzeria Team KCMG | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’32.040 |
8 | 1 | Naoki Yamamoto | DOCOMO TEAM DANDELION RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | 1’32.049 |
9 | 19 | Yuhi Sekiguchi | ITOCHU ENEX TEAM IMPUL | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’32.399 |
10 | 39 | Sho Tsuboi | JMS P.MU/CERUMO・INGING | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’32.793 |
11 | 51 | Harrison Newey | B-Max Racing with motopark | HONDA/M-TEC HR-417E | 1’32.824 |
12 | 37 | Nick Cassidy | VANTELIN TEAM TOM’S | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’32.856 |
13 | 3 | Kenta Yamashita | KONDO RACING | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’33.807 |
14 | 65 | Tadasuke Makino | TCS NAKAJIMA RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | 1’33.820 |
15 | 4 | Yuji Kunimoto | KONDO RACING | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’34.003 |
16 | 36 | Kazuki Nakajima | VANTELIN TEAM TOM’S | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’34.036 |
17 | 8 | Kazuya Oshima | UOMO SUNOCO TEAM LEMANS | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’34.086 |
18 | 15 | Patricio O’Ward | TEAM MUGEN | HONDA/M-TEC HR-417E | 1’34.361 |
19 | 7 | Artem Markelov | UOMO SUNOCO TEAM LEMANS | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1’34.386 |
20 | 17 | Koudai Tsukakoshi | REAL RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | 1’34.765 |

Alex Palou repetiu a dose de Fuji e conquistou novamente a pole position. Ryo Hirakawa larga em 2ºlugar com o carro da Impul. Na segunda fila largam Nirei Fukuzumi da Docomo e o Austríaco Lucas Auer da B-Max. Na terceira fila vão largar Hiroaki Ishiura da Cerumo e Tomoki Nojiri da Team Mugen. Completando os 10 primeiros colocados: Kamui Kobayashi, Naoki Yamamoto, Yuhi Sekiguchi e Sho Tsuboi.
Na primeira tentativa de largada, Naoki Yamamoto não consegue largar e perde sua posição no Grid de Largada. Quando os pilotos terminaram a volta de apresentação, Perto de largarem para a 5ªEtapa da Super Formula Patrício O’Ward teve problemas e acabou tendo de largar dos boxes. O mesmo aconteceu com o inglês Harrison Newey quando os pilotos partiram para uma nova volta de apresentação. A Largada foi adiada em 5 minutos depois da 1ªTentativa ter sido abortada.

Os pilotos foram pela segunda vez tentar largar, Dessa vez conseguiram. O Espanhol Alex Palou manteve a ponta, Com Hirakaya em 2º, Fukuzumi em 3º e Kobayashi que largou muito bem, subindo para 5º na largada e curvas depois, passando Lucas Auer da B-Max, ganhando o 4ºlugar. Que largada do Koba-san. Nick Cassidy que largou do 12ºlugar vinha tentando ganhar posições no pelotão intermediário.
No final da primeira volta, Artem Markelov, Patrício O’Ward e Harrison Newey foram para os boxes. Aliás, as estratégias de parada seriam muito diferentes das estratégias das provas anteriores.
No começo da prova, As melhores disputas vinham no pelotão de trás. Na frente, Palou abria vantagem para Hirakawa, Também vinha com uma boa distância para Fukuzumi e para Kobayashi. Lucas Auer vinha em 5º, longe do primeiro pelotão e vinha pressionado pelo Yuji Kunimoto. O piloto da Kondo largou em 15ºlugar e já estava em 6ºlugar. Outro piloto que subiu muitas posições nas primeiras voltas era o Japonês Koudai Tsukakoshi, Que largou em último lugar para assumir a 10ªposição.
Na volta 5, Kenta Yamashita ultrapassou Kasuma Oshima e assumiu o 11ºlugar. Na 6ªVolta, Nick Cassidy foi para sua parada, Os pilotos da parte de trás vinham buscando táticas diferentes de parada para ganharem posições. Quem caiu muito foi Tomoki Nojiri, que largou em 6ºlugar e perdeu 7 posições, caindo para o 13ºlugar.
No final da volta, Nojiri e Ishiura vai para os Boxes, Ao mesmo tempo, Tadasuke Makino acabou rodando na curva 13 e 14 e ficando atravessado na pista. O trabalho para retirada do carro foi lento e ficou perigoso com o guindaste entrando no circuito pela brita. Nessa altura do campeonato, deveria o safety car entrar na pista. Por sorte, não tivemos um acidente, O piloto da equipe de Satoru Nakajima acabou abandonado a prova. Nakajima e Harrison Newey pararam na 8ªVolta.

Ryo Hirakawa começou a tirar vantagem que Alex Palou colocou nas primeiras voltas e abrindo de Nirei Fukuzumi e de Kamui Kobyashi. Sho Tsoboi parou na 10ªVolta e voltou a frente de Nick Cassidy, que se aproveitou dos pneus frios do jovem piloto da Cerumo e ultrapassou, ganhando mais uma posição.
Kobayashi começou a chegar em Nirei Fukuzumi, valendo o 3ºlugar. Enquanto que Alex Palou continuava segurando ao piloto da Impul, Ryo Hirakawa. Os 4 vinham separados por menos de 5 segundos entre eles. Yuji Kunimoto continuava a pressionar o Austríaco Lucas Auer (Um dos pilotos da Red Bull) a correr na categoria Japonesa. O líder do campeonato, Naoki Yamamoto estava muito lento na pista, logo, Markelov e O’Ward se aproximavam do Japonês, Até que na curva 10, o piloto mexicano acabou quase vendo seu carro morrer e acabou perdendo tempo.
Apesar dos seus esforços, Yamamoto não conseguiu segurar a pressão do piloto russo. Markelov ganha o 11ºlugar.
Na volta de número 12, Kunimoto (Campeão de 2016) finalmente supera Auer, Com uma bela ultrapassagem no final da reta, Por fora e com muita categoria passou para a 5ªposição. Na 15ªVolta, Yamamoto vai para a parada obrigatória. Classificação após 15 voltas: Palou, Hirakawa, Fukuzumi, Kobayashi, Yunimoto, Auer, Sekiguchi, Tsukakoshi, Yamashita e Oshima não tinham feito a parada. Markelov, O’Ward, Cassidy, Tsuboi, Ishiura, Nakajima, Yamamoto e Newey já tinham feito a parada.

Na 18ªVolta, Kobayashi fez sua primeira tentativa de tomar o 3ºlugar de Fukuzumi, que se defende bem do ataque de seu adversário. Na 18ªVolta, Yamashita foi para os boxes. E Para a surpresa de todos, Kenta para de novo na volta seguinte. Não entendi essa tática estupida da Kondo. Na volta 20, Oshima vai para os boxes, Kunimoto e Tsukakoshi pararam na volta seguinte. Os dois disputaram o 11ºlugar, que acabou o piloto da Real Racing saindo dos boxes na frente de Yunimoto que fez uma outra parada na volta seguinte. A Kondo jogou a corrida de seus dois pilotos, que agora vinham nas ultimas posições.
No final da 23ªVolta, Hirakawa passou Palou nas curvas 13 e 14 e assumiu a liderança, Uma bela manobra em cima do piloto espanhol, Ficando por fora na primeira curva para depois ficar por dentro na curva seguinte. Depois disso, Hirakawa começou a abrir 3.3 segundos de distância para o Espanhol, que ficou mais para Fukuzumi e Kobayashi. Esses dois estavam a voltas travando duelo pelo 3ºlugar. Auer vinha em 5º, mas estava a 15 segundos do piloto da KCMG e a 19 segundos do líder. Pior para o piloto da Red Bull, ele era pressionado por Sekiguchi (Companheiro de equipe de Hirakawa) que estava visando a posição do Austríaco.

Na 27ªVolta, Sekiguchi e O’Ward pararam, sendo que o piloto da Mugen estava parando pela 2ªVez. Marlekov também fez sua parada na mesma volta e voltou a pista em 14ºlugar. A disputa da prova naquele momento era entre Fukuzumi e Kobayashi, valendo o 3ºlugar. Já que Hirakawa abriu 5.2 segundos de distância para Palou e o espanhol vinha com uma distância minimamente segura em segundo. Auer a 22 segundos vinha em 5º. Todos precisavam fazer uma parada. Mesmo assim, o líder tinha 49 segundos de vantagem para Cassidy que era o 6ºcolocado. O Neozelandês não tinha a menor chance de vencer em Motegi.
Kobayashi acabou tendo de superar Nirei Fukuzumi no meu estilo Kobayashi, no último momento, O piloto da KGMC não deu chances para o piloto da Docomo reagir e assumiu a 3ªposição. Não satisfeito, Kobasan foi para cima de Palou. O jovem espanhol estava sentindo a pressão de um piloto de Formula 1. A revelação da temporada não queria entregar o lugar para o piloto de 33 anos. Quem agradecia muito era Hirakawa que abriu 12.5 segundos dos dois e estava encaminhando para a vitória.
Na 37ªVolta, o líder vai para os boxes e Palou volta a ponta com Kobayashi colado nele. Hirakawa voltou em 5ºlugar. 2 voltas depois, Palou, Fukuzumi e Auer foram para a sua parada obrigatória. Kobayashi assumiu a liderança, com um pouco mais de 20 segundos a frente de Hirakawa. Fukuzumi acaba travando os pneus na curva 5 e nisso, Nick Cassidy se aproveitou e acabou superando o jovem piloto da Docomo, assumindo o 4ºlugar.

Na 40ªVolta, Tsuboi e Tsukakoshi foram para uma segunda parada. Kobayashi aumentou sua vantagem para Hirakawa, chegando a 23 segundos a frente do virtual líder da prova e quase 40 segundos sobre Palou e Cassidy. Na volta 42, O piloto da KGMC foi para a sua parada e acabou voltando na segunda posição. Após as paradas, a classificação era essa: Hirakawa, Kobayashi (5.3 segundos), Palou (12.9 segundos), Cassidy (13.9 segundos), Fukuzumi (18.4 segundos), Sekiguchi (33.1 segundos), Auer (34.8 segundos), Ishiura (35.2 segundos), Nojiri (43.7 segundos), Yamamoto (44.6 segundos) eram os 10 primeiros colocados.
Hiroaki Ishiura atacou Auer e acabou superando rapidamente o piloto Austríaco, o campeão de 2015 e 2017 ganhou o 7ºlugar. Enquanto que Auer começou a andar mais lento e passou a ser pressionado pelo pelotão de trás, Começando com o Japonês Tomoki Nojiri.
Cassidy vai para cima de Palou, O Neozelandês vinha rendendo muito bem na reta final da prova. Na 45ªVolta, o piloto da Tom’s superou o Espanhol e ganhou o 3ºlugar, se aproveitando de um erro de Palou na curva 10, no que possibilitou Cassidy a ultrapassagem no final da reta oposta. O desempenho ruim de Auer poderia dar a chance de Nojiri de entrar na zona de pontuação, Mas tinham outros pilotos atrás dele: Yamamoto, Kunimoto, Markelov, Yamashita e O’Ward na cola dele. O Russo Markelov acabou perdendo uma aleta lateral a voltas do final.

Ryo Hirakawa levou seu carro com tranquilidade e acabou conquistando a sua 1ªVitória na Super Formula. Liderando a partir da metade da prova e a partir dai, domina a prova de Motegi. Superando e muito seus adversários. Kamui Kobayashi conquistou o segundo lugar em mais uma grande corrida de um dos melhores pilotos Japoneses de Formula 1 e do Automobilismo Mundial. O pódio foi completado pelo Neozelandês Nick Cassidy, que largou do 12ºlugar para levar o 3ºlugar. Outro que fez uma corridaça em Motegi.
O pole Alex Palou não conseguiu repetir o desempenho de Motegi, Acabou ficando em 4ºlugar, fora do pódio. Assim como o Japonês Nurei Fukuzumi que ficou com o 5ºlugar.

A maior bizarrice das táticas dos boxes foi com Yuhi Sekiguchi. O piloto da Impul parou nos últimos metros e acabou se dando mal, Ele perdeu o lugar na zona de pontuação e ficou com o 15ºlugar. Hiroaki Ishiura da Cerumo, Lucas Auer (Que resistiu os ataques de Nojiri) da B-Max e Tomoki Nojiri da Team Mugen completaram a zona de pontuação.
Naoki Yamamoto tentou se recuperar e até conseguiu fazer essa recuperação, Mas ficou novamente sem pontuar ficando com o 9ºlugar e vendo Cassidy e os demais se aproximarem dele na disputa pelo título. Yuji Kunimoto fechou os 10 primeiros colocados.
Fotos:
Resultado da 5ªEtapa da Super Formula – Temporada 2019
Motegi
pos | nº | Pilotos | Equipe | Motor | Tempo |
1 | 20 | Ryo Hirakawa | ITOCHU ENEX TEAM IMPUL | TOYOTA/TRD Biz-01F | 1:22’51.411 |
2 | 18 | Kamui Kobayashi | carrozzeria Team KCMG | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 2.972 |
3 | 37 | Nick Cassidy | VANTELIN TEAM TOM’S | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 9.771 |
4 | 64 | Alex Palou | TCS NAKAJIMA RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | a 16.314 |
5 | 5 | Nirei Fukuzumi | DOCOMO TEAM DANDELION RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | a 18.668 |
6 | 38 | Hiroaki Ishiura | JMS P.MU/CERUMO・INGING | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 28.439 |
7 | 50 | Lucus Auer | B-Max Racing with motopark | HONDA/M-TEC HR-417E | a 43.123 |
8 | 16 | Tomoki Nojiri | TEAM MUGEN | HONDA/M-TEC HR-417E | a 43.700 |
9 | 1 | Naoki Yamamoto | DOCOMO TEAM DANDELION RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | a 43.961 |
10 | 4 | Yuji Kunimoto | KONDO RACING | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 44.607 |
11 | 8 | Kazuya Oshima | UOMO SUNOCO TEAM LEMANS | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 45.319 |
12 | 7 | Artem Markelov | UOMO SUNOCO TEAM LEMANS | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 46.006 |
13 | 3 | Kenta Yamashita | KONDO RACING | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 46.645 |
14 | 15 | Patricio O’Ward | TEAM MUGEN | HONDA/M-TEC HR-417E | a 48.887 |
15 | 19 | Yuhi Sekiguchi | ITOCHU ENEX TEAM IMPUL | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 49.840 |
16 | 36 | Kazuki Nakajima | VANTELIN TEAM TOM’S | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 60.738 |
17 | 39 | Sho Tsuboi | JMS P.MU/CERUMO・INGING | TOYOTA/TRD Biz-01F | a 70.301 |
18 | 17 | Koudai Tsukakoshi | REAL RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | a 72.814 |
19 | 51 | Harrison Newey | B-Max Racing with motopark | HONDA/M-TEC HR-417E | a 87.739 |
20 | 65 | Tadasuke Makino | TCS NAKAJIMA RACING | HONDA/M-TEC HR-417E | a 46 Voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Super Formula